sábado, 17 de agosto de 2013

S.H. Figuarts Tyranno Ranger & Dragon Ranger





恐竜戦隊ジュウレンジャー(Kyouryu Sentai ZYURANGER, ou Esquadrão Dinossauro Zyuranger) foi exibido pela primeira vez no Japão em 1992 e foi a 16ª série da franquia Super Sentai da Toei, cujo maior representante aqui no Brasil é o Esquadrão Relâmpago Changeman. Os Zyuranger seriam cinco guerreiros vindos de uma antiga civilização de humanos que evoluíram dos dinossauros e que reviveram na era atual para lutar contra Bandora, conhecida como a Maior Bruxa da História. Cada um dos Zyuranger tem como totem uma fera pré-histórica, sendo que nem todos são dinossauros, apesar do título do seriado. Mas o "Zyu" de "Zyuranger" seria o 獣 ("juu"), que em japonês significa "fera" e por isso o título não está totalmente errado.

O seriado contou com atores que eram bastante conhecidos de outras séries, como Takumi Hashimoto, que foi o Manabu, irmão do Jiraiya, o Incrível Ninja. A Bruxa Bandora foi interpretada pela veterana Machiko Soga, falecida em 2006 e que fez vários papéis de bruxa e rainha em seriados anteriores.

Anos mais tarde, o seriado foi adaptado pela Saban Entertainment e rebatizado como Mighty Morphin' Power Rangers, extendendo a franquia Super Sentai para fora do Japão. O seriado teve boa recepção nos Estados Unidos, mas no Brasil as opiniões ficaram divididas, pois já eram exibidos seriados Super Sentai por aqui e por isso já existia uma base de fãs.


Geki, o Tyranno Ranger é o príncipe da tribo Yamato, um das antigas civilizações que existiam há cento e trinta milhões de anos atrás. Ele é o guerreiro que simboliza a Justiça. Como líder dos Zyuranger, Geki tem um grande senso de responsabilidade e está ciente de seu dever de proteger a Terra. Como quase todos os "vermelhos" de séries Super Sentai, ele é intenso, exaltado e às vezes inconsequente. Ele também tem grande habilidade no manejo da espada. Seu pai e sua mãe, os reis de Yamato, assim como sua irmã mais nova foram mortos na primeira guerra contra Bandora.

Geki foi interpretado por Yuuta Mochizuki, que mais tarde foi Kouji Segawa, o Kamen Rider J e no seriado Super Sentai anterior, Jetman, foi o J1, o líder dos Neo Jetman.


Burai, o Dragon Ranger, é o irmão mais velho de Geki, e que a princípio luta do lado de Bandora. Burai conta que os dois na verdade são filhos do Cavaleiro Negro de Yamato e que Geki foi adotado pelo Rei quando ele tinha um ano de idade. O Cavaleiro Negro tentou derrubar o Rei de Yamato para tomar o poder, mas foi derrotado e Burai fugiu para a Floresta das Fadas, onde ele treinou para um dia realizar a ambição de seu pai de conquistar o mundo. Desde então, ele passou a nutrir ódio por Geki. Mas ele acaba se regenerando e passa a lutar junto com os Zyuranger, introduzindo o conceito do "Sexto Guerreiro" nas séries Super Sentai. Um "Sexto Guerreiro" já existia em Maskman, o Mask X1, mas o Dragon Ranger foi o primeiro do tipo a ser parte do elenco fixo do seriado.

Burai foi interpretado por Shiro Izumi, que antes havia interpretado Yuuma Ozora, o Change Pegasus no Esquadrão Relâmpago Changeman.

O conteúdo das caixas. Ambos vêm com todas as armas usadas no seriado.

Vamos começar pelo Tyranno Ranger. Os Super Sentai têm um visual mais simples que os Kamen Riders e por isso a modelagem não é tão complexa. Mesmo assim, ela representa bem o personagem.

Assim como em outras figuras de Super Sentai da linha, o capacete tem pintura esmaltada. O formato lembra um tiranossauro, a fera-totem de Geki. O visor ficaria na boca do tiranossauro, um aspecto bastante frequente em seriados Super Sentai que tem dinossauros como motivo. A máscara também tem uma "boca" definida, mais ou menos com em Super Sentai mais antigos.

