sábado, 13 de agosto de 2011

BTS-04 Sonicron

Saudações.

Desta vez vou apresentar o Sonicron feito pelo grupo independente BTS Toys.


Sonicron foi feito baseado em um desenho do personagem Soundwave, da série Transformers feito por Guido Guidi para a série em quadrinhos "All Hail Megatron" da editora americana IDW, que acabou não sendo usado. O desenho era uma atualização do personagem, mas mantendo o modo toca-fitas e era muito bem feito, mas também nunca foi passado para brinquedo pela Hasbro ou pela Takara Tomy. Daí entrou o grupo independente BTS Toys, que age mais ou menos como a FansProject.


A caixa é em formato "livro", com uma tampa cobrindo a janela. A tampa, por sua vez possui imãs que servem como fecho. Uma coisa bem interessante.


O brinquedo é recomendado para maiores de 18 anos. Vendo essa marca não consigo deixar de pensar besteira.


O conteúdo da caixa. A bandeja plástica é mole e não é muito resistente. As instruções seguem o mesmo formato dos Transformers oficiais.


Visão de corpo inteiro. Não tem como tapar o sol com a peneira. Esse é o Soundwave, em uma versão atualizada. O formato com o compartimento de fitas no peito é inconfundível. E agora ele vem com um lançador de mísseis no ombro esquerdo.


O rosto é do próprio Soundwave da versão G1. O visor e a placa facial são mais simples, mas ainda assim muito bonitos.


A cabeça fica em uma conexão esférica, mas não possui muita liberdade de movimentos, se limitado a virar para os lados.


A cabeça pode ser trocada por essa, com um visual mais agressivo. Não sei dizer em que versão do Soundwave ela é baseada e pra dizer a verdade não gostei muito. Ainda, ela apresenta falhas na pintura da placa facial.


Os ombros, além de se moverem para frente e para trás podem se abrir para os lados. A articulação é meio frouxa. Ela até segura as poses feitas para frente e para trás, mas não muito bem a abertura para os lados.


Os antebraços podem girar na conexão com o ombro. Os cotovelos possuem articulação em catraca, mas são muito limitados devido ao formato dos braços.


Supreendentemente, os pulsos podem ser girados.


A cintura é estática, mas usando o mecanismo de transformação é possível extendê-la revelando uma articulação giratória. No entanto, ela é frouxa e não segura bem as poses.


As coxas possuem grande liberdade de movimentos, mas elas são extremamente frouxas e quase não seguram o modelo em pé. Se não tomo cuidado, encontro a figura curvada. O pior é que não tenho como ajustar isso, visto que as conexões não são facilmente destacáveis.


Curiosamente, o modelo possui dois joelhos em cada perna. Isso dá bastante flexibilidade e felizmente as articulações não são frouxas. Os pés são estáticos.


O modelo é bem articulado e pode fazer várias poses. É só que as articulações frouxas põem tudo a perder. Essas fotos foram bem difíceis de se fazer.


Existem painéis escondidos nas pernas que revelam dois alto-falantes.


Eles podem ser usados como armas auxiliares.


Os alto-falantes podem ser destacados e depois conectados nos ombros. As instruções mencionam um "Super Mode" utilizando quatro alto-falantes, mas (ao menos no meu exemplar) só vieram dois.


Outro defeito no modelo é que o conector do canhão de ombro ficou muito frouxo e não prende bem a arma.


Uma coisa que estraga bastante a estética é esta tala saliente, necessária para a transformação e que não pode ser retraída ou removida.


Resolvi usar isso ao meu favor e instalei o Booster X10 da linha Transformers Real Gear do filme de 2007 nas costas do modelo.


Com isso temos um modo para vôo em alta velocidade, compensando um dos pontos fracos do Soundwave. O Booster X10 não fica bem preso, mas a tala ajuda a dar estabilidade.


Essa é uma configuração alternativa que eu uso para sanar parte dos problemas. Instalei o canhão do ombro em um conector das costas, transformando-o em uma antena de recepçao e retraí parte da cintura para dentro usando o mecanismo de transformação. Ficou bem mais firme e agora a cintura gira.


A transformação é intrincada. O problema é que as instruções seguem o formato americano, sem nada escrito e só com figuras, o que dificulta ainda mais o processo, sendo necessário advinhar o que é preciso ser feito em algumas etapas.


Ainda, não sei se é só no meu exemplar, mas existe uma falha de montagem que impede que as duas pernas se conectem. O pino de uma das pernas não ficou alinhado com o buraco da outra.


Resolvi o problema cortando o pino fora. Com isso as duas metades puderam se unir.


Mas o modelo tem uma boa "sacada". Assim como no original, as armas se transformam nas pilhas do aparelho. Ainda, a ponta da arma pode ser guardada em um outro compartimento, algo que não tinha no original.


O lançador de mísseis se transforma em uma bateria de 9 volts. O problema é que nas instruções não é mencionado onde guardar e não encontrei nenhum compartimento para ela. Por isso ela fica de fora.


O modo toca-fitas. O visual é muito mais arrojado que o original de 1983, com formas mais arredondadas.


O modelo é bem detalhado, com várias lampadinhas e botões (que não funcionam e nem se movem). Tem até um alto-falante moldado e com tudo isso ele parece ser de verdade. Se ele fosse preto ia ficar perfeito. Talvez se soltarem uma versão Soundblaster...


Assim como no original, o único botão funcional é o Eject, que abre o compartimento de fitas.


O compartimento pode acomodar os cassetes da série G1. O Laserbeak ficou um pouco apertado, mas entra.


O compartimento se abre no modo robô também, apertando-se esse botão vermelho, que no modo toca-fitas foi desenhado para ficar embaixo do botão Eject.


O manual menciona esse modo "submarino espião". Mas é um modo forçado e por isso nem uso.


Comparação com o original. Seria uma boa atualização se não fossem os defeitos de montagem.


Miku e seu harem... Opa! Perdão, todas as versões do Soundwave que eu tenho.

E assim tivemos a apresentação do Sonicron da BTS Toys. Esse é um modelo cheio de altos e baixos. Por um lado, temos um monte de boas idéias e vários pontos criativos no projeto. O design também é excelente e o modelo ainda retém a interação com as fitas da série original. Por outro lado, as articulações são frouxas e a montagem não é das melhores, sendo que as peças se soltam com facilidade e os conectores não funcionam direito, o que prejudica a performance do modelo. O projeto é muito bom. É só que a execução deixou a desejar. Isso me deixou um pouco decepcionado, considerando que a FansProject, que também é um grupo independente, conseguiu excelentes resultados. É basicamente um item para fãs e por isso não posso recomendá-lo para todos. Quem quiser comprar, tem que considerar o preço (alto) e os defeitos mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html