sábado, 6 de setembro de 2014

Ultra-Act Ace-Killer

 Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act do vilão Ace-Killer, do seriado Ultraman Ace, feita pela Bandai.





Ace-Killer aparece no episódio 14 do seriado como uma criação dos seres extradimensionais Yapool para (como diz o seu nome) destruir o herói Ultraman Ace. Nesse episódio, os Irmãos Ultra (Ultraman, Ultra Seven, Zoffy e o Regresso de Ultraman) são capturados por Yapool e crucificados no planeta Golgotha. Ace-Killer absorve os poderes dos Ultras e na frente deles destrói uma cópia robótica do Ultraman Ace, que segundo Yapool teria a mesma força do herói. Enquanto isso, Ace enfrenta na Terra o monstro Varava, mas é derrotado ao ver que Yapool tem seus Irmãos como reféns, que seriam executados caso ele reagisse.

Ace-Killer é um dos inimigos mais marcantes da franquia Ultra e aparece em muitas outras séries derivadas. Em Ultraman Mebius, ele ressurge como o Mebius-Killer. Seu visual também foi a base para o Super Monstro U-Killer Saurus, que aparece no filme Ultraman Mebius & Ultraman Brothers - Yapool ataca!.



Um dos roteiristas principais de Ultraman Ace era Shinichi Ichikawa que, assim como Eiji Tsuburaya, era cristão, porém protestante. Foi ele também quem escreveu o roteiro desse episódio e daí vem as referências bíblicas (Golgotha/Gólgota, Varava/Barrabás, crucificação), que estão presentes também em outros de seus trabalhos (ex: o monstro "Petero" em Ultra Seven, que viria de "Pedro", apóstolo de Jesus Cristo). Ichikawa acabou saindo da equipe de produção do seriado devido a desavenças sobre os conceitos do herói que foram abandonados no decorrer da série. Mas ele voltaria a escrever o último capítulo do seriado por exigência do produtor do seriado Youji Hashimoto. A última fala do Ultraman Ace, que também seria seu último pedido, se tornou famosa mas Ichikawa conta que isso foi seu desabafo em relação a essas desavenças.

Um dos produtores de Ultraman Mebius, Hiroyasu Shibuya escreveu uma carta a Ichikawa pedindo para usar essa última fala do Ultraman Ace no episódio em que o herói aparece. Também foi Shibuya quem pediu para que Keiji Takamine e Mitsuko Hoshi interpretassem seus papéis originais no seriado como Seiji Hokuto e Yuko Minami, os hospedeiros de Ace.

Trívia: O time de defesa da Terra Crew GUYS, do qual Mebius fazia parte, teria arquivos dos grupos anteriores (Patrulha Científica, MAT, ZAT etc.) de todos os monstros e alienígenas que invadiram a Terra. Ace-Killer não constaria no "Documento TAC" pois ele nunca foi visto pelos terráqueos.


O conteúdo da caixa. Ironicamente, este é o modelo que vem com mais peças de efeitos de raios da linha. E ele até vem com uma peça extra para o Ultraman Ace.



Visão de corpo inteiro. Um visual agressivo e altamente marcante. O esquema de cores de dourado e vermelho com olhos verdes foi pensado para representar o antagonismo com o Ultraman Ace. A primeira vista a representação é perfeita.



Close do rosto. A representação é fiel, com o formato complexo e as linhas na face e nos olhos. Só não tem pintura representando purpurina como no original.


Na nuca podemos ver representações das rugas da fantasia usada nas filmagens.





As enormes ombreiras possuem um sistema de articulações que permite que elas sejam colocadas em várias posições e com isso minimizar a limitação dos movimentos.


O cristal do peito, assim como os olhos, é representado com pintura metálica.





O torso e a cintura têm articulações com vãos bem grandes e aparentes, mas é graças a isso que o tronco pode ser bem flexionado.


Isso é bom, já que o Ace-Killer sempre fazia esse movimento, como se estivesse se espreguiçando.




Estranhamente ele tem a peça nas costas que pode ser trocada por outra que tem um conector para bases com suporte.



O chato é que eu não me lembro de nenhuma cena com ele voando. Mas isso abre várias possibilidades e eu deixo a peça com conector mesmo.


Existem peças para representar a sua característica mão esquerda com dedos longos em duas poses.



Existem várias peças intercambiáveis para representar a mão direita. Todas têm os dedos pontudos direitinho.


Ele teria roubado o Ultra Bracelete do Regresso de Ultraman, mas isso não foi representado na figura.


Quando ele se torna o Mebius-Killer, haveria uma parte que lembraria o Mebium Brace, mas isso também não foi representado.




As placas do "saiote" são feitas de material maleável e por isso não interferem no movimento das pernas.


Os pés são  o maior ponto fraco da figura. A localização da articulação do tornozelo faz com que ela não funcione direito e não dê estabilidade ao modelo. No meu exemplar a articulação da ponta do pé é frouxa e por isso é difícil colocar a figura em pé sem o uso de suportes.


Está incluída essa lâmina usada pelo Ace-Killer.


A ponta pode ser removida.


Com isso a lâmina pode ser segurada por uma mão específica. No meu exemplar a mão é um pouco apertada e por isso é preciso ter cuidado para colocar.


