sábado, 5 de outubro de 2013

S.H. Figuarts Ryuranger

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Ryuranger, do seriado Dairanger, feita pela Bandai.


五星戦隊ダイレンジャー (Gosei Sentai DAIRANGER, algo como "Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger") foi exibido pela primeira vez no Japão em 1993. Há oito mil anos atrás, existia no lugar onde seria a China o Império Daos, que era composto por três tribos: os Gouma, que usavam poderes psíquicos, o Yô Ryoku (妖力), os Dai, que usavam poderes derivados do "ki", o Ki Ryoku (気力) e os Shura, que não tinham poderes e seriam os ancestrais dos seres humanos atuais. Os Gouma tentaram tomar o poder, mas foram detidos pelos Dai. O tempo passou e os Gouma ressurgiram na época atual para dominar o mundo. Os únicos que podem detê-los são cinco descendentes da tribo Dai, que vivem como pessoas comuns sem saber de sua linhagem. Guiados pelo Mestre Kaku, os heróis Ryo, Daigo, Shoji, Kazu, Rin e mais tarde um sexto guerreiro, Kou, lutam contra a ambição de Gouma como o Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger.

Dairanger foi feito tendo como influência os jogos de luta que eram moda na época. Basicamente, cada membro do grupo era mestre em um estilo (fictício) de Kung Fu chinês e tinha poderes especiais, que incluíam controlar os elementos e até mesmo o fluxo do tempo. Ainda, todos eles tinham um título baseado no épico chinês 水滸伝 (Suikoden, na pronúncia japonesa, significando algo como "A Lenda do Dilúvio"), composto por um 天 (ten, celestial) + ideograma do atributo do personagem + 星 (sei, estrela, mais detalhes sobre os títulos aqui). O seriado foi um dos melhores da franquia Super Sentai, com lutas bem coreografadas e uma trama bem feita. O final também foi um dos mais bem pensados, com um desfecho não foi um feliz e nem trágico, mas cíclico. Na verdade, só vi o primeiro e os últimos capítulos na casa de uma amigo na época do VHS e por isso não sei de muitos detalhes, mas pude ver bem como o ciclo foi mantido.


Ryo, que tem o título de 天火星(Ten Ka Sei, algo como "Estrela Celestial de Fogo") era um aprendiz de cozinheiro que sonhava em fazer o melhor gyoza do mundo. Um dia, quando estava trabalhando, ele viu uma menina sendo engolida por um estranho monstro em forma de tentáculo, que passou a persegui-lo também. Ryo foge, mas é encurralado. Nisso, ele é salvo por um dragão vermelho de metal e perde a consciência. Ao recobrá-la, Ryo é acolhido pelo Mestre Kaku, que lhe conta sobre os Gouma, sendo que o tal monstro era um deles, o 紐男爵 (Himo Danshaku, algo como "Barão Barbante"). A partir daí começa sua nova vida como o Ryuranger. E durante sua missão de defender a Terra, Ryo enfrenta inimigos poderosos e se depara com um rival formidável, Jin Matoba, com quem ele tem uma luta mortal utilizando como arma apenas seu próprio corpo.

Ryo foi interpretado por Keiichi Wada, que era dublê em shows de Maskman e Bicrosser em parques de diversões e por isso sabia fazer cenas de ação, o que é bem demonstrado nas lutas entre Ryo e Jin. Algumas vezes ele também vestia a roupa do Ryuranger, mas ela ficava apertada pois Wada era mais musculoso que o dublê titular, Naoki Ôfuji.


O conteúdo da caixa. O modelo vem com um número excepcional de acessórios e mãos intercambiáveis. Um verdadeiro pacote de armas, incluindo espadas, alabardas, pistolas, chakrams e, claro, a mais poderosa de todas: o próprio Ryuranger.


Visão de corpo inteiro. Mais uma vez a Bandai faz um bom trabalho, trazendo uma versão fiel ao personagem original.


"Close" do rosto. Os capacetes dos Dairanger têm vários detalhes, que são bem representados na figura. As partes em dourado são pintadas com precisão.


O corpo é desenhado de modo a parecer uma túnica usada por lutadores de Kung Fu. No peito podemos ver o símbolo dos Dairanger, com as cinco estrelas direitinho em cada faixa colorida ao lado do "D".


A fivela do cinto lembra uma gravura chinesa.


O interessante é que desta vez colocaram vários detalhes esculpidos que lembram as rugas da roupa.


As articulações dos ombros são iguais às usadas em outras S.H. Figuarts de Super Sentai, com uma peça que serviria para cobrir as articulações. No meu exemplar, a articulação giratória do ombro esquerdo é bem dura e difícil de mover, o que dá bastante medo de quebrar ao fazer poses em que é preciso levantar o braço.


Os cotovelos e joelhos se dobram bem. E diferente das S.H. Figuarts de Zyuranger, a linha do joelho permanece contínua quando ele é dobrado.


As articulações das coxas são extensíveis, o que proporciona uma boa abertura das pernas, útil para algumas poses.


- RYURANGER!


- TENKASEI! RYOU!


- No céu brilham Cinco Estrelas!


-ESQUADRÃO CINCO ESTRELAS!


- DAIRANGER!

