Agora vamos brincar um pouco com a forma de gelo que veio com a Miku. Para isso, vamos voltar à Cozinha do Boneco Mecânico (tinha essa seção?).
Primeiro é conseguir uma barra de cobertura de chocolate. Comprei essa de 1 Kg, mas só vamos precisar de uns 300 g ou 400 g.
Depois de lavar a forma, é preciso enxugar bem todas as frestas com um papel toalha. Se tiver um pouquinho que seja de umidade pode fazer com que o chocolate grude na forma e arruine todo o trabalho.
Felizmente o chocolate vem com instruções bem claras. Primeiro é preciso quebrar a barra em pedaços e colocar em uma vasilha refratária.
Depois é colocar no banho-maria com água fervida previamente a 50° C ou 60° C (mais ou menos quando começam a se formar bolhas na água). Daí é deixar no fogo fraquinho e mexer até derreter totalmente as barras de chocolate.
Em seguida é preciso passar o chocolate para um outro refratário, desta vez mergulhado em água fria (chamado nas instruções de "banho-maria invertido") e mexer bem até resfriar o chocolate até uns 28° C (de acordo com a embalagem, consistência semelhante ao mel). O ideal é pegar um pouco do chocolate e colocar nos seus lábios. Se sentir que está frio, é porque já está bom.
Finalmente é hora de colocar o chocolate na forma usando uma colherinha. É bom usar uma espátula com ponta fina para empurrar o chocolate e fazer com que ele entre em todas as frestas da forma. Os "rabos de cavalo" e as cebolinhas são as partes mais difíceis de rechear (eu não consegui).
Aí é tampar com um papel alumínio e deixar na geladeira por algumas horas. Nesse meio tempo, aproveite para lavar os utensílios e depois saia para passear, tente terminar aquele jogo, fotografe suas figuras etc. Enfim, faça qualquer coisa para passar o tempo.
Eis o meu resultado. A forma é flexível e por isso é bem mais fácil de tirar. Pena que eu não consegui tirar direito e as cebolinhas quebraram. A base da MIku também quebrou. É preciso deixar o chocolate "suando" por algumas horas antes de comer (ou embalar).
Não consegui preencher toda a forma e por isso ficaram muitas bolhas de ar. Tenho que aprender a usar aquela espátula fina. Mesmo assim dá para ver direitinho que uma é a Miku e a outra é a Hachune. Todas as peças podem ser usadas para decorar um bolo de forma original.
E assim fechamos a (não tão) Incrível Fábrica de Chocolate de Usys Wonka (Não era a Cozinha do Boneco Mecânico? E quem é Usys Wonka?). A última vez que fiz chocolates eu ainda tinha uns vinte anos e estava na faculdade. Por isso, tinha um monte de coisas que eu não me lembrava e fui recordando no meio do caminho. O resultado ficou mais ou menos, mas valeu a pena para lembrar dos velhos tempos. E quem tiver habilidade, pode colocar recheios nos bombons. É possivel usar outras coisas, mas é bom ter em mente que a bandeja só suporta temperaturas de até 60° C. Água quente pode distorcer e/ou danificar completamente a forma. O chocolate foi colocado na temperatura de 28º C. Ainda, de acordo com o blog da Mikatan da Good Smile Company, gelatina instantânea e sorvete não funcionam e ainda por cima ficam presos na forma e são difíceis de tirar e limpar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.
Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html