domingo, 22 de abril de 2012

S.H. Figuarts Cure Moonlight

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts da heroína Cure Moonlight do desenho Heart Catch Precure!, feita pela Bandai.


A franquia Precure foi criada pela Toei em 2004, sendo que a primeira série foi ふたりはプリキュア (Futari wa Precure, algo como "Nós duas somos Precure"), exibida fora do Japão sob o título de Pretty Cure, que também é um dos jeitos de se grafar o nome da franquia. A série tinha como público alvo as meninas do primário e foi feita sob o conceito de "garotas também querem lutar". Para isso, a Toei implementou cenas de luta altamente dinâmicas, do mesmo nível de outros desenhos da empresa, como Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) e Dragon Ball Z, em que as heroínas lutavam com suas próprias mãos contra os inimigos além de usar os tradicionais itens mágicos. A fórmula funcionou e gerou uma franquia que é comparável às séries Ultra e Kamen Rider, sendo que todo ano é exibido um filme que reune as personagens de todas as séries. Em muitos aspectos, a série lembra Sailor Moon, outra série de sucesso da Toei. Mas a diferença é que muitas vezes em Precure o namoro fica para escanteio, e as heroínas dão mais importância a lutar por seus sonhos usando suas próprias forças. Isso reflete os tempos atuais em que as mulheres conquistaram papel de destaque e passaram a não depender mais dos homens. Mas não é por isso que elas deixam de ser femininas.

O conceito das Precure muda a cada série e em Heart Catch Precure!, elas seriam guerreiras lendárias protetoras da Grande Árvore do Coração, que existe em uma ilha que flutua no céu e é alimentada pela flores dos corações das pessoas, que desabrocham quando elas são felizes. Do outro lado, existem os Apóstolos da Desolação, uma sociedade secreta que existe há muitos anos na sombra da história da humanidade e planeja secar a Grande Árvore e transformar o planeta em um deserto. As Precure são escolhidas por seres conhecidos como "Mascotes", geradas pela Grande Árvore, que tem a aparência e um papel semelhante às das mascotes de desenhos de meninas mágicas. As Mascotes criam pedras conhecidas como Sementes Precure que permite que as meninas escolhidas ganhem super poderes e força sobrehumana. Também são elas que criam as Sementes do Coração (de uma maneira bem... incomum) a partir do desabrochar das flores do coração das pessoas e enviam energia para a Grande Árvore.


Yuri Tsukikage foi escolhida pela Grande Árvore do Coração para se tornar sua guardiã, a Cure Moonlight. Mas ao enfrentar uma terrível inimiga, a Dark Precure, Yuri foi derrotada e perdeu seus poderes, passando sua missão para as personagens principais do desenho, Tsubomi e Erika, que se tornariam respectivamente Cure Blossom e Cure Marine. Nessa luta, a Semente Precure de Yuri foi partida em duas, sendo que um dos pedaços foi levado pela Dark Precure. Ainda, o Mascote parceiro de Yuri, Cologne foi morto ao protegê-la do ataque do líder dos Apóstolos da Desolação, o Dr. Sabahku. Com tudo isso, a flor do coração de Yuri secou totalmente, mudando sua vida para sempre, tornando-a uma pessoa fria e árida.

Yuri recuperaria suas forças mais tarde graças ao poder da Grande Árvore e do espírito de Cologne, que usaram os poderes das Sementes do Coração para restaurar a sua Semente Precure. Ao se tornar novamente a Cure Moonlight, Yuri demonstra uma poderosa força usando, além dos poderes Precure, vários tipos de golpes de artes marciais, derrotando os Três Oficiais dos Apóstolos da Desolação com facilidade e repelindo o ataque da Dark Precure. Desde então, ela se torna a líder das Heart Catch Precure, dando instruções precisas a suas companheiras. Ela também é bastante severa e chama constantemente a atenção de Tsubomi e Erika ao ver que elas não tem nocão de perigo e que ser Precure pode ser algo que custe suas próprias vidas. Mas ela faz isso por se preocupar com elas e não por achar que elas não são adequadas. Cure Moonlight tem o passado mais trágico de todas as personagens da franquia e a que tem o destino mais triste.

