segunda-feira, 5 de julho de 2010

figma Tsuruya Uniform & Maid Ver.





Tsuruya (ou Tsuruya-san ou Srta. Tsuruya, como queiram) aparece na série de livros "Haruhi Suzumiya", escrita por Nagaru Tanigawa e ilustrada por Noizy Ito. A série fez um enorme sucesso no Japão e foi passado para desenho animado pela Kyoto Animation, com o título do primeiro livro, 涼宮ハルヒの憂鬱 ("Melancholy of Haruhi Suzumiya" ou "Melancolia de Haruhi Suzumiya"), que fez um sucesso maior ainda (algo semelhante ao que aconteceu com Harry Potter ou Crepúsculo). A história gira em torno da estudante do colegial Haruhi Suzumiya, que odeia o tédio, não escolhe meios para alcançar seus objetivos e age como se o mundo girasse ao seu redor. E para infelicidade de Kyon, personagem principal e narrador da história, ela tem o poder de alterar a realidade inconscientemente. E se ela ficar de mau humor ou sentir tédio, isso pode levar à destruição do mundo. Ou seja, o mundo de fato gira ao redor dela.


Tsuruya (só se sabe o seu sobrenome) é uma colegial alegre e ativa. Tão alegre que quando ela se depara com alguma coisa que ela ache engraçada, ela desata a rir sem parar. Ela vem de uma família rica que tem negócios por toda a parte (não se sabe se isso inclui artigos de cama) e que é uma das patrocinadoras de uma organização secreta que vigia os passos de Haruhi Suzumiya e faz de tudo para impedir que ela destrua o mundo. Tsuruya e Haruhi também são boas amigas e Tsuruya ajuda os projetos malucos de Haruhi simplesmente por achar divertido. Mas diferente de Haruhi, Tsuruya pensa nos seus amigos, dando apoio quando necessário e pede desculpas quando percebe que foi longe demais. Apesar de não aparecer muito no desenho, Tsuruya se tornou uma personagem popular na série, tendo mais participação nas paródias, como 涼宮ハルヒちゃんの憂鬱 ("Melancholy of Haruhi-chan Suzumiya" ou "Melancolia da pequena Haruhi Suzumiya") onde ela aparece com força sobre-humana e grande habilidade em artes (marciais ou não), tudo isso devido a treinamentos árduos. Ela também conseguiu seu próprio personagem miniatura, que aparece em にょろーん ちゅるやさん ("Nyoron Churuya-san", nenhuma tradução possível), outra paródia da série.

Vamos começar pela versão com uniforme. Como é de se esperar da série figma, a modelagem é excelente. Quem conhece a Tsuruya consegue reconhecê-la logo de cara. O cabelo é bem volumoso, competindo com a Konata. A diferença é que a Tsuruya tem mais detalhes no cabelo.

A primeira coisa que chama a atenção é a tampografia dos olhos. Muito bonitos e simplesmente perfeitos. A expressão é bem ativa, representando bem a personagem. Também podemos ver outra de suas características: o dente saliente.

Essa é a outra expressão, mais uma vez alegre, mas desta vez com mais intensidade. Essa expressão também pode ser usada para representar a Tsuruya quando ela dá risada.

Tsuruya também vem com essas duas mãos extras do "V" de vitória. Por incrível que possa parecer, poucas figmas possuem essas mãos.

Isso dá um ar bem mais ativo e alegre para a Tsuruya. Essas mãos podem ser usadas em outras figmas. Com Lucky Star não funciona direito devido à proporção diferente das mãos que têm dedos mais arredondados.

Vamos passar agora para a versão Empregada Doméstica (na verdade trata-se de uma roupa de garçonete). Essa é provavelmente a roupa pela qual a Tsuruya é mais conhecida. Ela foi usada no episódio 12 do desenho, quando ela participou do festival cultural da escola, na qual sua classe abriu uma casa de "yakisoba" de nome "Donguri".

Esta versão vem com a expressão de piscada de olho. Nunca vi essa expressão no desenho, mas também representa bem a personalidade da Tsuruya. Ah, sim. Outra característica da Tsuruya é a testa larga.

Essa expressão na verdade é para ser usada na outra versão. Representa a Tsuruya no episódio 0 do desenho, quando ela faz o papel de uma "pessoa comum controlada pelas forças do mal" no filme amador feito pela Haruhi. Essa expressão dá um ar bem vilanesco.

Estas mãos também são usadas na outra versão.

Ficaria assim. Hum... Ameaçador.

Essas mãos também podem ser usadas em conjunto com outras expressões como essa quando a Tsuruya dá risada.

