sábado, 11 de agosto de 2012

Ultra Act Andromelos

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do herói Andromelos, feita pela Bandai.



Andromelos foi uma série derivada da franquia Ultra criada em 1981, logo depois do Ultraman 80 em que surgiriam guerreiros mais poderosos que os Ultras, os Andros, que contavam com armaduras chamadas de Cosmotectors para lutar contra as ameaças do universo. Em princípio, os Andros seriam os guerreiros Ultra clássicos com armaduras, mas mais tarde, por alguma razão decidiu-se fazer deles personagens separados.


Originalmente, Andromelos não tinha uma série de TV, mas ensaios de fotos para revistas infantis e séries em quadrinhos, uma delas desenhada pelo mestre Mamoru Uchiyama, em que ele contracenava com os guerreiros Ultra. Só dois anos mais tarde, em 1983 seria feita uma série para TV, com episódios curtos e filmado em vídeo, diferente das filmagens em pelicula usadas na séries anteriores. Infelizmente, nessa época a verba era curta e não foi possível fazer uma série de qualidade. Nessa série surgem outros guerreiros Andro, como o Andromars e a Androflor.


O inimigo de Melos era Judah, o General das Trevas. Mas mais tarde, descobre-se que acima dele ainda havia outros vilões maiores como os seus irmãos, Mordo e Gina, e mais acima o Demônio Espacial Gua. Judah aparece mais tarde no filme Ultraman Story controlando o monstro Grand King, que derrota quase todos os irmãos Ultra.


Curiosamente, na série em quadrinhos 復活!ウルトラ兄弟 (Fukkatsu! ULTRA Kyoudai, ou "A ressureição dos Irmãos Ultra"), escrita e desenhada por Mamoru Uchiyama em 1975, surge um personagem chamado Melos, que também usava uma armadura (na foto, em primeiro plano). Ele seria um guerreiro Ultra, amigo de Zoffy e comandante da Força Espacial Ultra da galáxia de Andrômeda. Ele usava uma arma chamada Andorang e seu golpe fatal era o Laser Shot Andromelos. Com tudo isso, muitos acreditam (ou é óbvio) que ele foi a base para o Andromelos.


O Andromelos esteve disponível por venda exclusiva na Tamashii Web, a loja virtual da Bandai.


O conteúdo da caixa. O número de acessórios é razoável, com uma boa quantidade de mãos intercambiáveis.


Visão de corpo inteiro. Este modelo combina elementos da série de TV com a versão em quadrinhos. A proporção é um pouco melhor que o original, com músculos mais definidos. Pode não parecer, mas ele não usa partes em metal.


"Close" do rosto, que segue a versão da série de TV, na qual o visor não tem os olhos desenhados.


Mesmo assim, por baixo do visor é possível ver os olhos esculpidos.


Algumas peças são feitas de material transparente, como na joia do peito e no Andro Spot na couraça da cintura.


A articulação do ombro é bem interessante. As ombreiras são presas ao "anel" interior ao invés de ser na placa peitoral como em outras figuras. Isso dá bastante liberdade de movimentos, embora cause estranheza no começo.


Em todas as mãos está esculpida uma estrela, que segundo o conceito, poderia ser removida e atirada como um dardo. Mas, talvez por ele nunca ter usado isso na série, a estrela não é removível.


A placa direita do peito pode ser removida para representar Melos usando a medalha Ultra Cross.


Os cotovelos e joelhos usam articulações duplas semelhantes às da Fei-Yen Miku, sendo planas dos lados ao invés de serem curvilíneas. Isso aumenta o aspecto cibernético da figura.


A couraça da cintura tem uma boa abertura.


Assim como nos modelos da série depois da reformulação, uma peça nas costas pode ser trocada por outra que tem um conector para as bases com suporte Soul Stage. E só para variar, as figma Stages e as di:Stages também funcionam.


Os pés são bem grandes e podem se esticar até o ângulo da foto. Uma pena que eles só giram nos tornozelos e não no pé, o que dificulta para colocar a figura de pé em certas poses.





No total a figura é bem articulada. Destaque para a curvatura do tronco, que é bem flexível, perdendo só para o Mirror Knight.


Também está incluída a arma fatal do Andromelos, a Double Saber, com duas lâminas que lembram o Eye Slugger, o bumerangue cortante do Ultra Seven.


Essa arma é muito parecida com uma usada por Melos em outra série em quadrinhos, escrita por Noboru Sakaoka, paralelamente à versão de Mamoru Uchiyama.


Também estão incluídas peças para representar a Double Lancer, no qual o cabo se expandiria para formar uma lança.


Um ponto a se tomar cuidado é que existe uma posição certa de encaixar as peças, sendo que um lado de cada conector é plano. forçar a conexão pode fazer com que a peça se quebre.






Melos usou bastante essa arma na série de TV e às vezes a arremessava contra um inimigo e ela voltava como um bumerangue.


Junto com a versão Ultra Act de Zoffy.


A cabeça é intercambiável com a do Ultra Act Zoffy e existe uma razão para isso.


Em uma luta contra Ace Killer, Zoffy é tragado por um buraco negro e desaparece.


Devido ao desaparecimento de Zoffy, os Irmãos Ultra passam por dificuldades em uma luta com monstros ciborgues, mas nessa hora surge o guerreiro desconhecido Andromelos, que salva a todos.


Mais tarde, descobre-se que Andromelos na verdade era Zoffy. Ao cair no buraco negro, Zoffy foi salvo pelo primeiro Andromelos, Sezahr, que lhe deu sua armadura e morreu em seu lugar. A partir daí, Zoffy assumiu o nome de Andromelos.


Quando tudo foi resolvido, Zoffy entrega a armadura para Bunowa, o filho de Sezahr, que passa a ser o Andromelos. Zoffy também o condecora com a medalha Ultra Cross.


A conexão do pescoço é um pouco dura e por isso não recomendo fazer isso muitas vezes. Ainda, outras cabeças podem ser conectadas se couberem no pino, como essa do Ultraman Gaia.


Na versão em quadrinhos de Noboru Sakaoka, o Ultra Seven é gravemente ferido em uma luta contra o robô King Joe. Melos salva o Ultra Seven, mas percebe que ele não pode ser curado nem com a medicina do povo Ultra. Ele então o leva e mais tarde, surge outro guerreiro Andro, de armadura vermelha e olhos retilíneos, armado com dois bumerangues cortantes, o Androwolf.


Diferente dos guerreiros Ultra, Melos não usa raios.


De fato, ele só conta com um, que dispara da joia do capacete.


Na série de TV, Andromelos usa uma nave para viajar pelo universo, mas depois é mostrado que ele pode fazer isso sem o uso de veículos.


E assim terminamos a apresentação da versão Ultra Act do Andromelos, feita pela Bandai. A figura é de boa qualidade e bem articulada, mostrando que a Bandai se dá bem em representações de super heróis. A pintura metálica é caprichada e o modelo vem com vários acessórios, além de ser bem articulado. É uma figura sólida, de alta qualidade, cujo ponto fraco talvez seja representar um personagem que agora é obscuro, especialmente para os fãs brasileiros. Mas eu conheço o Andromelos desde criança e sendo assim, para mim não existe nenhum problema. O pé que não pode ser girado na parte de baixo do tornozelo também atrapalha um pouco, sendo difícil colocar a figura de pé em certas poses. As articulações são firmes, mas não tanto quanto as do Zoffy. Mesmo assim, recomendo para quem conhecia e gostava do Andromelos quando era criança e torço para que soltem uma versão Ultra Act do Androwolf e do vilão Judah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html