domingo, 7 de fevereiro de 2016

S.H. Figuarts Nasca Dopant

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do Nasca Dopant, antagonista do Kamen Rider W, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações

O Nasca Dopant é Kirihiko Sudou, jovem que trabalha para a Museum, traficando as Gaia Memories para os habitantes da cidade de Fuuto. Ele tem o melhor desempenho de todos os vendedores e com isso consegue avançar sua posição dentro da organização até conquistar o direito de ser membro da família Sonozaki, que controla Museum. Ele se casa com Saeko, primogênita da família, assumindo o sobrenome "Sonozaki" e ganha a Nasca Memory, assim como o cinto Gaia Driver e com isso ele se torna o Nasca Dopant.

Kirihiko é o antagonista principal do Kamen Rider W no começo do seriado e tem várias lutas mortais com o herói. No começo ele parece ser apenas um jovem ambicioso e cheio de si e até desagradável, mas Kirihiko mais tarde se revela como um personagem que não é mau. Na verdade, ele ama a cidade e tudo o que existe nela e quando criança ganhou o concurso para definir o visual do mascote da cidade, o Fuuto-kun. E Kirihiko tem uma política de nunca vender as Gaia Memories para crianças ou adolescentes, pois elas seriam o futuro da cidade, diferente dos adultos, que se afogam em sua própria cobiça.

Mas ele descobre que Ryubey, patriarca da família Sonozaki e líder da Museum, fornecia os artefatos para crianças para ter mais dados para suas pesquisas sobre as Gaia Memories. E o próprio Kirihiko era uma cobaia. Com tudo isso, ele decide abandonar Museum e a família Sonozaki, mas...


As Gaia Memories são pequenos dispositivos com o formato de pen-drives USB e que, como seu nome diz, contém as memórias do planeta Terra. Ao conectá-las ao corpo, seu usuário ganha grandes poderes, se tornando um monstro chamado "Dopant". Mas as Gaia Memories possuem propriedades tóxicas que causam dependência e acabam causando a morte de seu usuário a longo prazo. Ou seja, são como um tipo de droga e o jeito de usar é igual ao de injetáveis, e para isso é necessário um implante especial que serve como um "conector orgânico". Esse é um outro aspecto em que o seriado ousou ao mostrar, ainda que de forma sublimada, o tráfico de drogas. E retratou humanos recebendo implantes em seu corpo para se tornarem monstros, algo próximo aos 改造人間 (Kaizou Ningen, rudimentarmente "humano modificado") das séries clássicas.

Para salvar os Dopants, é necessário usar o Memory Break, os golpes especiais do W, que destroem as Gaia Memories sem matar os usuários. Mas mesmo assim, ficam sequelas como olheiras e perda da consciência.

O conteúdo da caixa. Vem com um número mediano de mãos intercambiáveis. Os acessórios são o mínimo necessário.


2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. O visual é bem elegante e o enorme cachecol chama bastante a atenção. O motivo do personagem são a Linhas de Nazca do Peru, especialmente as que representam aves, como o condor e o beija-flor.
Trivia: dentro do seriado é usada a grafação "Nasca" ao invés de "Nazca". Isso não é um erro e existem materiais que usam o "S" no lugar do "Z".

Close da cabeça. A modelagem é bem intrincada, lembrando um cavaleiro medieval.

A placa peitoral, modelada com detalhes assimétricos.

Existem vários relevos esculpidos na gola.

Detalhe da ombreira, que tem um relevo que lembra as aves de Nazca.

Os braços são assimétricos, sendo que o direito tem uma espécie de arma montada. No esquerdo tem outro relevo de ave.

A parte de trás dos braços tem mais ornamentos.

As luvas são bem moldadas, com sulcos onde seriam as articulações dos dedos.

Detalhe do cinto Gaia Driver, que é o dispositivo de transformação de Kirihiko. Um aspecto em que ele se aproxima dos Kamen Riders.
Os cintos Memory Driver funcionam como "filtros" para as substâncias nocivas das Gaia Memories, permitindo usar seus poderes com (relativa) segurança. O W Driver do Kamen Rider W seria o mais novo modelo desses cintos.

A parte de trás do cinto, que lembra a cauda de uma ave.

Detalhes da roupa, que lembram os antigos guerreiros feudais japoneses. A escultura das dobras é impressionante.

Detalhe do cachecol, que tem pintura em gradação, embora não seja muito suave. As pontas possuem adornos em pintura metálica.

Detalhe das botas, relativamente simples.

Os pés também possuem moldes que remetem às Linhas de Nazca.

3.Articulações

A cabeça se move bem para cima, mas praticamente nada para baixo.

As articulações das ombreiras são bem simples. Existe uma articulação giratória no antebraço.

Fechamento máximo do cotovelo.



Os cachecóis são presos por conexões esféricas e podem se abrir para os lados.

