sábado, 10 de setembro de 2011

S.H. Figuarts Kamen Rider Nº 1

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do super herói Kamen Rider, feita pela Bandai.


Kamen Rider é sem sombra de dúvida um dos super heróis japoneses mais conhecidos no mundo, junto com o Ultraman. O seriado estreou em 1971 e gerou uma franquia que dura até hoje, quarenta anos depois do lançamento. Takeshi Hongo era um jovem cientista e motociclista com excelente condicionamento físico e grande inteligência com QI 600. Um dia ele foi raptado pela misteriosa organização Shocker e foi submetido a uma cirurgia reconstrutiva para se tornar um ciborgue com os poderes de um gafanhoto e servir como comandante de campo para as operações de dominação mundial. No entanto, Hongo é salvo por seu mestre, o Dr. Midorikawa antes que fosse feita a lavagem cerebral que o transformaria em um soldado do Shocker e passou a lutar contra a organização do mal assumindo o nome de Kamen Rider.

Mais tarde ele descobre que quem o entregou a Shocker foi o próprio Dr. Midorikawa, que se arrependeu de seus atos e o ajudou a escapar. O doutor então é morto como traidor pelo primeiro oponente do Kamen Rider: o monstro Kumo Otoko (algo como "Homem Aranha"). Kamen Rider vence seu oponente, porém acaba sendo acusado como suspeito pela morte do Dr. Midorikawa por Rumi, filha do cientista que presenciou a discussão entre os dois.


O seriado começou com um projeto de Yoshinori Watanabe e Tooru Hirayama, famosos produtores da Toei, responsáveis por sucessos como o Robô Gigante. O projeto chamado de "Maskman K" trataria da história de um herói mascarado que luta contra uma organização secreta que planeja dominar o mundo. A idéia de um herói mascarado veio de outro sucesso da Toei, o desenho animado Tiger Mask que conta a história do lutador mascarado de luta livre que se rebela contra seus empresários que o forçavam a trapacear. Esse projeto foi refinado pela equipe de Hirayama, que contava com o grande mestre desenhista Shotaro Ishimori (mais tarde conhecido como Ishinomori), que originalmente cuidaria da versão em quadrinhos do personagem. Ele então reformulou o personagem várias vezes até chegar no resultado final: o Kamen Rider. Tudo isso foi um processo longo e penoso, com várias reuniões entre a equipe de criação e os executivos da Toei, sendo que muitas pessoas deram as idéias para a construção do personagem.

O seriado foi revolucionário para a época e trouxe vários elementos que influenciaram os seriados de super heróis subseqüentes, apresentando lutas acrobáticas. Diferente dos monstros do Ultraman, que eram gigantes, os inimigos do Kamen Rider tinham o mesmo tamanho de um ser humano, o que permitiria que eles pudessem ficar à espreita, infiltrados na sociedade, gerando um tipo diferente de terror, mais paranóico. Ainda, os monstros de Shocker eram feitos usando as mesmas tecnologias do Kamen Rider, o que fazia com que ele fosse tão inumano quanto seus inimigos, e isso o forçava a manter certa distância da humanidade, criando a imagem de um herói solitário. O fato do Kamen Rider ter perdido a sua humanidade e mesmo assim lutar contra o mal se tornou regra até a reformulação em Kamen Rider Kuuga em 2000, na qual os Riders não eram mais ciborgues. Mesmo assim, todos esses elementos continuam presentes de uma forma ou de outra nos seriados de Kamen Rider de agora.

A série teve uma longa duração com 98 episódios semanais e a franquia já atingiu o milésimo episódio exibido recentemente em Kamen Rider OOO.


Originalmente, o herói deveria se chamar apenas Kamen Rider (mais ou menos como o primeiro Ultraman é simplesmente chamado de "Ultraman"). O ator principal, Hiroshi Fujioka, (assim com vírgula mesmo, uma das excentricidades do ator), usava a fantasia do super herói e fazia as cenas de ação sem dublês. No entanto, Fujioka acabou sofrendo um acidente durante as filmagens e teve de ser afastado. Para que o seriado continuasse, foi chamado às pressas um outro ator que seria um "Kamen Rider substituto" até que o primeiro retornasse. Daí, os dois Kamen Riders passaram a lutar juntos e para distinguir um do outro, foram criadas as denominações 一号 ("ichi-gô" ou "Nº1") e 二号 ("ni-gô" ou "Nº 2"). Os dois também tinham estilos de luta bem diferentes. Enquanto o Nº 2 usava mais a força, o Nº 1 usava mais a técnica.