O modelo é articulado o suficiente para fazer a pose de apresentação, embora tenha problemas para cruzar os pulsos na frente do peito.


Pose básica de luta.


As cenas de ação podem ser feitas com facilidade.


Dos lados do cinto existem coldres para a Star Cutter e a Star Sword, equipamentos-padrão dos Dairanger. Os coldres ficam bem presos ao cinto e não se soltam à toa. No coldre esquerdo está o símbolo do grupo tampografado. Só que isso causa um pequeno problema que irei abordar mais adiante.


As peças que representam a Star Cutter e a Star Sword recolhidas são removíveis.


Estão incluídas peças para representar as duas espadas no modo de ataque.



As cenas de ação com espadas podem ser feitas sem grandes problemas, mas senti que os pulsos têm uma dobra um pouco limitada.


- TEN KA SEI! INAZUMA ENJOU HA!!!

Ryou tem o poder de controlar o fogo e os raios e com isso consegue usar esse golpe incendiário com as espadas.




Também está incluída esta peça para representar a Dai Buster, uma pistola que dentro da ficção seria composta pela Star Cutter e pela Star Sword. Mais uma vez, a modelagem e a pintura são precisas e vendo bem, ela tem o formato de uma cabeça de dragão.


Estão incluídas as Dai Rin Ken, armas semelhantes a chakrams. Uma delas vem com uma lâmina, a Yaibar, instalada.



Nunca vi essa arma em ação, mas acredito que seja uma do tipo que pode ser usada para ataque e defesa e arremessada como um bumerangue.


Outra arma incluída é a Dairen Rod.


Esta arma na verdade é um bastão, mas no modelo ela vem com a Yaibar instalada, assumindo a forma de uma alabarda chinesa, e ela não pode ser removida.


Essa arma é bem marcante, pois o Ryuranger aparece empunhando-a na vinheta de intervalo.



A Dairen Rod é outro equipamento-padrão dos Dairanger, mas a Yaibar é diferente. Ainda, ela se transformaria em armas especiais, sendo que cada membro tem uma diferente. No caso do Ryuranger, ela se transformaria em duas espadas, mas elas não foram incluídas no conjunto.


Cada arma é empunhada por uma mão de formato específico.


Como peças de bônus estão incluídos esse capacete e este emblema extras.


A troca de capacetes não é difícil.


O emblema tem um lado certo para ser colocado, mas felizmente existe uma guia para orientar.


O resultado é este: o China Red, do Esquadrão Chinês Chinaman. Esse personagem aparece no seriado Akibaranger e é baseado nos esboços iniciais de Dairanger.


Uma das diferenças é que o capacete tem olhos pintados na testa, mas que foram removidos da versão final.


Ao invés do "D" de Dairanger, o distintivo tem a palavra 中華 (chuuka, usada algumas vezes para designar a China). O problema é que o coldre tem o símbolo dos Dairanger e por isso a "transformação" não é completa.


Em Akibaranger, o China Red é só um personagem mascote de um restaurante chinês. O ator Keiichi Wada também aparece nesse episódio e faz a voz do Ryuranger quando ele volta ao normal.


Em compensação, Wada mostra que está em forma no episódio 33 de Gokaiger.


Wada também fez o papel de Kouichi Sakakibara, o Kamen Rider Ryuki antecessor em um episódio especial. Ele comenta em uma entrevista que achou interessante poder fazer de novo um herói que tem como motivo um Dragão vermelho. E a pose é bem parecida.


Wada também foi "motion actor" em jogos. Um de seus trabalhos foi na abertura do jogo Monster Hunter Portable Freedom Unite.


O mais inusitado foi em Sonic (2006) e Sonic Adventure, na qual ele fez os movimentos do ouriço supersônico.

E com isso termino a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ryuranger, feita pela Bandai. É uma figura muito boa, cheia de acessórios e que é bem articulada. Ela tem defeitos, como o ombro esquerdo duro demais, mas pode ser só o meu exemplar. As peças de bônus têm uso limitado, mas são bem interessantes e válidas, embora fãs apenas da série talvez preferissem que fossem incluídas mais armas ao invés disso. Mesmo assim recomendo fortemente para os fãs, tanto de Dairanger como de Akibaranger.

4 comentários:

  1. olá ! cara,ótimo review... muito bom descobrir um reviewer bom Br !

    Estou fazendo um video review também da mesma peça e seu review me ajudou muito pois eu não sabia o por que de haver mais uma head e um simbolo pro peito, vi que existiam desenhos deles e achei eventualmente a aparição do china man no Akibaranger

    Gostaria de sua permissão para usar a sua foto da Star Cutter na forma recolhida no meu video - pois a minha veio sem, porem, gostaria de mostrar a peça e a sua foto é muito boa !
    Novamente, parabens pelos review ! aguardo sua resposta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Que pena que aconteceu uma coisa dessas, de não vir a peça.

      Mas antes de tomar uma decisão, gostaria de ver uma amostra do seu trabalho. De algum vídeo seu, se já tiver algum. Se puder deixar um link. Mais para eu saber mesmo.

      Excluir
    2. tranquilo mano ! será meu primeiro review finalizado
      antes de postar diretamente no youtube publicamente lhe mandarei para avaliação !
      agradeço a oportunidade !

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html