O sistema de articulações é semelhante ao de outros Super Sentai da linha. A liberdade de movimentos é boa, mas nada excepcional.

O cinto tem a fivela Dino Buckler, que também seria o item de transformação. A modelagem é muito boa, com a medalha no meio. Ela não tem a inscrição "ZYURANGER KYORYU SENTAI" ao redor, mas aí seria pedir demais (e seria difícil a troca por "POWER RANGERS" na versão americana).

No cinto está conectado um coldre para a Ranger Stick. O coldre é feito de material maleável, mas escapa do cinto com facilidade e por isso tem de ser manipulado com cuidado.

Esta é a Ranger Stick, o equipamento-padrão dos Zyuranger.

Estão incluídas peças diferentes para representar os modos "Ranger Gun" e "Ranger Sword". A modelagem e a pintura são intrincadas, representando bem a arma original.

Também está incluída a Thunder Slinger, um equipamento adicional semelhante a um estilingue, recuperado por Geki e Burai.

Ela se conectaria à Ranger Gun para formar a Ranger Slinger, uma arma mais poderosa. Está incluída uma peça para representar esse modo também.

Esta é a espada RyuGekiKen, equipamento específico para o Tyranno Ranger e uma das Cinco Armas Lendárias que tiveram de ser recuperadas da Terra do Desespero, depois de muitas provações.

A modelagem da espada é incrível, com vários detalhes esculpidos e tampografados. No círculo estaria a estampa de um tiranossauro, mas devido ao tamanho, não foi possível fazer algo muito detalhado.



Estão incluídas três mãos de diâmetros diferentes para segurar cada um dos equipamentos.

Também estão incluídas mãos para representar a pose de apresentação. Uma pena que o conjunto não inclui mãos em repouso, mas é possível usar as de outras figuras da linha que tenham luvas brancas.

O Dragon Ranger também é bem representado. Os diferenciais são a placa peitoral e os adornos dourados nos braços e pernas.

A máscara do Dragon Ranger tem uma joia na testa. Talvez para dar a ideia de uma fera mítica, o dragão, que não é um dinossauro.

A placa peitoral é feita de material rígido e é bem esculpida, com os símbolos nas pontas da parte em losango.

A placa é uma peça separada do corpo e é presa por alças que não são removíveis. Sendo assim, não é possível removê-la sem danificar a figura. Ia ser bom se ela fosse intercambiável com alguma que representasse a placa de material maleável usada nas filmagens.

Diferente do Tyranno Ranger, existem detalhes em dourado nos braços e nas pernas. Sendo assim, mesmo que a placa pudesse ser colocada no Tyranno Ranger iriam faltar essas partes para representar o Armed Tyranno Ranger.

Isso é um problema que também tem no Tyranno Ranger, mas a articulação do joelho não fica com uma aparência muito boa quando dobrada. Parte de coxa fica "sobrando", o que faz com que a linha não fique natural.

A Dyno Buckler tem uma medalha diferente da do Tyranno Ranger.

No cinto está a bainha para a adaga ZyuSouKen. Diferente do Tyranno Ranger, ela fica bem presa ao cinto e não cai com facilidade.

A ZyuSouKen é a arma mais característica do Dragon Ranger, que também é usada como uma flauta que controla o deus Dragon Ceasar. A melodia da flauta também permite dar habilidades especiais ao Dragon Ranger.

A ZyuSouKen é incrivelmente bem esculpida, inclusive com a parte que representa o bocal e tem até os botões no cabo e na lâmina.

Estão incluídas mãos específicas para representar o Dragon Ranger tocando a ZyuSouKen. O posicionamento é um pouco difícil, devido à placa, mas é possível aproximar bem o bocal do capacete.

Está incluída também a espada Hellfried, dada por Bandora ao Dragon Ranger, que a usava no começo.

A Hellfried seria a espada mais poderosa do Inferno, que só poderia ser usada por alguém com uma grande sede de poder.

A escultura da espada é incrível. A joia do cabo é feita de material transparente e os adornos são bem esculpidos.

O conjunto inclui dois tipos de mãos para segurar as armas.

