sábado, 18 de julho de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 15

Saudações.

Segue o resumo e impressões do episódio de Healin' Good♥Pretty Cure liberado esta semana pela Crunchyroll para todos os usuários.


Direção e Storybords: Tsuyoshi Tobita
Roteiro: Jin Tanaka
Direção de Animação: Ken Ueno
Arte: Minoru Oonishi

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No episódio anterior: Nodoka vai ao médico, que lhe diz que ela está totalmente curada e saudável. A menina se pergunta do porquê e no Festival Sukoyaka, descobre que é devido ao contato com o povo bom da cidade. E também ouve sobre a lenda de uma Cure antecessora.


Nodoka esquece sua flauta em casa, mas Rabirin chega a tempo para levá-la para ela, mostrando que é de grande ajuda. No caminho, os três Mascotes e Latte encontram uma figura de um bizarro personagem. Pegitan e Nyatoran o acham estranho, mas Rabirin parece fascinada por ele...


Esse personagem era o Lavendaruma-chan, mascote de um herbário, a Herb Garden. Rabirin tenta esconder, já que seus colegas o achavam esquisito, mas Nodoka logo descobre e se propõe a ajudá-la a conseguir uma pelúcia desse personagem. Elas são recebidas pelo dono da loja, Mikio Habu (Masamichi Kitada), que se lamenta por elas serem as únicas a aparecerem. E após frequentarem várias vezes a loja e conseguirem todos os pontos do cartão de fidelidade, elas finalmente conquistam a pelúcia do Lavendaruma-chan.

O sobrenome "Habu" provavelmente vem de "Herb".

Tudo parecia correr bem, mas no caminho, elas se encontram com Hinata e Nyatoran, que faz um comentário indevido sobre o "tosco" personagem. Nodoka inadvertidamente revela que Rabirin gosta do boneco, e envergonha a Mascote, que tentava esconder isso. Então ela o joga no chão dizendo que não gosta dele. Essa atitude desagrada Nodoka e as duas acabam brigando. Isso cria problemas mais tarde quando Daruizen ataca o herbário.


Aqui temos a técnica narrativa que eu chamo de "descer o machado". Primeiro tudo parece correr bem, a gente fica alegre, e de repente vem uma tragédia para demolir tudo. Mesmo lendo a sinopse é difícil imaginar como vai ficar daquele jeito, até se esquecendo dela. E foi um bom meio de mostrar que mesmo uma grande amizade pode se abalar por uma coisa pequena e em um instante.

"Confiança é uma coisa que é difícil de se construir, mas que é incrivelmente fácil de se desfazer."

A briga entre Nodoka e Rabirin lembra um pouco a que Nagisa e Honoka tiveram no episódio 8 de Futari wa Precure, quando Honoka quase revela a Shogo Fujimura que Nagisa gosta dele. Neste caso também envolve algo que uma gosta em segredo. E assim como em Futari wa Precure, os sentimentos das duas são bem representados.

Também aparece mais uma coisa sobre Nodoka. Como ela ficou muito tempo no hospital, nunca soube como é fazer algo com uma amiga, realizando alguma coisa em conjunto. E também como é dolorido brigar com uma. Isso mostra bem o quanto ela ficou isolada.

Aqui dá para ver direitinho que Rabirin estava esperando por Nodoka para pedir desculpas...
Mas no fim não consegue, o que afasta ainda mais as duas. Essa parte é bem real.

A cena de reconciliação foi interessante pois na verdade uma só precisava falar o que sentia de verdade para a outra, mostrando a importância de se conversar, das palavras. E a ironia é que quem faz as duas perceberem isso é justo alguém que não fala. Que observou tudo com atenção e é eloquente mesmo sem palavras.

