sábado, 16 de agosto de 2014

S.H. Figuarts Kamen Rider Den-O Ax Form

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão S.H Figuarts do herói Kamen Rider Den-O em sua Ax Form, feita pela Bandai.





Ryoutaro Nogami, o Kamen Rider Den-O assume a Ax Form quando incorpora o Imagin conhecido como Kintaros, com isso adquirindo grande força e resistência, embora sacrifique um pouco de sua velocidade e agilidade. Kintaros a princípio havia entrado no corpo de Masaru Honjo, um jovem lutador de karatê que teve que abandonar um torneio devido a uma doença. Diferente de outros Imagins, Kintaros se importava mais em realizar o verdadeiro desejo de seu hospedeiro e quase teve sua existência apagada ao proteger Honjo. Mas Nogami se oferece para ser seu novo hospedeiro e desde então ele se torna parte do grupo. Kintaros valoriza bastante a honra e gosta de ajudar as pessoas. Por alguma razão, ele fala no dialeto de Kansai (Osaka, Hyogo e imediações). Ainda, Kintaros não parece ser muito inteligente, mas na verdade ele é bem esperto, o que é demonstrado nos últimos capítulos.

Kintaros é baseado no personagem Kintaro, das antigas histórias infantis japonesas, um menino de grande força física que lutava sumô com ursos e carregava um machado e que mais tarde se tornaria um guerreiro de nome Kintoki Sakata, servo de Yorimitsu Minamoto. De todos os Imagins, Kintaros é o que tem mais elementos do personagem em que se inspiraram para criá-lo. Na verdade sua forma atual é baseada em um urso e por isso Momotaros o chama de クマ公 (Kuma-kou, algo como "Ursão"). Kintaros por usa vez o chama de "Momonoji".

Curiosidade: O ator que veste a fantasia de Kintaros é Jiro Okamoto, o lendário dublê que usava a roupa do Kamen Rider Black. A voz de Kintaros é feita por Masaki Terasoma, que também fez a voz do vilão Shadow Moon.



Kamen Rider Den-O teve um grande sucesso devido à seus personagens altamente marcantes e carismáticos. A presença de dubladores famosos também foi um grande atrativo para os fãs de desenhos animados. Mas depois de ver o seriado, percebo que esse sucesso não se deve apenas a esses fatores, como também a uma trama intrincada, com um mistério altamente instigante e intrigante, assinada pela brilhante roteirista Yasuko Kobayashi. O tom é de comédia, mas na verdade a série esconde uma história bem dura, que fala de sacrifícios, mas também de amizade. O tema "viagem no tempo" costuma ser complicado e muitas vezes difícil de entender, mas os elementos cômicos conseguiram manter ligado o público-alvo principal, as crianças. Os atores foram bem escolhidos, sendo que Takeru Sato, que fez o papel principal, conseguiu dar expressões a cinco ou até seis personagens diferentes (dependendo do Imagin que entra no corpo de Ryotaro). O seriado conseguiu o equilíbrio perfeito entre o drama e a comédia e acredito que foram todos esses elementos que fizeram com que ele fosse apreciável tanto por crianças como por adultos, o que fez com que fossem feitos vários especiais depois que a série de TV acabou.



O modelo esteve disponível por tempo limitado na loja virtual da Bandai por venda exclusiva.


O conteúdo da caixa. Os acessórios são quase os mesmo da Sword Form, mas desta vez estão incluídas peças de efeito muito mais chamativas.



Visão de corpo inteiro. A protoforma é a mesma da Sword Form, sendo que ela casa bem a silhueta com a articulabilidade. Uma representação simplesmente perfeita.



Close do rosto. A máscara (Den Kamen) tem o formato de um machado. Diferente do original, os olhos não usam material transparente. Mesmo assim ela é bem detalhada.


Eu não tinha notado na Sword Form, mas o pescoço tem vários detalhes esculpidos.



A placa peitoral também é bem detalhada, com partes que lembram dissipadores de calor. Por outro lado as costas são simples. Em ambas é possível ver uma linha que lembra um trilho de trem. Infelizmente o torso não tem muita mobilidade, o que é um dos poucos pontos fracos do modelo.


O cinto de transformação, Den-O Belt. A fivela, que lembra um relógio, usa material transparente de cor amarela. Os botões têm as cores de cada forma direitinho.



Dos lados estão as peças da arma do Den-O, a Den Gasher, que pode ser montada em várias configurações.



Também estão incluídas peças para representar os seguradores vazios. A conexão é firme.


As coxas têm placas de proteção douradas.


O Rider Pass e a mão de segurar são iguais às da Sword Form.



E está incluída a Den Gasher no modo machado.



A mão de segurar tem um sulco para encaixar a arma para que ela fique firme.


- A minha força fez você chorar!


- As lágrimas, você pode limpar com isto!
Kintaros tem a mania de estalar o pescoço.


- A minha força é de chorar!
Kintaros tem bastante apreço à palavra "chorar". Isso é porque ele gosta de fazer as pessoas se emocionarem e ele mesmo é emotivo, apesar de parecer casca-grossa.


Kintaros fica muitas vezes de braços cruzados e até dorme nessa posição. Nessa hora ninguém consegue acordá-lo. Mas a palavra "chorar" ou alguma outra com som semelhante (ex: "corar") faz com que ele abra os olhos dizendo "É de chorar!".