A mão menos fechada serve para segurar a Hellfried.

A mão mais apertada segura a ZyuSouKen.

Na verdade, a mão da Hellfried pode segurar a ZyuSouKen sem problemas. E o melhor: com menos risco de danificar a pintura da adaga.

Burai no começo só tinha a Hellfried, mas depois de receber a ZyuSouKen, passou a usar um estilo de "duas espadas".



Burai aparece na frente de Geki para desafiá-lo para um duelo decisivo.

- Burai! Eu vou derrotá-lo em nome da justiça!

A luta é bem difícil.

Geki saca a Ranger Gun...

... mas Burai usa uma melodia da ZyuSouKen que aumenta a resistência de sua placa peitoral e cria uma barreira que repele o ataque da Ranger Gun.

- Eu te odeio! Porque meu pai foi morto e não pôde se tornar rei!


- Eu não vou perder! É minha responsabilidade defender a Terra!

Geki lança uma lâmina de energia da espada que arranca as armas de Burai.

Ao ver que seu oponente está desarmado, Geki também larga sua espada...

... e golpeia Burai com suas próprias mãos.

Burai tenta reagir...

... mas Geki vence a luta.

DaiZyuJin determina que todo o mal deve ser destruído e por isso Burai deve morrer.

Mas Geki não consegue matar seu irmão.

Aproveitando esse momento, Burai empunha a Hellfried e tenta atacar Geki.

- Burai. Pode me matar. Se isso aplacar o seu ódio, então está tudo bem.

- Me perdoe, Geki! Eu perdi tudo e não tinha mais nada para odiar e isso acabou se voltando contra você!

A maldade desaparece do coração de Burai e a Hellfried se desfaz.

Finalmente, os dois irmãos se abraçam e Burai passa a lutar ao lado dos Zyuranger.

Também estão incluídas peças extras para representar as versões Powerful Rangers, que apareceram em Akibaranger. Nesse caso os nomes seriam "Red Ranger Jason" e "Green Ranger Tommy"? Para isso é preciso desmontar as figuras no pescoço e na cintura.

Colocando em certas poses até que não fica ruim. O chato é que as conexões são um pouco duras e a troca não é tão fácil.

Um efeito colateral é que é possível colocar cabeças de outras figuras, representando uma versão sem capacete. Acima fotos usando cabeças de Revoltechs e figmas. Um ponto a se tomar cuidado é que antes é preciso remover a articulação das cabeças, visto que o diâmetro do conector é diferente. Se for fazer isso é preciso ter em mente que é arriscado e até perigoso.

Outro efeito colateral é que é possível recombinar as partes e fazer este "Christmas Ranger". Mas vendo bem, parece até uma figura pirata.

O Dragon Ranger junto com o Shadow Moon, outro personagem bastante popular. Na verdade, eles têm vários pontos em comum.

Ambos seriam um equivalente malvado do herói (o Dragon Ranger pelo menos a princípio). Ainda, ambos têm um laço fraternal com o herói.

Os dois possuem uma espada maligna.

E eles ficaram gigantes uma vez. Como o ator que fez o Tyranno Ranger também foi o Kamen Rider J, então tudo se conecta (como assim?).

E assim termino a apresentação das versões S.H. Figuarts do Tyranno Ranger e do Dragon Ranger, feitas pela Bandai. Ambas são representações perfeitas dos personagens originais, incluindo todas as armas. E diferente de outros modelos, desta vez o Tyranno Ranger veio com o armamento adicional, o Thunder Slinger. Os dois incluem várias mãos para segurar as armas, mas creio que só dois tipos seriam o suficiente. Melhor seria se incluíssem uma mão em repouso. As peças extras para representar a versão Powerful Rangers são bem interessantes, mas o uso é um pouco limitado, visto que nem os Power Rangers tinham esses adornos. Está previsto o lançamento nos Estados Unidos das versões Power Rangers, que provavelmente não incluem esses extras e por isso quem é fã só das series Zyuranger e Power Rangers podem considerar pegar a versão americana. Estas são figuras que representam bem os heróis de duas séries que marcaram presença e por isso, se você for fã de uma delas (ou das duas), recomendo a compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html