domingo, 24 de abril de 2011

Ultra Act Ultraman Tiga




Ultraman Tiga foi exibido pela primeira vez no Japão em 1996, em comemoração aos 30 anos do primeiro Ultraman. Tiga revitalizou a franquia Ultra ao se tornar um novo marco zero, seguindo uma continuidade totalmente diferente das séries clássicas. Desta vez, o herói não seria um alienígena que se funde a um terráqueo ou se disfarça em um, mas um ser humano que consegue os poderes do Ultraman, que seria um deus guardião de uma antiga civilização há mais de 30 milhões de anos atrás. O Ultraman Tiga original teria deixado seu corpo na Terra na forma de uma gigantesca estátua de pedra e se tornado luz, retornando ao seu planeta em uma nebulosa distante (não é mencionado o nome dessa nebulosa). Nos tempos modernos, o jovem Daigo Madoka se torna o Ultraman Tiga ao utilizar um artefato chamado Spark Lens, o que só é possível para alguém que tem o DNA de um habitante dessa antiga civilização, e luta para defender a Terra ao lado da força de defesa GUTS.


Ultraman Tiga foi uma série histórica. Ela renovou a franquia Ultra e trouxe várias inovações, como a habilidade do herói de redistribuir seus poderes para assumir formas de mais velocidade/agilidade ou mais força. A série foi exibida mais tarde no Brasil pela Rede Record, trazendo de volta o Ultraman para a TV brasileira depois de muitos anos em um programa infantil matutino. No entanto, mais tarde a série deixou de ser exibida e passou a ser um "tapa buraco" nos horários da tarde da emissora, junto com outro seriado chamado Early Edition. O problema é que nessa ocasião o Ultraman Tiga foi exibido totalmente retalhado para caber no horário, cortando até mesmo partes necessárias para entender a história. Também é histórica para mim pois foi o primeiro Ultraman que eu vi na data de estréia no Japão em 1996. Consegui gravar os três primeiros episódios antes de voltar e mostrei para um amigo meu, que também é fã das séries Ultra mas é mais crítico e não engole qualquer coisa. Ele adorou. Isso porque as histórias seguiam a linha do Ultra Seven, com teor mais adulto (mas eram assistíveis pelas crianças, o seu público-alvo). Alguns episódios traziam histórias tristes, mas muito bonitas, como "Eu vi o Obiko!" e "A defesa de Zelda Point". Esse último em especial deixou a apresentadora do programa aqui no Brasil totalmente desnorteada pois ela esperava ver um programa puramente infantil e mais ingênuo.

Ultraman Tiga é considerado um dos melhores seriados da franquia Ultra e tudo isso sem precisar utilizar nenhum monstro da série clássica. E como se tratava se uma nova continuidade, ele não podia contar com a ajuda dos Ultras clássicos (a não ser uma vez em que Daigo cai em um universo paralelo e tem a ajuda de primeiro Ultraman). Ou seja, Ultraman Tiga tinha brilho próprio e conseguiu seu intento: trazer de volta o Ultraman aos tempos modernos.

Curiosidades: O personagem principal, Daigo Madoka é interpretado por Hiroshi Nagano, integrante do grupo musical V6, que também canta a música tema, "Take me Higher". A heroína do seriado, Rena Yanase, foi interpretada por Takami Yoshimoto, filha de Susumu Kurobe, o ator que fez o papel do Hayata, o primeiro Ultraman.

O conteúdo da caixa. Além das mãos intercambiáveis e dos efeitos de raios, ele vem com folhetos de propaganda e (finalmente!) uma peça de efeito para simular a Barreira Ultra.

Visão de corpo inteiro. A escultura é muito boa apesar dos ombros serem um pouco saltados, fazendo ele parecer tenso em algumas poses.

"Close" do rosto. Fica um pouco estranho visto de frente, mas no ângulo da segunda foto fica melhor. Essa pintura amarela ao redor do olho chama um pouco a atenção e pessoalmente não achei que ficou bom. Ficaria melhor se fosse todo branco. Ainda, o cristal da testa era transparente no original, mas no modelo ele vem pintado do mesmo jeito do resto da cabeça.

Como é de praxe, a luz de aviso pode ser trocada por outra para simular o vermelho piscante. Ultraman Tiga também tem o limite de três minutos. Caso esse tempo se passe, Tiga volta a ser uma estátua e Daigo fica preso em um cristal.

Além das mãos fechadas, Tiga vem com essas com os dedos abertos.

Outra mão é esta com o polegar fechado e os outros dedos em riste. Tiga costumava fazer essa pose com as mãos. Eu mesmo nunca notei, mas o modelador notou.




