Páginas

sábado, 15 de agosto de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 19


Saudações.



Direção e Storyboards: Ippo Takatoya
Roteiro: Junko Koumura
Direção de Animação: Hitomi Matsuura e Yuuichi Hamano
Arte: Jo Oonishi

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.




No Episódio Anterior: Nyatoran se encanta com Orie, dona de uma loja de essências aromáticas, o que pode acabar tirando Hinata do time, substituindo-a. Mas ela mesma nem pensa nisso e faz de tudo para ajudar o Mascote. No fim, a coisa não dá certo, mas a união dos dois é consolidada em definitivo. Só que Latte não parece se sentir bem.


Latte é levada à clínica da família de Hinata. Lá, Yota (Ryota Oosaka) a examina e descobre que ela pegou um resfriado por estar enfraquecida e recomenda que repouse. Por estar doente, Latte não conseguirá sentir a presença dos Patógenos se eles atacarem. E bem nessa hora Batetemoda, como se sentisse que estão falando mal dele, resolve atacar.


Os dias passam e as Cures cuidam de Latte. Nisso, surge um informe de que algo estranho está acontecendo no Monte Sukoyaka. É Batetemoda, cujo Megapatógeno evoluiu durante esse tempo e se tornou altamente poderoso. As Cures se transformam e tentam detê-lo, mas são capturadas. Latte reúne suas forças para ajudá-las como pode, mas é facilmente rechaçada. E quando tudo parece perdido...


A cena com Nodoka cuidando de Latte é incrivelmente real,  assim como os sentimentos da Mascote. Latte vê todos cuidando dela com carinho e gentileza, mas ela mesma se sente inútil por não conseguir fazer nada. E isso era já de bastante tempo.

Agora, no estado atual, enferma, sente que interfere na vida de todas em suas atividades regulares, como Chiyu, que  deixa de participar do Clube de Atletismo por estar preocupada com ela. Ou como Hinata, que lhe compra um cobertor (assim como o pai de Nodoka). Em todas essas situações Latte mostra uma expressão de desconforto. Mas Nodoka, como já ficou assim, sabe como Latte se sente e pede para que ela descanse e se concentre em sua convalescênça, lhe dizendo que não é inútil e relembrando-a de sua importância.


Mesmo assim, Latte tenta lutar quando as Cures são capturadas. É doloroso vê-la sendo derrubada pelo Megapatógeno, que faz isso sem esforço nenhum. E se levantando várias vezes, ainda que enfraquecida. Assim como no episódio 15, ela mostra que tem a capacidade para ser a próxima Rainha dos Animais da Cura.

O sonho de Latte é o de poder curar a Terra como suas amigas, e como sua mãe fazia. Ao ouvir isso, Teatine não tentava demovê-la, mas também não dizia que basta ela querer que se realizará e nem mencionava sua linhagem. A Rainha foi realista e deixou claro que não é fácil e que será preciso ser forte. Exatamente como quando pais ouvem dos filhos sobre seus sonhos.


Uma coisa interessante é que nos diálogos está presente a palavra "morrer", que tem sido evitada em obras infantis já faz muitos anos (mais de vinte, eu diria). Mesmo assim, Junko Koumura a usa de forma até trivial, como no primeiro capítulo. Isso é fundamental, uma vez que o seriado trata de "Vida" e do porquê dela ser importante. É impossível dissociar os conceitos de Morte e Vida, como demonstrado no episódio 16. E também mostra que a luta das Cures é séria.

A expressividade é outro ponto forte do episódio.

E aqui temos mais um ponto de virada na história, com o surgimento de uma nova guerreira (Suzuko Mimori). Ela surge como o vento, como que atendendo o pedido de Teatine e mostra força e habilidade. Mas por alguma razão, não usa o poder de purificação e essa tarefa acaba caindo nas mãos de Nodoka e suas amigas.

De acordo com os Mascotes, ela é idêntica à Cure antecessora que foi parceira de Teatine, mas surgem dúvidas se é mesmo. Ainda assim dá para ver que é uma entidade superior, capaz de gerar um Frasco Elementar, algo que só os Elementos conseguiam. Nos créditos ela figura simplesmente como 精霊少女 (Seirei Shoujo, algo como "Garota Espírito"; foi traduzido como "Senhorita Etérea"), sendo que seu nome não foi revelado ou ainda não possui um.


No próximo episódio, a Guerreira misteriosa pretende levar Latte junto com ela, por julgar ser o melhor. Mas Nodoka implora para que escute o que Latte tem a dizer.



Agora há pouco houve uma Live especial no Canal Oficial com os Animais da Cura com atividades para as férias de verão no Japão. Sem legendas.


Também foi liberado o episódio 20 por tempo limitado, mas só para residentes no Japão. Felizmente não temos mais que nos preocupar com isso. Obrigado, Crunchyroll!


Semanal da Chiyu-chi

Deixando de fazer uma coisa que gosta para ficar com uma amiga por se preocupar com ela.
E de forma sincera, sem absolutamente nenhum ressentimento.


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Ago'2020 #31: a nova Precure apareceu!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 19 Impressions



Mel-chan:





2 comentários:

  1. Olá!
    Desta vez o enredo se encarregou de tratar de assuntos bem interessantes, tendo a primeira aparição Earth. Primeiro de tudo, o Batetemouda tem literalmente tido grande participação nas últimas lutas, ganhando força e colocando medo nas Precures. Ainda que sejam curtas, as cenas em que os Byogens interagem entre si dá aquele "gostinho de quero mais", muito provavelmente pelo fato do próprio Batetemouda estar tramando algo contra seus próprios companheiros. Mas parece que ali dão a mínima pra ele, exceto o Guaiwaru que está sempre em contato com ele. Tem razão, o episódio é bem real! Ver a Latte doente e enfraquecida preocupada em não conseguir fazer algo pela situação mostra a perspectiva dos sentimentos de quem está nesta mesma condição; mas Nodoka representando aquela que lhe dá a palavra de conforto. Inclusive quando várias vezes ela cai e levanta ao enfrentar o MegaByogen sozinha mesmo sabendo que não era párea para ele. Uma forma de abordar a humanização, cuidados de saúde através dos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa.

      A parte da Nodoka falando com a Latte foi o que mais me chamou a atenção no episódio. Mais até que o aparecimento da Earth. Ninguém melhor do que a Nodoka para entender como a Latte se sente e achei isso um bom jeito de usar esse aspecto dela ter ficado no hospital por tanto tempo. Foi isso o que moldou seu caráter, exposta à bondade das pessoas.

      Latte também não deixa por menos e mostra ter coragem e não estar lá só de enfeite, sendo bonitinha, ou só como uma "máquina de detectar Byogens". Ela também está viva e tem sentimentos e sonhos. A equipe tem usado bem os conceitos dos personagens.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html