Cure Moonlight é interpretada por Aya Hisakawa, que anos antes havia feito um teste para o papel principal em Sailor Moon. Ela acabou não sendo aceita, mas ganhou o papel de outra personagem, Ami Mizuno, a Sailor Mercury. Curiosamente, Sailor Mercury se tornou mais popular que a própria personagem principal e agora Hisakawa interpreta uma heroína que tem a lua como tema.


O conteúdo da caixa. Um bom número de mãos intercambiáveis e acessórios. O número de expressões também é maior que o de outras figuras da série.


O meu exemplar veio com os dois tornozelos curvados. Tive que mergulhar as pernas em água morna por um tempo para poder consertar e ainda assim ficou um pouco torto.


Visaõ de corpo inteiro. A primeira vista, a modelagem é muito boa e conseguiu representar bem a personagem. Chama bastante a atenção a silhueta, incrivelmente fina nos membros e no tronco. O desenho das personagens, feito por Yoshihiko Umakoshi, que atualmente trabalha em Saint Seiya Omega, é muito difícil de ser trazido para o mundo real, mas os modeladores se esforçaram.


Este é o rosto padrão, com um leve sorriso. O rosto também é uma das partes mais difíceis de se fazer e ficou muito bonito.


É um pouco difícil de notar, mas este é outro rosto, mais sério. O rosto anterior tem uma expressão um pouco mais suave.


Expressão com os olhos fechados. É útil para certas situações.


Rosto usado para luta. Os olhos são voltados para a frente e por isso é bem fácil de usar.


O sistema de troca de rostos é semelhante aos das Revoltechs e figmas. É só que no meu exemplar, a franja estava um pouco dura de ser tirada.


As rosas da cabeça são bem moldadas apesar do tamanho. A franja em formato de lua é bem representada.


A modelagem do cabelo é precisa, mas não tem pintura em degradé como nas figmas.


Duas mechas de cabelo possuem articulações que permite que elas sejam abertas.


A articulação do pescoço pode ser trocada por outra peça, que não permite os movimentos verticais da cabeça. Isso foi implementado nas outras figuras da série, em que as cabeças acabavam se curvando para trás devido ao peso do cabelo. Esse problema não existe na Cure Moonlight e por isso, essa peça se torna desnecessária.


O tronco é incrivelmente fino. A articulação do peito tem boa liberdade, mas o adorno dividido em dois não ficou muito bom. A figma da Madoka teve uma solução melhor, usando uma peça em material maleável.


Os ombros possuem articulações com anéis na parte de dentro, mas não se movem tanto devido às ombreiras. Estas, por sua vez, são apenas encaixadas, sem nenhum outro tipo de conector, o que às vezes faz com que elas caiam.


A ombreira direita tem este broche, que é a fonte de poder das Precure. É bem modelado, mas no meu exemplar, ele veio riscado.


Os cotovelos e joelhos usam articulações semelhantes às figmas e conseguem se fechar bem.


Os pulsos seguem o mesmo sistema das outras S.H. Figuarts, com grande liberdade de movimentos. O problema é que o conector tem uma protuberância na ponta, o que pode dificultar a troca das mãos. Ainda, se for usada muita força, pode quebrar a articulação, que é bem frágil.


A saia tem quatro peças presas por uma conexão esférica. A intenção era de fazer com que ela não interferisse na movimentação das pernas, mas essas peças caem o tempo todo.


A articulação da cintura fica embaixo da saia e as coxas não são extensíveis, o que dá pouca mobilidade nessa região.


Os pés até possuem articulações, mas a movimentação é limitada. O salto alto também não dá muita estabilidade, o que faz com que seja difícil colocá-la em pé.


Talvez por isso, diferente de outros modelos da linha, os das séries Precure vêm com bases personalizadas. Tanto que nas instruções está escrito que a figura não consegue ficar em pé sozinha.


Apesar da personagem se movimentar bastante no desenho, a figura tem articulações bem limitadas.


