sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ultraman Geed X Kaiju Girls - Trazendo Zandrias de volta à Terra


No episódio 10 de Ultraman Geed surgiu um monstro inesperado, o Zandrias, que vinha de Ultraman 80, para ser mais exato, do episódio 4. Porém, esse é um monstro que não tem tanta projeção ou popularidade quanto outros que apareceram no seriado, como Eleking ou Tyrant. Como e por que justo ele foi escolhido? Existe uma história bem curiosa por trás disso.






Tudo começou com o desenho animado Kaiju Girls, uma série cômica com monstros das séries Ultra na forma de garotas, que estreou no Japão em setembro de 2016 e teve exibição no Brasil pelo portal Crunchyroll. O desenho por sua vez teve origem no ウルトラ怪獣擬人化計画 (ULTRA Kaiju Gijinka Keikaku, algo como "Projeto de Antropomorfização dos Monstros Ultra"), em que vários artistas transformavam monstros e alienígenas das séries Ultra em garotas bonitas.

Gomora, monstro clássico de Ultraman transformado em garota.

Esse é um conceito bastante corriqueiro para os otaku japoneses, mas que aos olhos dos ocidentais parece ser louco e no caso de Kaiju Girls causaria a fúria de fãs mais ortodoxos. Mas é fato que o desenho teve sucesso, tanto que haverá uma segunda temporada. E uma Kaiju Girl em especial acabou ganhando notoriedade, apesar de ter tido pouquíssima aparição: a Zandrias-chan, desenhada por Nekokan Masshigura, da Nitroplus e interpretada no desenho animado por Kaede Yuasa.

Zandrias-chan e sua dubladora, Kaede Yuasa

Zandrias-chan chamou a atenção por ser a única personagem proveniente de Ultraman 80, destoando das outras que vinham de Ultraman (Redking-san, Zetton-san, Pigmon-tan, Gomo-tan) e Ultra Seven (as principais, Agi-chan, Miku-chan e Win-chan, mais Eleking-san). O monstro original era uma figura bastante obscura e que só apareceu em um episódio de 80. E ainda, a personagem guardava pouca semelhança com o monstro original, e por isso muita gente não a reconheceu de primeira. Mesmo assim, espectadores mais aficionados das séries Ultra deram atenção ao seu aspecto minoritário e ela foi ganhando mais e mais popularidade, especialmente na internet.

Nisso, em 07/01/2017, a Tsuburaya Productions resolveu iniciar um novo projeto, mais louco ainda: o ザンドリアスをもう一度地球へ呼ぼう (ZANDRIAS wo mou ichido Chikyu e yobou, algo como "Vamos chamar o Zandrias para a Terra mais uma vez"). Um projeto de crowdfunding hospedado no site P'sFarm, do grupo Pony Canyon, tendo como objetivo refazer a fantasia do Zandrias original.

Zandrias em sua primeira aparição em Ultraman 80.

A meta inicial era de 370 mil ienes e havia três pacotes de recompensas de acordo com a quantia doada. O pacote A, de 3000 ienes, daria direito a um cartão postal com a personagem mais um ingresso para um evento em que a fantasia seria mostrada ao público. O pacote B de dez mil ienes traria como contrapartida o que tem no "A", além de uma cópia do roteiro do episódio 4 de Ultraman 80 em que o monstro aparece, mais um livreto de 16 páginas, com fotos do monstro e entrevistas com membros da equipe da época, como Shinichi Oooka, que era operador de câmera e muitos anos depois se tornou o presidente da Tsuburaya, e Osamu Yamaguchi, que fez os desenhos dos personagens de 80. E para quem contribuísse com o curso C, doando cem mil ienes, teria como recompensa todos os itens acima e teria direito a participar de um jantar com o próprio presidente Oooka, mais o desenhista Yamaguchi, além de Zandrias e até o Ultraman 80.

A Tsuburaya é bastante conhecida no Japão por seu bom humor, e por fazer "piada a sério" usando toda a sua força até mesmo em brincadeiras. Um bom exemplo seria a exibição do Redman em seu canal oficial no YouTube, que era um seriado que uma empresa comum deixaria esquecido e enterrado em um depósito qualquer. E antigamente ela fazia brincadeiras bem caprichadas de Primeiro de Abril em seu site oficial, que acabaram parando depois do Grande Terremoto de 2011.

