sábado, 15 de março de 2014

Ultra Act Ultraman Joneus

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do herói Ultraman Joneus, do desenho The Ultraman, feita pela Bandai.




Choichiro Hikari era um jovem que trabalhava na estação espacial EGG-3. Em uma missão de rotina, ele e toda a tripulação vê o planeta Terra ser envolvido por uma estranha aura de luz. Depois disso, surgem misteriosas letras feitas de luz em vários pontos do planeta.

Nisso é formado o Esquadrão Científico, uma tropa de elite especializada em investigações de fenômenos paranormais. Hikari é escolhido para ser um membro e parte para a Terra. Mas no caminho, ele se encontra com um ser alienígena, o Ultraman, que revela que os estranhos fenômenos vistos recentemente eram um aviso dele de que monstros e alienígenas hostis um dia invadiriam a Terra. Ele então entra no corpo de Hikari para poder sobreviver no planeta e lhe deixa um artefato em forma de estrela: o Beam Flasher. Quando surgem ameaças que os humanos não podem deter, Hikari coloca o Beam Flasher em sua testa e se torna o Ultraman.


O herói aparece em ザ☆ウルトラマン (The Ultraman), exibido no Japão pela primeira vez em abril de 1979 e foi o primeiro desenho animado da franquia Ultra. Nessa época, livros, revistas e brinquedos dos Ultras eram bastante populares, o que motivou a Tsuburaya Productions a fazer uma nova série para TV. Mas devido a limitações orçamentárias, optou-se por fazer um desenho animado, visto que esse formato tinha entrado em voga com 宇宙戦艦ヤマト (Uchuu Senkan Yamato, Cruzador Espacial Yamato, exibido aqui como Patrulha Estelar). E de fato, o estilo ficou bem parecido com o de Leiji Matsumoto, algo visível especialmente no traço das personagens femininas, mas ele mesmo não teve nenhuma participação na produção de The Ultraman. A animação ficou a cargo da Nihon Sunrise (atual Sunrise), que fez a franquia Gundam e já havia trabalhado com a Tsuburaya em outros desenhos que misturavam cenas filmadas com maquetes, como 恐竜探検隊ボーンフリー (Kyouryu Tankentai BORNFREE, algo como "Tropa de Pesquisa de Dinossauros Born Free").

Vários conceitos foram revistos para se adaptar ao novo formato. Por exemplo, o Ultraman não viria mais de M78 (ou de L77), mas de outro planeta Ultra, localizado em U40, que seria habitado por seres iguais aos humanos, capazes de assumir formas guerreiras, que seriam o Ultraman. E diferente de M78, que era um planeta tecnológico, U40 era um mundo paradisíaco, cheio de verde, sendo que as cidades ficavam no subterrâneo. Ainda, a fusão de Hikari com o Ultraman não é completa e os dois conversam telepaticamente em várias ocasiões. E como Hikari não está morto, o Ultraman pode se separar de seu corpo sem causar nenhum prejuizo. Com tudo isso, pode-se ver que foi feita uma repaginação em grande escala, com mudanças radicais.

No começo as estórias seguiam a fórmula dos seriados clássicos, mas utilizavam as vantagens do formato de desenho animado como fazer surgir três ou até quatro monstros ao mesmo tempo ou então monstros bem maiores que o próprio herói. Também eram mostrados vários guerreiros Ultra lutando ao mesmo tempo. Ainda, na fase final do desenho ocorre uma guerra espacial envolvendo frotas inteiras de naves. E tudo isso era feito sem precisar se preocupar com os custos de fabricar fantasias ou maquetes. Todos esses elementos já foram mostrados em versões em quadrinhos, mas nunca usando atores de verdade, algo que só seria feito em filmes mais recentes.

