sábado, 28 de abril de 2012

Composite Ver.Ka Virtuaroid VR-014-HD Fei-Yen HD

Saudações.

Desta vez vou apresentar um item bastante curioso a Composite Ver.Ka Virtuaroid VR-014-HD Fei-Yen HD feita pela Bandai.


Pelo nome, parece ser apenas um modelo da personagem Fei-Yen do jogo Virtual On da Sega, mas trata-se de um item de colaboração com a Vocaloid Miku Hatsune.

Virtual On foi lançado em 1996, bem na época em que os modelos poligonais em 3D estavam sendo implementados em larga escala, como nos grandes sucessos Virtua Racing e Virtua Fighter. Mas desta vez, o jogo é uma luta de robôs, os Virtuaroids, e combina elementos dos jogos de luta, que eram a grande moda na época, com simuladores de veículos. O jogo, feito para fliperama (arcade) ficava em uma cabine com assento e o controle consistia em dois manches com botões e gatilhos, sendo necessário conhecer o jeito de "pilotar" os robôs. Mas não era nada complicado e sabendo usar era possível fazer grandes manobras. O jogo foi passado para consoles domésticos mais tarde, mas não era a mesma coisa, mesmo na época atual, com gráficos superiores. Virtual On era uma experiência de imersão, na qual o jogador se tornava um piloto ao entrar na cabine. Até foram lançados controles que simulavam os manches para os consoles domésticos, mas nada se comparava à experiência de se jogar na cabine, no fliperama.

Fei-Yen seria a personagem feminina do jogo e usava ataques bem fora do convencional, como balas de energia em forma de coração. O visual era muito parecido com uma heroína que estava em voga na época, a Sailor Moon. E de fato, a música que ia ser usada em sua fase era muito parecida ao tema do desenho. Por razões óbvias, essa música foi rejeitada, mas está incluída como Bonus Track no CD com a trilha sonora do jogo.


Composite Ver.Ka é uma série da Bandai que consiste em modelos que representam ilustrações feitas pelo mestre desenhista Hajime Katoki (Ver.Ka vem de Katoki), que já trabalhou em vários desenhos de robôs, entre eles algumas séries Gundam. Ele também é o desenhista mecânico do jogo Virtual-On e é por isso que os Virtuaroids lembram um pouco os Mobile Suits. O primeiro modelo da série foi Temjin, o robô principal do jogo Virtual On e mais tarde foram lançados modelos bem curiosos como a Haruhi Robo, na qual a personagem Haruhi Suzumiya usa uma armadura mecânica do tipo Power Loader.


O conteúdo da caixa. Tem uma boa quantidade de acessórios e peças especiais que vamos ver a seguir.


Visão de corpo inteiro. Temos aqui uma Fei-Yen decorada com motivos da Miku Hatsune. As formas lembram bastante os modelos em poligonal do jogo, com padrões retilíneos, mas com algumas curvas arredondadas, garantindo a feminilidade da figura.


"Close" do rosto. O visor é feito em material transparente e as outras partes em verde têm pintura metálica. A escultura ficou muito boa, com formas bem femininas.


O microfone da Miku faz com que o modelo não seja só uma recoloração da Fei-Yen.


Os cabelos (?) possuem articulações semelhantes à versão figma.


Parte do "cabelo" tem detalhes em material transparente.


Por trás da cabeça existe um conector para bases-suporte.


As articulações dos ombros são muito parecidas com as da versão figma. No meu exemplar, elas são MUITO duras e por muitas vezes que as movi, achei que iam quebrar. A liberdade de movimentos é bem menor que a da figma e ainda, não incluíram uma articulação giratória no antebraço, o que limita bastante as possibilidades. No antebraço esquerdo, o número 01 está representado como se fosse um mostrador digital.


Os cotovelos usam articulações bem semelhantes às das figmas e são bem flexíveis. Os consoles dos braços tem uma cobertura de material transparente, o que faz com que se pareça com um touch-screen.


Os conectores das mãos são semelhantes aos de modelos plásticos de montar. De fato, ao mexar na figura, tenho a impressão de tocar em um desses kits plásticos.


As partes do peito são bem curvilíneas. No lado esquerdo, podemos ver a palavra "VIRTUAROID" ao invés de "VOCALOID". As serrilhas do colete e da gola também estão moldados direitinho.


Nas costas está o V-Converter, a fonte de força dos Virtuaroids. Originalmente, o aparelho tinha o formato de um Sega Saturn, o console doméstico da Sega na época.


O aparelho se abre, revelando um disco, simulando a ação quando o Virtuaroid usa os aceleradores.


O disco é removível. O chato é que o aparelho não é muito estável e às vezes se desmonta a toa.


Nas costas existe outro conector para bases-suporte.


Na saia está a cinta serrilhada caracterísitca dos Vocaloid2 com pintura metálica verde.


A parte de cima da saia é presa por conexões esféricas, o que permite que ela se movimente para não interferir nos movimentos da cintura.


Os exaustores (turbinas?) na parte de trás da cintura são articuladas e também possuem detalhes em material transparente.


O sistema de articulações da virilha tem bastante liberdade de movimentos. Mas no meu exemplar, a articulação giratória da coxa é bem dura.


Os joelhos possuem articulações duplas.


Os pés usam articulações semelhantes às das figmas.


O modelo tem uma boa flexibilidade no torso, mas perde um pouco nos membros. É preciso cuidado para fazer as poses.


Um dos acessórios incluídos é este microfone, bem parecido com a versão figma, mas sem o suporte.


