sábado, 27 de agosto de 2011

figma Kurisu Makise

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão figma da personagem Kurisu Makise, do jogo Steins;Gate.



Steins;Gate é um jogo para XBox 360 feito pela empresa 5pb., que mais tarde foi passado para PC, iOS (iPad etc.) e para o Play Station Portable e deu origem a uma série em desenho animado para a TV. O jogo tem como personagem principal Rintaro Okabe, um jovem metido a cientista louco que inventa vários tipos de apetrechos que acabam não possuindo nenhuma utilidade prática. Ele se apresenta como Kyouma Hououin e diz ser o grande cientista que vai dominar o mundo e que é perseguido por uma organização misteriosa, mas por razões óbvias não é levado a sério e é sempre chamado pelos seus companheiros de "Okarin" (contração de Okabe Rintaro). No entanto, um de seus inventos, um forno microondas controlável por telefone celular acaba se tornando uma máquina capaz de mandar mensagens de texto de celular para o passado. Em outras palavras, uma máquina do tempo.


Kurisu Makise é uma garota superdotada, que conseguiu se formar ainda adolescente em uma universidade nos Estados Unidos e teve sua tese publicada na revista Science. Ela morre no primeiro capítulo e tem seu corpo encontrado por Okabe na Radio Kaikan no bairro de Akihabara no Japão. Chocado com a cena, Okabe manda uma mensagem de celular para seu amigo, Itaru Hashida (apelidado "Daru") e ao fazer isso, tem uma sensação estranha. Na verdade, sua mensagem foi mandada para o passado, alterando a história, sendo que só ele sabe o que aconteceu. Mais tarde, ele encontra Kurisu ainda viva, o que o deixa completamente desconcertado. Os dois passam a trabalhar juntos para descobrir o que houve. Kurisu e Okabe vivem brigando, muitas vezes por motivos banais, mas na verdade têm muitas coisas em comum. Ela também é do tipo que "desdenha mas quer comprar" e não admite que o convívio com Okabe e seus amigos trouxe coisas que ela queria há muito tempo. Devido à sua posição como garota-prodígio, Kurisu sempre conviveu com a inveja e a competição, tendo sempre que provar a si mesma para todos e agora ela encontrou um lugar em que ela podia relaxar e ter uma coisa que nunca teve: amigos. Ela também é frequentadora assidua do fórum "@channel", mas esconde isso de todo mundo.

O jogo fez bastante sucesso no Japão, o que motivou a criação de um desenho animado de mesmo nome, que agradou mesmo entre quem não é fã de jogos. A versão é fiel na medida do possível e adapta bem o jogo ao formato do desenho animado com capítulos semanais de meia hora cada. O jogo tem uma enorme quantidade de texto e exige conhecimento avançado do idioma japonês para poder ser jogado, uma vez que ele fala de física quântica, teoria das cordas e a teoria da singularidade, entre outras coisas. Ainda, é bom ter conhecimento do "internetês" do Japão. Até vem um glossário, mas ainda assim todo em japonês. Joguei a versão demo do XBox 360 e demorei cinco horas para terminar. E ela só cobre os eventos até a metade do segundo capítulo da versão desenho animado. Ou seja, quem for jogar deve estar bem preparado.


O conteúdo da caixa. Ela vem com vários acessórios e a novidade é o par de braços intercambiáveis que vou explicar mais abaixo.


Visão de corpo inteiro. A silhueta é bem esguia e fiel ao desenho original. a roupa dela parece ser bastante comum à primeira vista, mas olhando bem podemos notar várias excentricidades, como o casaco meio solto mas preso aos braços com cintos e um shortinho por cima da meia calça, assim como a gravata meio solta.


"Close" do rosto. Essa é a expressão "neutra" e olhando para o lado. Essa também é a expressão padrão no jogo. O rosto é bem esculpido e os olhos são fieis ao estilo de huke, o desenhista de personagens do jogo e criador de Black Rock Shooter.


A expressão "raiva", bastante usada no desenho toda vez que o Okabe fala alguma coisa que a irrita ou lhe chama de algum apelido estranho ("Assistente", "Kurisutina", "The Zombie", "Celeb Seven" etc.), ou mostra seu lado "desdenha mas quer comprar". Esse rosto também é muito bem feito, com a boca e os dentes esculpidos.


Esta expressão de "sarcasmo" é usada quando ela consegue usar a lógica e a ironia para colocar o Okabe no chão. Também aparece bastante no desenho. O olhar para o lado reforça bem esse aspecto.


O cabelo tem uma pintura em degradé muito bonita. A modelagem é precisa. A parte saliente é feita de material maleável.


As articulações dos ombros ficam escondidas e podem ser estendidas, o que permite abrir os braços para os lados.


Os cotovelos podem se dobrar até o ângulo da foto.


Para trocar as mãos é preciso remover as pontas das mangas também. Assim como na Luka Megurine, os conectores não têm mais as bolinhas nas pontas, o que reduz bastante o risco de quebra.


