domingo, 23 de janeiro de 2011

Transformers Classics Rodimus+Fans Project Sidearm+Fans Project Protector

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Classics do Hot Rod... Quero dizer, Rodimus, da Hasbro, junto com o acessório Sidearm da Fans Project.



Hot Rod (vou chamá-lo assim daqui por diante, já que esse era o nome original, que não pôde ser usado nesta versão devido a questões de copyright) é o personagem principal do longa metragem de animação Transformers O Filme de 1986. Ele é jovem, impetuoso e inconsequente, mas ainda assim tem bom coração, ou seja, o típico personagem principal. Ele era um jovem cavaleiro dos Autobots e sonhava em um dia ser um grande herói e ter lugar na história. Mal sabia ele que seu sonho seria realizado tão cedo. Ele é escolhido pela Matriz da Liderança para se tornar o novo líder dos Autobots, o Rodimus Prime (ou Líder Rodimus) e assume o lugar do Optimus Prime, morto no começo do filme no memorável duelo final com Megatron.


O modo veículo de Hot Rod, um carro esporte. Lembra um pouco o Doumu, um "concept car" japonês. Esse modo é bem apropriado para o personagem e as cores quentes mostram bem sua personalidade.


O carro tem uma boa aerodinâmica e parece ser bem rápido. Na verdade o modelo não vem com o símbolo dos Autobots no capô como no original. Coloquei um adesivo que estava sobrando de outro Transformer.


O modelo vem com uma peça de efeito para ser colocado no escapamento para parecer uma chama azul. Pena que não fica muito bem.


Levantando a parte de trás do carro, temos esse "modo de ataque". Por incrível que possa parecer, isso é oficial.


A transformação é elaborada. Pelo menos é mais complicada que o original de 1986. E diferente do desenho ele não tem dois padrões de transformação.


Visão de corpo inteiro. Uma versão repaginada do original e muito mais elegante. O escapamento se transforma em uma arma e a peça de efeito pode ser disparada como um míssil por um mecanismo de mola.


"Close" do rosto. A expressão é bem sisuda, diferente do personagem original que é mais animado. Os olhos possuem material translúcido para parecer que os olhos brilham, quando colocado sob a luz em determinado ângulo.


A cabeça só gira para os lados.


As articulações dos braços são bem limitadas. Os ombros não se abrem muito, podendo apenas ser girados. Os cotovelos só podem se dobrar em um ângulo de 90° e não giram. Mesmo assim ele se move bem mais que o modelo de 1986.


O braço direito vem com um acessório escondido. Lembra muito a serra elétrica que o Hot Rod usou no filme, mas nas instruções dizem que se trata de um comunicador. Na versão japonesa, esse acessório é descrito como um serra laser.


Os tubos do modo carro ficam bem nos braços, exatamente como no original. No filme, esses tubos se tornam disparadores de raios.


O torso é totalmente estático.


As pernas são as partes mais articuladas. Mas o conector das coxas é unificado para os dois lados e as duas pernas tem que acompanhar uma com a outra quando movidas para frente e para trás. Os joelhos giram na parte de baixo e não na de cima, limitando as poses que podem ser feitas.


Vamos passar agora para o Sidearm. Ele é um acessório feito pelo grupo independente Fans Project, que também fez a armadura do Ultra Magnus. Sidearm foi feito para emular a versão Targetmaster do Hot Rod de 1987, que vinha com um mini-parceiro que se transofrmava em uma arma, cujo nome era Firebolt. Por questões de Copyright, a Fans Project teve que mudar o nome dele.


Sidearm vem em uma embalagem de papel, mas nela vem escrito "City Commander Add-On Set".


Isso foi um erro na produção e foi incluída outra embalagem, desta vez com o nome certo. Bom para colecionadores que gostam de deixar os modelos fechados, mas não é o meu caso.


O modelo vem com "spoilers" cromados para serem usados com a versão japonesa ao instalar conjunto de expansão Protector.


Apesar do tamanho, o modelo é bem articulado.


A transformação é bem simples.


Sidearm (Firebolt) se transforma em uma arma que dispara balas de energia.


Os Targetmasters são seres humanóides do planeta Nebulon (Nebulos, na versão dos quadrinhos), que possuem uma ligação binária com seus parceiros cybertronianos, podendo se transformar em armas após passarem por uma operação biomecânica. A vantagem dos Targetmasters é que os seus possuidores contariam com armas "inteligentes" que miram sozinhas bastando apenas apontá-las para os inimigos.


Uma das possibilidades é atirar de costas em um inimigo que tente fazer um ataque sorrateiro.


Os "spoilers" podem ser acoplados ao modo arma de Sidearm, transformando-o em uma besta (atiradora de flechas).


A arma pode ser acoplada ao modo veículo também e fica bem melhor que o "modo de ataque".


Junto com outros modelos de Targetmasters. À direita é Nightstick, que vem com a versão Universe de Cyclonus. No meio a versão de 1987 de Recoil, que vem com Kup.


Junto com Kup, um dos melhores amigos do Hot Rod e velho soldado que gosta de contar feitos do passado. Ele também é um Targetmaster.


Fico olhando para esses dois e não consigo deixar de pensar nos personagens Lightning e Mater do desenho Carros da Pixar. Será que não soltam um Disney Label desse desenho?

E assim tivemos a apresentação da versão Classics do Hot Rod. Assim como todos os modelos da série, foi uma boa atualização do personagem original. Ele tem alguns problemas com a articulação, mas ainda assim o modelo é bem elegante. Ele esteve disponível no Brasil há alguns anos atrás, mas em quantidades reduzidas. Tive sorte em conseguir este exemplar. Ele foi relançado recentemente em um pacote triplo com Galvatron e Cyclonus, mas com as janelas pintadas e com cores mais fortes, mais fieis ao desenho. Também existe outra versão exclusiva para a BotCon, a maior convenção de Transformers do mundo, feita para a série Shattered Glass, na qual os Autobots são os vilões e os Decepticons são os heróis. Existe também uma versão em preto e outra recolorizada para ser o Stunticon Wildrider.


