domingo, 11 de julho de 2010

Ultra-Act: Ultraman



Por muito tempo, os fãs de Ultraman só podiam contar com dois tipos de figuras articuladas: os voltados para crianças, mais baratos (mais ou menos 800 ienes), mas menos detalhados e com articulações limitadas e os voltados para adultos, mais caros (mais ou menos 20000 ienes), com múltiplas articulações e altamente detalhados. Ou seja, não havia um "meio-termo". Ultra-Act surgiu como que para resolver esse problema. A linha é voltada para o público adulto, mas com um preço mais acessível sem sacrificar as articulações e os detalhes.


Ultraman foi feito pela Tsuburaya Productions e exibido pela primeira vez no Japão em 1966 e...... Bem, Ultraman simplesmente dispensa apresentações. Então vamos logo para a figura.

Esse é o conteúdo da caixa. Ultraman (ao menos o primeiro) não usa armas e por isso não vem com muitos acessórios.

A vista do corpo inteiro. As articulações chamam um pouco a atenção, afinal estamos acostumados a ver o Ultraman com aquela roupa feita a base de um traje de mergulho de borracha. Mas a silhueta é inconfundível. Os modeladores tiveram cuidado para manter a imagem do Ultraman, com seus ombros largos e peito musculoso. Esse é o modelo básico do Ultraman, que influenciou suas variantes nesses últimos 44 anos.

"Close" do rosto. Simplesmente perfeito. Na verdade, nas filmagens foram usados três tipos de máscaras, chamadas de A, B e C. O tipo A era mais grotesco, feito de borracha e foi usado nos primeiros capítulos. Os tipos B e C eram mais estáveis, feitos de FRP (plástico reforçado), e consolidaram a imagem do Ultraman de agora. Este modelo combina elementos dos tipos B e C.


O pescoço possui duas articulações, uma na base e outra na nuca. Com isso, a "figure" tem uma boa liberdade de movimentos. Ele consegue até inclinar o pescoço para o lado.

Os ombros possuem uma espécie de conexão esférica dupla, mais ou menos como a versão Chogokin da Drossel. Isso dá bastante liberdade de movimentos, mas às vezes atrapalha um pouco. Não sei se é só no meu, mas a articulação do ombro esquerdo era mais frouxa que o do direito.

A articulação dos braços é boa. O cotovelo tem articulação dupla, o que lhe dá bastante flexibilidade, mas é um pouco frouxo. O antebraço gira na parte saliente, mas a conexão não é muito forte. No meu exemplar, o antebraço esquerdo solta com facilidade, sendo necessário recolocá-lo no lugar toda hora.

O pulso tem uma articulação esférica, que pode ser girada nos dois polos e se move para cima e para baixo. É preciso um pouco de costume para se usar. Ah, sim. O soco do Ultraman tem a força de 50 elefantes indianos.



O torso é bem flexível, podendo ser girado na altura do peito e inclinado para frente, para trás e para os lados. No entanto, se ele for muito flexionado o conector da parte inferior pode se soltar. O material também não é muito resistente.

As coxas possuem conexões esféricas e também podem ser giradas.


Apesar de na ficção o Ultraman possuir articulações triplas nas pernas, o que garante a força dos chutes, na figura elas são duplas. Mas são o suficiente para lhe dar a flexibilidade necessária. Mais uma vez, elas são um pouco frouxas, se comparadas com figuras de outras séries.



Os pés tem as articulações que todas as figuras articuladas possuem e podem até mover a ponta, como nas da série Microman e no Metalder da série Action Works. A novidade é a dobradiça no tornozelo que permite posicionar o pé na diagonal como o Chogokin Voltes V. Mas mais uma vez, as articulações são um pouco frouxas.

Ultraman também vem com mãos intercambiáveis, como essas mãos abertas, que podem ser usadas para recriar a pose de luta básica, em que ele inclina o corpo para a frente.

