sábado, 26 de novembro de 2011

Beach Queens Ika Musume (DX Ver.)

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Beach Queens da Ika Musume, feita pela Wave.


O desenho animado 侵略!イカ娘 (Shinryaku! Ika Musume ou "Invasão! A Garota Lula" foi um sucesso. Apesar de não se o mais popular de sua época, ele deixou sua marca e com isso foi feita uma segunda temporada contando as aventuras (desventuras) da Garota Lula, chamado de 侵略?!イカ娘 (Shinryaku?! Ika Musume). O ritmo continua leve e sem grandes pretensões, o que é o segredo do sucesso do desenho. A Garota Lula continua se maravilhando com a cultura dos humanos e fugindo das investidas de Sanae Nagatsuki (que tem uma paixão quase doentia pela Garota Lula) e de Cindy Campbell (uma cientista americana que pensa que a Garota Lula é uma extraterrestre e quer pesquisá-la). Ela também consegue amigos como Takeru, o irmão mais novo das Aizawa (e o personagem mais normal e comum do desenho) e Kiyomi (igualmente normal e comum), que se tornou sua melhor amiga, mesmo que levada pelas circunstâncias. No total, o desenho lembra os de Hayao Miyazaki, mostrando seres insólitos em situações cotidianas.


Quando a figura foi lançada, não havia um anúncio de uma segunda temporada. Por isso, o logo é o mesmo da primeira, sem o ponto de interrogação. A escala é 1/10, considerada pequena para uma figura de pose fixa e ouvi falar muito de oscilações de qualidade por parte da fabricante e por isso considerei não comprar. Mas vi vendendo em uma loja virtual do Japão por uma oferta de 40% de desconto dentro de uma promoção de 50% de frete e resolvi levar. Ao contrário da outra vez, não me arrependi.


O conteúdo da caixa. O conjunto inclui várias peças para deixá-la com outra forma, o que é o atrativo da versão DX (Deluxe).


Visão de corpo inteiro. Sim! Agora sim tenho uma figura decente da Garota Lula! O estilo é bem fiel ao desenho e bem executado, com uma pose com bastante movimento.


Visão de vários lados. A modelagem é perfeita. É a própria Garota Lula em cima da mesa.


"Close" do rosto. Hum! Coisa fofa! E fica bom em qualquer ângulo. Também dá para notar um leve tom rosado nas bochechas, o que dá mais vida à figura.


O chapéu de lula. Ele é parte integrante do corpo da Garota Lula e removê-lo faz com que ela morra. A modelagem é simples, com as barbatanas (?) inclinadas para trás.


Os tentáculos são feitos de material maleável, o que faz com que sejam mais difíceis de quebrar (mas não são articulados). As pontas têm o formato de losango direitinho. Um erro que muita gente comete é o de desenhar/modelar as pontas em forma de triângulo.


Interessante que as unhas são pintadas de rosa. Os espaços entre os dedos são pintados para ficarem em evidência. As pulseiras não são peças separadas e deveriam ter uma pintura mais diferenciada (esmaltada ou metálica). No desenho, essas pulseiras servem para controlar o peso da Garota Lula, que pode ficar leve como uma pena ou com até 20 toneladas.


O peito é, como descreveria a grande filósofa Konata Izumi, "um símbolo de status, uma preciosidade". A roupa tem uns toques de degradê azulado, muito bem aplicados.


A roupa é feita de material maleável e tem as rugas moldadas nos lugares certos.


A saia tem detalhes que lembram ventosas dos tentáculos de lulas. É só que o alinhamento não é muito preciso. Mesmo assim é muito bem feito.


As botas são bem simples e bem moldadas. Pena que no meu exemplar ficou um excesso de cola na ponta.


O outro pé é preso à base por uma peça extra. O encaixe do pé não é muito fundo, o que faz com que a figura não fique muito firme. Mas se bem colocada, ela fica de pé sem problemas.


