quinta-feira, 3 de junho de 2010

Transformers Classics Commemorative Edition Soundwave

As fotos desta apresentação são antigas e por isso apresentam problemas na qualidade.



Soundwave, assim como Megatron, originalmente fazia parte da linha Micro Change da série Microman, na qual os robôs se disfarçavam em objetos do cotidiano. No caso de Soundwave, ele se transformava em um toca-fitas portátil. E como Megatron, Soundwave também era um dos heróis, sob o nome de Cassette Man, uma alusão ao Walkman, que popularizou o conceito e passou a ser o sinônimo de toca-fitas compacto.

O modo toca-fitas. Podemos ver que é bem detalhado. Na verdade, esta é a versão Commemorative Edition, lançada na época da linha Transformers Classics, que reproduz a versão original, mas com o compartimento modificado para acomodar duas fitas, usado na versão remoldada da linha The Headmasters do Japão, o Soundblaster.

O nível de detalhe é impressionante. O modelo tem moldados os botões "Rewind", "Play", "Rec", "Stop" e "FF", igualzinho a um toca-fitas de verdade. Também podemos ver a especificação de "Gravador Microcassette Estéreo" e uma "lâmpada" tampografada, que em um toca-fitas de verdade acenderia quando estivesse em gravação ou piscaria quando a pilha estivesse fraca.

O modelo também tem "alto-falantes" moldados. Perto do "alto-falante" direito, também podemos ver um contador de giros, com o botão "Reset" moldado.

Dos lados temos o controle de volume, que pode ser girado e o botão "liga-desliga" que se move. Mas eles não ativam nenhuma função em especial.

A parte de trás. Com isso já dá pra ver que é um robô disfarçado, mas ele tem uma propriedade muito interessante.

Ele vem com um clipe para ser colocado no cinto. Mas ele não é muito resistente e pode quebrar se usado muitas vezes.

O clipe também é a tampa da caixa de pilhas. Tem até modelos de duas pilhas de tamanho AA, direitinho.

Este é o único botão que funciona de verdade no modelo e o que fez Soundwave ficar famoso: o botão "Eject". Ele serve para abrir o compartimento que pode acomodar duas fitas microcassete.

O interior do compartimento também tem moldes dos mecanismos do toca-fitas. Tantos detalhes chegam a ser uma obra de arte. É tão perfeito que o brinquedo da linha Micro Change vinha com um aviso de que não se tratava de um toca-fitas de verdade.

As fitas não ficam atrás. Elas vem com caixinhas para acomodá-las quando não estão em uso.

Uma delas tem até adesivos representando os canais por onde a fita passa.

As fitas vinham com vários adesivos para parecerem de verdade.

Pena que o "lado B" entrega o jogo.

Diferente de Megatron, a transformação é simples.

Mas estamos falando de Micro Change. Lembra-se das "pilhas"? Elas se transformam nas armas de Soundwave.

O lançador do ombro é colocado neste conector, onde seria "plugado" um fone de ouvido que vinha na versão original da série Micro Change e na versão japonesa de Transformers.

Soundwave no modo robô. A silhueta é inconfundível, com suas formas retilíneas e o peito retangular. A figura é bem articulada para a época, especialmente nos braços, que podem ser abertos usando o mecanismo de transformação. As pernas já não são tão articuladas. As coxas até giram e podem ser dobradas para a frente, mas os joelhos se dobram ao contrário devido à transformação.

Close do rosto. Vendo bem lembra bastante o símbolo dos Decepticons. Na verdade, o símbolo dos Autobots é semelhante à face de Prowl, estrategista e braço direito de Optimus Prime. Curiosamente, em Transformers o símbolo da facção é baseado no rosto dos auxiliares e não dos líderes. O pescoço gira e pode olhar para cima, mas isso é devido ao mecanismo de transformação sendo bem limitado.

Este é um dos soldados de Soundwave, Frenzy. Devido a um erro, ele e Rumble tiveram os nomes trocados no desenho animado e até hoje se debate sobre quem é quem. Essa figura eu tinha desde garoto em 1985 e por isso o estado de conservação é péssimo. Ele pode girar os braços na altura dos ombros e dobrar os cotovelos e os joelhos. Ah, sim. Os braços dele não se transformam em bate-estacas como no desenho. Ele também vem da linha Micro Change e tinha o nome de "Micross".

Este é Laserbeak, que vem incluído com Soundwave. A modelagem é bem feita e é bem criativa. Quem poderia imaginar uma fita se transformando em um pássaro? Na linha Micro Change, seu nome era "Condor", que ficou sendo sua denominação na versão japonesa de Transformers.

Aqui em uma cena de uma história em quadrinhos de Microman, ajudando o herói Salam a escapar de uma emboscada dos Acroyers, os vilões da série.

É preciso um pouco de prática, mas ele pode ser empoleirado no braço de Soundwave.

E finalmente Ravage, que também vem incluído. Aqui temos mais uma vez algo bem imaginativo: uma fita se transformando em um felino (no começo eu achava que ele era um cão Dobermann). Seu nome original era "Jaguar", que assim como no caso de Laserbeak, se tornou sua denominação na versão japonesa de Transformers.

Ele é bem articulado nas quatro patas, mas o pescoço só se move para cima e para baixo na base. Na foto, na posição "sentado".


Com isso, temos uma (um conjunto de) "figure(s)" formidável. Assim como Megatron e Optimus Prime, Soundwave é um bom exemplo dos antigos Transformers, que não contavam com múltiplas articulações ou mecanismos especiais, mas que eram bem imaginativos. Talvez esse seja um dos motivos dele ser tão popular mesmo até hoje, visto que ele está presente em quase todas as linhas atuais. Outro motivo talvez seja o saudosismo, afinal ele se transforma em algo que foi muito popular nos anos 80: um toca-fitas.





- Soundwave! Vamos para o karaokê!
- Boa idéia! Vamos chamar a mana Meiko, a Rin, o Len e a Luka também!
- (Ai, Soundwave! Você é inteligente, mas ao mesmo tempo é tão lento...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html