sábado, 3 de abril de 2010

Transformers G1 Megatron


Saudações.

Resolvi iniciar este Blog para apresentar alguns brinquedos e figuras que eu coleciono. Espero que vocês gostem.

Como primeira publicação, vou apresentar um brinquedo que me impressionou muito há mais de vinte anos atrás e um de meus favoritos: Megatron, da série Transformers.

Primeiro um pouco de história. Megatron originalmente pertencia à série de brinquedos Micro Change, da empresa de brinquedos Takara (atual Takara Tomy) do Japão. Micro Change, por sua vez era um segmento da série Microman, uma linha de "action figures" altamente articulados cuja história remonta a década de 70 do século 20. A linha Micro Change foi lançada no começo dos anos 80 e seguia o conceito de robôs e armas que se disfarçavam em objetos do cotidiano. Megatron, ou Walther P38 Robo U.N.C.L.E. Set, sua denominação original, pertencia à ramificação Gun Robo da série Micro Change, na qual os robôs se disfarçavam em "model guns", uma espécie de réplica de arma, que imitava com perfeição as originais, mas não disparava qualquer tipo de projétil e nem usava espoletas, semelhantes a algumas que existiam por aqui durante os anos 60 a meados de 80. Elas eram relativamente populares no Japão da época. e por isso não era (muito) estranho ter uma dessas em casa. Ou seja, originalmente Megatron se transformava em uma arma de brinquedo mesmo dentro da ficção, algo bem curioso.

Aqui uma peça de propaganda da época mostrando uma ilustração do protótipo, que ficou bem diferente do produto final. Interessante notar que a função do robô na série Micro Change era de comandante militar.

Este é Megatron em seu modo "arma", uma Walther P38 com um silenciador, uma mira e uma coronha, semelhante à arma usada no seriado "O Agente da U.N.C.L.E.".



Como se pode ver, o modelo é altamente bem feito. O corpo é cromado e tem até uma alça de mira, além de ter vários detalhes esculpidos. E diferentemente das "model guns" que ele imita, Megatron consegue disparar pequenas balas de plástico nesta forma, mas só é possível carregar uma de cada vez. Ainda, a bala não voa a uma distância muito grande e algumas vezes falha no disparo.

Em tempo, o modelo que estou usando nas fotos é da série Transformers Encore, que tem algumas diferenças do modelo antigo. Por exemplo, o modelo Encore não tem as marcas que definem o número de série da linha Micro Change (M.C. 12.13), a marca da Takara e a mensagem "Made in Japan" (os modelos atuais são fabricados na China). Nas fotos acima, detalhes do modelo antigo, que está bem empoeirado.


A transformação é altamente imaginativa, mesmo para os padrões de agora.


Este é o modo robô. À primeira vista parece estranho, mas se pensarmos que isso era uma pistola, podemos ver que se trata de uma obra-prima de engenharia.


Um close do rosto. É bem típico dos robôs heróis (ou "Super Robots") da década de 70, com um adorno na cabeça que lembra uma armadura de samurai. Isso porque Megatron originalmente era um dos heróis, outro fato curioso. É bem diferente do desenho, mas não podemos esquecer que o desenho foi feito baseado no brinquedo e não o contrário.


Os únicos pontos de articulação ficam nos ombros.


Está é uma das armas que vêm junto com o robô, a Dimension Blade. Por alguma razão, essa espada nunca foi usada no desenho ou nos quadrinhos da série Transformers. Talvez por lembrar muito uma espada de herói.


As partes que sobraram guardam um segredo: elas podem ser desmontadas em várias partes para formar uma super-arma que pode ser combinada em diferentes configurações, a Hyper Space Cannon.

Este é um dos pedaços da coronha, o lançador Microm. Ele tem um mecanismo capaz de disparar as balas que vem junto com o Megatron e é o componente principal das formações abaixo.

Esta é a formação "Homing Missile" (todos os nomes e descrições são da série Micro Change). Como seu nome diz, ele dispara um míssil perseguidor capaz de desviar de obstáculos até atingir seu alvo.

Esta é a formação "Night Sniper", usada em operações noturnas. O lançador Microm se conecta ao cano no lado do robô formando um rifle e ele consegue detectar inimigos escondidos na escuridão usando a mira telescópica 4D.

Esta é a formação "Dimension Attack". É a mais poderosa das quatro formações, capaz de destruir uma base inimiga com um só tiro. Na ficha da série Transformers, consta que Megatron pode utilizar energia de um buraco negro para disparar um ataque mortal. Talvez seja essa a arma que ele usa nessa hora.

Esta é a última formação, a "Anti-Aircraft". Foi projetada para ser usada por um Microman como artilharia anti-aérea, como diz seu nome.


Aqui com um Microman, nesse caso a Ninja Lady Sheena. O pino nas costas foi feito para os modelos antigos de Microman e por isso não encaixa perfeitamente.

Ainda assim ela consegue segurar os manetes localizados nos lados da mira.

Até dá pra colocar G.I. Joes também, mas eles são grandes demais e não conseguem segurar os manetes.

Como podemos ver, trata-se de um brinquedo formidável. Usar as partes extras como armamentos adicionais foi algo altamente criativo. E é essa criatividade que é o charme dos antigos Transformers, que não contam com as articulações e tecnologias como mini-cons, cyber planet keys, mech alive etc. dos atuais (que também são ótimos, diga-se de passagem). Por alguma razão nenhum dos acessórios de Megatron, com exceção da mira (canhão de fusão), foi utilizado nos desenhos ou nos quadrinhos dos Transformers (para sorte dos Autobots), o que é um grande desperdício. Mesmo assim, podemos ver como começou Transformers, um brinquedo feito com muita criatividade, que perdura até os dias de hoje, mesmo depois de passados mais de vinte anos.

Obs: Por razões óbvias, esse não é o tipo de brinquedo que pode ser comprado para uma criança nos dias de hoje e nem pode ser levado a qualquer lugar, especialmente no modo arma. Este é um brinquedo recomendado apenas para entusiastas que saibam utilizar com responsabilidade e não vão apontá-lo ou mesmo atirar com ele em qualquer coisa, pessoa ou animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html