O herói a princípio era chamado simplesmente de "Ultraman" e é assim que ele se apresenta para Hikari no primeiro contato, mas mais tarde é revelado seu verdadeiro nome: Joneus (seria pronunciado como em inglês: "jouniâs"). Esse nome foi dado pelos criadores do desenho juntando o nome "Junius" ao de "Jo", filho do grande diretor/produtor Kazuho Mitsuta. A grafia mais comum do nome é "Jonias", mas considerando essa origem e que o povo de U40 se veste como os gregos antigos, uso a grafação "Joneus" mesmo.

Curiosidade: Choichiro Hikari foi interpretado por Kei Tomiyama, que foi o personagem principal, Susumu Kodai (Derek Wildstar), em Yamato/Patrulha Estelar. O dublador de Joneus era Masatou Ibu, que foi o Supremo Deslar (Generalíssimo Desslok), antagonista no mesmo desenho. Ou seja, dois grandes oponentes lutaram juntos em uma guerra espacial. Ainda, o oficial Hiroaki Tobe foi interpretado por Masanari Nihei, o Ide (Ito) da Patrulha Científica no primeiro Ultraman.


O modelo esteve disponível para venda exclusiva na loja virtual da Bandai. Estava disponível também uma versão com as cores do desenho, em que as partes em prateado eram brancas. A coloração é a única diferença entre os dois modelos, sendo que o que eu apresento é a versão regular.

O conteúdo da caixa. O número de acessórios é adequado e ainda vem com duas mãos em uma pose bem diferente.

Visão de corpo inteiro. Apesar desta não ser a chamada "Anime Color Ver.", a modelagem tem como base a versão do desenho animado mesmo e não a roupa usada em filmes com os Ultras da continuidade clássica, que tinha uma proporção e até o formato da cabeça diferentes.

Close do rosto. Aqui dá para ver direitinho que se trata de um Ultraman diferente dos da continuidade clássica. O nariz é protuberante e os olhos são bem estreitos. Na testa vemos a Beam Flasher, em formato de estrela. Como é um desenho, não existem furinhos debaixo ou dentro dos olhos a serem usados por algum ator vestindo uma fantasia.


Seguindo o padrão da linha Ultra Act, o modelo é bem musculoso. Mais até que o original. Não existe uma "espinha dorsal" protuberante, já que não se trata de uma fantasia e nem marcas que lembrem luvas ou botas.

As costas são lisas, mas não é difícil retirar a tampa para o conector para bases com suporte.

Basta pressionar levemente o lado direito da tampa que o outro lado se levanta, facilitando a remoção. Aí é encaixar o conector. Uma solução simples, mas bem pensada (e útil) pelos projetistas.

Pose de vôo.

Como na abertura do desenho, cujo tema foi cantado pelo lendário Isao Sasaki, que também cantou o tema de Yamato e foi o Prof. Nambara em O Fantástico Jaspion.

As articulações são quase as mesmas de outros modelos de Ultra Act. Com isso ele consegue fazer quase todos os movimentos da abertura.

E obviamente as cenas de luta também.

No começo, Joneus fazia essa pose ao ficar gigante, igual à do Ultra Seven.

Mais tarde ele adota esta pose, transmitindo mais força.

Os Ultras de U40 são maiores que os de M78, sendo que Joneus tem 70 metros. Mas somente oito deles podem ficar gigantes. A grande maioria tem o tamanho de um ser humano médio.

Joneus fica gigante graças ao Star Symbol, um dispositivo que ele tem no peito e também permite que os Ultras entrem no corpo de outros seres. Somente os oito mais bravos guerreiros de U40 podem ter um desses, entre eles o próprio Joneus, Loto, Elec, Noah e Miguel.

O Star Symbol também funciona como uma Luz de Aviso que indica quanta energia o Ultraman ainda tem. Os Ultras de U40 podem ficar quatro minutos nessa forma na Terra e quando a energia fica baixa, a luz fica amarela. Eis aqui mais diferenças dos Ultras de M78 e L77.

Quando só restam 30 segundos de energia, o marcador fica vermelho e começa a piscar. Estão incluídas peças para representar essa característica e elas ficam firmes. Mas no meu exemplar, a peça verde ficou um pouco frouxa e tive que resolver isso com uma fita adesiva de dupla-face.