As cenas da briga e da reconciliação têm forte carga emocional proporcionada pela interpretação de Aoi Yuuki e Ai Kakuma. Yuuki usa mais uma vez sua voz triste, chorosa e Kakuma também mostra sua força e não fica atrás. Ela pode não ser tão conhecida, mas já fez vários papéis principais em sua carreira e aqui temos uma amostra de sua habilidade.


A arte deste episódio é de encher os olhos. Especialmente a cena em que Nodoka está tentando dormir depois de brigar com Rabirin, com traços grossos, firmes. E o entardecer volta com toda a sua força e beleza. Ficou bem no estilo característico de Healin' Good que me encantou desde o primeiro episódio.

Traços fortes e definidos. No fundo uma das minhas músicas favoritas do desenho.
Cena ao entardecer, transmitindo bucolismo. A grande característica de Healin' Good.

Também deu para ver uma interação nova entre os vilões. Nesse caso, Batetemoda e Daruizen, que só para variar, age com indiferença diante dos agradinhos do ratão-do-banhado. E o novato vê que esse "moleque chato" vai ser um osso duro de roer.

Sai, que eu não sou disso. E eu tô interessado em outra pessoa!

Rabirin mostra que apesar de tudo, ainda é jovem, um tanto imatura por não assumir seus gostos e ter medo de ser caçoada por isso. Esta é uma lição que foi abordada na série anterior, StarTwinkle, de se gostar de alguma coisa, mesmo sendo algo diferente dos outros, e de que não é preciso se dobrar para eles.

Nyatoran até pode ter sido o estopim da briga entre Nodoka e Rabirin, mas ele não tinha más intenções e se desculpa depois, junto com Pegitan. Em um sentido, nisso de falar demais e depois perceber que fez besteira, Nyatoran é parecido com Hinata, sua parceira. Essa interação entre os Mascotes também é digna de nota.

Esconder debaixo da cama é bem de adolescente.

Jin Tanaka, o roteirista, que também foi Compositor de Série em Go! Princess e PreALa, e escreveu o especial de cinema de Star☆Twinkle, fez mais um bom trabalho neste episódio bem amarrado, recheado com um monte de coisas para se comentar, assim como várias mensagens. E a maior delas é de que mesmo entre boas amigas pode haver brigas e não há como evitá-las. Mas se a amizade for de verdade, basta saber como reatar.


Logo no dia da exibição do episódio no Japão, o boneco do Lavendaruma-chan foi vendido de verdade nas Pretty Stores, pegando todo mundo de surpresa. Mesmo assim teve fila para comprar e esgotou em várias lojas, conforme conta o fã/reviewer/artesão Kushami, no vídeo abaixo. O boneco mesmo não custa muito caro (1300 ienes), mas já é cotado a preços altos em leilões pela internet. O melhor é esperar um pouco até a poeira baixar para conseguir um.



O próximo episódio falará sobre uma árvore lendária, que tem o poder de fazer uma amizade ser eterna. As Cures se encantam com essa lenda, mas surge um velho homem chamado Tetsuya, que diz que "não se deve acreditar em eternidade". É porque a árvore será cortada em breve, por estar muito velha. O Elemento que mora nela conta que Tetsuya havia jurado amizade com mais duas pessoas antigamente debaixo dessa árvore e pede às Cures que os reúnam antes de sua derrubada. Mas isso não será fácil...

Elas então preparam um evento de despedida da árvore, para reunir o povo e expressar sua gratidão por ela e...



Semanal da Chiyu-chi

O que é preciso ter em mente ao se tentar resolver uma briga. Ou para se solucionar um problema.


Extra: Legendas no Encerramento

Desta vez foram colocadas legendas no encerramento também. E isso se estendeu aos episódios anteriores.

Então. Por que a foto não é da Nodoka? Se bem que já tem um monte dela na matéria inteira.

Houve um ou outro problema na tradução. Como nesta cena em que na verdade a palavra リコーダー (RECORDER) se refere a uma flauta-doce e não a um gravador como pode parecer. Um falso cognato comum.