Esta versão também acompanha esse yakisoba. Não tem uma cara muito boa e de fato não é muito bom mesmo (a própria Tsuruya admite isso). O prato de papel (o modelo é de plástico) é bem feito e tem até um respingo de molho no canto.

Também estão incluídos dois copos de papel com água, uma bandeja e um "hashi". Todos os objetos são bem detalhados se considerarmos que dentro da bandeja cabe direitinho uma moeda de cinco centavos.

Também esta incluída esta mão com um pino para prender a bandeja. Com isso ela não cai. Pena que os outros objetos não podem ser presos na bandeja e podem cair se deixados nesta pose. 

Os dois modelos têm compatibilidade de expressões. Vendo bem em todas a Tsuruya aparece sorrindo.

Os dois modelos vêm com articulações no cabelo, que pode ser colocado como na foto. Isso ajuda um pouco na hora de colocar o suporte ou para virar a cabeça.

O suporte também pode ser colocado em um buraco no cabelo, que vem com uma peça para tampar quando não está em uso, igual ao da Konata.

A parte da frente do cabelo da versão Empregada Doméstica é feita de material maleável. A versão Uniforme, por ter sido feita antes, é de material rígido e por isso exige cuidado para manipular. Por outro lado, a saia da versão Empregada Doméstica é de material rígido enquanto que a da versão Uniforme é de material maleável.

Quem acompanhou o blog sabe que as figmas são bem articuladas e não preciso explicar que articulações elas têm. Sendo assim, vou mostrar na prática com fotos do estilo Tsuruya de Kobujutsu. Atenção: Tsuruya na verdade não usa a maioria desses golpes nem mesmo na paródia "Haruhi-chan".

Tsuruya-shiki Reppuuken. Tsuruya lança uma lufada de vento que corre pelo chão.

Dá pra soltar um duplo também, o Megassa Reppuuken.

Tsuruya-shiki Shippuuken.

Tsuruya-shiki Hishou Nichirinzan.

Tsuruya-shiki Haru Ichiban (Tsuruya Storm). Tsuruya cria um vento forte em torno de si mesma. Ela usa um golpe parecido em "Haruhi-chan".

O estilo Tsuruya também conta com técnicas de defesa...

... como o Gyakuten Shinkuu Nage (Reviravolta com arremesso no vácuo). Tsuruya pára o ataque do oponente e o arremessa para o alto...

... para emendar o Madadayo, golpe usado depois do arremesso para finalizar o oponente.

- Ei! Peraí! O nome do golpe não era Rashomon?
- Ih, é mesmo! Confundi os nomes dos filmes! Na verdade eu ia colocar "A Fortaleza Escondida" mas aí ia ficar muito comprido.

- I will stain my hands with your brood... Como é que é? "Eu vou manchar as minhas mãos com a sua ninhada?" O que isso quer dizer?

- Ei, vocês! Aqui! Aqui!

- Que tal essa roupa? Mega-combina comigo, não acha? Que tal, nyoro?
Tsuruya também tem um jeito especial de falar. Ela termina várias frases com "nyoro" (pode ser usado no lugar de "né" ou "hein" entre outros) e "mega" ou "megassa" é um aumentativo.

A versão uniforme vem com a cabeça da Emiri Kimidori para ser substituída pela da Tsuruya. Pena que essa personagem eu não conheço muito bem. Ela apareceu em um episódio se apresentando como namorada do presidente do clube de computação do colégio que estava desaparecido. Mais tarde, descobriu-se que isso era mentira e depois não se ouviu falar dela. Aparentemente ela é uma alienígena da mesma espécie da Yuki Nagato e da Ryouko Asakura, outras personagens da série. Demoraria um bocado para explicar o que elas são exatamente (nem mesmo eu entendi direito), então vou pular essa parte.

A substituição não é muito complicada. Mesmo assim deve ser feita com cuidado para não quebrar a articulação do pescoço.

A versão Empregada Doméstica vem com essa frente de cabelo para ser colocada na cabeça da figma da Mikuru Asahina, que por sua vez pode ser instalada no corpo da Tsuruya para representar a cena em que ela aparece na casa de "yakisoba". Mas como eu não tenho nenhuma das figmas da Mikuru, não posso demonstrar o uso essa peça.


Com isso terminamos a apresentação das figmas da Tsuruya. Apresentei as duas de uma vez porque uma completa a outra. A figma mais uma vez traduz bem a personagem, nos fornecendo uma figura articulada de alta qualidade, casando a maleabilidade com a modelagem. A tampografia dos olhos e as articulações nos cabelos são os pontos-chaves desta vez. Isso sem falar nas mãos especiais. Tomara que eles lancem mais uma versão, desta vez com roupas casuais e com expressões para luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html