Na foto acabei colocando a lâmina do contrário. Mesmo assim no meu a conexão não é muito firme e a lâmina de cima cai a toda hora.


O Ace-Killer às vezes segura a lâmina com a mão esquerda, mas não está incluída uma que faça isso.


Os Irmãos Ultra são crucificados por Yapool no planeta Golgotha.



Nisso, o Ace-Killer rouba os raios dos Ultras.



Está incluída uma mão para representar o raio Spacium do Ultraman. A cor do raio é igual à que o Ace-Killer usa no seriado.


O raio é uma recoloração da peça que vem no Ultraman, mas a mão é nova, com os dedos pontudos. No meu exemplar uma das pontas do raio veio quebrada.


Acabei usando a pose do Regresso de Ultraman. Aqui a foto com a pose do primeiro Ultraman.



Também está incluída a peça para representar o raio M87 do Zoffy. No seriado, o raio foi representado como uma bala de energia.



Na figura optaram por representar como um raio mesmo. Nesse caso é uma recoloração direta da peça que vem com o Zoffy.


No seriado essa é a pose de disparo do raio, sendo que ele segura a lâmina o tempo todo.





Esta peça é encaixada na fenda na cabeça da figura para representar o raio Emerium do Ultra Seven.


Encostando a peça na testa da figura, o raio fica voltado levemente para baixo, mas era assim mesmo no seriado.


É possível fazer a outra pose do raio também. É até engraçado, pois esse raio não foi incluído na nova versão do Ultra Seven. Mas ele virá no conjunto que inclui as versões Dark do Ultraman e do Ultra Seven.


- Irmãos! Eu também morrerei junto com vocês!
Ace chega ao planeta Golgotha.


Ace-Killer já está lá esperando por ele.


Ace tenta a luta corporal...


... mas Ace-Killer tem muito mais força física.


Ace dispara o raio Metalium...


... que não funciona com o Ace-Killer, que o desafia.



Ace é fustigado pelos raios que Ace-Killer roubou de seus irmãos.


Ace fica em desvantagem.


Nessa hora, os Irmãos Ultra lançam suas últimas energias a Ace através de suas Luzes de Aviso (por alguma razão, Ultra Seven lança da placa peitoral).





E com isso, Ace consegue disparar o Space Q e derrotar Ace-Killer. Depois de salvar seus Irmãos, Ace voa para a Terra e derrota Varava.


O conjunto inclui a peça para representar o momento em que Ace carrega a energia para disparar o Space Q.




A peça é multicolorida, muito bonita e a colocação é incrivelmente fácil, sendo que os conectores não são muito apertados.




A parte do centro tem uma fenda que se encaixa na "crista" do Ace.



E assim tivemos a apresentação da versão Ultra-Act do Ace-Killer, feita pela Bandai. A representação do personagem é muito boa, mas houve falhas no controle de qualidade e no projeto, sendo que eles se concentram nos pés. As articulações dos tornozelos têm uma localização inadequada e não permitem que a figura fique muito estável. As pontas dos pés frouxas pioram ainda mais a situação. E é uma pena que ele não veio com peças para representar o Ultra Bracelete ou para transformá-lo no Mebius-Killer. A ponta frouxa da lâmina também irrita bastante, mas isso é contornável. Mesmo assim se trata de um dos inimigos mais icônicos do Multiverso Ultra. Recomendo para os fãs, mas é preciso ter em mente os defeitos apresentados.

2 comentários:

  1. Ace-Killer é um grande personagem, bastante imponente e carismático. A aparição dele em Mebius foi ótima, bem como as participações de Ace, Seiji e Yuko.

    Shinichi Ichikawa foi um grande roteirista e fico pensando no que o teria levado a sair da série. Teria algo a ver com a saída de Yuko Minami da trama? Talvez nunca saibamos o que houve de fato, se até a atriz já declarou que nunca foi dito nada a ela sobre os motivos de seu desligamento.

    Ah, ficou faltando citar a tal frase famosa do Ace.
    No mais, outra grande postagem. Parabéns.

    Abraço!

    PS: Ah, não sei se viu, mas quando o Ichikawa faleceu fiz uma homenagem a ele no Sushi POP:
    http://nagado.blogspot.com.br/2011/12/boletim-extra-falece-o-roteirista.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!
      Pelo que eu soube, Shinichi Ichikawa teve sérias desavenças sobre os rumos da série, mas não sei exatamente os detalhes. Sei que teria a ver com a ideia de deixar apenas Seiji como hospedeiro, uma vez que as crianças tinham dificuldades em brincar de se transformar no Ace, já que era preciso ter duas pessoas para isso. Ichikawa alegou que que isso tiraria o aspecto divino do herói,o que fez com que ele se desencantasse com as séries Ultra e abandonasse a equipe.
      A frase do Ace ficou na revanche com o Ace Killer na postagem mais abaixo, com a demonstração da figura que só terminei agora. O horário é para colocar as matérias na ordem que eu queria que ficassem.

      E não tinha visto a sua matéria. Excelente, com um resumo completo da obra de Ichikawa, um roteirista cujo nome talvez não seja muito conhecido por aqui, mas que deixou sua marca.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html