domingo, 12 de dezembro de 2010

Transformers G1 Welcome to TF 2010 Predaking

Saudações.

Desta vez vou apresentar o conjunto Transformers G1 Welcome to TF 2010 Predaking da Takara Tomy.



Este conjunto faz parte da campanha Welcome to TF 2010 na qual foram lançados itens que remontam ao filme de 1986 e à terceira temporada de Transformers que, por alguma razão, no Japão se passaria no então distante ano de 2010 (nos Estados Unidos e no Brasil a história se passaria no ano de 2005). Nisso foi relançado o Predaking, que foi um dos artigos mais famosos e desejados na época. Predaking é formado por cinco Decepticons que se transformam em animais, os Predacons, que no Japão se chamam Animatron (Animal + Destron, o nome japonês dos Decepticons). O nome "Predacons "foi utilizado em Beast Wars para designar os vilões, que seriam descendentes dos Predacons originais. O desenho do robô foi feito pelo célebre ilustrador Mika Akitaka. Ainda, em um rascunho do roteiro do filme de 1986 constam os Anibots, cinco autobots que, com exceção de um, se transformavam nos mesmos animais que os Predacons e que se combinavam para formar um dragão mecânico. Isso faz pensar que talvez o Predaking tivesse sido feito para ser um Autobot, o que explica sua aparência "heróica".


Esta versão dos Predacons utiliza várias partes em metal, como nos primeiros exemplares lançados nos Estados Unidos (a versão japonesa era toda em plástico), e o esquema de cores foi um pouco alterado, trocando algumas partes em amarelo por dourado. Ainda, os Predacons só foram vendidos em conjunto no Japão, enquanto nos Estados Unidos eles só estavam disponíveis separadamente. Sendo assim, esse conjunto reune o melhor de ambas as versões. Diferente da combinação "Scramble", em voga na época, cada membro dos Predacons era designado para se tornar uma parte específica do corpo do robô maior, sendo possível apenas a troca de lados entre os braços e as pernas. De fato, no desenho, Predaking aparece com os membros direitos trocados pelos membros esquerdos.


O mais interessante é que a caixa vem com uma alça, parecendo uma mala. Isso é bem útil, pois o conjunto inteiro pesa mais ou menos um quilo. Do lado de fora também estão impressas as fichas dos personagens, redesenhados por Tenkô Suzuki, ilustrador do Studio OX, que fazia as ilustrações de Transformers na revista TV Magazine do Japão.


Este é o conteúdo da caixa. Os robôs já vem com adesivos aplicados, mas o conjunto vem com folhas de adesivos opcionais. O conjunto inclui uma espada e um par de armas para cada um dos membros. As armas ficam guardadas em um plástico que pode ser útil para que elas não se percam na hora de formar o Predaking.


Os robôs são bem maiores que os Seacons com exceção do Snaptrap. Todos eles têm quase o mesmo tamanho, que seria o equivalente à categoria Deluxe (médio) dos Transformers atuais.


Este é Razorclaw, o líder dos Predacons, que se transforma em um leão. A cabeça e os joelhos são feitos de plástico dourado, o que me deixa um pouco preocupado, pois ouvi falar que esse tipo de plástico se degrada mais rapidamente e pode até rachar sem motivo aparente. Mesmo assim ele parece resistente.


O modelo é quase totalmente estático, podendo apenas abrir a boca, mas mesmo assim só um pouco.


A transformação é elaborada, para os padrões da época.


O modo robô. As cores quentes e a cabeça de leão no peito dão uma aparência heróica ao modelo, apesar de ele ser um vilão. O único problema são os braços curtos. A parte em metal fica no quadril.


O rosto lembra um pouco o Soundwave (ou pela cor o Hyaku-Shiki de Z Gundam). Na versão original, os olhos e a placa facial são pintados de vermelho, mas isso foi omitido nesta versão. Isso parece um ponto negativo, mas na forma de leão, a cabeça fica para fora e com isso ela não chama tanto a atenção.


Ele é bem articulado para a época. Além do que é mostrado na foto, ele consegue girar a cintura.


Em seguida, Rampage, que se transforma em um tigre. Quando vi pela primeira vem em 1987 pensei que fosse um jaguar. A espada não tem nenhum conector e só está colocada em uma fenda no modelo.