Os pulsos se movem bem, mas são limitados pelas braçadeiras.

A abertura das pernas é boa, considerando a modelagem das coxas, que são bem grossas. O saiote é feito em material maleável.

Esquema das articulações das pernas.

As articulações dos tornozelos são boas, mas não o suficiente para manter a área de contato dos pés com o solo na abertura máxima das pernas. Não é usado metal nos pés.


4. Acessórios

Está incluída esta espada, a Nasca Blade.

O ornamento, que lembra os desenhos de Nazca, é representado com perfeição.

Estão incluídos quatro pares de mãos.

A última serve para segurar a Nasca Blade, mas não é muito firme. É preciso encaixar bem o cabo da espada no vão que tem na mão.


5. Ação



Pose característica, com as mãos nas costas.


Nasca surge na frente de W
- Sabe? Tem uma coisa que sinto desde que o vi pela primeira vez...


- ... uma tremenda vontade de cortá-lo ao meio!





Kirihiko é o primeiro grande obstáculo que Shoutaro e Philip enfrentam no começo da série.


Ele consegue até mesmo derrotar o golpe fatal de W, o Joker Extreme.


Mais tarde, Kirihiko consegue mais poderes e alcança o chamado "Nivel 2". Mas é aí que começa sua ruína, como se isso fosse regra nas séries Kamen Rider da Nova Geração...


Kamen Rider W também consegue novos equipamentos e habilidades. Com isso, Nasca Dopant acaba perdendo terreno.


E Kirihiko percebe que a nova força que ele conseguiu com a Nasca Memory estava consumindo seu corpo.


Kirihiko descobre que Ryubey, patriarca da família Sonozaki fornecia Gaia Memories para crianças como parte de seus experimentos e se revolta.
Obs.: Existe uma figura da forma Dopant de Ryubey Sonozaki, mas não tenho e uso o Kyubey no lugar.



Ele então arrisca sua própria vida para ajudar W a salvar uma adolescente que usava uma Gaia Memory, se redimindo de seus erros.


Para mim, nessa hora ele deixou de ser o Nasca Dopant e se tornou o Kamen Rider Nazca.


Kirihiko então se torna o Vento que protege a cidade de Fuuto, que ele tanto amava. Sem amaldiçoar ninguém e sem se arrepender.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Nasca Dopant, feita pela Bandai. Mais uma vez me impressiono com a modelagem dos vilões feita pela empresa. O modelo é um pouco antigo e por isso não é tão flexível, mas ainda assim é o bastante para representar as cenas de ação. Só que ele não vem com os cachecóis estendidos que foram usados para deter o Joker Extreme e nem as peças de efeito com o formato dos Geóglifos de Nazca para representar seus poderes como Nível 2. Mas nessa época esse recurso era privilégio de Ultra-Act, sendo que poucas S.H. Figuarts contavam com isso, focando no movimento. Uma boa figura de um bom personagem. Recomendo para os fãs da série.









- Fuuto...... Seu vento... realmente... é tão gostoso...

6 comentários:

  1. Excelente Review e a vontade de assistir as demais séries Kamen Rider só aumente!
    Acho muito bacana a história de antagonistas que, no fundo, são caras legais. Vegeta e Ikki que o digam! Fotos muito bacanas, meu nobre! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!

      Esse tipo de personagem costuma ser bastante popular. Também gosto da Setsuna, da Eren... Pena que no caso do Kirihiko...

      Excluir
  2. Show de review!

    Bem interessante esse personagem, pela descrição já esperava que ele fosse daqueles vilões que se tornam aliados depois. Mas pelo visto ele tem problemas no futuro...

    Nossa, Ryubey é quase Kyubey! E esse Ryubey também tem atitudes suspeitas! Será que não é o mesmo ser disfarçado???
    Pior que você colocou mesmo o Kyubey para representar o Ryubey hahahaha!

    A figura está ótima! O visual do personagem é bem legal e a Bandai caprichou nos detalhes. A cabeça dele me lembra uma das transformações do Firebrand em Demon's Crest.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Não contei na apresentação, mas sua primeira aparição no seriado é bem inglória e é motivo de riso entre os fãs até hoje. Mas depois ele consegue a glória.

      Outro ponto em comum que Ryubey tem com o Kyubey é que em ambos se aplica a expressão "De boas intenções o Inferno está cheio". A razão não é má, mas como Ryubey é humano, ele acaba se deixando consumir pela ganância.

      Essa figuras de vilões são muito boas. Algumas vezes até melhores que os heróis. É que a Toei costuma chamar designers de renome para fazer os vilões e monstros, então dá gosto de fotografar. Além de um tremendo trabalho...

      Excluir
  3. Parabéns pelo review e ótimas fotos como sempre, gostei muito do degrade no scarf dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Caio!

      Vendo bem de perto dá para ver umas imperfeições, mas ficou muito bonito mesmo! Os adornos das pontas também são legais!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html