sábado, 16 de março de 2013

D-Arts Terry Bogard

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão D-Arts do herói Terry Bogard, da série de jogos Fatal Fury, feita pela Bandai.



Terry Bogard vivia em South Town, nos Estados Unidos com seu pai e irmão adotivos, Jeff e Andy. Jeff era um exímio lutador que recebeu se treinamento do mestre Tung Fu Rue, mas foi assassinado por seu colega e rival, Geese Howard. Terry e Andy juram vingar a morte de seu pai adotivo e viajam pelo mundo para aprender técnicas de luta a fim de cumprir seu intento. Já adultos, eles retornam a South Town e vêem que Geese havia se tornado o chefão do submundo local, acumulando grande poder e dinheiro. Eles se infiltram no torneio arranjado de lutas promovido pelo vilão, o King of Fighters, e com a ajuda de Joe Higashi, um lutador de Muay Thay que se torna amigo dos dois, conseguem vencer Geese e vingar Jeff. Depois disso, Terry parte mais uma vez em viagem pelo mundo para desafiar lutadores fortes e se auto aperfeiçoar.

Terry é um lutador poderoso, mas com grande bondade no coração e que nunca deixa de ajudar quem necessita. Ele adora basquete e sempre joga com as crianças de South Town, ensinado-lhes várias técnicas desse esporte. 


O jogo Fatal Fury foi lançado pela SNK na época em que os jogos de luta estavam na moda e trazia vários sistemas inovatórios, como a capacidade do personagem se esquivar pulado para o plano de fundo da tela. No primeiro jogo da série, também era possível dois jogadores colaborarem para enfrentar um mesmo oponente, mas isso abolido nos jogos subsequentes. E a cada jogo era introduzido um sistema novo, dando bastante diversidade à série. O personagem de Terry Bogard conquistou a simpatia dos jogadores da época, com um visual bem heróico e um motivo forte para lutar. Por um tempo, ele foi o personagem símbolo da SNK até o advento da série King of Fighters, em que surge Kyo Kusanagi, que passa a assumir essa posição.

Mais tarde, foi feita uma versão em desenho animado, tendo como diretor e desenhista o renomado Masami Ohbari. O desenho fez sucesso entre os fãs, com um enredo ortodoxo, mas eficiente, escrito por Takashi Yamada, que já trabalhou em desenhos e seriados japoneses como Zillion, Winspector, Solbrain e Heart Catch Precure. Os personagens foram mais desenvolvidos e chegaram a influenciar até mesmo a caracterização deles dentro do próprio jogo. Os desenhos foram exibidos por aqui pela antiga Rede Manchete nos anos 1990.


O conteúdo da caixa. Além das mãos e peças de expressão intercambiáveis, estão incluídas peças de efeito para os golpes mais famosos do herói.


Visão de corpo inteiro. D-Arts é a linha da Bandai que representa personagens de jogos e por isso Terry foi incluído nesta categoria. Ele também é o primeiro a usar um novo tipo de protoforma destinado a personagens lutadores, com mais músculos, mas com grande flexibilidade nas articulações. À primeira vista, a Bandai parece ter cumprido seu intento, mas...


"Close" do rosto. O visual do Terry muda de acordo com o desenhista e por isso a Bandai provavelmente teve muito trabalho para decidir qual usar. Sendo assim, foi feito um novo rosto, tentando captar a essência do personagem.


Terry é um personagem que tem força e bondade e por isso esta expressão com um sorriso não pode faltar. Também mostra seu lado ousado em que ele ri mesmo nas situações mais difíceis. Pena que o rosto ficou mais ou menos e o meu exemplar tem uma mancha do lado direito.


Este rosto usado para luta também ficou mais ou menos. Alguns exemplares têm a tampografia dos olhos torta e por isso é preciso tomar cuidado ao escolher. Ainda, para trocar a expressão é preciso remover a cabeça inteira.


O boné, a marca registrada do herói, ficou muito bem feito com a inscrição "Fatal Fury" na frente. Na parte de trás podemos ver mais detalhes.


O rabo de cavalo é preso por uma conexão esférica e pode ser girado. A modelagem é simples, mas podemos ver alguns sulcos representando os fios do cabelo.


O rabo de cavalo pode ser trocado por este outro, que parece esvoaçar ao vento, ideal para poses com mais movimento.


A jaqueta vermelha com uma estrela nas costas, outra marca registrada do herói, é feita de material maleável. O torso tem duas articulações esféricas, mas não proporcionam muito movimento.


Os ombros seguem um sistema de articulações engenhoso, de modo a não criar linhas divisórias nos braços, mas na prática elas não são muito eficientes. Seria melhor se tivessem incluído articulações giratórias nos antebraços.