Assim como o Razorclaw ele quase não se move. A boca se abre um pouco mais.


A transformação é muito parecida com a do Razorclaw.


O modo robô. É bem parecido com o Razorclaw, mas este tem braços maiores, tendo uma proporção melhor.


O rosto lembra um bandido com uma máscara cobrindo o nariz e a boca. Mas também se parece com o tipo de personagem que morre em todos os episódios.


As articulações são as mesmas do Razorclaw e as armas dos ombros podem ser colocadas nas mãos como pistolas.


Este é Divebomb, que se transforma em uma águia. A proporção é um pouco estranha para uma ave de rapina, com as pernas compridas.


O pescoço pode ser movido para cima, para simular o modo de vôo e o bico se abre. As asas possuem articulações na base e no meio, podendo ser colocadas em várias posições.


A transformação é feita exatamente como se imagina.


O modo robô. A proporção é boa e as asas douradas dão um aspecto heróico ao modelo. Ele também tem o quadril feito em metal.


A cabeça lembra um guerreiro águia asteca. O rosto é comum com olhos, nariz e boca bem definidos.


As articulações ficam nos mesmos pontos em que no Razorclaw e no Rampage, com exceção do pescoço.


As armas das asas podem ser colocadas nas mãos como pistolas.


Tantrum se transforma em um búfalo. Esse animal não seria um predador, o que invalida um pouco o nome americano do grupo. As pernas parecem articuladas, mas na verdade são estáticas.


A cabeça é bem feita, parecendo um touro feroz. As pontas dos chifres são arredondadas, pois originalmente o modelo foi feito para crianças.


A transformação é elaborada, sendo necessário puxar várias partes que estão retraídas dentro do corpo do búfalo.


A silhueta se transforma totalmente. De um búfalo bem robusto ele se transforma em um robô bem magro. As costas são feitas de metal.


O personagem é descrito como um guerreiro bruto e violento, mas essa cara não convence muito, parecendo mais alguém que usa inteligência.


Os ombros podem ser girados e abertos e os cotovelos se dobram para dentro. Ele pode virar um pouco o pescoço.


Headstrong se transforma em um rinoceronte, mais um animal que não é predador. Assim como Tantrum as pernas são estáticas.


A cabeça do rinoceronte é muito bem feita, parecendo uma besta de ferro. Os rebites da boca são o ponto a ser notado. Infelizmente a boca não se abre. O chifre também é arredondado.


A transformação é bem elaborada. O que me deixou surpreso é que é preciso recolher as patas dianteiras para dentro do corpo.


O modo robô. O dorso é totalmente feito de metal, o que faz com que o modelo fique bem pesado nas costas.


O modelo possui um suporte atrás do pé que segura o robô e impede que ele caia de costas devido ao peso.


O rosto tem "óculos" como o Tantrum, mas é um pouco mais agressivo.


Os ombros podem ser levantados e os cotovelos possuem articulações duplas devido ao mecanismo de transformação. As pernas são totalmente estáticas. Ainda, o canhão das costas do rinoceronte pode ser colocado na mão do robô ou mesmo nas costas.


- Predacons, combinar!


Tantrum e Headstrong se transformam nas pernas. Os canhões das costas do modo animal se tornam os pés.


Razorclaw se transforma no corpo. A cintura é girada completamente e as coxas são extendidas para os lados.


A arma do Razorclaw se transforma em uma maior.


Rampage e Divebomb se tornam os braços, sendo que as mãos são instaladas em conectores nas pontes. A "mochila" com as asas do Divebomb deve ser removida.


O processo de combinação é semelhante ao do Piranacon.


Daí é instalar as peças extras para completar o modelo.


- PREDAKING, ATERRORIZAR!!!




Visão de corpo inteiro. De todos os robôs combinados que eu já vi, esse é o maior de todos. Um verdadeiro colosso com aproximadamente 30 cm de altura. E devido às partes de metal de seus componentes, ele é bem pesado. As formas são bem elegantes, lembrando super robôs japoneses como Dartanius, Exkaiser e Gao Gai Gar.


O rosto é uma máscara facial. O capacete é bem construído e as "antenas" são partes separadas.




Cabeça de leão no peito, asas douradas, cores quentes, espada... Cada vez que eu vejo eu me convenço mais e mais de que esse robô era para ser um herói. Fico pensando em por que ele foi colocado no time dos vilões.