-E agora, o brilho no momento mais difícil.


Vamos agora apresentar o conjunto de expansão Protector da FansProject.


Esse conjunto de expansão foi desenvolvido pelo grupo independente Fans Project para que a versão Classics do Hot Rod se transforme no Rodimus Prime. O sistema é bem parecido com o City Commander, feito para o Ultra Magnus, no qual o trailer se divide em peças extras e armamentos para o robô. Vamos ver se eles conseguem repetir o mesmo feito do Ultra Magnus.


Este é o conjunto da caixa, com o trailer, "spoilers" extras e uma expansão para a arma do Hot Rod.


A instalação do trailer é bem simples. É preciso instalar os "spoilers" no trailer e colocar o escapamento do carro na parte de trás.


O resultado é este. Mais uma vez, parece até que o trailer era parte do carro desde o começo. O material é de qualidade e bem robusto. O trailer também fica firme.


Confesso que nunca soube exatamente o que é a forma veicular do Rodimus, se era um veículo blindado ou um carro de camping. Mesmo assim, essa versão fica bem parecida com a original, diferente do Ultra Magnus.


Interessante são essas decorações de chamas que parecem sair das ventas. Elas são esculpidas e não meras pinturas. Isso demonstra o esmero com que a Fans Project desenvolveu esse modelo.


Assim como no City Commander, é preciso desmontar o trailer em vários componentes...


... transformar as peças...


... e instalá-las no Hot Rod.


Finalmente é instalar os "spoilers" e a expansão para a arma.


- Levante-se Líder Rodimus!


E com isso temos uma versão atualizada do Rodimus Prime. A unicidade das partes com o modelo é impressionante. Mais uma vez a Fans Project nos dá um conjunto que parecia ser parte integrante do modelo desde o começo.


Diferente do desenho, o rosto do Rodimus não fica mais adulto. Pelo contrário, parece até mais jovem que o Hot Rod. Mesmo assim é um rosto muito bem esculpido. Infelizmente não há nenhuma adição de articulações na cabeça.


Os braços são peças novas e são muito bem articulados e os pulsos até giram. Infelizmente os ombros são os mesmo do Hot Rod e por isso não se abre muito.


O torso e as pernas não ganham nenhuma articulação nova. Em compensação os detalhes esculpidos em forma de chamas são feitos com esmero.


A placa peitoral é presa por dis conectores que se agarram aos moldes do Hot Rod. São firmes, mas se soltam se os movimentos forem muito bruscos.


A expansão da arma é bem esculpida e tem até o buraco do cano.


A expansão pode ser reposicionada para ser usada pelo Hot Rod. Assim fica bem melhor que a original.


O modelo fica bem articulado, com muito mais possibilidades. É a primeira vez que eu vejo uma armadura aumentar a mobilidade e não interferir nos movimentos.


Por alguma razão o conjunto vem com duas expansões para a arma e são totalmente iguais. Dependendo do ângulo que se vê, parece que o Rodimus tem dois rifles.


Não coloquei isso na apresentação do Hot Rod, mas a arma pode ser conectada nas costas quando não está em uso.


Levantando a "mochila" é possível fazer algo engraçado como este modo de ataque total.


As partes que sobraram do trailer se tornam um tanque.


Existe até um compartimento para colocar o Sidearm pilotando o tanque. A mira é feita de material translúcido.


O tanque ainda se divide em duas partes.


Uma delas é este mini-veículo semelhante ao Roller do Optimus Prime.


A peça de efeito do Hot Rod e o Sidearm podem ser conectados ao mini-veículo.


Girando um painel, o mini-veículo, pode-se conectar armas que possuam pinos de 4 ou 5 mm.


Junto com o Roller do Optimus Prime. O modelo do Rodimus lembra mais um carro esporte. enquanto que o do Optimus lembra um veículo de exploração.


A outra parte se torna uma base de artilharia, semelhante à da versão original do Rodimus de 1986. A base tem até dois manetes que podem ser usados pelo Rodimus.


Os dois canos se movem para cima de forma independente.


Junto com o Ultra Magnus. Interessante que dá para notar que o Rodimus é o líder e o Magnus é o segundo-em-comando. Talvez seja a cor.


Outro acessório é esta peça que serve para simular o aperto de mão do Rodimus com o Optimus da série Classics.


Como eu não tenho o Optimus da série Classics, coloquei na foto o Ultra Magnus sem a "luva".


E assim tivemos a apresentação do conjunto de expansão Protector. A Fans Project tem sucesso mais uma vez ao nos oferecer expansões para melhorar os modelos existentes de Transformers. A qualidade do material e a unicidade são os pontos a serem notados e ele é supreendentemente fiel ao modelo original de 1986 com quase os mesmos acessórios. É um bom exemplo de como se fazer uma atualização. Nesse ponto ele ganha do City Commander, apesar de perder em volume. Também é uma boa alternativa à versão Masterpiece do Rodimus Prime que vai ser lançada este ano no Japão pela Takara Tomy. Diferente do Ultra Magnus, o Hot Rod está disponível a preços bem razoáveis graças ao recente relançamento. O conjunto Protector é caro, mas vale a pena para quem é fã.

A Fans Project também vai lançar uma outra versão desse conjunto de expansão para o Hot Rod da versão Shattered Glass, desta vez acompanhado de uma foice de energia, sob o nome de "Scyther". É uma boa pedida para quem tem essa versão do Hot Rod.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html