sábado, 2 de fevereiro de 2013

Saint Cloth Myth Wyvern Rhadamanthys

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Saint Cloth Myth do vilão Rhadamantyhs, do desenho Saint Seiya (conhecido aqui como Cavaleiros do Zodíaco), feita pela Bandai.


Rhadamantyhs aparece na chamada "Saga de Hades" da série Saint Seiya, na qual os Cavaleiros de Athena enfrentam um antigo inimigo: os Espectros de Hades, um exército de cento e oito guerreiros do Mundo dos Mortos. Suas almas ficaram seladas por mais de duzentos anos, quando ocorreu a Grande Guerra Santa entre Athena e Hades (contada nas séries Saint Seiya Lost Canvas e Saint Seiya Next Dimension), e se libertaram, reencarnando na época atual. Rhadamanthys é um dos Três Supremos (ou os Três Juízes), o equivalente aos Cavaleiros de Ouro de Athena e é altamente impaciente e irrascível. Ele também é arrogante, desprezando seus oponentes, mas tem força o suficiente para justificar essa atitude.


Rhadamanthys foi um dos personagens mais marcantes da Saga de Hades, superando até mesmo o próprio Deus do Submundo em matéria de popularidade entre os fãs. Ele lutou com extrema ferocidade, se mostrando um oponente difícil de ser derrotado. Ainda, ele não foi afetado pela harpa do Cavaleiro de Prata Orpheus, dizendo que simplesmente "não tinha sensibilidade para música". Foi necessário o sacrifício do Cavaleiro de Ouro Kanon para derrotá-lo de uma vez.


Rhadamanthys foi interpretado na versão japonesa por Takehito Koyasu, que também fez outros vilões/rivais marcantes como Gai, o Rei Yasha em Shurato e Tekkaman Evil em Tekkaman Blade. O ator também interpretou personagens cômicos como Shingo Yabuki na série de jogos King of Fighters e Mitsurugi Hanagata nas séries Saber Marionette J.

Curiosidade: Rhadamanthys carrega o título de 天猛星 (Ten Mou Sei, algo como "Estrela Celestial Feroz"). Essa denominação, assim como o número de Espectros de Hades e alguns conceitos foram tirados do épico chinês 水滸伝 (Suikoden). Cada um dos cento e oito personagens tinha um título assim, constituído de 天 (ten, "celestial") ou 地 (chi, "terreno") + (ideograma que descreve o caráter do personagem) + 星 (sei, uma das leituras do ideograma, que significa "estrela"). O personagem que tem o título de Rhadamantyhs é 秦明 (Shinmei), que é descrito como um guerreiro impaciente e rígido. Ou seja, bem parecido com o Rhadamantyhs.


O conteúdo da caixa. Assim como o Aiolia, a maior parte dos acessórios serve para compor a armadura.


O modelo foi feito tendo em mente a proporção do personagem vestindo a armadura e por isso, sem ela fica bem estranho.


"Close" do rosto. O cabelo é do tipo que se tornou moda entre os heróis que surgiram no fim dos anos 1980 e começo dos 1990. Diferente do Aiolia, ele não vem com peças de expressão extras, se limitando apenas a esta. O olhar é bem penetrante, o que é fiel ao original, assim como as sombrancelhas unidas.


O cabelo é removível para permitir a colocação do capacete. O problema é que agora se nota que a pintura da pele da face é bem diferente da do pescoço e dos braços.



Apesar de ser um modelo mais antigo, as articulações são bem flexíveis, especialmente no tronco. Os pulsos usam conexões esféricas e não as articulações multidirecionais usadas no Aiolia.



Os pés são bem articulados e grandes, feitos de metal. Isso deveria sustentar bem a figura, mas quando é colocada a armadura, isso não acontece.


A Surplice ("soprepeliz" em inglês, o nome das armaduras dos Espectros) na forma de objeto de Wyvern. A primeira vista é um pouco difícil definir o que ela representa, parecendo mais uma escultura de Arte Abstrata.


O Wyvern seria uma espécie de dragão voador. Um exemplo seria o Liolaeus (Rathalos). Com isso vemos que existem semelhanças, mas é preciso ter um pouco de imaginação para ver o objeto como um Wyvern.


