sábado, 14 de junho de 2014

S.H. Figuarts Sailor Mercury

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts da heroína Sailor Mercury, do desenho Sailor Moon, feita pela Bandai.




Ami Mizuno é uma menina prodígio, que sempre tira as melhores notas na escola. Estudiosa e altamente esforçada, sempre pensa em como se auto-aperfeiçoar. Por isso, muitas vezes Ami acaba se isolando dos outros alunos, que pensam erroneamente, às vezes por inveja, que ela faz isso por se considerar superior a todos. Mas é Usagi Tsukino, a Sailor Moon quem quebra essa barreira e se aproxima dela. Usagi fez isso com a intenção de que Ami a ensinasse algum jeito fácil de fazer as lições e ir bem nas provas, mas percebe que é preciso esforço para isso. Mesmo assim as duas se tornam grandes amigas e Usagi mostra a Ami que existem mais coisas na vida do que só o estudo.

Quando Usagi está investigando um cursinho misterioso, é descoberto que Ami é a segunda guerreira Sailor. A gata Luna lhe dá uma Caneta de Transformação, que permite que Ami manifeste seus poderes como a Sailor Mercury, que se torna o lado inteligente da dupla e serve para contrabalançar a chorona e medrosa Sailor Moon no começo do desenho. Quando as Sailors se reúnem, ela se torna o cérebro do grupo, fornecendo o apoio necessário.

Desde sua primeira aparição, Ami Mizuno/Sailor Mercury se tornou a personagem mais popular do desenho.


Ami/Mercury foi interpretada por Aya Hisakawa, dubladora de grande sucesso nos anos 1990 e que continua sua carreira até hoje. Ela interpretou a heroína Yoko Mano em 魔物ハンター妖子 (Mamono HUNTER Yoko), personagem com uma personalidade semelhante à de Usagi; Isabela, personagem-rival no jogo 魔法の少女シルキーリップ (Mahou no Shoujo SILKY LIP) para Mega CD e também já foi o mascote mágico Kero em Card Captor Sakura. Um de seus papéis mais recentes foi como Sonia em Saint Seiya Omega. Atualmente ela é a vilã Lady Noir no seriado Super Sentai 烈車戦隊トッキュウジャー (Ressha Sentai TOQGER). Hisakawa também foi Haruka Shitou em RahXephon, em um papel semelhante à de Misato Katsuragi de Evangelion, por sua vez interpretada por Kotono Mitsuishi, a Sailor Moon. No jogo Super Robot Wars MX existe uma piada com essa situação.

No Brasil, Ami/ Mercury foi interpretada por Gilmara Sanches, que já foi Marin em Saint Seiya. A partir de Sailor Moon R, ela foi dublada por Melissa Garcia, que foi Videl em Dragon Ball Z.

O conteúdo da caixa. O número de acessórios é quase o mesmo da Sailor Moon.



Visão de corpo inteiro. A protoforma é a mesma da Sailor Moon e não existem muitas diferenças.


As peças de expressão e os rostos intercambiáveis ficam em um prático blister que permite que eles sejam guardados quando não estão em uso.



Close do rosto. A representação é bem fiel à versão do desenho animado dos anos 1990. O brinco é diferente da Sailor Moon, com um formato mais simples.



Peça de expressão "B". Uma expressão boa para se usar em lutas, com a boca aberta. Existem algumas imperfeições na pintura, mas nada muito relevante.



Peça de expressão "C". Trata-se de uma expressão séria e o olhar parece mais severo que na expressão anterior.



Peça de expressão "D".  Por alguma razão o sorriso com a boca aberta se tornou o último.



O cabelo é bem moldado, mas nada de excepcional. Desta vez não foram usadas partes em material transparente. A tiara tem pintura metálica.



Está incluída uma franja intercambiável para representar o visor HMD ativado quando Mercury aperta o brinco e usado para analisar o inimigo.


A lente é feita de material transparente e é um pouco grossa.



A protoforma é a mesma da Sailor Moon, sendo que as diferenças são o formato dos laços de fita. Obviamente o broche é diferente da Sailor Moon.




O sistema de articulações também é o mesmo da Sailor Moon, com as articulações extensíveis nas coxas. No meu exemplar o braço direito acaba se soltando com facilidade.


Uma alteração foi feita no conector do pulso, que voltou a usar uma bolinha na ponta. Mas mesmo assim, a troca é bem suave, sem grandes riscos de quebra.


Estão incluídas duas peças para representar o computador portátil que Mercury ganha de Luna.



As peças têm o emblema da Sailor Mercury na tampa.


A peça que representa o computador aberto tem direitinho o teclado e botões direcionais além de uma tecla "enter".



Estão incluídas mãos especiais para segurar o computador fechado...



... e outra para o computador aberto, em que ele se encaixa na mão pela "dobradiça".


De acordo com as instruções o computador pode ser segurado desta forma, mas nesse caso ele não deve ser colocado muito fundo.


Ami teria ganho o computador de Luna porque Usagi não conseguiria usá-lo (e ela estava certa).


Está incluída esta mão, mas não sei dizer exatamente para que ela serve.



Talvez ela sirva para representar Ami digitando no computador.