Só para variar, as articulações são muito boas. Os ombros não são extensíveis, mas a abertura das pernas é a melhor da série Ultra Act. É só que no meu exemplar as articulações das coxas e do ombro esquerdo são um pouco frouxas, mas nada muito grave. As ombreiras são feitas de material maleável, de modo a não atrapalhar nos movimentos dos braços.

Essa é a peça de efeto que simula o Hand Slash, um dos raios comuns do Ultraman Tiga, usado como um meio de ameaçar o oponente.

O efeito é grudado em uma das mãos e o "raio" tem o formato de um cristal.

O modelo consegue fazer todos os passos para disparar o golpe mortal do Ultraman Tiga: o Raio Zepelion.

Diferente dos outros modelos da série, a peça de efeito do Raio Zepelion não é grudada em uma mão, mas colocada como um bracelete. No começo eu achei estranho, pois o raio não saia de todo o braço, mas ao rever o vídeo, percebi que era assim mesmo. o problema dessa peça é que ela não pode ficar fixada e às vezes gira para outros lados.

Essa peça pode ser usada em outros modelos da série Ultra Act (se couber, até mesmo em modelos que não são da série).

A peça de efeito da Barreira Ultra é feita de PET, a mesma usada em garrafas plásticas de refrigerante. A barreira vem com outra peça plástica para sustentar, mas ela é um pouco baixa, sendo necessário que o Ultraman fique um pouco agachado ou se afaste um pouco para cobrir todo o seu corpo. A cor e o formato da barreira são exatamente iguais aos do seriado.

Outro poder especial do Ultraman Tiga é o raio de reestruturação celular, capaz de reverter criaturas que foram transmutadas em monstros para a sua forma original. O problema é que esse poder consome todas as forças do Ultraman Tiga e não funciona com todos os monstros.

Tive sorte em conseguir comprar um exemplar da primeira leva e ele veio com esta miniatura do GUTS Wing 1, um dos aviões que aparecem no seriado.


A caixa é feita para imitar a da série UMW (Ultride Mechanics World), que representa os veículos das forças de defesa que aparecem nos seriados Ultra, cuja modelagem foi baseada nas miniaturas usadas nas filmagens (será que soltam um desses do Ultra Seven?).

A caixa é mais ou menos do tamanho de uma caixa de fósforo e vem com inscrições quase microscópicas.

O modelo é bem esculpido e detalhado, apesar do tamanho. Ele não recolhe ou dobra as asas como no original, mas aí seria pedir demais.

A pintura e a escultura são intrincadas.

A escala é compatível com o Ultraman Tiga. Pena que não soltaram mais desses para os outros Ultras.

O orifício da parte de baixo do avião serve para conectar a um Soul Stage, mas o di:Stage funciona sem problemas.

Esta mão tem um propósito específico.

Ela serve para simular a cena do aperto de mão do Ultraman Tiga com o primeiro Ultraman no episódio "A Estrela de Ultra", na qual Daigo cai em um universo paralelo semelhante ao real e se encontra com Eiji Tsuburaya, o criador do Ultraman.

Tiga é quase derrotado pelo monstro Yanakagi (que segundo aquele meu amigo, significaria "mulher feia" em okinawano, uma alusão ao costume da equipe das séries clássicas de usar palavras de Okinawa para dar nome a alguns monstros ou alienígenas). O desejo de Tsuburaya se materializa na forma de uma esfera de luz vermelha que se torna o Ultraman e recarrega a energia de Tiga.

- Um herói! É disso que precisamos, Kinjo!

Essas foram as palavras de Tsuburaya para Tetsuo Kinjo, o lendário roteirista das séries Ultra originais.

Em 2008, Ultraman Tiga retornou no filme 大決戦!超ウルトラ8兄弟 ("Dai Kessen! Chou ULTRA 8 Kyoudai", algo como "Grande Batalha Decisiva! Os Oito Super Irmãos Ultra"), contracenando com quatro dos Ultras da série clássica e mais Dyna, Gaia e Mebius. A história se passaria em um mundo paralelo em que os personagens que se transformariam nos guerreiros Ultra vivem como pessoas comuns e o Ultraman é um simples seriado de TV. Eles têm que utilizar os poderes de seus alter-egos de outras realidades para impedir a invasão de uma força do mal que trouxe monstros para esse universo. (Obs: a foto não tem nada a ver com o filme)

E essa foi a apresentação da versão Ultra Act do Ultraman Tiga. É um bom modelo. As articulações são boas e vem com as peças de efeito necessárias. Uma pena que ele tem alguns problemas, como os ombros muito elevados e a pintura ao redor do olho, que pode dividir opiniões. Tiga é meu Ultra favorito ao lado do Ultra Seven e por isso queria que eles fizessem um trabalho mais caprichado. Mesmo assim, estou satisfeito com ele. Espero agora pelas outras formas dele, mesmo sabendo que vão ser recolorações (a forma "força" parece que vai ser um molde diferente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html