Essa iniciativa do Zandrias pareceu ser uma delas e que não iria adiante. Mas surpreendentemente, o projeto angariou 1.439.640 ienes. Ou seja, quase 400% da meta inicial. Tamanho foi o sucesso que quando foi atingida a marca de 250% da meta foi anunciado que todos os doadores ganhariam ainda o direito de reservar com maior antecedência uma figura em soft vinyl da Zandrias-chan.

A nova fantasia do  Zandrias, com Kaede Yuasa e o Ultraman 80

Assim, a Tsuburaya pôde fabricar a fantasia e fazer o evento, com a apresentação da dubladora Kaede Yuasa e uma aparição surpresa do próprio Ultraman 80. O monstro ganhou formas mais arredondadas, ficando mais "bonitinho", e esbanjou simpatia durante o evento. Isso não ia contra o personagem original, que era um filhote que havia brigado com a mãe, a Mother Zandrias, e fugido para a Terra, sendo que os dois fazem as pazes graças a 80 para depois voltar para o espaço em paz. Ou seja, era um monstro cômico, quase um mascote e isso não mudou em Ultraman Geed, em que ele não era mau e nem estava sob influência de forças malignas. Era apenas um "moleque birrento", como é descrito por sua alcunha, だだっ子怪獣 (Dadakko Kaiju, algo como "Monstro Moleque Birrento"). É só que desta vez o problema é outro, mostrando a passagem do tempo desde sua última aparição há 37 anos atrás.

Título com a sombra do Zandrias em Ultraman Geed, desta vez dando ênfase à graciosidade.

Isso tudo mostrou uma das possibilidades do crowdfunding nas séries de Tokusatsu. Um outro exemplo seria HE-LOW, iniciado mais tarde, em junho de 2017, pelo ator e diretor Hassei Takano. Nesse foram angariados 1069% da meta original, que era de 1 milhão de ienes, e já terminou de ser filmado recentemente. 

O financiamento coletivo parece ser uma alternativa para os produtores de conteúdo, que poderiam angariar fundos para seus projetos sem depender do patrocínio de grandes empresas ou da venda de produtos relacionados, mas não é bem assim. Séries de Tokusatsu costumam ser bem caras, por terem custos extras com efeitos especiais, entre outras despesas. Tanto que um filme de curta duração como Kamen Rider ZO custou mais de 300 milhões de ienes, muito além do que foi angariado pelo projeto HE-LOW. E mesmo assim os dois projetos de crowdfunding foram organizados por gente de renome no ramo e foi isso o que fez com que houvesse gente disposta a apoiar.

Ainda, o número absoluto de doadores é pequeno. A fantasia do Zandrias foi apoiada por apenas 119 pessoas e HE-LOW teve o patrocínio de 820 pessoas. Números bem modestos em relação ao da média de espectadores em um cinema ou mesmo de unidades de DVDs ou Blu-Rays vendidos, que costumam ser medidos em milhares.

Mesmo assim é uma boa ideia para cobrir alguns custos e para pequenos projetos que não sejam tão suntuosos. Outra obra que usou esse recurso foi BRAVESTORM, que reúne versões refeitas dos heróis Silver Kamen e Red Baron, para conseguir fundos para as despesas com publicidade.

Mais um ponto interessante é que a volta do Zandrias foi realizada por influência de um projeto aparentemente estapafúrdio da Tsuburaya Productions, o Kaiju Girls, que a princípio não teria nada a ver com Ultraman Geed, seguindo uma linha bem diferente. Mas graças à essa brincadeira da Tsuburaya e ao apoio dos fãs, Zandrias pôde sair da obscuridade e aparecer na tela mais uma vez após 37 anos, além de ter produtos relacionados como um boneco em soft vinyl, assim como sua própria Ultra Capsule, na série de brinquedos de Ultraman Geed. Não é algo que vá mudar a história do Tokusatsu ou que seja decisivo no seriado, mas ainda assim é um pequeno milagre.