Está incluída uma peça para representar o raio Planium. A peça é translúcida e muito bonita. Ela fica presa ao conector do pulso e a troca é bem simples.

O modelo é articulado o suficiente para fazer todos os passos. O raio Planium é carregado para formar uma bola de energia para então ser arremessado, bem diferente dos raios dos Ultras da continuidade clássica.

Joneus também podia disparar o raio Planium neste estilo mais próximo dos Ultras clássicos, mas nesse caso o raio tinha menos força.

A peça não é uma recoloração do raio Metalium como no Pai dos Ultras. A modelagem é totalmente diferente, mais próxima do desenho animado.

Mas o jeito de colocar é o mesmo, como se fosse uma mão intercambiável. Dá até para ver uma mão moldada.

Joneus também conseguia usar o raio para criar um cortador de energia, o Boomerang Guillotine.

Estão incluídas estas mãos para fazer a pose do Astro Beam, um raio disparado da estrela da testa.

Alguns inimigos das séries clássicas apareceram no desenho, como o Alien Baltan, Red King, Ghostron e Earthtron. Mas as características foram mudadas, sendo que Baltan não tinha a mesma risada e Red King soltava um raio desintegrador da boca.

Baltan em especial era um oponente inteligente e duro de derrotar.

A foto na verdade é baseada em uma ilustração da época, feita por Toshio Okazaki.

Uma coisa interessante é que em outubro de 1979 o seriado Kamen Rider (Sky Rider) estreou na mesma emissora de The Ultraman. Ou seja, houve uma vez em que Ultraman e Kamen Rider foram exibidos na mesma época e no mesmo canal.

Ultras de vários mundos e continuidades. A franquia teve várias repaginações, algumas delas radicais, sendo que o Ultraman não era um alienígena, mas uma força da Terra ou um guardião de uma antiga civilização terrestre. E a Tsuburaya não renega nenhum, mesmo aqueles que tiveram baixa audiência ou vendagem. Todos fazem parte do Multiverso Ultra conforme mostrado nos créditos do filme Ultraman Mebius & Ultraman Brothers - Yapool ataca.


E assim termino a apresentação da versão Ultra Act do Ultraman Joneus, feita pela Bandai. Eis aqui mais uma figura sólida da linha, que representa bem o personagem. E desta vez os problemas foram poucos, como o Star Symbol verde do meu exemplar, que fica um pouco frouxo, correndo o risco de perder. Outro ponto seria que o modelo foi feito tendo em vista a versão desenho animado, com partes brancas e por isso os olhos ficaram escurecidos por não possuírem texturas no fundo. Mesmo assim, existem boas idéias, como o mecanismo da tampa nas costas, facilitando a instalação do conector para a base com suporte. Recomendo para os fãs das séries Ultra não só pela qualidade da figura, mas também por ser um personagem de importância histórica, trazendo novos conceitos para a franquia.

2 comentários:

  1. Olá, eu conheço o Jonias desde a infância pelas revistas japonesas e desde então , sempre gostei do personagem e da série animada que , só pude assistir na íntegra a pouco tempo . Mas, vc saberia me dizer se essa animação teve na época uma boa aceitação ? Se a audiência foi boa ? Parabéns pela bela sequência de fotos com a figura ! As montagens ficaram ótimas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      A audiência de The☆Ultraman não foi uma grande coisa, perdendo para o Kamen Rider (New), com o Skyrider, que também ficou longe de ser um grande sucesso. Mesmo assim o público pediu uma nova série Ultra em live-action, que foi o 80, mas esse também não conseguiu elevar a audiência. Com aquela balbúrdia da Tsuburaya com a TBS, as séries Ultra acabaram tendo o hiato.

      Mesmo assim é uma série que trouxe mais possibilidades para as séries Ultra e eu mesmo gosto muito dela.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html