segunda-feira, 18 de setembro de 2017

S.H. Figuarts Cure Ace

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Ace, de Doki Doki! Precure, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Mana faz amizade com uma menina chamada Regina, que é a filha do Rei Jikochu, o grande chefe dos inimigos e que devastou o Reino dos Baralhos. Mesmo assim, Mana sente que Regina, apesar de voluntariosa e aparentemente egoísta, no fundo não é má, algo que também é sentido pela mascote-bebê Ai. Mas um dia, o Rei Jikochu vem para buscar sua filha de volta e envolve seu coração em trevas, forçando-a a lutar com Mana, que não consegue fazer mal a sua amiga. Nisso surge a misteriosa guerreira Cure Ace, que consegue rechaçar Regina, que volta para junto de seu pai, deixando Mana desolada.

Cure Ace aparece mais vezes para ensinar os Cinco Juramentos Precure para as Doki Doki de modo que elas ganhem novas forças para enfrentar os Jikochu. E mais tarde, é revelado que Cure Ace é na verdade uma estudante do primário, Aguri Madoka, que se torna adulta ao se transformar devido à sua determinação em derrotar os Jikochu. Ela teria enfrentado os inimigos sozinha, mas foi derrotada e separada de sua mascote, Ai, o que a impossibilitou de se transformar novamente. E devido a essa experiência, Aguri é bastante severa, tanto com os outros como consigo mesma. Mas existe um segredo sobre sua origem que nem ela mesma sabe...


Aguri foi encontrada em uma floresta por Mari, que é confeiteira, especializada em doces japoneses, e passou a criar a menina como sua neta. Talvez por isso Aguri goste de doces e tenha um paladar apurado, sendo capaz de descrever a sensação de comer um como se fosse uma gourmet. Isso ajudou bastante para que o público não a visse apenas como uma personagem "chata", que só pensa em sua missão e repreende as outras. De fato, esse era um dos medos de sua dubladora, Rie Kugimiya, que ficou aliviada e contente ao receber cartas de apoio de fãs da personagem. Devido às circunstâncias sobre sua origem, Aguri a princípio não tinha uma data de nascimento.

Rie Kugimiya é dubladora de primeira linha, cuja voz característica acabou gerando o que foi chamado na internet do Japão de "Doença Kugimiya", atribuída aos fãs mais exaltados. Kugimiya é conhecida por interpretar personagens que a princípio parecem ser agressivas, mas na verdade apenas não são boas para expressar seus sentimentos. Exemplos seriam Louise, de Zero no Tsukaima e Shana, em Shakugan no Shana. ela também é boa com meninos, como Alphonse Elric (nesse caso o "conteúdo") em Full Metal Alchemist e Rana em Queen's Blade (papel duplo como Melona). Outros de seus papéis foram como Kagura em Gintama,o mascote Vyrn em Granblue Fantasy e a menina Haruka Sawamura no jogo Ryu ga Gotoku (Yakuza, no ocidente). Nas séries Precure, Kugimiya interpretou a Dark Lemonade, cópia malvada da Cure Lemonade no especial de cinema de Yes! Precure 5.

Em Glitter FORCE Doki Doki, seu nome será "Natalie" e aparentemente reterá parte do nome Precure, se tornando a "Glitter Ace". A mascote Ai se tornou "Dina" e Regina manteve seu nome.

De acordo com o compositor da série Ryota Yamaguchi, o nome de Aguri vem de uma das leituras possíveis de seu sobrenome, que se escreveria 円 e seria "En", junto com uma das romanizações do nome, que seria "Agri". Isso seria um anagrama que revela parte de sua verdadeira identidade.

A Cure Ace esteve disponível por venda exclusiva por tempo limitado.

O conteúdo da caixa. Vem com um bom número de peças de expressão e mãos intercambiáveis. Mas não vem com a mascote Ai. Será que...


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A representação é excelente. Conseguiram fazer uma boa transição da personagem para o mundo tridimensional.


Close do rosto. A expressão que vem de fábrica é com um sorriso. A tampografia dos olhos está fiel, desta vez. E nos lábios tem batom direitinho, que é a maior característica do visual da personagem.



A expressão "B" é com um olhar mais confiante e o sorriso com a boca meio aberta.



A expressão "C" é com uma piscadela. Ace não participa do Lovely Force Arrow, mas usa essa expressão na pose de apresentação.



A expressão "D" é usada para lutas e também quando ela está dando lições para as outras Cures.



Detalhe do enfeite de cabelo, com uso extensivo de pintura metálica dourada. A modelagem é precisa, com as pontas bem definidas e até com as cavidades na fita.

O cabelo é moldado de forma a parecer que está segurando a parte de trás.


