sábado, 22 de setembro de 2012

Revoltech Danboard

Saudações.

Desta vez vou apresentar uma figura bem curiosa, a versão Revoltech do Danboard, das tirinhas de quadrinhos Yotsuba to!, feita pela Kaiyodo.



Yotsuba to! (よつばと!, algo como "Yotuba &") é uma série em quadrinhos japonesa escrita por Kiyohiko Azuma, que conta as experiências da menina Yotsuba Koiwai, de cinco anos de idade ao se deparar com várias situações (comuns) do cotidiano e se emocionar com as pequenas coisas da vida.


O Danboard aparece no episódio 28 da série no qual Miura e Ayase, amigas de Yotsuba e estudantes do primário fazem uma fantasia de robô com caixas de papelão. Yotsuba encontra Miura vestida com a fantasia e acredita que ela é um robô de verdade. E para não decepcionar Yotsuba, Miura e Ayase entram na brincadeira.


O Revoltech Danboard fez um sucesso inesperado de vendas com seu visual simples, mas com um estranho carisma. Tanto que até quem nunca ouviu falar da série em quadrinhos acabou comprando. Vários entusiastas de Toy Art pelo mundo utilizaram o pequeno "robô" para fotos em várias situações, muitas delas no meio do cotidiano. Tanto que foi feito um relançamento, desta vez com um modelo exclusivo para as lojas parceiras da Kaiyodo, a versão たいへんよくできました (Taihen Yoku Dekimashita algo equivalente ao carimbo de "Ótimo" dado no jardim da infância).


A caixa é de papelão de verdade e com várias sacadas, como a cara do Danboard na tampa e o símbolo de "Reciclável/Papelão" na aba. E de fato é.


O conteúdo da caixa. Incrívelmente simples, mas o charme do Danboard é sua simplicidade.


Visão de corpo inteiro. Não tem muito o que dizer. É um daqueles robôs de caixas de papelão que se faz nas aulas de arte no primário. Eu mesmo já fiz um desses quando era garoto e paguei mico andando com essa roupa na escola de artes. Por isso ela me traz lembranças da infância.


"Close" do rosto. O que posso dizer. É altamente simples. O plástico é coberto por uma camada fosca para parecer papelão. Pena que no meu exemplar houve um risco na camada.



Apesar da modelagem simples, a figura tem vários detalhes esculpidos que lembram caixas de papelão. O mais incrível é o "saiote", que lembra mesmo abas de uma caixa dessas.


O nível de detalhe é tanto que existe uma marca de "Reciclável/Papelão" no ombro, bem abaixo da cabeça.


As ombreiras também têm um sulco, como se fossem feitas de papelão.


No peito existe um detalhe esculpido que lembra uma entrada de moedas. Isso é porque foi dito a Yotsuba que o Danboard se move com dinheiro, do mesmo jeito que brinquedos de parquinhos.


Existe um detalhe tampografado na cabeça que representa um carimbo usado em escolas japonesas para avaliar os trabalhos e lições das crianças do primário em forma de flor de cerejeira, com a inscrição Taihen Yoku Dekimashita. Esse é o único diferencial da versão regular.


Do lado da cabeça existe um botão "liga/desliga", que dentro da história em quadrinhos acendia uma lâmpada para acender os olhos do "robô".


E no modelo existe um compartimento de baterias dentro da cabeça.


Movendo o botão...



... os olhos acendem de verdade.


Como fica no escuro (esta foto não usa nenhum efeito especial de editor de imagens).


As articulações são exatamente como se imagina. É só que desta vez as Revolver Joints são bem firmes.


A cabeça tem uma capacidade de movimentos impressionante.


As "abas" da frente e de trás do "saiote" são móveis, de modo a não interferir nos movimentos das pernas, que já são naturalmente limitados.


Está incluída uma base para a figura com um conector para o pé. Ela não é totalmente necessária, já que o modelo pode ficar de pé sozinho, mas dá um toque especial. Ele também vem com a marca do "Taihen Yoku Dekimashita".


Também está incluída uma cabeça para representar a Miura tirando o capacete.


Apesar do traço simples, a escultura é bem feita, especialmente o cabelo. É necessário instalar a Revoltech Joint nela, que fica bem firme, de modo que a junta não fique presa no corpo do Danboard.


É incrível como uma figura de articulabilidade tão limitada e com uma só face possa ser tão expressiva.


Alma gêmea?


- ?!

- He he! Se você se move com dinheiro, vou te colocar uma medalha para criar um Yummy.


- ......

- Assim não dá! Não ganho nem de uma caixa de papelão!


- Puxa! Eu olho para você e não consigo deixar de sentir um parentesco.

- ......


E assim tivemos a apresentação do Revoltech Danboard, feito pela Kaiyodo. Essa é uma figura bem misteriosa. Apesar de não ser tão articulada e só ter um rosto, ela exerce uma estranha atração, muito difícil de explicar, além de ter uma forte sensação de presença. Logo ao ver, eu sentia um desejo inexplicável de ter uma dessas. E ao mexer, a fascinação cresce mais ainda. Apesar de ser uma figura extremamente simples (ou talvez por isso), é possível imaginar várias situações com ela. E nas mãos certas é possível criar fotos com grande refinamento artístico. Colocando a palavra "danboard" em um site de busca e selecionando a busca de imagens, pode-se ver milhares dessas fotos e muitas feitas com extremo requinte e bom gosto, mesmo não tendo nada a ver com a série em quadrinhos. Não é uma figura que eu posso recomendar para todos, mas quem gosta de Toy Art com certeza vai saber apreciar. Até eu, que não sou adepto, acabei gostando.

2 comentários:

  1. Queria tanto um desse... mas aqui onde moro não vende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Mia Leão!

      Esse eu comprei na época do relançamento em uma loja do Japão que manda para cá. É possível encontrar em lojas de usados e algumas vezes lançam novos modelos. Na seção de Links, no alto da página tem indicações de várias dessas lojas (https://usys222.blogspot.com.br/p/sobre.html).

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html