sábado, 15 de janeiro de 2011

Ultra Act: Ultra Seven

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do Ultra Seven, feita pela Bandai.






Ultra Seven é um dos personagens mais populares da franquia Ultra e foi o que mais apareceu em outros seriados, com direito até a continuações em séries em vídeo. O nome de sua forma humana, Dan Moroboshi também é lembrado até hoje. O seriado foi exibido pela primeira vez em 1967 e trouxe vários conceitos interessantes. Um deles era o de monstros guardados em cápsulas que Dan usava para lutar em seu lugar quando ele não podia se tornar o Ultra Seven, uma idéia que foi aproveitada bem mais tarde no jogo Pokémon.



As histórias de Ultra Seven tinham um teor mais adulto, diferente de seu antecessor, Ultraman, e de outras séries Ultra, apesar de algumas cenas de lutas serem bem infantis. O seriado teve muitos episódios marcantes, como "A Super Arma R1", uma crítica à corrida armamentista na qual o teste de uma arma transforma um habitante de um planeta presumidamente desabitado em um monstro radioativo que vem atacar a Terra, e "O Mensageiro dos Nonmalt", no qual o Ultra Seven descobre que os seres humanos eram na verdade invasores que expulsaram os habitantes originais da Terra, os Nonmalts, para o mar (mesmo assim, ele decide ficar do lado dos humanos). As histórias tinham um clima pesado e sombrio e algumas vezes, as vitórias do Ultra Seven não eram completas, deixando um sabor amargo. E em alguns episódios, Dan só se transformava no Ultra Seven por alguns segundos e nem lutava ou era mero coadjuvante, algo impensável em outras séries de super heróis. Com tudo isso, Ultra Seven se tornou um dos maiores clássicos da ficção científica japonesa.




E finalmente ele vem se juntar à série Ultra Act. Já houve outros modelos articulados do Ultra Seven, um deles em metal, mas desta vez, temos uma versão mais próxima do verdadeiro a um preço razoável e em um tamanho colecionável, de aproximadamente 15 cm (mais ou menos uma figma ou uma Revoltech).




O conteúdo da caixa. Ele vem com mais peças de efeito que o Ultraman e algumas mãos intercambiáveis em poses diferentes.


Visão de corpo inteiro. Uma representação quase perfeita do Ultra Seven. Os joelhos são um pouco curvados para fora, mas esse era o biótipo do ator que usava a fantasia na época. Ou seja, ele representa até as imperfeições.








Detalhes da cabeça. Se isso não for o Ultra Seven, não sei dizer o que é. A escultura é perfeita em todos os detalhes, com exceção talvez do "encaixe" debaixo do ouvido. Os olhos são feitos de material transparente e tem até o furinho por onde o ator vê através da máscara. A jóia na testa tem uma pintura metálica.





O pescoço tem duas articulações na base e na nuca. Isso dá uma boa liberdade de movimentos.





As articulações dos braços são flexíveis, mas bem firmes. O protetor peitoral é feito de material maleável, mas mesmo assim ele interfere um pouco em algumas poses. O sistema de articulação dupla dos ombros é o mais prejudicado.





Os conectores dos pulsos ainda são em forma de "bola". Mesmo assim as mãos são fácilmente cambiáveis. Interessante notar que as mãos foram esculpidas de forma fiel à fantasia, com os detalhes das luvas.





As articulações do peito e da cintura são bem flexíveis. Mas no meu exemplar, o torso tende a ficar curvado para os lados.





As pernas são as partes mais flexíveis. As articulações dos tornozelos são diferentes das do Ultraman, mas ainda assim elas funcionam bem.














Apesar de tudo, o modelo é bem articulado e consegue fazer todas as poses do seriado. Os problemas de articulações frouxas apontados no Ultraman desapareceram completamente. As articulações do Ultra Seven são firmes e robustas.





Com estas mãos e uma peça de efeito, é possível recriar a pose do Raio Emerium, um dos golpes mais emblemáticos do Ultra Seven.





Uma pena que não haja uma outra peça de efeito para a outra pose de disparo.





Outra arma emblemática do Ultra Seven: o Eye Slugger, um poderoso bumerangue cortante que já ceifou muitos inimigos. A peça da cabeça é removível e ainda vem uma de reserva.





Uma das mãos vem com uma peça de efeito que simula o Eye Slugger sendo disparado.