Os quatro rabos de cavalo são moldados com esmero, inclusive com os trançados e as pontas com encaracolados. Eles são feitos de material leve, mas ainda assim fazem com que a cabeça tombe para trás. Nesse caso não tem muito o que fazer.

A franja é feita de material maleável e é bem moldada, com as curvas e as pontas no formato de anzóis.


A gargantilha, com pintura dourada, é moldada no pescoço.



O broche em forma de coração. No desenho ele funcionaria como uma Luz de Aviso (Color Timer) igual à dos Ultras e começaria a piscar quando o tempo limite estivesse perto do fim, mas não foi incluída uma peça para representar essa característica.

As ombreiras têm o formato de pufes, mas não graciosos como na Rosetta, dando um aspecto de realeza. Isso  é reforçado pelo enorme coração com pintura metálico.

As pulseiras têm o formato  de flores, como na Rosetta e em Heartcatch, mas sem laços de fitas.

A pochete para guardar o item de transformação, o Lovely Eyes Palette. Ficou bem modelado, inclusive com a alça. Pena que não vem uma peça para representar o próprio item.

Debaixo do casaco é possível notar um vestido, que é bem parecido com o que a Aguri usa normalmente.

Existem moldes no casaco que lembram pétalas de flores.

Na parte de trás da cintura está esse enorme laço de fita, feito de material maleável.


As botas são bem trabalhadas, misturando elementos das outras Cures. As estampas lembram as da Heart e da Sword e a lingueta da bota lembra a da Diamond. Parece um naipe de Ouros, mas também pode ser visto como um "A".


3. Articulações


O pescoço não se move muito, em parte devido à interferência entre as peças. No meu exemplar a articulação já ficou frouxa devido ao peso do cabelo.

O cabelo por sua vez tem articulações nas bases e o cacho inteiro pode ser girado.

Os ombros possuem articulações extensíveis. Elas não permitem uma abertura muito grande para cima, mas essa não é a verdadeira utilidade delas.

Os antebraços podem ser girados na ligação com a articulação do ombro, embora sejam um pouco duros. Os cotovelos se fecham bem e é possível  girá-los na ligação com o antebraço.

Os pulsos se movem bem.

O peito gira, mas não inclina muito bem devido à interferência das peças.

Só existe uma conexão esférica simples no peito. No meu exemplar ela acabou escapando ao tentar girar muito para o lado.

A cintura pode ser girada por baixo da saia.

A abertura das pernas é prejudicada pela saia.

O sistema de articulação das pernas é bom, mas mais uma vez é prejudicado pelo design da personagem.

Os tornozelos possuem articulações multidirecionais. No meu exemplar, o da perna esquerda tem conexões muito duras e ameaçou quebrar ao tentar girar.


4. Acessórios


As mãos incluídas. Desta vez, por alguma razão, não incluíram o segurador seccionável.


Mão para segurar objetos. Está incluído um par.

Esta mão é usada para segurar o Magical Lovely Pad. Só está incluída a esquerda.

Mãos para poses de apresentação e golpes especiais. Só estão incluídas as esquerdas.


As mãos unidas para fazer o símbolo do Ás. A colocação é menos difícil que nas outras.
Curiosidade: Rie Kugimiya consegue fazer essa pose com as mãos.

Está incluída uma peça para representar a Love Kiss Rouge, a arma da Cure Ace.

Assim como outra para representar o modo estendido.

Em ambas a modelagem é caprichadíssima, inclusive com um microscópico símbolo da Cure Ace.

A ponta tem pintura metálica rosa e é modelada de modo a se parecer com um batom.



O cabo é trabalhado, com relevos.



O Love Kiss Rouge pode ser segurado por uma mão específica.

Graças às articulações extensíveis dos ombros é possível segurar com as duas mãos para o ataque especial. O sistema foi desenvolvido tendo isso em mente.

O Magical Lovely Pad é igual ao das outras Doki Doki.


A base com suporte incluída, com o símbolo da Cure Ace tampografado.


A peça intercambiável para o pescoço. Neste modelo ela é necessária.


5. Ação


- PRECURE! DRESS UP!













- O Trunfo do Amor!


- CURE ACE!


- A Beleza é a prova da Justiça!


- Com uma piscadela, entro no seu coração!
Frase de efeito usada bastante nos primeiros capítulos em que ela apareceu.


Em um raro momento, Mana desanima ao ver que Regina voltou para o lado dos Jikochu.


- Acha que chorar vai resolver alguma coisa?
Cure Ace dirige palavras duras a Mana.


Essas são as mesmas palavras que o Ultra Seven disse ao Ultraman Leo uma vez. E Leo passou essas palavras para o novato Ultraman Mebius.


