domingo, 14 de novembro de 2010

Transformers Classics Ultra Magnus + City Commander Expansion Sets

Saudações.

Desta vez vou apresentar o Ultra Magnus da série Transformers Classics da Hasbro e os kits de expansão City Commander da FansProject.




Ultra Magnus apareceu pela primeira vez no filme em animação de longa metragem dos Transformers de 1986. Ele era encarregado de comandar a Cidade Autobot da Terra e foi nomeado líder dos Autobots após a morte de Optimus Prime, recebendo a Matriz da Liderança. Apesar de ser um bom líder, ele se via apenas como um soldado e não se sentia confortável em posicões de comando. No entanto, ele não era o escolhido pela Matriz, que elegeu outro Autobot para ser seu possuidor: o jovem cavaleiro Hot Rod, que se tornou o Rodimus Prime. Magnus continuou como o segundo em comando de Rodimus e teve bastante participação na terceira temporada do desenho para a televisão.

Ultra Magnus originalmente pertencia à linha Diaclone de brinquedos da Takara, uma das origens de Transformers, sob o nome de Powered Convoy. Ele era um robô do mesmo modelo do Battle Convoy (que se tornaria o Optimus Prime), mas que tinha cores diferentes e ao invés de um caminhão comum, se transformava em uma jamanta. Essa jamanta por sua vez se transformava em um robô maior que servia como uma armadura para o robô menor. Em 2006, a Hasbro lançou a série Transformers Classics, que se propunha a representar personagens da série clássica com tecnologias atualizadas. Um deles foi o Ultra Magnus, como uma recoloração do Optimus Prime. No entanto, ele não vinha com o trailer. Nisso o grupo independente FansProject desenvolveu um trailer que se transformava em uma armadura semelhante à usada no desenho. O produto teve boas vendas, o que motivou o grupo a continuar com novos projetos para melhorar os modelos de Transformers já existentes.


O modo veículo, a parte da frente de um caminhão. O modelo da Hasbro vem só com esse veículo sem um trailer. Na verdade, ele faz parte de um pacote que incluiria o Decepticon Skywarp como seu oponente. Consegui este modelo usado sem o Skywarp e sem a caixa. Mas ele veio em perfeito estado e com as instruções e todos os acessórios.


O trailer é conectado por uma peça que se encaixa em uma protuberância no caminhão. No entanto, o trailer não fica totalmente preso e sai se for levantado. Mas para rodar o caminhão não há nenhum problema.


Com o trailer da FansProject acoplado, ele se torna o que parece ser um caminhão blindado cybertroniano. Há quem diga que ele parece um caminhão de lixo, mas os lançadores de mísseis dão outra impressão.


Visto de frente, podemos ver os assentos de motorista e passageiro pelo para-brisa. Ele tem até os limpadores esculpidos, assim como pequenos faróis no teto.


A porta da parte de trás até abre, mas diferente do original não há espaço o suficiente no interior para colocar outros carros.


As rodas são de plástico. O pessoal da FansProject se esforçou para que o trailer parecesse fazer parte do modelo original. Foram usados os mesmos tons de azul e até as rodas são parecidas.


Os lançadores de mísseis fazem parte do segundo kit de expansão e tem pinos que se conectariam à segunda versão do trailer. A versão que eu tenho é a primeira, mas os lançadores se encaixam sem problemas se prendendo aos moldes do trailer. O pinos ficam de fora, mas com isso é possível instalar algumas armas da série Energon. OS mísseis não são disparáveis.


Junto com o Optimus Prime da versão original e o Rodimus Prime da série Energon em seus mods veiculares.


A transformação é elaborada, especialmente na parte dos braços. Existem duas grades frontais no modelo, uma para o modo caminhão e outra para o modo robô.


O modo robô. Assim como no original, ele é uma recoloração em branco do Optimus Prime. Nessa forma eu o chamo de Magnus Prime (ou Líder Magnus, como preferir). Ele é bem robusto e bem proporcionado. As partes laterais do caminhão servem como escudos para os braços.


O rosto é igual ao do Optimus Prime. A cabeça é bem detalhada e por trás existe uma peça translúcida que dá a impressão de que os olhos acendem com a iluminação apropriada.


A cabeça só gira para os lados.


Os braços são bem articulados, mas os pulsos são estáticos.


O torso pode ser girado na altura do peito (graças ao mecanismo de transformação) e na cintura.


As pernas podem ser giradas na coxa e acima dos joelhos, que por sua vez se dobram em um ângulo de até 90 graus. Os pés podem ser esticados, mas não viram para os lados.


Com isso, Magnus pode fazer poses bem dinâmicas e sabendo controlar o centro de gravidade, até ficar de pé apoiado em uma perna só.


Existe um sistema de articulações que permite movimentar os armas das costas, posicionando-o como canhões de ombros, que eu chamo de Magna Pulsar.


O Magna Pulsar pode ser removido e se dividir em duas armas.


Um rifle que parece ser de balas convencionais, que eu chamo de Magna Rifle.


E um canhão de raios, o Magist Laser.


Magnus pode contar com outro rifle que vem no segundo kit de upgrades da FansProject e que eu dei um jeito de colocar dentro do trailer, o Ion Blaster.


Junto com o Optimus Prime original. Com isso dá para ver o avanço das técnicas de modelagem depois de mais de vinte anos.


Em algumas continuações, Magnus é irmão (provavelmente mais novo) do Optimus, o que faz sentido.


Agora junto com o Optimus e o Rodimus no modo robô.