Curiosidade: Um dos maiores amigos do Kamen Rider foi Toubee Tachibana, chefe da equipe de motociclismo de Hongo e carinhosamente chamado de "Oyassan" (algo como "tiozão"). Ele sabia da verdadeira identidade do Kamen Rider e era ele quem fornecia equipamentos , apoio e administrava rigorosos treinamentos ao herói para que ele desenvolvesse novas técnicas para derrotar seus inimigos. Tachibana era interpretado por Akiji Kobayashi, falecido em 1996 e que também interpretou o Capitão Muramatsu da Patrulha Científica em Ultraman. Ou seja, Kobayashi foi o chefe do Kamen Rider e do Ultraman.


O conteúdo da caixa. O Kamen Rider basicamente lutava sem armas, mas este vem com acessórios extras.


Visão de corpo inteiro. A proporção e a modelagem são bem fieis ao original, em uma instância mais próxima a da linha Ultra Act.


"Close" do rosto. A máscara é modelada com esmero, com o "O-Signal" (o "terceiro olho") e tem até os visores em lente escura por onde o ator olha debaixo dos olhos. As antenas são de material rígido e devem ser manuseadas com cuidado para não quebrar.


A placa peitoral, a Converter Lung, tem pintura fosca e uma articulação que permite que o modelo possa se curvar para trás.


O cinto de transformação o Typhoon. Um cinto como esse é item característico dos Kamen Riders, mais ou menos como a Luz de Aviso no Ultraman. Essa é uma das influências de um dos elementos constitutivos do Kamen Rider: a luta livre, na qual os campeões ostentam cintos como troféus. O Kamen Rider acumula energia do vento em seu cinto de transformação, que gera um enorme poder e permite que ele enfrente os mais terríveis inimigos. A modelagem do cinto é soberba, inclusive com o fecho na parte de trás. Dentro podemos ver uma hélice por onde entraria o vento.


A modelagem da roupa é incrível com várias rugas e zíperes, bem fiel ao traje usado nas filmagens e diferente do estilo mais "limpo" dos Riders de agora.


No total a figura é bem articulada.


Um ponto fraco seria a articulação do ombro, que não é muito extensível, o que limita algumas poses.


Por outro lado, as coxas podem ser extendidas até a posição da foto, o que permite uma abertura bem grande das pernas. O problema é que às vezes as pernas escapam ao movê-las. As articulações são firmes, mas às vezes isso acontece.


- RIDER HENSHIN!!! TÔH!!!

Um dos elementos introduzidos pelo Kamen Rider foi uma seqüência de movimentos usada pelo herói para se transformar (para ser mais exato, foi introduzido pelo Kamen Rider Nº 2). O modelo consegue reproduzir essa seqüência sem problemas. Note que alguns movimentos são parecidos com os do Kamen Rider Black.


Apesar de ser um personagem de quarenta anos atrás, esse visual ainda funciona bem nos dias de hoje.


No começo, o Kamen Rider usava uma pose assim para desafiar seus inimigos.


Além dos socos e chutes, o Kamen Rider contava com vários tipos de arremessos como o Rider Scissors...


... e o Rider Hammer. De fato, é dito que o primeiro Kamen Rider possui quarenta e oito golpes mortais.


O cachecol pode ser substituído por este, modelado para parecer tremular ao vento. Bom para cenas mais dinâmicas.


O modelo vem com essa peça de efeito para ser colocada no pé da figura.


Com isso é possível reproduzir o Rider Kick, o golpe fatal do Kamen Rider. A peça não fica presa no pé, mas apenas colocada. Ela também é pontuda e frágil e por isso deve ser manipulada com cuidado.


A peça também pode ser usada para simular o Rider dando um soco no chão ou usando o Rider Punch.


De lado fica até bem, mas visto de frente...


Como foi dito antes, o Kamen Rider não usa armas, mas o modelo vem com essa espada de soldado do Shocker. O Kamen Rider algumas vezes roubava a arma do inimigo e a usava contra ele próprio. A modelagem é incrível, com uma microscópica modelagem de cabeça de águia na ponta do cabo. O modelo também inclui uma mão especial para segurar.


Kamen Rider era versado em várias artes de combate. Foi com uma espada dessas que ele enfrentou a Hachi Onna ("Mulher Abelha") em um duelo de esgrima.


Com uma espada, ele também podia derrotar de uma vez vários inimigos que o cercassem.


O modelo vem com duas mãos de segurar objetos, o que é bem útil.


Kamen Rider. Há 40 anos defendendo a liberdade da humanidade.


"Super Herói Ultraman Kamen Rider 8 Guerreiros". Será que um dia não sai um filme assim?


Em seguida, a apresentação da moto do Kamen Rider, a Cyclone aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html