- Os Cinco Juramentos Precure! Primeiro: Precure só deve andar olhando para a frente!
Cure Ace então ensina a Mana um dos Juramentos.


Em O Regresso de Ultraman figuram os Cinco Juramentos Ultra. Eles também perduraram até a época de Mebius.


Cure Ace tem várias referências às séries Ultra. O esquema de cores é bem próximo e o nome remete ao Ultraman Ace.


- Adieu!
Cure Ace surge diante das Doki Doki, ajuda e logo vai embora, deixando essa palavra. E às vezes, até antes do monstro Jikochu ser derrotado.


Isso é porque ela só pode se manter nessa forma por cinco minutos. Quando o tempo está prestes a acabar, o broche do seu peito começa a piscar e emite um sinal sonoro, como a Luz de Aviso dos Ultras.


Cure Ace em sua forma normal é Aguri Madoka. "Madoka" é o sobrenome de Daigo, o Ultraman Tiga e...


- ......
-?


- Tinja-me com suas cores!



- LOVE KISS ROUGE!





- Sinta seu coração bater! ACE SHOT!


- BAKYUUN!!!
Ataque especial da Ace, que purifica o inimigo. Existem outras variantes, nas cores das outras Cures, mas todas elas têm o mesmo resultado, de prender o inimigo.


- PRECURE! ACE MIRROR FLASH!!!


Usando o Magical Lovely Pad, Aguri desenha um "A" com a mão e cria três espelhos que emitem uma poderosa luz que cega o inimigo.


- Que ressoe a pulsação do Amor! Doki Doki Precure!
A pose de apresentação com todas juntas, a partir do episódio 31. Essa cena é a favorita de Rie Kugimiya, pois nessa hora ela sentiu que finalmente fazia parte do grupo.






Agora que todas têm o Magical Lovely Pad, elas podem usar um golpe em conjunto.


- Todas as nossas forças vão para a Cure Heart! PRECURE LOVELY STRAIGHT FLUSH!!!
As Cures lançam uma carta que purifica o Jikochu.


- Os Cinco Juramentos Precure! Primeiro! Uma Precure deve sempre andar olhando para a frente!


- Segundo! O Amor é algo que se dá!


- Terceiro! Amor é proteger um ao outro!


- Quarto! Uma Precure deve acreditar em si mesma sem se arrepender!


- Quinto! Precure deve ser sempre uma Dama de primeira categoria!


- Juramento Final! Juntando nossas forças, nada é impossível!!!
Golpe combinado com os Kamen Riders, o Full House Attack.
Por favor, ignorem que o Full House vale menos que o Straight Flush.


Foto com o time completo. Quero  dizer, na verdade ainda falta uma...


Aguri, no Time Yorozuya. Desta vez eu desenhei uns óculos. Pena que eu não tenho um Robot Spirits do V Gundam. Perdão, Pattsuan...


- Bravo! Quantos doces!
- Opa! Isso é comigo mesmo!
Um ponto em comum. Esses dois vão acabar saindo no tapa para ver quem pega mais.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Ace, feita pela Bandai. Este é um dos modelos mais recentes e por isso tem melhorias, como as articulações extensíveis dos ombros, que permitem que a figura possa fazer a pose do Ace Shot. Só que elas foram feitas tendo em mente apenas esta pose e por isso não abrem muito para cima, embora ajude bastante. Ia ser bom ter isso nas outras Cures. A troca das mãos também ficou mais suave. Colocar a mão formando o símbolo do Ace foi bem mais fácil que as outras.

Mesmo assim existem vários problemas. A articulação do pescoço logo ficou frouxa e ao trocar para o pino fixo, vi que ela estava quase quebrando. Mas isso não tinha o que fazer, pois o cabelo já era feito do material mais leve possível. O tronco não tem muita mobilidade e a parte de cima do corpo acaba escapando em movimentos muito bruscos. Ao menos é fácil de colocar de volta. E uma pena que tiraram o segurador seccionável, que era bem útil.

Estranhamente não veio a Ai, que seria imprescindível para que Aguri pudesse se transformar. Por isso espero que seja um sinal de que vão lançar a Regina. Ela já figura na enquete e por isso tenho fé.

No total uma boa figura, sendo que a maioria dos problemas derivam do visual da personagem, que é difícil de se transpor para uma figura articulada, já que é bem pesada na parte de cima, o que exerce muita pressão nas pernas (pose fixa não teria tantas dificuldades). Mesmo assim recomendo para os fãs do desenho. Por ser exclusiva, é um pouco difícil de se encontrar, mas os preços costumam ser razoáveis.



