sábado, 6 de abril de 2013

S.H. Figuarts Kamen Rider Den-O Sword Form

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Kamen Rider Den-O em sua Sword Form, feita pela Bandai.


Kamen Rider Den-O foi exibido no Japão pela primeira vez em 2007 e conta a história de Ryoutaro Nogami, um sujeito pacato, mas muito azarado, que ganha os poderes do Kamen Rider Den-O durante uma briga e é possuído por um Imagin, um ser vindo do futuro. Os Imagins são formas de vida etéreas que ganham corpo ao fazer um contrato com um ser humano e suas formas são baseadas em um objeto da memória dessa pessoa. Em troca da realização do desejo do contratante, o Imagin ganha o poder de viajar no tempo até uma data que foi marcante para essa pessoa e consegue alterar a história como ele bem entende. Nogami, por ser uma Singularidade, não sofre os efeitos da mudança da história e por isso, ele é o único que pode detê-los. Para isso, ele conta com a ajuda de Imagins que decidiram ficar ao lado de Nogami e que lhe dão seus poderes ao entrar em seu corpo, sendo que cada um tem uma especialidade.

O seriado inovou ao trazer um veículo que nunca foi usado por um Kamen Rider: um trem. E esse trem é pilotado através de um módulo que lembra uma motocicleta, que pode se separar. O trem, o Den-Liner, é uma gigantesca máquina do tempo que Nogami usa para procurar os Imagins que vão para o passado.

Talvez devido à sua capacidade de viajar no tempo, Kamen Rider Den-O teve bastante participação em filmes e especiais de vídeo. Os Imagins se tornaram bastante populares e ganharam seu próprio desenho animado, composto de capítulos de aproximadamente cinco minutos e em um episódio eles contracenaram com o herói Ultraman Taro (Ultraman Taros, dentro do desenho), da Tsuburaya Productions. Den-O também contracenou com um personagem famoso em todo o Japão, o Shin-chan.


Nogami assume a Sword Form quando é possuído pelo Momotaros Imagin, que ganhou esse nome e a forma de um Oni (criatura mítica do Japão, análogo ao Ogro ou ao Diabo) vermelho das lembranças que vem do conto infantil japonês Momotaro. Momotaros é agressivo, impulsivo, inconseqüente e gosta de lutar. Na verdade, seu grande objetivo é lutar fazendo bonito, embora seu estilo seja bem largado e bem bruto. Mas apesar de tudo, Momotaros no fundo tem bom coração e dá muita importância a seus amigos. A Sword Form é a forma mas equilibrada do Den-O e como seu nome diz, usa a espada como arma. Por ser a forma mais equilibrada, ela é boa para testar a força do inimigo, só que tem desvantagens contra oponentes que são muito fortes ou muito ágeis. Mas para isso Nogami pode contar com a ajuda de outros Imagins (ainda que a contragosto de Momotaros).

Momotaros é interpretado pelo lendário dublador Toshihiko Seki, que fez os papéis principais nos desenhos Zillion (J.J.), Shurato (Shurato Hidaka) e Pet Shop of Horrors (Conde D). Ele também fez os papéis de Duo Maxwell em Gundam Wing e Milo de Escorpião em Cavaleiros do Zodíaco - Saga de Hades. Recentemente, ele fez o papel de Hiroshi Hoshizora, o pai da personagem principal, Cure Happy, em Smile Precure!.


O conteúdo da caixa. Vem com um bom número de mãos intercambiáveis e acessórios e inclui peças de efeito para o golpe fatal.


Visão de corpo inteiro. A representação é perfeita, assim como a proporção. A cor vermelha chama bastante a atenção.


"Close" do rosto. O que mais chama a atenção são os gigantescos olhos insectóides, com o formato de um pêssego cortado no meio. Isso tem relação com o conto japonês no qual essa forma se baseia, o Momotaro, que teria nascido de um gigantesco pêssego.


Um ponto a se tomar cuidado é que as antenas compartilham do material (rígido) dos olhos e por isso são frágeis e podem se quebrar se não forem manipuladas com cuidado.


A textura dos olhos insectóides é muito bem feita.


O relevo da máscara é muito bem esculpido, com vários detalhes.



As ombreiras da armadura possuem dobradiças, o que ajuda muito no movimento dos braços. Pode não parecer, mas as dobradiças não chamam tanto a atenção.


A movimentação dos braços é muito boa, embora o cotovelo não se dobre muito. As braçadeiras têm pintura esmaltada branca.


Os ombros têm vários detalhes esculpidos na parte de trás.


A placa peitoral tem pintura esmaltada vermelha. No meio nota-se uma linha que lembra um trilho de trem, que também está presente na máscara


O cinto de transformação, Den-O Belt. A fivela lembra um relógio e estão esculpidos os botões coloridos usados para chamar cada Imagin e mudar de forma.


Dos lados do cinto estão peças representando a arma do Den-O, a Den Gasher, desmontada.


Também estão incluídas partes para representar os seguradores sem as peças da Den Gasher.


Os seguradores podem interferir um pouco no movimento das pernas, sendo necessário girá-los para cima para algumas poses. Em alguns exemplares, eles não ficam bem presos e podem cair.


A parte de trás do cinto. Confesso que só vi um capítulo do seriado e não sei dizer se isso serve para segurar um item, o Rider Pass, necessário para a transformação e para a ativação dos golpes especiais.



As coxas são extensíveis e permitem uma boa abertura de pernas. Com isso é possível fazer o chute alto da foto.


