sábado, 12 de outubro de 2013

Petit Chara Series Smile Precure!

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Petit Chara das personagens do desenho Smile Precure, feita pela Mega House.





A linha Petit Chara! segue o mesmo conceito das Nendoroid Petit, sendo vendidas em embalagens fechadas em que não dá para saber qual figura tem dentro. Outro conceito em comum com Nendoroid Petit é que as personagens são representadas no chamado formato SD (Super Deformed), com a proporção de duas cabeças e meia, de forma cômica. É possível comprar caixas fechadas com dez exemplares, mas existem doze modelos (seis básicos e seis variantes) e por isso, para conseguir todos seria necessário comprar duas caixas. O grande problema é que o empacotamento é aleatório e ouvi relatos de colecionadores que não conseguiram reunir todos os modelos mesmo comprando mais de uma caixa.


Comprando a caixa, vêm de brinde dois cartazetes promocionais do tamanho de um cartão postal.


Cada figura tem mais ou menos uns 6cm. Na foto, uma moeda de 25 centavos para servir de referência.


Cada figura também vem em uma base, feita de material transparente, com o símbolo das Smile Precure em relevo.


Aqui eu apresento os modelos do tipo "B", com uma expressão diferente. Os do tipo "A" apresento aqui.



Vamos começar pela Cure Happy. Na verdade, esse modelo é baseado em um episódio em que as Smile Precure são transformadas em crianças. Por isso, não é exatamente um SD.


Nesta versão, Miyuki é mostrada com um sorriso no rosto, o que é condizente com sua personalidade. É bem bonitinha, com as bochechas pintadas de rosa. A tiara com as asinhas são outro ponto a se notar.


O corpo também é bem comprimido, com todos os detalhes.


O cabelo é bem modelado, com todas as curvas.



Cure Sunny. A pose transmite bastante força, o que é condizente com a personagem.


O rosto tem uma piscadela. Ficou bem charmosa.


A roupa é parecida com a da Cure Happy, mas de cor laranja.


O penteado é um "coque" com um enfeite em forma de asa.


Tentaram fazer uma gradação no cabelo, mas a qualidade não é das melhores.



Cure Peace é representada em uma pose bem "fofinha". O impacto visual é bem grande e arrebatou corações no mundo inteiro.


A expressão é a mesma da Miyuki, mas parece bem mais bonitinha. Dá até vontade de apertar a bochecha dela. É aquele sorriso que alivia depois de um dia duro de trabalho.


A cor-símbolo da Yayoi é o amarelo. Pode não parecer, mas existem diferenças entre as roupas das Cures, especialmente na saia.


O cabelo tem formato de um cacho de bananas e isso é motivo de piada entre os fãs.


As mãos têm os dois dedos em riste, formando um "V". Em sua cena de apresentação, Peace joga Jankenpô com os telespectadores.


- Lulinha!

- Alien Lula!


Outro fator que contribuiu para a popularidade de Yayoi é que ela é interpretada por Hisako Kanemoto, a dubladora da Garota Lula. Esse é outro motivo de piadas entre os fãs.



Assim como as outras, Cure March é representada na pose de apresentação com as cinco reunidas.


A expressão é igual à da Sunny, mas piscando com o outro olho.


A cor-símbolo da March é o verde. Os sapatos da March teriam um formato bem diferente, elegante, mas não foi possível representar isso na figura devido à proporção comprimida.


O cabelo da March é bem característico, formado por três rabos-de-cavalo. A pintura não é muito consistente.



Cure Beauty. A cor azul reflete bem o seu elemento e a sua personalidade.


A expressão é a mesma que a da Miyuki e da Yayoi, embora pareça mais madura (na verdade, todas têm a mesma idade).


Assim como nos outros modelos, a roupa tem vários detalhes, como o broche no peito e a pochete na cintura.


O cabelo é bem característico, lembrando um pouco a personagem Hilda de Polaris, de Saint Seiya, mas com várias mechas soltas na parte de trás.


Existe um sexto modelo, representando o vilão Wolflun, baseado no Lobo Mau dos contos de fada. Ele é um lutador habilidoso, que tem agilidade e força, sendo um oponente formidável. Quando se enfurece, seus olhos ficam vermelhos e ele age como uma fera bestial.


Mas quando é transformado em criança, ele fica inofensivo. Em muitas ocasiões, é mostrado que ele não é mau de todo e muitos fãs imaginaram que ele seria um personagem como o Lobo Guerreiro de Corrector Yui.


O rosto é bem feito, inclusive com o focinho protuberante. Mas com essa cara, ele não passa de um cachorrinho.


A roupa é um collant de couro. Um visual bem "roqueiro".


A cauda é presa por uma conexão esférica e pode ser girada e levemente movida.


A partir desse conjunto, a série Petit Chara passou a incluir uma micro figura extra que viria de brinde junto com um dos modelos maiores. Nesse caso é o Wol Lun, a forma mascote do Wolflun.


Ele é bem pequeno, quase do tamanho de uma moeda de 25 centavos, mas é bem feitinho, com as estampas e pinturas. De acordo com a apresentação da empresa, seria necessário ter sorte para conseguir essa micro figura.


No meu exemplar ele veio com a Cure Sunny. O irônico é que eu peguei um exemplar dela cheio de falhas de pintura. Em outras palavras, um exemplar "azarado".




Comparação com Nendoroid Petits (a última é um extra). A qualidade de pintura das Nendoroids é superior. A modelagem é questão de gosto pessoal para saber qual ficou melhor.


Comparação com uma Chibi Kyun Chara, da Banpresto. Apesar da Mega House também ser afiliada à Bandai, a qualidade da pintura é inferior à da Banpresto.


União das Meninas Mágicas. Algo que espero fazer um dia com figuras articuladas e na proporção normal.


Finalmente tenho versões comprimidas das personagens principais de meus desenhos favoritos (bom, tem uma que não é desenho).

E assim termino a apresentação das versões Petit Chara! das Smile Precure, feitas pela Mega House. A empresa fez um bom trabalho trazendo as versões infantis das heroínas, bem parecidas com as que aparecem no episódio 38. Uma pena que o acabamento seja tão ruim, com falhas de pintura, irregularidades na tampografia dos olhos e até marcas de dedos. Ainda, aparentemente a Mega House está adotando as políticas de sua empresa superior, a Bandai, ao não colocar todos os exemplares na mesma caixa, forçando a compra de duas. O controle de qualidade já nem menciono. Mesmo assim, a modelagem ainda é muito boa e estou contente por ter todas as heroínas de um de meus desenhos favoritos finalmente reunidas em minha casa. Mesmo com as falhas, recomendo para os fãs da série, uma vez que elas ficaram bem bonitinhas e fofinhas. E fico no aguardo das versões articuladas.

2 comentários:

  1. Muito legal a matéria. Por favor, há a possibilidade de fazer um post sobre a diferença de dimensões das linhas Petit Chara, Nendoroid Petit, One Coin Grande, Prop Plus e Deformeister Petit? Não existe nenhuma base de referência e para quem quer começar, mas não sabe por onde, seria uma boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rafael Gin!

      Taí uma boa ideia! Uma matéria sobre as figuras em SD! Gostei mesmo e vou fazer algo nesse sentido, sim.

      Dessas linhas não tenho a Prop Plus e One Coin Grande Figure. Mas posso falar um pouco das Chibi Kyun Chara e tenho uma Niitengo. Já vi uns modelos de One Coin na casa de uma amiga e acho que consigo comentar sobre eles.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html