Com esses dois acho que ela não vai poder ser uma Dama de primeira categoria. Sendo assim, deixo com o Kiryu.
- Ééh. Bom, pode ser.
- Vai ser melhor, Gin-san. O seu Kiryu vai botar ela na linha.

- HAAAH!!!

- SORYA!!!

- Gin-san. Pensando bem acho que não foi uma boa ideia...
- Éééh... Vamos deixar mais um pouquinho, Pattsuan. Pelo menos até ela começar a adivinhar os resultados dos jogos de dados.

4 comentários:

  1. Salve, Mr. Usys!

    As expressões que os modeladores conseguem imprimir nas figuras é impressionante! Sem dúvida, é uma arte com cada vez mais excelência técnica, e isso tudo para um brinquedo! Muito bom!

    Minhas filhas (uma de 9 e outra de 5 anos) estão assistindo Glitter Force e estão adorando. A mais velha gosta muito de Sailor Moon e Love Live! School Idol Project. Mas agora, é Glitter Force na cabeça. Ela até procurou algumas coisas no YouTube e achou um trecho de All Stars Precure. Agora, ela que fica me explicando sobre as personagens, ah ah.

    Eu ainda não parei pra ver um episódio com elas, mas farei isso logo. E sobre a Cure Ace, achei sensacional essas similaridades com Ultras. Luz de aviso? Ah ah, preciso ver isso!

    E ri muito ao ver a cena do Tiga sendo arrastado. Timing de cena perfeito!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      A Cure Ace só vai participar para valer da 2ª Temporada de Glitter Force Doki Doki, que só deve sair no fim do ano. Só não sei como vai ficar mas devem manter pelo menos os Cinco Juramentos Precure. No primeiro Glitter Force tiraram algumas referências às séries Ultra, mas pelo menos mantiveram a mais evidente. Essa deve render algumas risadas!

      A cena da Madoka arrastando do Tiga foi a primeira que eu imaginei para a seção de ação. Não é exagero dizer que comprei a Ace só para fazer essa.

      Excluir
  2. Show de review! Estava sentindo falta de ver essas ótimas fotos!

    Pelo visto o Ace no nome faz bastante sentido nessa personagem. Legal que o lance de transformação dela me lembrou o Shazam, e ela é igualmente durona.

    Rie Kugimiya manda bem demais! A eterna Kagura hehehe! É mesmo, ela faz a Haruka em Yakuza! Eu tinha esquecido esse detalhe, e isso que joguei um monte os games...

    Adorei a figura! Os rostos são bem bonitos e o batom deixa ela com um estilo mais maduro. Uma coisa que reparei é que ela tem uma leve sombra rosa nos olhos, dá um bom charme. Olhando de frente eu achava que ela usava uma coroa, mas olhando os detalhes dá pra ver que é um tipo de tiara de design bem interessante. Esse cabelo não é nem um pouco chamativo né hehehe. Pelo visual da personagem era de se esperar que a figura tivesse algumas dificuldades de movimento e peso, o que é uma pena, mas ela continua maravilhosa mesmo assim, e eu teria uma fácil hehe. E que legal essa referência de Ultraman.
    Pô, eu achava que de Ultraman ela só tinha a luz de aviso, mas depois veio um monte de referências hehe!

    Com esse jeito mandão e impondo os juramentos nas colegas eu pensei é que ela ia tomar o lugar do Hijikata no Shinsengumi, isso sim hahahaha! Deixar uma garota lutadora aos cuidados do Kazuma é praticamente como mandar para uma escola militar, volta mais lutadora ainda hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin! E seja bem vindo de volta!

      A Ace é durona. Mesmo na forma normal, de criança, ela passa um sabão nos colegas de escola da Mana quando vêem que estão muito dependentes dela. Até a Kugimiya tinha um pouco de medo disso. A bem da verdade era como o Hijikata, sim. Ela fez de tudo para colocar as meninas na linha. Não que elas precisassem, já que tinham pouco para se desenvolverem.

      Ela passa mesmo uma sombra nos olhos na hora de se transformar. Maquiagem é algo que encanta todas as meninas e por isso foi colocado nela. O bom é que não ficou muito carregado. Só que eu preferia a versão em quadrinhos, em que até as proporções são mais adultas. Parecia até uma personagem de Sailor Moon.

      Está óbvio que quem fez a Cure Ace era fã de Ultraman. Depois de todas essas referências não tem como esconder. E deu para perceber que é alguém que conhece bem as séries Ultra.

      Essa do Kiryu foi na última hora. Foi um lampejo e daí tive que pensar para fazer as fotos. Daí reaproveitei as cenas dos Heat Actions mais representativas. Pena que ainda não consegui a bicicleta...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html