sábado, 30 de novembro de 2013

Ultra Act Ultraman Nexus Junis

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do Ultraman Nexus, em sua forma Junis, feita pela Bandai.



Ultraman Nexus foi feito pela Tsuburaya Productions e exibido no Japão pela primeira vez em 2004, nas manhãs de sábado das 7h30 às 8h. A Terra é invadida por estranhos monstros conhecidos como Space Beasts (Feras Espaciais), que são exterminados secretamente pelos Night Raiders, uma divisão especial da TLT (Terrestrial Liberation Trust, pronuncia-se "tilt"). Kazuki Komon é um jovem que trabalhava na divisão de resgate da Polícia, mas se sentia inseguro por entrar em pânico em situações extremas devido a um trauma de infância. Mesmo assim, ele é transferido para fazer parte dos Night Raiders. No caminho, ele é atacado por uma das Feras Espaciais e é quase devorado, mas é salvo por um gigante prateado que lhe diz: "não desista".

O Ultraman é Jun Himeya, fotógrafo de reputação internacional graças a fotos que ele tirou durante um conflito em um outro país. Mas foi nessa ocasião que aconteceu algo que marcaria sua vida para sempre. Ele havia feito amizade com uma menina de uma vila, mas a viu sendo morta durante um desses conflitos e não pôde fazer nada para salvá-la. Himeya se sentiu culpado por isso desde então. Ainda, sem saber se estava sonhando ou se estava acordado, depois desse evento ele foi guiado pela imagem da menina até uma estranha ruína. Lá ele ganhou os poderes do Ultraman e desde então luta contra as Feras Espaciais enquanto se questiona por que foi escolhido pela Luz. Himeya não faz parte dos Night Raiders e age sozinho, o que faz com que ele seja visto com suspeita por parte deles.

Desta vez não é o personagem principal que se transforma no Ultraman, mas sim outras pessoas, chamadas de Dunamistas, que possuem dentro de si o potencial para ser o hospedeiro do herói. O Dunamista primeiro assume uma forma básica, a Anphans para então passar para uma segunda, a Junis.



Ultraman Nexus foi parte do Ultra N Project, que pretendia renovar o conceito das séries Ultra. O projeto foi composto pelo longa-metragem para cinema ULTRAMAN (lançado aqui em DVD como Ultraman The Next), o próprio seriado Ultraman Nexus e uma série de fotoestórias junto com os Ultras de M78, a "Battle of Dream NOA". O seriado, apesar de matutino, tinha um forte teor adulto, apresentando uma série de ficção científica com conceitos complexos e cenas de horror. O seriado foi feito com um orçamento extremamente baixo, mas o enredo e a modelagem dos personagens era de alto nível, além de usar bastante computação gráfica.

As relações interpessoais também eram bastante complexas. Komon luta para proteger vidas humanas, mas isso acaba criando conflitos com outros membros da equipe que colocam a destruição das Feras Espaciais acima de tudo, mesmo ao custo de sacrifícios. Komon também descobre que as vítimas que sobrevivem têm suas memórias apagadas pela Memory Police, uma divisão da TLT especializada em manipulação de informações. Isso tudo faz com que Komon questione se o que ele faz é correto. Mas após superar várias perdas e passar por duras provações, Komon vai se desenvolvendo como guerreiro e como pessoa.

Devido à complexidade do seriado e às cenas mais fortes, a audiência do seriado foi baixa, assim como as vendas de brinquedos e outros produtos relacionados. Foi sugerido à equipe de produção que fosse feita uma mudança de linha, mas essa sugestão foi rejeitada pelos produtores, encabeçados por Hiroyasu Shibuya, que disseram que isso seria uma traição aos telespectadores. Por isso, a série foi encurtada em 13 capítulos e por fim cancelada. Mesmo assim, a equipe conseguiu fazer um final decente.

As músicas de abertura, 英雄 (Eiyuu, Herói em japonês) e 青い果実 (Aoi Kajitsu, algo como "O Fruto Azul") são um show a parte, interpretadas pelo grupo "doa". Uma matéria bem completa sobre o grupo pode ser encontrada no Sushi POP. Link aqui.



Esta apresentação é feita em conjunto com a do Ultra Act Ultraman Nexus Junis Blue, que mostrei no Fórum Limited Edition. A matéria foi transferida para este blog. Link aqui.


O conteúdo da caixa. Além da figura, estão incluídas mãos intercambiáveis e peças de efeito. O padrão da linha Ultra Act.

Visão de corpo inteiro. O visual é bem diferente dos Ultras de até então. A impressão que se tem é de um Guerreiro Ultra usando uma armadura. E a figura é uma transcrição perfeita do personagem.



"Close" da cabeça, cujo design traz novos elementos, como a "aba" na parte de trás que lembra um capacete. Mesmo assim, dá para ver que se trata de um Ultra.