Como todo Kamen Rider, Momotaros às vezes usa chutes. O modelo pode fazer uns chutes bem elegantes, mas o negócio dele é o bom e velho Yakuza Kick.


As pernas têm pintura metálica e os tornozelos possuem articulações multidirecionais, o que dá excelente estabilidade à figura.


Está incluída esta mão direita com o polegar levantado. Ela serve para a apresentação do personagem.


俺、参上!(Ore, sanjou! significaria algo como "Eu cheguei!"). As mãos com dedos abertos também são esculpidas para representar essa pose.


A Den Gasher é uma arma que pode ser montada em várias configurações. Nesta versão, por razões óbvias, está incluída a configuração em forma de espada.


- Eu começo e vou até o fim no CLIMAX!

- VAMOS LÁ VAMOS LÁ VAMOS LÁ!!!

Momotaros tem várias frases de efeito.


O estilo de luta do Momotaros é largadão, mas tem uma característica bem interessante.




Ele vai passando a espada de mão em mão para fazer seqüências de golpes. Isso é bem peculiar e dá a entender que Momotaros é ambidestro.



Está incluída esta peça que representa o Rider Pass, com o emblema do Den-O esculpido direitinho, assim como uma mão para segurá-lo.


Esta é a peça para representar a Den Gasher sem a lâmina, usada no golpe especial. Nele, a lâmina é ejetada e é guiada pelo Den Gasher, sendo que às vezes parece ser uma lâmina estendida e às vezes voa como um bumerangue cortante. A lâmina separada também está incluída.


As peças de efeito podem ser colocadas na Den Gasher sem lâmina para representar o golpe fatal em uma versão mais "energizada".


Cada um dos "raios" tem um lugar certo para ser colocado na "bola de energia", sendo indicados pelo número de pontos esculpido na base da peça. Na foto, a peça que tem dois pontos esculpidos é colocada no orifício da bola marcada por dois pontos.


E cada "raio" tem um lugar certo para ser colocado na lâmina, sendo necessário seguir o esquema do folheto de instruções.



A espada fica gigantescamente enorme, sendo que o modelo quase não consegue sustentá-la.


Com todas essas peças é possível representar o golpe fatal do Den-O, o Extreme Slash (ao que Momotaros se refere como 俺の必殺技, Ore no Hissatsu Waza, ou "O Meu golpe fatal").


Primeiro é colocar o Rider Pass sobre o cinto, como nos cartões-bilhetes magnéticos de trens...


... e depois (por alguma razão) jogar fora.




Existem variantes desse golpe, que Momotaros chama de "Part 2" ou "Part 2'".


Depois a lâmina volta ao Den Gasher.



E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Den-O Sword Form, feita pela Bandai. É uma figura sólida e muito bem feita, que mostra com perfeição o personagem e tudo o que ele faz no seriado. As articulações são bem pensadas, vem com vários acessórios e inclui até mesmo peças de efeito. O ponto fraco seriam as antenas, (necessariamente) finas na base, mas feitas de material rígido, que pode se quebrar se manipuladas de forma incorreta. O fechamento dos cotovelos também não é muito bom, mas é o bastante. Outro ponto a se notar é que os conectores das mãos intercambiáveis são muito grandes, o que dificulta a troca. Mesmo tendo tudo isso em mente, recomendo fortemente aos fãs do seriado. O modelo está disponível no Brasil, assim como sua variante mais forte, a Climax Form.





A seguir: Eu, cheguei!

2 comentários:

  1. E aí Usys, como vai?

    Rachei de rir na parte do "...grande objetivo é lutar fazendo bonito, embora seu estilo seja bem largado e bem bruto" hahaha. Eu sempre achei graça dessa incoerência que o Momotaros tinha consigo mesmo. O cara lutava de qualquer jeito e o pavio curto dele fazia a coisa ficar mais desequilibrada ainda.

    Entre os 4 principais imagins, o Momotaros é o que eu considero o mais engraçado. O modo de falar dele e a forma como ele vive se ferrando com os outros (apanhando da Hana, por exemplo) torna ele hilário.

    Apesar de tudo, ele é como se fosse uma peça central no grupo de imagins. Afinal, foi o primeiro a fazer contato com o Ryotaro e tinha uma importância primária pra ele, apesar de ele considerar todos os imagins dele importantes.

    Terminei de ver Kamen Rider Den-O esses dias e digo: me arrependo de não ter completado bem antes. No início a história parece muito repleta de comédia, mas no fundo ela tem suas complexidades e uma série de questões dramáticas. A situação do Yuuto e dos próprios imagins do Ryotaro são bons exemplos pra isso.

    No mais, ótimo review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kakughost!

      O Momotaros é muito legal! Um dos meus favoritos! Ele é engraçado, meio cafajeste, mas na hora de ser heroico ele é. E habilidoso, já que ele usa tanto a mão direita quanto a esquerda para golpear. A voz do Toshihiko Seki também é um dos grandes pontos, pois ele é um dos meus dubladores favoritos e é perfeito para interpretar esse tipo de personagem.

      Den-O, assim como todos os Kamen Riders de agora (na verdade, qualquer programa de super herói de agora), tem uma mensagem. Algo que a gente tem que prestar atenção para ver. E é isso o que eu sempre procuro, além é claro de querer diversão. Tanto faz se é aventura, drama ou comédia. Para mim obra boa é aquela que cumpre o que promete, sem apelar para mudanças de linha, se mantendo coerente até o fim. E Den-O conseguiu.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html