domingo, 19 de dezembro de 2010

Ultra Act: Alien Baltan

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do Alien Baltan, da Bandai.



O Alien Baltan é sem sombra de dúvida o inimigo mais conhecido do Ultraman e chega a ser tão famoso quanto ele. Também conhecido como "Ninja Espacial", ele conta com vários super poderes, como a habilidade de criar cópias de si mesmo, de invisibilidade, vôo e vários tipos de raios que podem ser disparados se suas pinças. Ele apareceu pela primeira vez no segundo capítulo da série, "O Ataque dos Baltans" e desde então permaneceu na memória de todos os fãs da série.


Por esta razão ele não poderia ficar de fora da série Ultra Act. Por alguma razão a Bandai optou por lançar a segunda versão do Baltan, que aparece no 16º episódio. Talvez porque o segundo Baltan tivesse mais truques que seriam mais interessantes para colocar em um modelo da série Ultra Act. Mesmo assim o primeiro Baltan já está planejado para ser lançado na série.


Uma coisa que chamou a minha atenção é que a caixa do Baltan é bem fininha. Na foto uma comparação com as caixas de outro Ultra Act e de uma figma.


O conteúdo da caixa. Vem com pouca coisa, mas é o suficiente.


Visão do corpo inteiro. A silhueta do Baltan é inconfundível. Bem esguia e com as pinças enormes. O material é de qualidade e as articulações são firmes.


O rosto do Baltan é igualmente inconfundível, com a crista e os olhos redondos. Existem muitas variantes desse rosto, algumas bem óbvias e outras bem discretas. Em Ultraman 80, surgiu uma variante com narinas bem grandes, lembrando um focinho de porco.




A pintura dos olhos é bem parecida com a do seriado, lembrando um inseto. A modelagem do rosto é impecável com todos os traços e até os furinhos por onde o ator olha através da máscara. A textura também é impressionante.




Na época era comum reaproveitarem fantasias de monstros para fazer outros e para construírem o Baltan, foi remodelado o traje da Cigarra Humana, da série Ultra Q, antecessora de Ultraman e filmada em preto-e-branco. Podemos notar semelhanças entre os dois, como o formato dos olhos e do rosto.


Devido ao desenho, Baltan não vira o pescoço, mas pode incliná-lo um pouco para frente e para trás.




Obviamente as pinças podem ser abertas e têm as cavidades quadradas na superfície iguais às do original. Até a parte de dentro é moldada.



Os pulsos também podem ser flexionados para dar mais expressão às pinças.


O cotovelo se dobra e o antebraço pode ser girado.



Os pulsos podem ser girados.



Nas pinças podem ser colocadas essas peças de efeito para simular o Baltan disparando raios ou balas. As peças não são meras placas, parecendo mais com cristais. A pintura é muito bonita.


O torso pode ser arqueado para frente e para trás.



O peito possui dois painéis que podem ser abertos para simular o refletor Spelgen, usado por Baltan no episódio 16 para refletir o raio Spacium do Ultraman. A modelagem é bem fiel ao seriado.



As coxas são bem articuladas, mas o "saiote" interfere um pouco nos movimentos. Tendo em vista que isso faz parte do desenho e que no seriado isso acontecia de verdade, não há do que reclamar.


As articulações dos joelhos são duplas, podendo ser dobradas até a posição da foto. Os calcanhares podem ser esticados e até girados.


Por alguma razão o modelo pode girar a ponta do pé. Talvez isso tivesse sido feito para aumentar a estabilidade do modelo, mas na verdade não serve para muita coisa.


Tudo isso faz com que Baltan possa ser colocado em várias poses.



Outro acessório disponível são os Mini-Baltans que também aparecem no episódio 16. Eles vêm em uma moldura semelhante às de modelos plásticos e são incrivelmente intrincados apesar do tamanho. Curiosamente eles lembram mais o primeiro Baltan, com a "barba" ao redor do queixo, mas era assim no seriado também.


Pose clássica com as pinças voltadas para cima.



O poder mais impressionante do Baltan sem dúvida é a multiplicação. Curiosamente ele nunca usou esse poder contra o primeiro Ultraman. Mas em Ultraman Max e no jogo Ultraman Fighting Evolution Rebirth para PlayStation 2, ele usa cem por cento dessa habilidade.





- Hwo hwo hwo hwo hwo hwo hwo!

Baltan tinha uma risada característica que se tornou uma de suas marcas registradas. Mas na verdade, essa risada foi reaproveitada do filme japonês de horror "Matango", e mais tarde usada por Kemur (que aparece na foto em uma versão boneco de pelúcia), outra criatura da série Ultra Q.

E assim tivemos a versão Ultra Act do Alien Baltan. No começo eu estranhei a falta de volume até mesmo em comparação com uma figma. Mas depois eu percebi que na verdade ele vinha com tudo o que era necessário. A aparência esguia é fiel ao original e a modelagem é impressionante. Ele vem com todas as articulações necessárias (e até supérfluas), o que permite que ele possa simular quase todas as cenas do episódio 16, com exceção daquela em que ele é cortado ao meio na vertical, mas aí seria pedir demais. Uma barreira de luz seria uma boa pedida, mas poderia encarecer muito o produto, visto que existe a possibilidade de se comprar mais de um para simular a multiplicação e por isso o preço teria que ser reduzido. O preço é mais ou menos o de uma figma, o que melhora a relação custo-benefício. Esse eu posso recomendar sem reservas para os fãs de Ultraman, pois ele é uma representação perfeita do Baltan em miniatura que pode ser usado para enfeitar a estante ou a mesa.

Mas ele não vai enfrentar o Ultraman? Bom, mais uma vez continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html