Os olhos são transparentes e além da textura no fundo, tem linhas verticais, que implicam que ele é um Ultra diferente dos de até então.

No peito, chama bastante a atenção essa peça em vermelho, que representa o Energy Core (Núcleo de Energia) do Ultraman, elemento presente em todos os personagens do Ultra N Project. Logo acima está a Luz de Aviso, agora chamada de Core Gauge.


A Core Gauge é intercambiável por outra, que a representa no vermelho piscante.

Nas costas também existem peças vermelhas em material transparente.


O antebraço pode ser girado a partir da peça prateada. Mas diferente de outros modelos, a ombreira não pode ser girada, interferindo no movimento dos braços.

A braçadeira, Armed Nexus, é bem moldada com todos os detalhes.


O detalhamento é incrível. Tanto que mesmo as faixas não são simplesmente pintadas, mas esculpidas na própria figura. Os detalhes em metálico reforçam ainda mais a aparência de uma armadura.

Na parte de trás das pernas existem protuberâncias que lembram aletas;

Pose básica de luta. O sistema de articulações é o mesmo de outras figuras da linha Ultra Act e por isso, ela se move muito bem.

Assim como em outras figuras da linha, uma peça das costas pode ser trocada por outra com um conector para uma base com suporte (não incluída).

Com isso é possível representar a pose de vôo, que diferente de outros Ultras não é com os dois braços levantados.

A peça do raio desta vez se encaixa na protuberância do braço.

Estas duas peças se juntam para formar um efeito usado nos passos do golpe final.

A colocação é um pouco complicada.





Usando as duas peças é possível reproduzir os passos do golpe fatal, o Over Ray Strom.

A peça do raio é muito bonita e fica bem presa ao braço.


O Ultraman também pode usar uma versão simplificada, a Cross Ray Strom. Infelizmente não está incluída uma peça de efeito para representar esse golpe e tive que usar essa que vem com o Ultraman Mebius.

A outra peça de efeito também pode ser usada para representar o Particle Feather, um raio cortante.


Unindo os Armed Nexus, o Ultraman pode se mover em alta velocidade por curtas distâncias.



O Ultraman pode criar uma subsecção dimensional, o Meta Field, no qual ele tem vantagem sobre os monstros e lutar sem causar danos a habitações humanas. Isso na verdade foi um dos jeitos que a Tsuburaya usou para conter gastos com cenários devido ao baixíssimo orçamento.

Diferente de outros monstros das séries Ultra, que tinham algo de simpático, as Feras Espaciais eram desenhadas para serem horríveis, como o Garberos, de três cabeças, sendo que as cabeças de cão só têm um olho e a do centro não tem nenhum. E todas as Feras eventualmente devoravam algum humano.


As Feras Espaciais eram bem resistentes. Tanto que muitas vezes elas apareciam em três ou quatro capítulos.


Isso também foi devido ao baixíssimo orçamento. Em compensação, a modelagem era magnífica.



O Meta Field é feito do próprio corpo do Ultraman e ele só pode mantê-lo por três minutos. Se o tempo se esgotar, o Dunamista morre. O Core Gauge serve para medir esse tempo.










Mais tarde, surgem inimigos capazes de criar o Dark Field (Campo das Trevas), que dá mais força às Feras e faz com que o Ultraman fique mais fraco. O Ultraman não consegue anular o Campo das Trevas e por isso ele frequentemente lutava em desvantagem.



Comparação com o Junis Blue. Achava que era só uma recoloração, mas vendo os dois lado a lado, dá para ver que eles são bem diferentes.

A maior diferença é a do Armed Nexus direito..

A parte de dentro da ombreira do Junis Blue tem sulcos. A do Junis é lisa.

Considerando que as marcas do corpo são esculpidas e não simplesmente pintadas, as únicas peças que os dois têm em comum são a cabeça, o peito e as articulações.

O Junis Blue vem com o efeito do Cross Ray Strom. A mão cabe no Junis, mas a cor é diferente.

Se for só para tirar fotos, é possível enganar com um truque de angulação.

As únicas peças perfeitamente intercambiáveis entre os dois são o Core Gauge e a peça de efeito acima.


E assim termino a apresentação da versão Ultra Act do Ultraman Nexus em sua forma Junis, feita pela Bandai. É um modelo bem construído, com articulações firmes e escultura caprichada. Podem existir falhas de pintura, mas nada muito grave. A instalação das peças para os dois braços é um pouco trabalhosa e ainda retrata só um momento dos passos do golpe. Preferiria que fosse aquele que parece uma corrente elétrica entre os dois braços e que fica muito mais na memória, mas essa peça tem suas utilidades. A instalação do raio na protuberância do braço foi muito bem pensada. Recomendo totalmente para os fãs do seriado, que vão encontrar uma representação perfeita do personagem. O modelo está a venda no Brasil e pode ser encontrado em lojas especializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html