A cabeça é ligada ao pescoço por uma conexão esférica.


Isso também permite trocar as expressões. No intento de ser fiel ao desenho, a Wave desenvolveu um meio de se fazer a troca sem precisar tirar o chapéu.


Com isso, é possível fazer a Garota Lula com uma expressão mais confiante.


"Close" do outro rosto. Uma expressão mais determinada e tão bem feita quanto a outra. De certa forma, a expressão que representa melhor a Garota Lula.


A maior característica da versão DX é a de ser possível representar a personagem de maiô.


Para isso é preciso trocar as pernas e retirar o vestido do jeito da foto.


Sei que pode parecer esquisito, mas é assim que é colocado nas instruções. Claro que é preciso tomar cuidado, pois o vestido é frágil e pode rasgar se for removido de forma incorreta.


Visão de vários lados. Mais uma vez a modelagem é muito boa, representando a Garota Lula em seus trajes de banho. Ironicamente, quando ela aparece pela primeira vez com essa roupa, ela está se afogando. Às vezes ela mesma se esquece que veio do mar.


Sendo a Garota Lula, não tem muita graça vê-la de maiô. Mesmo assim, existem moldes de rugas bem feitos na roupa. Estranhamente, ela tem até um umbigo, apesar de ser um molusco. A parte "enfiada" na traseira também é bem feita, mas sendo a Garota Lula...


Pena que existem alguns defeitos na modelagem. Talvez haja diferenças entre os exemplares.


O pé é bem modelado e as unhas também são pintadas.


Assim como no outro modo, o pé é conectado à base por uma peça específica, que tem espaço para os dedos. Essa é bem firme e fica bem presa.


Obviamente, também é possível colocá-la com a outra expressão.



Como dito anteriormente, a cabeça fica em uma conexão esférica, o que permite reposicioná-la em vários ângulos. Também é possível colocar as pernas da outra forma.


A escala é 1/10 e por isso um pouco maior que uma figma. A peça de expressão é quase do mesmo tamanho. Se eu tivesse um corpo figma de maiô, talvez até desse para antecipar a versão figma que está prevista para ser lançada em março de 2012.


Com a versão Petit Pretty. A versão da Beach Queens é bem mais corada, mostrando mesmo que ela vive na praia. A diferença da modelagem também é gritante. Na base, junto com a versão Beach Queens eu coloquei uma figura da Mini Garota Lula que vem de brinde no volume 3 do Blu-Ray/DVD do desenho. Com isso sinto que ficou completo.


Que comece a invasão!

E assim tivemos a apresentação da versão Beach Queens da Garota Lula. A modelagem é muito boa e o tamanho compacto faz com que seja colecionável e não ocupe muito espaço. Existem algumas inconsistências, mas no total o resultado é muito melhor que a versão Petit Pretty. Me faz pensar em como seria se fosse articulada, ainda mais pelo tamanho, próximo ao das figmas e Revoltechs. Não costumo comprar figuras que não são articuladas, mas como ela estava na oferta, não resisti. E não me arrependi. O preço é bem razoável e é uma representação bem feita. Recomendo, mas quem quer uma figura em pose fixa talvez prefira a versão da Kotobukiya, que vem em uma pose mais ativa e é maior.






Por alguma razão, o conjunto inclui esse chapéu de lula extra. Não consigo imaginar o propósito, mas ele cabe em algumas figuras, como Nendoroids e figmas que tenham cabeças grandes. No desenho, o menino Takeru usou um desses chapéus, feito de papel, para ficar amigo da Garota Lula e ela o confundiu com alguém de sua espécie, chegando até a abraçá-lo (mas depois que o chapéu foi levado pelo vento, ela logo passou a tratar Takeru como um humano de novo). Isso quer dizer que quem usa esse chapéu é reconhecido incondicionalmente como um companheiro pela Garota Lula.












- (Como é que a Sanae nunca teve essa idéia?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html