Está incluída uma base com suporte em forma de coração com o nome e o símbolo da Sailor Mercury. A haste desta vez não é seccionada, perdendo flexibilidade, mas segurando com mais firmeza.


- MERCURY POWER! MAKE UP!!!







A seqüência de transformação pode ser feita sem grandes problemas. Uma pena que não está incluído o item de transformação.






- Tome um pouco de água e pense bem no que fez! SHABON SPRAY!!!

Em seu golpe especial, Mercury lança bolhas de sabão que bloqueiam o campo de visão do inimigo e até criam uma onda de frio, mas não têm propriedades de ataque. Em Sailor Moon R, o ataque se torna o Shabon Spray Freezing, ganhando a habilidade de congelar o inimigo.
Curiosidade: a palavra Shabon vem do português "sabão".


- AQUA RIBBON UPPER!!!
No jogo para Mega Drive, Mercury conta com um golpe semelhante ao Shoryuken de Ryu e Ken, de Street Fighter. O comando é bem parecido, mas achei um pouco difícil de usar.


Na verdade, achava o super pulo com voadora mais fácil de usar.


Ao ser cercada por inimigos era possível usar o Water Stream, uma rasteira giratória na qual a personagem ficava intangível, mas custava um pouco de energia de vida.


Ami é uma menina prodígio com um QI de 300, sendo que um de seus hobbies é jogar xadrez e ela até competiu em um torneio nacional.


- Xeque-mate.
O chato é que existem heróis mais inteligentes como o Kamen Rider Nº1, que tem QI 600.


Junto com a Sailor Moon. É possível representar esta cena de apresentação das duas, que foi usada uma vez.


Como dito em outra ocasião, Aya Hisakawa também fez a voz da Cure Moonlight. E agora finalmente reúno as duas em suas versões articuladas.


Troca de acessórios.


- PRECURE... quero dizer... SAILOR! OPEN MY HEART!!!
Estranhamente, aquela mão de propósito desconhecido consegue segurar os itens da Cure Moonlight sem problemas.


- Puxa, Ami! Você vai me trocar pela Cure Moonlight?
- Ah, sim. Ela é mais alta, mais forte, mais bonita e tem uma voz maravilhosa.


Eternal Blue
Desde a Sailor Mercury, as Meninas Mágicas Lutadoras de azul costumam ser as mais inteligentes do grupo e as mais esforçadas.


Claro que existem exceções, sendo que uma é preguiçosa (ao menos para estudos) e outra não é muito inteligente.


No novo desenho animado Sailor Moon Crystal, Ami Mizuno/Sailor Mercury será interpretada por Hisako Kanemoto, que fez as vozes da Cure Peace e da Garota Lula. Fiquei apreensivo pois só conhecia Kanemoto fazendo as vozes dessas duas personagens, totalmente diferentes da Mercury. Mas um dia ouvi a dubladora cantando ムーンライト伝説 (MOONLIGHT Densetsu) e percebi que não preciso me preocupar.


- A partir de agora, você é a Sailor Mercury. Faça bem o seu trabalho.
- Sim, srta. Yuri!


O papel da Sailor Mercury foi passado de Aya Hisakawa para Hisako Kanemoto. Vamos ver se ela dá conta do recado.


E mais uma foto com a Sailor Moon. Tem um espaço vazio, mas é de propósito, sendo que ele vai ser preenchido na semana que vem (se tudo der certo).

E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts da Sailor Mercury. Assim como a Sailor Moon, a representação é perfeita e não tenho muitas ressalvas. Talvez o fato do braço direito sair fácil, mas talvez seja só o meu exemplar. Quem queria uma versão articulada perfeita da Sailor Mercury não precisa mais procurar. Ela está aqui. E ainda por cima, está disponível para venda aqui no Brasil, assim como a Sailor Moon em lojas especializadas.  Recomendo totalmente.

2 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Eu me lembro de uma votação da revista Animage em 1992 ou 93, se não me engano, que elegeu as personagens femininas mais populares. Todas as Sailors ficarem bem cotadas, e a Ami foi a favorita. Na votação geral, acho que tinha ficado em segundo ou terceiro lugar. A personagem é adorável, mas eu gostava mais da Rei. Ou melhor, ou gostava é da interação entre Sailor Moon e Mars, que era hilária.

    A primeira temporada é um primor. O episódio final da primeira fase eu considero um dos melhores que já assisti, com momentos antológicos. Pena que depois caiu muito o pique das histórias.

    Talvez eu dê uma olhada na série nova, que parece ser mais baseada nos quadrinhos. Mas eu não gostava muito do mangá, preferia a versão em animê. Enfim, uma série que realmente marcou época.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!

      Também via as votações na Animedia e a Mercury sempre ficava nas primeiras posições.

      E concordo plenamente. O grande charme do desenho era a interação entre a Usagi e a Rei. Apesar de ter acompanhado Sailor Moon SuperS quando estava no Japão, não me lembro de quase nada da série, mas da primeira temporada eu me lembro bem. Especialmente do antológico episódio do parque de diversões. E acho que isso não teria sido possível se o desenho fosse totalmente fiel aos quadrinhos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html