É possível improvisar usando alguns truques de angulação.


Esta é a tampa do pote de Sementes do Coração. Lembra um estojo de pó compacto, mas diferente do desenho, ele não fecha. Com isso é possível representar a cena de transformação da Cure Moonlight.


- Precure! Open my heart!


- A flor que brilha sob a luz da lua!


- Cure Moonlight!


Está incluído o bastão mágico Moon Tact.


A ponta é feita de material transparente e o cilindro do corpo gira. A parte de dentro do cilindro é representada por um adesivo, mas no meu exemplar ele ficou meio torto.


- Que o poder das flores se reúna! MOON TACT!


- Que as flores brilhem! PRECURE SILVER FORTE WAVE!

Este é o golpe final da Cure Moonlight usado para purificar as pessoas transformadas em monstros, os Desertrians. Foi usado na segunda luta com a Dark Precure em um embate de forças, mas acabou perdendo.


- FLORAL POWER FORTISSIMO!!!

O outro golpe final, no qual Moonlight se envolve em energia floral e voa em direção ao inimigo. Também foi usado na luta com a Dark Precure em que as duas se chocaram quando a vilã usou um golpe semelhante.


Moonlight também pode lançar um cortador de energia do bastão.


- MOONLIGHT REFLECTION!

Cure Moonlight pode criar duas barreiras de luz capazes de rebater projéteis inimigos. Ela também pode lançá-las e controlá-las a distância.


- MOONLIGHT SILVER IMPACT!

Uma poderosa onda de choque lançada da mão de Cure Moonlight.


Está incluída uma figura de Cologne, o parceiro de Cure Moonlight. Ao morrer, ele se desfez como se fosse papel queimado e ao contrário do que se espera desse tipo de desenho, ele não volta à vida.


Ele tem uma expressão bem séria, representando o episódio em que seu espírito reaparece para Yuri. O pescoço pode ser girado e a modelagem é muito bem feita, mas a pintura deixa um pouco a desejar por estar cheia de sulcos.


Junto com outro mascote, mas de natureza totalmente oposta. Pensando bem, assim como Madoka Magica, Heart Catch Precure! quebrou vários conceitos dos desenhos de meninas mágicas.


Coleção colateral nº 3: mascotes. Hum... Ficou faltando a Tako Luka.


Comparação de tamanho com outras figuras. Ela é quase do mesmo tamanho de uma S.H. Figuarts de Kamen Rider e um pouco mais alta que uma figma.


- Até que todos os corações sejam preenchidos, eu continuarei lutando!

E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Moonlight, feita pela Bandai. Infelizmente o resultado não ficou muito bom, especialmente em relação às articulações. A modelagem é muito boa, considerando que o estilo do desenho é difícil de ser passado para o mundo tridimensional, mas esse modelo tem muitos problemas. O controle de qualidade é fraco, visto que o meu exemplar tem vários defeitos. As peças que caem a toda hora atrapalham muito ao movimentar a figura. O pior é que a figura é bem frágil e foi preciso manipulá-la com muito cuidado, mas mesmo assim eu sentia que alguma coisa ia quebrar. As articulações limitadas também não ajudam e por causa disso, não é possível representar a movimentação agressiva que a personagem mostra no desenho. Isso faz com que seja muito difícil representar as cenas de luta, o que vai contra o sentido de se ter uma versão articulada. A linha figma se deu muito bem ao representar um super herói, um gênero dominado pelas S.H. Figuarts. Mas as S.H. Figuarts não se deram tão bem ao tentar representar um gênero que as figmas dominam, as personagens femininas de desenhos animados. Não é uma figura totalmente ruim, mas só posso recomendar a fãs do desenho que tenham bastante cuidado e paciência. Torço para que a Bandai melhore na versão da personagem em que ela usa uma forma mais forte, a Super Silhouette, que terá venda exclusiva. Ou que lance uma versão aperfeiçoada.





Obs: O exemplo abaixo foi feito sem medir muito as consequencias. Não tente fazer a mesma coisa pois pode correr o risco de quebrar a figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html