sábado, 8 de fevereiro de 2014

S.H. Figuarts Sky Rider

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Sky Rider, feita pela Bandai.




Hiroshi Tsukuba é um jovem universitário que estava participando de suas atividades no clube de asa delta com seus amigos da faculdade, quando ele vê um carro sendo atacado por motoqueiros. Ele então tenta ajudar o motorista, pensando que os motoqueiros eram arruaceiros comuns. Na verdade, quem estava no carro era o Dr. Keitaro Shido, perseguido por soldados da organização secreta Neo Shocker. Tsukuba passa a ser visado pela organização, que mata seus amigos e depois o ferem gravemente. O Dr. Shido implora para salvar a vida de Tsukuba e é autorizado pelo General Monster, oficial da organização, a transformá-lo em um ciborgue.

O cientista aplica a operação ciborgue, trazendo Tsukuba de volta a vida. Mas secretamente, deixa de fazer a lavagem cerebral que faria de Tsukuba um soldado de Neo Shocker e os dois fogem da base secreta da organização do mal. O Dr. Shido pede perdão a Tsukuba por tirar a sua humanidade, mas este o conforta dizendo que agora possui a força necessária para lutar contra Neo Shocker e a partir daí assume o nome de Kamen Rider. 



Em 1979, a Toei decidiu ressucitar a franquia Kamen Rider, que havia acabado em 1975, com o Kamen Rider Stronger. Optou-se por usar o título simples de "Kamen Rider", e o herói originalmente era chamado assim. O nome Sky Rider só seria usado mais tarde, depois que os Sete Riders Gloriosos passaram a aparecer no seriado como convidados especiais para alavancar a baixa audiência que o programa enfrentava e que quase levou ao seu cancelamento. A estratégia deu certo e o seriado conseguiu ficar um ano no ar.

Curiosidade: foi considerado trazer de volta o personagem Toubêe Tachibana, o "Oyajisan" (algo como "tiozão", algumas vezes simplificado como "Oyassan"), personagem que sempre ajudava os Riders com apoio e treinamentos. Mas o ator, Akiji Kobayashi (que fez o Capitão Muramatsu no primeiro Ultraman), recusou a oferta e indicou outro ator, Nobuo Tsukamoto (que coincidentemente interpretou o Capitão Kato em O Regresso de Ultraman), que aceitou e se tornou Genjiro Tani, um personagem com um papel semelhante ao de Kobayashi, até o seriado subseqüente, Kamen Rider Super 1. Ou seja, Kobayashi foi o chefe do primeiro Ultraman e do primeiro Kamen Rider, enquanto Tsukamoto foi o chefe do Regresso de Ultraman e apareceu em um seriado que pode ser considerado "O Regresso do Kamen Rider". 

O conteúdo da caixa. As mãos intercambiáveis são poucas, mas desta vez está incluída uma base com suporte.

Visão de corpo inteiro. A representação é fiel, embora o tronco seja um pouco grosso. Esta versão é baseada na da segunda metade do seriado, quando o herói passa por um treinamento com os Sete Gloriosos e ganha mais força. A versão anterior, com tons mais escuros, esteve disponível para venda exclusiva na loja virtual da Bandai.

Close do rosto. A representação é boa, lembrando o inseto em que o herói se baseia, a locusta, uma espécie de gafanhoto. Mas mais uma vez, as antenas são feitas de material rígido, frágil, que pode causar problemas para uma característica que apresento mais abaixo.

As ombreira são retráteis. A movimentação é pequena, mas é o suficiente para diminuir a interferência na movimentação do braço para cima.

O sitema de articulações do ombro é bem curiosa, lembrando um pouco a do Greeed Kazari, em que é possível baixá-lo bem para depois erguê-lo.

Como se trata de um modelo mais antigo, o antebraço não tem a articulação giratória no meio. A silhueta fica mais uniforme, mas fica um pouco difícil de usar.

Assim como em todos os Riders clássicos, existem detalhes modelados que lembram as dobras da roupa.


As luvas e botas possuem pinturas esmaltadas, lembrando enamel. Uma pena que no meu exemplar haja algumas falhas.

Os tornozelos não usam articulações multidirecionais, mas sim conexões esféricas. Mesmo assim, é possível esticar bem os pés. Uma pena que eles escapam às vezes.