- Ultra Trailer! Formação Ultra!


Primeiro é preciso desmontar o trailer (que eu chamo de Ultra Trailer) em seus componentes...


...e instalar as peças no robô.


- Abrir máscara!


- ULTRA MAGNUS!!!



O modelo com a armadura, que eu chamo agora de Ultra Magnus. A impressão fica totalmente diferente. Acredito que é assim que quem assistiu o filme de 1986 se lembra desse personagem. Agora temos um robô muito mais robusto e muito mais forte. Esse tipo de transformação em que o robô se combina com um ou mais veículos auxiliares para formar um robô mais poderoso foi bastante utilizado na série "Brave" (ou "Yusha", como preferir) do Japão, subsequente a Transformers criada pela Sunrise em conjunto com a Takara. Em Transformers essa característica não foi muito explorada, sendo que a jamanta se transformava diretamente no robô maior.


Na verdade, para fazer a cabeça é preciso transformar a peça do peito e colocá-la antes das ombreiras. Omiti essa parte para dar um efeito mais dramático à combinação.


As peças foram feitas para encaixar direitinho no modelo básico da Hasbro. E apesar do modelo original não possuir nenhum conector, a armadura fica firme e nenhuma peça cai, se for colocada adequadamente. O problema é que algumas peças ficam tão firmes que fica difícil desmontar, com o risco de quebrar alguma coisa. As pernas em especial são bem difíceis de serem colocadas e tiradas.


O rosto mistura elementos do Ultra Magnus original com o da série Animated. No total fica um rosto bem imponente.


Assim como no modelo básico, a cabeça só gira para os lados.


Como é de se esperar, a armadura limita um pouco os movimentos. Mesmo assim as articulações mais essenciais continuam ativas.


Mesmo assim, agora o modelo pode girar os pulsos.


Outra coisa interessante que a FansProject colocou foram essas articulações para os pés. Elas ajudam a deixar o modelo estável em algumas poses. Na verdade era para ser colocado um adesivo em forma de placa de carro no painel do pé que giraria para escondê-lo. Mas eu prefiro ver isso como um dissipador de calor.


Não sei se isso foi intencional, mas o compartimento do peito pode ser aberto, como que para simular a cena em que Ultra Magnus recebe a Matriz do Optimus Prime. É só que a Matriz não cabe no compartimento.


As armas do modelo básico podem ser usadas pelo robô maior e podem ser guardadas em conectores específicos nas ombreiras.


O Ion Blaster pode ser transformado em um modo mais poderoso e que pode ser empunhado pelo robô maior. Chamo o primeiro modo de "Assault" e ou outro de "Buster". O modelo original tinha uma arma parecida, mas nele era só preciso virar a arma de cabeça para baixo.


O Ion Blaster tem um conector para Minicons, pequenos Transformers que apareceram em Transformers Armada.


Nele podem ser conectados Minicons que se transformam em armas caso seja necessário um poder de fogo extra.


Esse conector também funciona com armas da série Transformers Energon e o modo Assault pode ser usado por modelos dessa série.


As partes que sobraram do trailer se transformam em uma arma gigante para o Ultra Magnus, que eu chamo de Magna Rocket Launcher. Essa arma é mostrada como um lançador de foguetes. Mas ela tem mais um modo.


Ela pode se dobrar para se tornar um gigantesco canhão de raios, que eu chamo de G Magna Launcher, a arma mais poderosa do Ultra Magnus. Por razões óbvias, o braço não foi feito para sustentar essa arma, sendo necessário o uso de suportes.


Com todas as armas, Ultra Magnus vira um verdadeiro arsenal ambulante.


O modelo fica melhor em fotos que parecem ter sido tiradas olhando para o alto, dando uma sensação de volume.


Na terceira temporada do desenho para televisão, depois do filme de 1986, o rival de Ultra Magnus ficou sendo Cyclonus, braço direito de Galvatron.


Vendo a forma atual fica meio difícil acreditar que Cyclonus tivesse alguma chance.


Com o Optimus e o Rodimus. O aumento de tamanho é brutal.


Com isso tivemos a apresentação do Ultra Magnus. O modelo da Hasbro (Takara) é uma ótima atualização do modelo original, com mais articulações e uma transformação mais elaborada. A modelagem é muito boa, revitalizando o personagem original. As armas também ficaram bem incorporadas ao modo veículo, um aspecto que não ficou bem resolvido no modelo original. Ou seja, é altamente recomendável. Não é a toa que muitos fãs dizem que a série Classics é a melhor de todas. No entanto, depois da venda dos kits de expansão, o Ultra Magnus ficou difícil de encontrar e isso sem contar que o modelo é um pouco antigo, o que encarece o modelo. Mas o Optimus Prime é mais fácil de achar e como é o mesmo molde, é igualmente recomendável.

Os kits de expansão da FansProject não ficam atrás. Apesar dos kits não serem oficiais, o material é de boa qualidade e as peças se encaixam direitinho no modelo básico, mesmo ele não tendo nenhum conector. Parece até que os kits existiam desde o começo e eram parte do modelo. Uma verdadeira obra-prima de engenharia. Com esses kits, o Ultra Magnus fica realmente Ultra. A FansProject já lançou vários desses kits de expansão para outros robôs e até mesmo moldes próprios de robôs, sempre com muita competência. O problema é que eles são muito caros, o que me impede de recomendar incondicionalmente para todos. Mas para quem é fã de Transformers, garanto que não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html