Usando as articulações da cabeça do Razorclaw é possível fazer o Predaking olhar para cima e reposicionando o capacete, ele pode virar um pouco a cabeça.




Os punhos podem ser girados e flexionados um pouco para dentro. As mãos são bem esculpidas, parecendo que o Predaking está usando um soco inglês.



Utilizando as articulações do Rampage, é possível flexionar um pouco o cotovelo e girar o braço.


O ombro esquerdo pode ser aberto, mas só fica no lugar se colocado como na foto acima.



Mexendo no mecanismo de transformação das pernas do Divebomb é possível dobrar o cotovelo esquerdo em até 90°. A cintura do Divebomb também pode ser usada como uma articulação giratória para o braço.


A cintura pode ser girada, mas as asas e as patas do leão nas costas interferem nos movimentos.


As coxas podem se mover para a frente e para trás. Utilizando os mecanismos de transformação das pernas do Razorclaw é possível dobrar os joelhos em até 90°.


Tudo isso faz com que Predaking seja bastante flexível apesar de ser um robô combinado. Ele pode usar as espadas dos Predacons, embora elas pareçam facas devido ao tamanho do robô.


Forçando bastante a barra, Predaking pode até dar um "Shouryuken".


Predaking é bem estiloso, mas as asas são um pouco pequenas em relação ao corpo.


Para resolver esse problema, consegui essas peças extras feitas pelo grupo independente CrazyDevy. Elas seriam feitas de plástico ABS virgem POLYLAC. Pena que eu não sei quais são as vantagens desse material.


O conjunto consiste em um par de asas maiores, um par de asas menores e um prendedor. As asas maiores possuem uma pintura metálica espelhada que faz com que pareçam de ouro. Por alguma razão isso me lembra um ítem que poderia ser usado em filmes dos anos 1980.


Para instalar o conjunto, é preciso primeiro remover as asas do Divebomb, usando uma chave de fenda, e substituí-las pelas asas menores que vem no pacote. Surpreendentemente, as asas do conjunto parecem mais resistentes que as originais. Aí é colocar as asas maiores por cima das asas menores como se fossem luvas. Essa tarefa não é fácil e existe um jeito de colocar. Recomendo ver o vídeo no site da CrazyDevy para poder instalar as asas corretamente.


As asas maiores fazem a "mochila" ficar mais pesada e fácil de cair. O prendedor serve para impedir que isso aconteça.


O resultado é esse. Fica muito bonito. As asas dão um aspecto majestoso ao modelo. Se ele tivesse um arco e flechas ficaria perfeito.


As asas perdem um pouco da flexibilidade, mas elas podem ser movidas na base.


Agora o que acontece com o Divebomb: Com as asas maiores o pássaro fica com uma proporção um pouco mais próxima de uma ave de verdade.


Já o modo robô não tem muitas vantagens, ficando com um enorme peso nas costas.


Comparação de tamanho com o Piranacon. Predaking tem uma cabeça de diferença e é bem mais volumoso. Colocar os dois juntos já ultrapassa a capacidade do meu espaço de fotografia.


O Rampage sozinho já é quase do tamanho do Piranacon.


Isso não está nas instruções, mas as armas do Divebomb ainda podem ser instaladas nas asas.


E com isso tivemos o Predaking. Esse custou caro, mas valeu a pena. Sonhei por mais de vinte anos para ter esse modelo e finalmente consegui. E ele não decepciona. Apesar de ser um robô combinado, ele é surpreendentemente articulado e é altamente volumoso. Devido ao tamanho e ao peso foi difícil fazer as fotografias, mas eu tinha que apresentar esse modelo antes que 2010 acabasse. É certo que atualmente existem Transformers maiores e mais articulados, mas nenhum é tão solido quanto este modelo. As partes em plástico dourado me deixam um pouco preocupado, mas pelo que ouvi falar as técnicas de materiais evoluíram muito desde aquela época e por isso essa fragilidade não é mais tão freqüente.

As asas extras da CrazyDevy também não decepcionam. Elas dão a complementação necessária ao Predaking, dando um ar majestoso e heróico ao robô. Elas são bem caras e é necessário um jeito para instalar, mas ainda assim valem a pena. Logo devem sair outras peças complementares que pretendo instalar no Predaking e apresentar em outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html