O estilo de luta de Kintaros é semelhante ao sumô, que ele aprendeu pensando que era karatê. Mas isso o aproximou do personagem que lhe deu origem.



Por isso, ele usa frequentemente golpes com a palma (Haritê). Está incluída uma mão com os dedos abertos, que não tem na Sword Form.






E é claro, Kintaros usa vários golpes com o machado.


Estão incluídas essas peças de efeito (que confesso, foram uma das razões de ter comprado este modelo).




As peças são dispostas mais ou menos assim.


FULL CHARGE




Após fazer o Full Charge, Kintaros joga fora o Rider Pass e depois o machado para o alto, para então carregar sua própria força.



Aí ele pula, pega o machado de novo e...




- Dynamic Chop.
... desce com tudo golpeando o inimigo com o machado de forma devastadora. O nome do golpe ele só diz no final (o próprio Ryotaro menciona isso).


As peças da parte de trás têm detalhes que lembram pedaços de papel, que também surgem na apresentação de Kintaros. É com eles que o inimigo limparia suas lágrimas (se sobrevivesse).




Isso não está escrito nas instruções, mas nas peças existem pontos em que as pernas da figura e o machado podem ser apoiados para fazer a pose sem o uso de suportes.


Sabendo usar as peças é possível representar a variante giratória do golpe, com o qual Kintaros derrotou vários inimigos de uma vez.



As peças podem ser usadas para dar mais movimento e dinamismo aos golpes.






As possibilidades dessas peças são infinitas.



Usando outras peças de efeito, como essas da Obitsu, é possível incrementar o golpe.



Usando mais peças de efeito temos uma versão "arrasa-quarteirão" do Dynamic Chop.


Comparação com a Sword Form.


Nestas fotos...


... podemos notar....


... algo bem interessante.


- Põ, Ursão! Você tá usando a armadura do contrário!
- Eu não! É você quem está, Momonoji!
A armadura se transforma de acordo com a configuração. A forma básica (Platform) lembra um esqueleto, o que remete ao Skullman de Shotaro Ishinomori.


Os Imagins sempre estão brigando por qualquer motivo besta, mas na verdade são muito unidos.


- A minha filha é mais bonita!
- Não! A minha filha é mais bonita!
Masaki Terasoma também fez a voz de Daigo Hino, o pai da Cure Sunny em Smile Precure!. Toshihiko Seki, o dublador de Momotaros por sua vez foi Hiroshi Hoshizora, o pai da Cure Happy no mesmo desenho. Isso foi motivo de bastante euforia entre os fãs das duas franquias (e esse é o segundo motivo de eu ter comprado esse modelo).



E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Den-O Ax Form, feita pela Bandai. A protoforma usada nos personagens de Den-O é de boa qualidade, sendo possível fazer várias poses, inclusive aquela em que ele flexiona bem as pernas. Uma pena que o torso não tem muita mobilidade e, assim como na Sword Form, a troca das mãos seja difícil devido aos conectores que são muito apertados. No começo comprei a figura por causa das peças de efeito e pelo fato do dublador ter feito a voz do pai da Cure Sunny, mas depois de ler sobre o personagem e ver o seriado acabei gostando dele e por isso a compra valeu a pena. E agora pretendo comprar o pacote duplo com a Rod Form e a Gun Form. Os fãs de Kamen Rider Den-O não vão se decepcionar com esta figura, que vem completa com acessórios e até peças de efeitos com grandes possibilidades.

4 comentários:

  1. Sempre tive muita curiosidade em entender a razão de tamanho sucesso do Den-O. Foi a única série que teve uma enorme quantidade de filmes e especiais mesmo depois do término da série e por uns 5 anos (pelas minhas contas, uns 10 no total). É um fenômeno, certamente! E acho que o carisma dos personagens secundários como Momotaros, Ryoutaros, Kintaros e Ryuutaros colaboraram muito com isso. Confesso que o visual do Den-O em si é o que eu considero o mais feio entre todos os Kamen Riders (não consigo achar bonito). Mas a brilhante atuação de Takeru Sato na série, como você bem mencionou, é digna dos mais fervorosos elogios. O cara conseguiu interpretar pelo menos SEIS personagens (contando com a personalidade do próprio Ryoutaro) durante a série inteira. E olha que são cinco personagens de personalidades bem distintas. Não é a toa que esse papel lançou ele para uma esfera ainda maior no cinema japonês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno Seidel!
      No começo eu atribuía as constantes aparições de Den-O em filmes e especiais ao Den Liner, que seria um elemento bem conveniente devido à sua capacidade de viajar no tempo. Mas depois eu vi que não era isso. Den-O agora conta como uma das minhas séries Rider favoritas.
      Takeru Sato realmente é incrível. Não era só o penteado e as roupas que diferenciavam cada personagem. A expressão era totalmente diferente. E agora que eu me lembrei que o Ryotaro também incorporou uma vez o Deneb e com isso pode-se dizer que ele teve literalmente sete caras (!) no seriado. Tem ainda o Ghost Imagin, mas esse eu ainda não vi.

      Excluir
  2. Lindo demais!

    sou muito fã do Den-O. Uma das melhores mesmo compradas aos outros Kamens.

    Parabéns pela aquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Renato Urameshi!
      Essa protoforma do Den-O é uma das melhores. Eu vi alguns modelos dessa série sendo vendidos por aqui e posso dizer que vale a pena ter um!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html