Também tem essas mãos com os dedos abertos para arremessos. Ultraman tinha uma enorme variedade de arremessos de luta-livre, que se tornaram sua marca registrada, como o Giant Swing, em que ele agarra o inimigo e o gira em torno de si mesmo, arremessando-o no final.

Esse par de mãos com todos os dedos fechados é usado bastante nos golpes especiais como o Raio Spacium. Essa pose é difícil de ser feita por outras figuras articuladas, mas esta consegue com facilidade.


A figura também conta com uma mão que tem um efeito que simula o raio Spacium sendo disparado...


... e esta para representar o Ultra Slash, em que Ultraman cria um anel cortante com a energia do raio Spacium.




Uma coisa que não pode faltar no Ultraman: a luz de aviso que indica quanto de energia solar ele ainda tem disponível. Na ficção ela muda de azul para vermelho piscante quando a energia começa a acabar. Na figura ela é representada por duas peças transparentes intercambiáveis.

Este é o Brothers Mantle. Um manto usado pelos Irmãos Ultra, a guarda de elite do Planeta Ultra da nebulosa M78. Ultraman aparece usando esse manto no filme de 2009. O manto é pesado e limita totalmente os movimentos. Mas fica bem para expor.

O manto vem com esse suporte para segurar o peso e impedir que a figura caia para trás.

Agora vamos demonstrar o que a figura consegue fazer na prática.

O monstro subterrâneo Telesdon ataca!

Ao perseguir um monstro perigoso, Ultraman colidiu com a nave de Hayata, membro da Patrulha Científica, matando-o acidentalmente. Nisso, Ultraman se fundiu a Hayata, dando-lhe sua vida em troca. Desde então, em momentos de perigo Hayata usa a Capsula Beta para se transformar em Ultraman.

Ultraman voa em direção ao inimigo...


... e o ataca com um chute, como se usasse uma barra de ginástica como apoio.

Os dois se encaram.

Ultraman ataca com o Ultra Chute...

... e se aproxima para dar o Ultra Chop.

Arremesso por cima do ombro.

Arremesso giratório segurando pela cauda.

Telesdon tenta subjugar Ultraman usando seu peso descomunal.

A tremenda energia que Ultraman recebe do sol diminui rapidamente na atmosfera terrestre. A luz de aviso começa a piscar. Se parar completamente significará que Ultraman nunca mais se levantará.


Ultraman se liberta com um "balão".



Ultra Slash!

Raio Spacium!

Ultraman triunfa mais uma vez!


- Schwatch!!!


.........

......

...

- OK! Corta! Foi bom!

- Ufa! Finalmente posso me mexer!
- Aqui. Deixa eu te dar uma mãozinha. Puxa! Você tá pesado!
- Pois é. É que diferente do Baltan e do Red King não me chamam pra mais nada e toda essa inatividade me deixou fora de forma.

- Bom trabalho, pessoal. Que tal uma aguinha?
- Opa! Obrigado, Senhorita!
- Uau! Ver ao vivo é outra coisa! E vocês são amigos?
- Ah, sim, Konata. É que um precisa confiar no outro pra poder fazer as coreografias.

- E como vocês fazem nas cenas de decapitação?
- Nessas a gente usa maquetes e efeitos especiais.
- Puxa! Deve ser difícil se mover nessas fantasias.
- Fantasias? Que fantasias?


E com isso tivemos a apresentação da versão Ultra Act do Ultraman. Talvez por ser a primeira da série, a "figure" tem vários problemas como articulações frouxas, peças que se soltam com facilidade e material um pouco barato. Mas ela tem pontos fortes, como conservar a silhueta do personagem mesmo com tantas articulações. O projeto é perfeito. Só a execução deixou um pouco a desejar. Torço para que melhorem. E torço também para que soltem mais Ultras nessa série, como o Ultra Seven e o Regresso de Ultraman. Tendo esses três pra mim já fica perfeito.

- I'M ULTRAMAN!!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pela visita, Bruno Seidel!
      Esse ficou bonito, mas a segunda versão consegue ser melhor ainda.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html