Interessante que o "cabide" da armadura também vem com pés de metal iguais aos do Rhadamanthys.


O modelo com a armadura montada. Fica bem majestoso, parecendo mesmo um "Grande Demônio". As asas com pintura cromada chamam bastante a atenção. As Surplices são descritas por Mu, o Cavaleiro de Áries, como que feitas de joias do Submundo. Mas como é impossível reproduzir isso com a tecnologia atual, as armaduras usam pintura metálica mesmo. A escultura é intrincada, com motivos demoníacos.


O capacete também tem pintura cromada, mas é feito de um material bem frágil. Por isso, deve ser manipulado com cuidado.


O capacete tem uma aparencia bem demoníaca, lembrando o crânio de um Wyvern. A escultura dos chifres é digna de nota.


A peça que seria a cauda do Wyvern se torna um "rabicho" na parte de trás do capacete, que é dividido em secções presas por conexões esféricas. O material é o mesmo do capacete e por isso deve ser manipulado com cuidado.


As ombreiras têm movimentos bem limitados. Elas não se abrem para cima e só se levantam.


Isso é porque as ombreiras não são conectadas à placa peitoral, mas sim às asas e os conectores têm travas que impedem que elas se movam para cima.


Isso impede que o modelo levante muito os braços, que se limitam apenas aos ângulos das fotos acima.


A placa peitoral é esculpida de forma a parecer um crânio demoníaco, sendo que os "olhos" usam material transparente. O problema é que ela é ligada a cintura de um modo que "mata" completamente a articulação do tronco.



As asas são feitas de um material semelhante ao do capacete, mas um pouco mais grossas e por isso precisam ser manuseadas com cuidado também. Isso foi feito para reduzir o peso das costas, mas mesmo assim as asas acabam fazendo com que o modelo tombe para trás. Elas podem se abrir e fechar apenas nos ângulos das fotos.


As couraças da cintura se movem, de modo a não interferir muito nas articulações das coxas.


Os joelhos se dobram bem, mas o modelo é muito pesado nas costas, o que faz com que ele seja difícil de se por em pé.


O modelo tem as articulações bem prejudicadas pela armadura, não sendo possível fazer muitas poses de ação.



Mas a figura se dá bem com poses mais estáticas.


Obviamente o cabelo pode ser usado com a armadura também. É só que fica melhor com o capacete.


O golpe fatal de Rhadamanthys é o Greatest Caution (traduzido aqui como "Destruição Máxima"), no qual ele dispara uma chuva de balas de energia que perfuram o inimigo.


Em Saint Seiya Lost Canvas, Rhadamanthys usa esse golpe, o Greeding Roar (traduzido aqui equivocadamente como "Rugido Deslizante"; Greeding <-> Gliding). O vilão mergulha em direção ao inimigo e o atravessa.


Junto com Pandora, a Mensageira de Hades.

E assim tivemos a apresentação da versão Saint Cloth Myth de Rhadamantyhs, feita pela Bandai. Por se tratar de um modelo antigo, ele tem algumas falhas no projeto, como a armadura que limita muito os movimentos, especialmente no tronco. As ombreiras também não se movem muito, o que limita ainda mais a capacidade do modelo de fazer poses mais ousadas. Em compensação, a escultura da armadura é formidável, com todos os detalhes do original. Ou seja, esse modelo tende mais para uma estátua que para uma figura articulada. Com isso eu pude ver o quanto a tecnologia avançou em comparação com o Aiolia da linha Saint Cloth Myth EX, que além de ter uma armadura bem detalhada, é muito mais flexível e tem muito mais peças de expressões faciais. torço para que um dia saia uma versão EX desse personagem que tanto marcou a Saga de Hades. Esta versão eu recomendo para fãs do desenho que pretendam deixar o modelo em uma pose mais estática.




Obs.: A fotoestória não é fiel ao original, desvirtuando vários conceitos. Só continue se tiver mente aberta e bastante paciência. Ainda, essas poses devem ser feitas com cuidado e não devem ser imitadas por quem deseja conservar o modelo, com o risco de danificar a pintura das armaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html