Um par de acessórios bem curioso: os Jade Forkeys. Como podemos ver são duas "cebolinhas laser" (ou talvez sejam feitas de energon). Elas são feitas de material transparente com uma pintura em degradé bem caprichada.


Não é bem um acessório, mas uma das mãos intercambiáveis é com os dedos em "v", algo bem raro, principalmente em robôs.


Os "cabelos" podem ser trocados por estes, que parecem esvoaçantes. São bem modelados, só que eles não têm os detalhes em material transparente.


A gravata também pode ser trocada por outra que parece tremular.


Cena combinando as peças extras.


Esta é a base-suporte que vem com o modelo.


Ela é bem simples e tem uma peça onde podem ser colocados os Jade Forkeys quando não estão em uso. As inscrições na base deixam claro que significa o HD do nome do modelo: Heart of Diva.


A bala de energia em forma de coração, a Emotional Heart, é representada com peças transparentes.


O suporte não é articulado, o que limita um pouco o uso.


Mas sabendo sabendo utilizar e combinando o papel de fundo que vem na caixa, é possível representar a ilustração original.


Mas nessa hora é preciso trocar a articulação do pescoço por esta fixa para que a cabeça não incline para trás. Um sistema semelhante ao usado na Cure Moonlight, mas que desta vez tem um sentido.


A cabeça é desmontável, o que tem um outro propósito.


O modelo vem com uma cabeça extra para representar o capacete aberto, revelando o rosto da Miku.


O rosto é bem feito, com a mesma expressão da versão figma. O visor é moldado como se estivesse levantado e parte da franja escapa para fora do capacete. Diferente da versão figma, o rosto não tem uma camada fosca, mas talvez isso seja proposital para parecer cibernético.


Obviamente, ela pode usar todos os acessórios. E até combina um pouco melhor, embora a outra versão também tenha seu charme.


Miku usa uma roupa parecida no jogo Hatsune Miku Project DIVA Extend, também da Sega, mas é um item que tem que ser destravado.


Para isso é preciso terminar a música "melody..." no modo Normal (que também deve ser destravada, jogando "SPiCa-39's Giving Day Edition"->タイムリミット->Yellow->パズル, sendo que esses podem ser no modo Easy), conseguindo o rank "Standard" em diante, o que fará com que a roupa apareça na loja. Daí é juntar vinte mil DIVA Points para comprar (essa talvez seja a parte mais fácil, por incrível que isso possa parecer).


Curiosamente, o modelo tem o mesmo tamanho da versão figma. Vendo bem até o sistema de articulações é parecido.


O conector da cabeça também tem o mesmo diâmetro. Com isso é possível fazer algo assim.


Como se estivesse segurando a "máscara".


O contrário também é possível.


Comparação com a Miku de rosto aberto. Dá para ver que é muito parecida. Isso e a versão Chogokin me faz pensar se não existe algum tipo de aliança nos bastidores entre a Bandai e a Max Factory/Good Smile Company.



Vocaloid Decepticon Miku Hatsune (usando um adesivo da Reprolabels).


Junto com o Soundwave. Agora dá para misturar bem.


Imitando o último golpe usado no desenho G Gundam.


E assim terminamos a apresentação da Virtuaroid VR-014-HD Fei-Yen HD da linha Composite Ver.Ka da Bandai. É um item bem interessante, no qual é possível ter uma Fei-Yen com motivos da Miku ou uma Miku vestida de Fei-Yen, dependendo da cabeça usada. Mas assim como na Cure Moonlight, a modelagem é excelente, só que com problemas nas articulações. Os ombros muito duros dificultam em muito as poses, pois usando muita força pode fazer com que eles quebrem. Ainda, apesar dos ombros usarem um sistema parecido com o da versão figma, eles não tem um espaçamento bom entre o ombro e o antebraço, sendo que as duas peças roçam uma na outra e diminuem em muito a flexibilidade. A falta de uma articulação giratória no antebraço piora ainda mais as coisas. Um modelo com altos e baixos, mas ainda assim muito interessante e atraente. Eu recomendo, mas é preciso ter em mente os defeitos levantados.






- Soundwave!

- ?!


- Olha só o meu novo visual! O que você acha, Soundwave?

- Miku... Você está linda!


- Vamos nos casar! Agora!

- Ai, finalmente!


- E em nome de Primus, da Allspark e de Vector Sigma, eu vos declaro marido e mulher.


- Pode beijar...


- ...er, hum...


- ... Pode levar a noiva!

- AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!


- Parabéns, Soundwave! Eu esperaria uma eternidade por isso!

- Agora você está fisgado! Parabéns!

- Obrigado, Megatron! Obrigado, Broadblast!

- Miku, você finalmente conseguiu!

- É isso aí! Todo o esforço valeu a pena! Parabéns, mana Miku!

- Obrigada, mana Luka, Rin, Len!


- Agora seremos felizes para sempre.

- Sim! Sim!

- Miku...

- Soundwave...

- Miku...

- Soundwave...

- Miku...

- Soundwave...

.........

......

...






- É isso aí! Vai ser perfeito!






- Soundwave!

- ?!


- Olha só o meu novo visual! O que você acha, Soundwave?

- Miku... Você está...


- ... muito bem! Vamos usar essa roupa no próximo show!

- Hein?!


- Gostei muito mesmo! Vou falar com a Rin e o Len para conseguirem roupas como essa. Eu, a Luka e a mana Meiko só precisamos deixar de usar as cascas Pretender.

- ......


- Ai! Onde foi que eu errei?


- (Me perdoe, Miku. Mas saiba que faço isso só pelo seu bem.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html