- HENSHIN!
A pose de transformação pode ser feita com relativa facilidade. Mais tarde, quando o herói assume o nome de Sky Rider, na transformação ele passa a dizer "SKY HENSHIN".

O cinto de transformação, Tornado. A "janela" é feita de material transparente e dentro é possível ver a ventoinha.

Nos dois lados do cinto estão os dispositivos redutores de gravidade, que permitem que o Kamen Rider possa voar. E essa é sua maior característica, que o diferencia dos outros Riders Clássicos.

As alavancas são móveis e com isso é possível representar o dispositivo no modo ativado.

Não existe nenhuma trava e por isso as alavancas podem ser abaixadas até o fim. Não estou certo se isso era possível no seriado ou o que seria acionado com isso.


A modelagem do cachecol não ficou muito boa, com uma linha divisória muito evidente. Desta vez também não está incluída uma peça para representar o cachecol tremulando.

Em compensação, está incluído um pescolo intercambiável inteiro, com o cachecol estendido.


Com isso é possível representar o Skyrider em seu modo de vôo, em que ele usa o cachecol para planar no ar. O cachecol é feito de material rígido e por isso é preciso um pouco de cuidado para não quebrar. E isso vale também para as antenas da cabeça na hora de trocar o pescoço.

Está incluída uma base com suporte, com uma tampografia da silhueta do herói voando e a palavra "Sailing Jump", que é o poder de vôo do Sky Rider.

A garra pode ser trocada por este suporte...

... que tem um espaço para encaixar o Tornado.

Com isso é possível representar o Sky Rider voando.

De acordo com vários materiais, o Sky Rider apenas planaria após dar um salto com o redutor de gravidade ativado, mas mesmo assim, ele alcança velocidades de 800 Km/h (sua moto, a Sky Turbo corre a 1100 Km/h).

Para as cenas de vôo era usado o Toutsu ecg System, que permitia fazer montagens de efeitos especiais com um pouco mais de facilidade. Mesmo assim, era possível ver que a imagem do personagem ficava destacada do fundo.

Mas o uso desse sistema era altamente caro na época e por isso o Sky Rider passou a usar menos os seus poderes de vôo depois de se fortificar. Ainda, como as cores do personagem foram mudadas, não foi possível reaproveitar as cenas já feitas. O sistema só passou a ser usado em larga escala a partir de 1982 em Space Sheriff Gavan, quando os custos foram reduzidos, e durou até 1996.

No começo, seu golpe fatal era o Sky Kick.

Depois do treinamento com os Sete Gloriosos, Sky Rider desenvolveu 99 golpes especiais, como o Santen Drop, no qual, como seu nome diz, o herói agarra o inimigo, segurando-o em três pontos (santen = três pontos)...

... dá uma volta no ar...

... e depois coloca o inimigo debaixo de seu pé, quebrando suas costas e estatelando-o no chão.

Outro golpe é o Taketonbo Shoot, no qual ele coloca o inimigo nos ombros e pula, girando como o brinquedo que dá nome ao golpe, que consiste em um palito com uma hélice na ponta.

Pena que eu só vi uma foto desse golpe e imagino que depois o Sky Rider arremesse o inimigo no ar.

Apesar de não ser mais usado para voar, o redutor de gravidade deu ao Skyrider a possibilidade de criar vários tipos de arremessos. Um que provavelmente ele usou foi este...

... o Izuna Otoshi. Se bem que na verdade, ele nunca chegou a usar todos os 99 golpes no seriado, sendo que alguns são uma incógnita até hoje.

The Strongest in the World!
The Mightiest in the Universe!
The Bravest of all the Fighters!

E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts do Skyrider. A representação é boa, mas não tanto quanto seus antecessores, visto que o tronco é um pouco grosso e existem linhas divisórias na máscara e no cachecol que são muito aparentes. Mesmo assim, deu para ver que esse modelo foi feito com o conceito de mostrar um Rider voador, vistas as articulações dos tornozelos, que permitem esticar bem os pés, e os ombros, que permitem levantar bem os braços, além de incluírem uma base com suporte. Pena que ele não voava muito com essa coloração e a última vez que ele fez isso foi em uma cena inglória do filme do Kamen Rider Decade, em que o Sky Rider é derrotado facilmente, provocando a ira dos fãs mais antigos. No total é uma boa figura e recomendo para os fãs dos Kamen Riders clássicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html