Sobre o projeto (site oficial de Kaiju Girls; em japonês):

金栗 (Kinkuri) - Fã entusiasta a quem é comumente atribuído o mérito de Zandrias ter ganho tanta popularidade. Link para a conta no Twitter, com várias historietas e artes de versões antropomorfizadas de personagens da Tsuburaya Productions. Pode ter conteúdo impróprio para menores de 18 anos.

Sobre Ultraman Geed (no Blog Sushi POP):

4 comentários:

  1. Informação interessante e precisa. A princípio o Zandrias poderia parecer um monstro qualquer em Ultraman Geed, mas sua origem e o projeto para seu retorno é muito maior do que se pode esperar. Não deixa de ser um destaque e creio que o monstro dará as caras em outras produções da Tsuburaya no futuro. Essa popularidade curiosa pode contribuir para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, César Filho!

      Zandrias tem uma aparência bem genérica, mas as características são bem acentuadas. Imaginei que pouca gente por aqui soubesse dessa história dos bastidores e por isso resolvi trazer para cá. É uma boa curiosidade, embora nada muito importante. É só a Tsuburaya sendo a Tsuburaya. Empresa com senso de humor e que sabe brincar.

      Excluir
  2. Fala, Usys! Finalmente uma matéria que me esclareceu o crowdfunding para o Zandrias. Na primeira vez que soube disso, achei muito estranho e até pouco ético. Quer dizer, crowdfunding é algo para projetos autorais, independentes, não algo para ser feito por uma empresa constituída, cheia de parceiros comerciais e visando lucro. É totalmente diferente do projeto He-Low, que foi uma iniciativa pessoal e arriscada. Com o Zandrias, pareceu-me, de certa forma, uma maneira de poupar custos abusando da boa-fé dos fãs. Mas eles também tiveram custos para organizar as recompensas e fazer o evento. Então, acho que foi meio "uma mão lava a outra".

    Mas enquanto essa impressão ainda me incomoda, não posso deixar de imaginar como os fãs que apoiaram o projeto devem ter ficado felizes com as recompensas. E foi uma jogada de marketing e tanto, com certeza.

    Mas eu não gostaria de ver crowdfunding sendo usado por estúdios consagrados para poupar custos. É como a Lei Rouanet, que foi criada para ajudar artistas iniciantes e no fim virou algo que enriquece cada vez mais artistas do primeiro escalão, já milionários.

    Voltando ao tokusatsu, como algo diferente, uma jogada para criar maior interação com o público, vá lá. É complicado julgar, eu sei, mas nessas horas sou bastante pragmático.

    De qualquer forma, só você na blogosfera brasileira poderia ter feito essa matéria, bastante informativa e bem contextualizada.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Modéstia à parte, esse tipo de matéria estranha/curiosa/engraçada é um dos atrativos do blog e uma das coisas que mais gosto de fazer.

      Esse é um tópico bem interessante, que foi levantado. Até que ponto uma empresa produtora de conteúdo poderia se utilizar do crowdfunding? O quanto isso é ético?

      Tentei mostrar na matéria que não deve haver ufanismo quanto ao crowdfunding. Para que não haja quem pense que esse é um jeito das produtoras de conteúdo não precisarem mais depender de empresas, como fabricantes de brinquedos, e nem de vender produtos. Que existem limitações. E agora tem realmente esse aspecto moral. É certo que a Tsuburaya é uma empresa pequena, mas ela detém um conteúdo de alto valor e seu controle acionário está nas mãos de grandes empresas como a Fields e a Bandai.

      Mas no caso da Tsuburaya foi mesmo para fazer festança, uma grande brincadeira, como ela costuma fazer. Outro aspecto pelo qual ela é conhecida é essa proximidade com os fãs e ainda se integrando ao cotidiano japonês.

      Pelo menos houve um bom retorno, com um evento e mais conteúdo. O Zandrias foi bem utilizado no episódio do Geed, com bastante respeito ao original, inclusive nos efeitos sonoros que só quem é aficionado notaria. Até a biologia é respeitada, com o monstro soltando raios dos olhos, algo que só a Mother Zandrias fazia em 80, mostrando que ele cresceu um pouco. Nada de fazer dele um monstro genérico. Ironicamente, isso foi diferente do que se fazia no 80, com inimigos clássicos que ganhavam poderes estranhos ou não se comportavam como deveriam.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html