A gravata é feita de material maleável. O problema é que a pintura da gravata mancha com facilidade a camisa, feita do mesmo material. A mecha do cabelo também pode ter esse problema.


As articulações das coxas são bem interessantes, escondidas de forma inteligente pelo shortinho, feito de material maleável. Definitivamente uma grande melhoria. O shortinho tem cortes em pontos estratégicos para não atrapalhar no movimento.


O joelho é bem flexível, seguindo o padrão figma. No entanto, como o casaco é feito de material rígido, os movimentos são limitados e as coxas podem ficar riscadas como mostrado na foto.


A bota tem um desenho bem peculiar. A articulação fica bem escondida debaixo da dobra.


O modelo vem com essa mão segurando uma garrafa de Dr. Pepper, que segundo Okabe é o "refrigerante dos intelectuais" e seu favorito. Na verdade é o favorito de Kurisu também. Esse refrigerante existe de verdade e aparece com seu nome no jogo, mas na figura isso não foi possível e por isso foi necessário apagar partes das letras.


A garrafa é peça unificada com a mão e por isso não cai. Até o fundo é esculpido. A propósito, eu já experimentei esse refrigerante quando estava no Japão. Ele é excessivamente doce e gaseificado. Não gostei. Bom, eu não sou um cara inteligente mesmo então acho que é por isso.


O item que não pode faltar no jogo: o telefone celular. Ele também é uma peça unificada à mão e por isso não se solta. É bem feito, mas não tem as teclas esculpidas.


O telefone não está posicionado para simular a personagem falando nele. Tanto que ele só consegue chegar à posição da foto. A posição da mão é de quando o telefone é usado para mandar mensagens de texto.


Esta é uma das invenções do Okabe, o Cyalume Saber, inspirado no filme "Spark Wars". Na verdade, trata-se de uma luzinha usada em shows (cyalume) em tamanho aumentado e por isso, frágil e não pode ser usada como arma. É bem esculpida e no cabo podemos ver os botões de liga e desliga.


Existe uma mão específica para segurar, mas ela não é tão maleável quanto a da Luka e por isso não pode ser usada em outros objetos.


Esses são os dois braços intercambiáveis. Para usá-los é preciso remover os braços da figura.


Posicionando o cabelo assim fica um pouco mais fácil de remover o braço.


Com isso, Kurisu pode ficar na posição que ela mais usa.


Fica bem, mas se possível não quero fazer isso de novo. Precisei girar bastante o braço para poder tirá-lo e fico com medo de que um dia algo possa dar errado.


O papel do fundo da caixa tem picotes para usar como capa para um di:Stage. A decoração com engrenagens mostra bem a premissa do jogo.





Kurisu não era uma personagem que se movia muito e por isso é um pouco difícil imaginar poses dinâmicas para ela.


Esta é a pose de "cientista louco" usada pelo Okabe. Kurisu usa isso uma vez para animá-lo, em uma ocasião em que ele enfrenta seu pior pesadelo.


Como não existe figma do Okabe (ainda), vai essa com o Ultraman Zero, que é interpretado pelo mesmo ator, Mamoru Miyano. Estranhamente, até que combina. Abaixo algumas cenas com os dois.


- Sabe, garota! Você é insuportável!

- E você é bruto!

- Cala a boca, "Kurisutina"!

- Não me chame assim!


- Ué? Você não consegue entender uma coisa tão óbvia? Pensei que vocês Ultras fossem mais inteligentes. Pelo menos o seu pai era.

- Argh! Eu tenho que ouvir uma coisa dessas!


- GLUB GLUB GLUB GLUB! Pô! Esse treco é bom! Não sei por que, mas gosto disso!

- Vê se bebe com mais educação.


- Não dava para criar uma arma melhor?

- Você é o super herói aqui. Se vira!


- Me põe no chão, seu bruto! Tarado! Pervertido!

- Se liga, "Kurisutina"! Como é que você vai andar com esse pé machucado?


- (Bom, até que não é de todo ruim. Eu até me sinto mais segura.)

E assim tivemos a apresentação da versão figma da Kurisu Makise. Faz tempo que eu não mexo com figmas, mas pude notar várias evoluções. Encontraram vários meios de esconder as articulações e as mãos agora têm conectores bem melhores. Os braços intercambiáveis foram uma solução interessante, visto que a pose de cruzar os braços é impossível para as figuras de agora. Mas mesmo sendo fã, eu não pretendo usar esse recurso. A Kurisu ficou muito boa, mesmo com os problemas apontados de manchamento e riscos, e recomendo. Tomara que lancem os outros personagens também. O Daru em especial vai ser um tremendo desafio.




- (Ué? Eu não sabia que os Ultras usavam celular. O que será que ele está escrevendo?)

- (Mayuri. Vou chegar tarde ao laboratório. Avise o Daru. Assinado: Kyouma.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html