A peça só vem em uma das mãos e por isso, dependendo do ângulo em que o modelo é visto, pode ficar um pouco estranho.





Uma das mãos serve para segurar o Eye Slugger e simular as situações em que o Ultra Seven usa a arma como uma faca.





Em condições normais isso seria impossível, mas com a peça reserva, temos uma pose com dois Eye Sluggers.





A peça reserva é boa para quem não quer o Ultra Seven "careca" ao usar o Eye Slugger, embora isso não seja fiel ao original.





Golpe original: Sever Upper! (Se esse nome lhe soa familiar, você é velho, assim como eu).





Outra mão vem com uma peça de efeito para simular o Wide Shot, o raio mais poderoso do Ultra Seven. Pode não parecer, mas a peça é grudada só na mão e não no braço. Por alguma razão, o raio é laranja e não branco como o seriado. Mesmo assim ajuda um bocado.





O Brothers Mantle do Ultraman cabe direitinho, simulando a cena em que ele aparece no filme 大怪獣バトル ウルトラ銀河伝説 (Grande Batalha dos Monstros - A Lenda Galáctica de Ultra) junto com o Ultraman e Zophy. O manto não vem com o Ultra Seven.





A placa peitoral do Ultra seven serve como um coletor solar, o que permite que ele fique mais tempo na Terra que os outros Ultras.





Junto com o Ultraman.





Com os dois juntos, a paz na Terra está garantida.





Tive sorte em comprar um exemplar da primeira leva, que vem com um brinde especial: a Ultra Act Box.





Como seu nome diz, a Ultra Act Box é uma caixa para guardar os acessórios dos modelos da série Ultra Act. Ela vem em três modelos. Além dessas duas que eu consegui, com as ilustrações do Ultra Seven e do Ultraman Zero, existe mais uma com o Ultraman.





As caixas são de papelão resistente revestidas com material brilhante. As tampas têm os traços característicos dos personagens representados nas caixas.





As caixas são abertas como gavetas, que só podem ser puxadas em um sentido, sendo que o fundo da caixa é fechado. Na parte de dentro existem dois sacos plásticos com fechos e de tamanhos diferentes, semelhantes aos que vêm nas figmas. Isso é algo bem útil.





E assim tivemos a apresentação da versão Ultra Act do Ultra Seven. O que posso dizer? Esse modelo é perfeito. Mais perfeito do que isso, talvez só o modelo da série Real Action Heroes da Medicom, mas levando em consideração o preço elevado de um desses, a versão Ultra Act é muito mais em conta. O tamanho também ajuda muito para colecionar e ele vem com várias peças de efeitos que ajudam a recriar várias cenas do seriado. A modelagem é excelente e até as imperfeições derivam da fidelidade ao original. As articulações são flexíveis e ao mesmo tempo firmes. Ou seja, é totalmente recomendável. Quase obrigatório para um fã da série. E quem gosta de "Action Figures" também não vai se decepcionar.



A seguir, Ultra Act: Eleking.

2 comentários:

  1. Cheguei aqui pela página do Tokudoc e gostei bastante desse blog ...Show de bola !!! Gostaria de poder colecionar todas as figuras de tokusatsu já que amo esse tema desde bem pequeno . Eu comecei a ter contato com esse esplêndido universo através do Robô Gigante e Vingadores do Espaço na finada TV Tupi no programa do Capitão Aza ( com z mesmo , rsss ) . Obviamente adorei e vi muita coisa que veio depois ( Ultraman - com o Haiata e Hideki Go ) , Spectreman , as séries da TV Manchete , vários Power Rangers ... Enfim , fiquei com inveja da sua figura , kkkk ... Bela matéria !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alex Vieira Da Silva!

      Eu também conheci mais ou menos nessa época... eu acho. Era pequeno demais para saber. Tanto que não cheguei a conhecer o Capitão Aza e via sem apresentadores, nas reprises dos anos 1980, na Tupi (ou era TVS?) e no "canal 7".

      Essas séries são realmente encantadoras. E elas continuam até hoje, para a nossa felicidade! E pelo menos as séries Ultra podem ser vistas por aqui.

      E tem várias outras matérias por aqui. Nada tão informativo ou didático quanto outros sites, mas ao menos a quantidade é grande. E no Anexo existem outras, que não dependem da apresentação de bonecos. Experimente dar uma olhadela, se quiser!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html