Por outro lado, houve adaptações extremamente bem feitas, como o termo para "Stamp Card" ou "Point Card" para "Cartão de Fidelidade". E as falas do dono da loja, Mikio, foram muito bem adaptadas, emulando perfeitamente o jeito que o personagem fala. Um trabalho magnífico!

A frase é do gerente da loja, se referindo a Latte e Rabirin, que se passa por um boneco de pelúcia no ombro de Nodoka.


Mais Opiniões:


Netoin!:
[N! Drops] Jul'2020 #25: desentendimento e superação!


Magical Cinnamon:



Mel-chan:


Só mais uma coisa...

Não mente que é feio, Daruizen.
(Ao ver que só vieram a Fontaine e a Sparkle)

2 comentários:

  1. Olá!
    Certamente a arte deste episódio foi um dos aspectos mais agradáveis, Minoru Oonishi faz traçados harmoniosamente grossos e finos, sabe equilibrar os contornos de deixar tudo muito elegante. Gosto disso! O enredo foi outro ponto envolvente, sendo possível tirar boas reflexões. Ver a dinâmica entre a Nodoka e Rabirin nos faz pensar que a amizade não ocorre "em linearidade", as oscilações entre momentos bons e ruins também fazem parte do crescimento. Esta talvez seja a fonte de energia que move as duas. As palavras da Chiyu sempre sábias, principalmente em momentos de crise ela consegue ajudar as amigas. Perfeita!
    Bem lembrado sobre o famoso episódio 8 de Futari Wa Precure! Foi devido aquela situação que ambas puderam reconhecer os sentimentos uma da outra. O tema da amizade é inesgotável, dá pra trabalhar bastante em cima e por isso está presente em várias temporadas da franquia.
    Fofinho o mascote Lavendaruma-chan (engraçada ao mesmo tempo), pena que seja item exclusivo da Pretty Store, aí encarece no mercado de leilões, como citado. Vendo por cima, parece que fez bastante sucesso. Muita gente comprou!

    Tem bastante diferença entre um "gravador" e uma "flauta-doce"(...) seria interessante ficar mais atento para estes detalhes ao traduzir. Embora ache que alguém que conhece bem a língua materna, como é o seu caso, ajude bastante numa tradução mais precisa. Provavelmente este tenha sido o pequeno escorregão da equipe. Mas no geral o restante parece que ficou ok.

    De fato o Daruizen faz pouco caso de todos ao redor e Batatemouda não seria exceção. Deu até pra perceber um traço possível (?) da personalidade dele, do tipo que se faz de durão mas que no fundo se importa. Bons comentários extra! Ficou cômico e realmente diz muito de como ele deve pensar.

    E obrigada pela citação novamente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Achei muito legal esse episódio exatamente por isso, de mostrar que amigas às vezes tem essas oscilações. Tinha bastante disso na primeira série e esse aspecto ficou bem presente neste episódio. Por isso não consegui deixar de pensar naquele episódio.

      E essa sensação bucólica é o grande atrativo de Healin' Good. O próximo capítulo também vai ser nesse sentido, até com certa nostalgia. A série tem se mostrado bem aconchegante e a arte ajuda muito a transmitir isso.

      Tem um ou outro problema na tradução, mas no total as adaptações me deixam de boca aberta. Sem exageros, quando eu vi o Mikio falando "Doguinha" e "Coelhinha" eu fiquei tão extasiado que por um tempo não prestei atenção no que aconteceu depois. De tão bem feito que eu achei.

      Vamos ver agora se o Daruizen é desdenhoso mesmo ou se é do tipo que desdenha mas quer comprar. Esse pode render uns bons dramas. Só espero que não retomem aquilo do Kiriya. Já o Lavendaruma-chan é uma grande incógnita. Vamos ver se depois não vão pipocar a preços baixos. Ou se vai ficar caro, como item raro mesmo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html