Em compensação, a modelagem dos músculos é impressionante.


Os conectores das mãos são semelhantes às das figmas, com uma articulação em dobradiça em um eixo giratório.


A calça jeans é muito bem feita, com as dobras e pintura para parecer desbotada.


As coxas são extensíveis, mas a abertura não é muito grande.


A parte de trás do quadril tem uma peça que pode ser trocada por um conector para bases com suporte. Para tirar a peça é preciso pressionar bem fundo a parte de baixo e puxar a parte de cima com uma pinça o com as unhas.


Os pés, com os tênis, são muito bem feitos e até a sola do pé é moldada. Mas devido à perna da calça, os movimentos são extremamente limitados. Os tornozelos podem ser levemente extendidos, mas ainda assim não é o suficiente e por isso, colocar a figura de pé é bem difícil.


Comparado com outras linhas, a figura é um pouco dura de mexer e fazer as poses exige prática e paciência.


- CRACK SHOOT!

Um dos golpes do Terry, em que ele dá um pulo com descida de calcanhar. No desenho, o golpe é tão rápido que nem é possível vê-lo. A pose é limitada, devido à falta de curvatura do tronco.


- RISING TACKLE!

Terry dá um chute em parafuso no ar enquanto golpeia com a mão. É um anti-aéreo eficiente e poderoso, mas é preciso "carregar" o movimento. Em algumas versões é só preciso usar um comando.


Mal dá para notar, mas no meio do golpe, Terry segura o boné. Estão incluídas duas mãos para esse propósito.


- BURN KNUCLE!

Um dos golpes mais conhecidos do Terry, em que ele avança enquanto dá um soco.


Estão incluídas duas peças de efeito para representar o golpe.


- POWER CHARGE!

Terry usa uma ombrada que pára o oponente.


Em algumas versões, é possível emendar o Power Dunk, em que Terry ergue o inimigo com uma joelhada para então mandá-lo para o chão com um soco.


Um sistema interessante da série Fatal Fury é o desvio com ataque. Na posição de defesa, é preciso mover o direcional para frente e apertar o botão do soco fraco. Com isso, o personagem usa um movimento em que ele fica com a parte de cima do corpo intangível enquanto golpeia o inimigo.


Sabendo usar, é possível desviar de projéteis inimigos que voem na altura do corpo.


O Fire Kick, um escorregão seguido de um chute alto. Pena que a abertura das pernas é limitada demais.


- POWER WAVE!


Está incluída uma peça de efeito para representar o projétil do Terry, que corre o chão. A peça é muito bonita, feita de material transparente.


Em Real Bout Fatal Fury, Terry conta com uma variante deste golpe, de alcance menor, mas que afeta todas as linhas de campo.


- POWER GEYSER!


Também está incluída esta peça para representar o Super Golpe do Terry, o Power Geyser. Assim como o Power Wave, ela é feita de material transparente e é muito bem modelada, inclusive com detalhes que lembram pedras voando. Existe uma variante deste golpe em que Terry o dispara três vezes seguidas.


- OVERHEAT! GEYSER!

O Hi Angle Geyser, uma variante em que Terry dá uma seqüência de golpes antes de lançar o Geyser.


- Are you OK?!


- BUSTER WOLF!

Golpe final que aparece pela primeira vez em Garou Mark of the Wolves, que se passa dez anos depois do primeiro jogo.


Outro acessório é esta mão segurando a bolsa de viagem do Terry. A corda é de verdade e é presa à mão de forma que não é possível separar. A bolsa também é incrivelmente bem feita.


No Japão, dizem que um homem de verdade fala com as costas.


- Está vindo uma tempestade.


- OK!

Queria fechar a apresentação com a pose de vitória do Terry, em que ele joga seu boné e que eu considero a mais legal de qualquer jogo de luta.


Mas infelizmente não está incluída uma cabeça com todo o cabelo. Tremenda falha da Bandai.


E assim tivemos a apresentação da versão D-Arts do Terry Bogard, feita pela Bandai. Terry é o meu ideal de um Herói e por isso fiquei entusiasmado quando anunciaram o lançamento dessa figura. Mas infelizmente, ela apresenta muitas falhas, como articulações limitadas, sendo necessária muita paciência para fazer as poses de forma decente. De fato, quanto mais mexo, mais acabo encontrando falhas no projeto. Em compensação, ela tem uma modelagem excelente e tem várias peças de efeitos para os golpes mais famosos. A figura está disponível no Brasil e a recomendo apenas por não existir outra alternativa melhor. Torço para que melhorem quando lançarem a Mai Shiranui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html