domingo, 27 de fevereiro de 2011

Super Reborn Chogokin Ultraman Type A & B

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Super Reborn Chogokin do Ultraman, feita pela Saiyudo.


Ao contrário do que possa parecer, esse modelo não foi criado por nenhuma empresa japonesa. Trata-se de um produto com uma história bem complicada. Como dá para notar, é uma imitação da série Super Imaginative Chogokin da Bandai, que consiste em reimaginar super heróis japoneses em formas mais estilizadas. No entanto, para essa linha a Bandai só lançou personagens do mestre desenhista Shotaro Ishinomori, como Kamen Rider e Kikaider.


Nisso uma empresa obscura chamada Saiyudo lançou uma série seguindo esse conceito usando o Ultraman. Só que esse produto não é licenciado pela Tsuburaya Productions, criadora do personagem, mas pela empresa tailandesa Chaiyo, que alegava possuir os direitos das séries clássicas de Ultraman fora do Japão. Segundo a Chaiyo, esses direitos foram dados como parte do pagamento de uma dívida em 1976 pelo então presidente da Tsuburaya, Noboru Tsuburaya, falecido em 1995. Isso deu origem a uma longa guerra judicial entre as duas empresas, mas em 2010 a Tsuburaya ganhou a causa e a Chaiyo perdeu os direitos de comercialização do Ultraman.


Durante esse período, a Chaiyo licenciou o uso do personagem para as empresas Ruishi e Saiyudo, com a condição de que o modelo não fosse comercializado no Japão. O "T.C." do Copyright significaria "Tsuburaya Chaiyo", a marca que a empresa tailandesa pretendia usar para comercializar o Ultraman. Ou seja, esse modelo era legalizado, mas agora não é mais.


Mesmo não sendo destinado à venda dentro do Japão, por alguma razão as descrições das características do modelo vêm em japonês e em inglês.


O produto vem com dois modelos que representam o Ultraman dos tipos A e B, em alusão aos trajes usados nas filmagens. O tipo A foi usado nos primeiros capítulos e tinha um acabamento mais grotesco.


Talvez por esta razão, o rosto do tipo A seja bem enrugado, mas isso não é um defeito, com a modelagem mostrando um Ultraman mais "primitivo". De fato, lembra um pouco a primeira forma do Ultraman do filme "Ultraman The Next".


A espinha (?) tem detalhes esculpidos que fazem com que ela pareça brotar do corpo.


A modelagem do corpo também é muito boa, representando bem um "gigante de luz". As partes vermelhas transparentes dão a idéia que o Ultraman é um ser feito de energia pura contida pelas partes prateadas, algo muito bem pensado. Outro ponto digno de nota são as pinturas que simulam sujeira.


As mãos são moldadas de modo a parecerem minerais, o que ajuda no aspecto primitivo do modelo.


Algumas partes do modelo são removíveis, revelando detalhes do interior, com esculturas que se parecem com músculos.


Apesar do nome "Chogokin" (algo como "Super Liga Metálica" em japonês), as únicas partes de metal são os pés, o que daria estabilidade ao modelo.


Os pés podem ser trocados por outros com uma articulação extra, mas feitos de plástico.


O outro modelo, o tipo B, é mais refinado e esbelto, baseado no traje usado mais tarde no seriado e mais caprichado.


A cabeça é mais lisa e mais parecida com o Ultraman que conhecemos, dando uma impressão mais "evoluída".


A espinha (é assim que se chama essa parte?) é totalmente lisa.


As linhas do corpo são bem mais "limpas", sem as pinturas que parecem sujeira. Pessoalmente acho que ele não tem tanta graça quanto o tipo A, mas denota uma forma mais estável.


A mão também é mais lisa que o tipo A.


Por alguma razão, os pés são pontudos e curvados para cima, como os do falso Ultraman que apareceu na série clássica.


E assim tivemos a apresentação da versão Super Reborn Chogokin do Ultraman. Gostei bastante da modelagem. O tipo A mostra bem como é um "gigante de luz" que parece tentar se manter integrado na atmosfera terrestre enquanto o tipo B seria a versão estável. É mais ou menos como no filme "Ultraman The Next" que, cá entre nós, é o melhor "remake" de um super herói que eu já vi na minha vida. Ultraman The Next conseguiu criar um Ultraman mais próximo da realidade (na medida do possível, é claro) e ao gosto do público adulto, ao mesmo tempo em que mantinha o espírito da série original e...

...........

......

...

Bom, você deve estar se perguntando por que eu estou apresentando os modelos sem tirá-los da bandeja plástica.

......

Também deve estar se perguntando por que eu não fiz a análise das articulações.

......

Existe um motivo. Quem tem esse modelo deve saber qual é.


Dê uma boa olhada na última foto.


Um pouco mais de perto.


?


!!!!!

Isso mesmo. O joelho quebrou quando eu fui tirar o modelo da embalagem. A bandeja plástica segurava o modelo com muita firmeza e quando fui tirar, a perna ficou presa e a articulação arrebentou.


Pensei que a culpa tivesse sido minha, mas a articulação quebrou com muita facilidade e sem fazer força. Fui ver bem e os joelhos do tipo B também apresentavam rachaduras. Se eu tentasse tirá-lo da bandeja, aconteceria a mesma coisa.

Pesquisei na internet e descobri que não é só o meu exemplar que apresenta esse defeito. Em alguns, isso aconteceu com o cotovelo. Aparentemente não foram usados materiais resistentes nas articulações, que se deterioraram muito rapidamente. Aqui alguns exemplos:







- Puxa. Não dão uma dentro comigo.

...... Estou muito decepcionado com este modelo. A modelagem é impecável e muito bem pensada. Uma boa repaginação do Ultraman e provavelmente a melhor representação de um "gigante de luz" que eu já vi. A Saiyudo falhou ao usar materiais de qualidade ruim justo nas partes mais vitais em uma "action figure": as articulações. A modelagem é importante, mas as articulações têm que ter o mesmo cuidado. Bem, felizmente (?) a Saiyudo não existe mais e o endereço de internet impresso na embalagem não leva a lugar nenhum. Se você quer um modelo articulado do Ultraman, fique com a versão Ultra Act. As articulações são frouxas, mas pelo menos elas não quebram com tanta facilidade.

Agora é ver se consigo improvisar alguma coisa. A modelagem é boa demais para ser desperdiçada assim. Primeiro é encontrar umas Revolver Joints e elas estão com venda esgotada nas lojas em que costumo comprar. E também vou precisar de bastante habilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html