sábado, 2 de março de 2013

S.H. Figuarts Kamen Rider Fourze Base States

Saudações.

Desta vez vou apresentar apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Kamen Rider Fourze, feita pela Bandai.


Kamen Rider Fourze foi exibido pela primeira vez no Japão em 2011 e é o seriado comemorativo dos 40 anos da franquia Kamen Rider. O estudante do colegial Gentaro Kisaragi é transferido ao Colégio Amanogawa e seu intento é o de se tornar amigo de todos da escola. A princípio, Gentaro enfrenta resistência, parte disso devido ao seu visual, que lembra o de estudantes revoltados do século XX e seu penteado característico, com um enorme topete. Mas ele vai provando seu valor e conquistando a confiança de todos. Gentaro consegue seus poderes ao ver sua amiga de infância, Yuuki Joujima, e seu colega de classe, Kengo Utahoshi, sendo atacados por uma estranha criatura, um Zodiart e consegue rechaçá-lo. Uma outra colega, Tomoko Nozama, diz a Gentaro que ele se parece com seres de uma lenda urbana, os Kamen Riders, e sendo assim ele assume o nome de Kamen Rider Fourze e cria o Clube Kamen Rider para defender a escola da ameaça dos Zodiarts.


Apesar de ser uma série comemorativa, Fourze não se encontra com os outros Kamen Riders antigos a não ser nos especiais de cinema. O herói causou controvérsia entre os fãs da franquia devido ao seu visual, tanto antes quanto depois de se transformar. Mas a personalidade forte e marcante de Gentaro, com sua retidão, foi um dos fatores que contribuíram para o sucesso da série. Não só isso, como sua história de amizade com os membros do Clube Kamen Rider tiveram boa aceitação, mesmo sem a participação dos Riders antigos.

Curiosidade: Os nomes de cada membro do Clube Kamen Rider são referências aos dos Kamen Rider antigos. Um exemplo seria "KeNGo UTaHoShi", que é um anagrama de "TaKeShi HoNGoU", o primeiro Kamen Rider.


O conteúdo da caixa. A primeira vista parece pouca coisa, mas é porque os acessórios são bem volumosos.


Visão de corpo inteiro. Um dos temas do seriado é o espaço e por isso, Fourze tem um visual que lembra o de um astronauta. A proporção é boa e bem fiel ao seriado. Esta seria a forma (State) básica do herói que, assim como Riders mais recentes, pode assumir outras conforme a necessidade.


"Close" do rosto. O capacete tem o formato de um foguete, com a cabeça pontuda e as aletas dos lados. Os olhos são insectóides e as antenas são feitas de material rígido, o que requer cuidado para manipular. Quando foi anunciado, muitos fãs antigos notara a semelhança do Fourze com o do herói Skyzel do seriado 宇宙鉄人キョーダイン (Uchuu Tetsujin KYODAIN, algo como "Homens Metálicos Espaciais Kyodyne"). E em um especial de cinema, Fourze enfrenta inimigos baseados nos heróis desse seriado, talvez uma brincadeira feita pela equipe de produção.


O traje lembra bastante o de um astronauta, com sulcos esculpidos. No meu exemplar, a articulação do peito é bem dura e quase não se mexe, sendo necessário usar mais a cintura para mover o corpo.


Nas costas está moldado um propulsor, que no seriado permite que Fourze dê saltos bem altos.


O cinto de transformação Fourze Driver é esculpido em material transparente. No meu exemplar a parte que seria a "tela" veio com um excesso de pintura e por isso parece riscada.


A alavanca "Enter" é móvel. No seriado ela permite acionar as forças dos Switches, pequenos aparelhos que dão ao Fourze poderes (equipamentos) especiais.



Os Switches são intercambiáveis. Está incluído um para mostrar um deles na posição de "ligado".


Os Switches são microscópicos, mas são bem moldados, inclusive com o interruptor "liga/desliga" virado na posição adequada.


Cada Switch tem um conector diferente, de modo que um tipo não pode ser colocado no espaço de outro.


- Primeiro você liga todos os botões.


- Aí você faz assim!

- Assim!


- 3... .2... 1... Empurra a alavanca e... HENSHIN!

- HENSHIN!



- Pro Espaço...


- ... EU VOU!!!

Pode parecer estranho, mas a primeira transformação foi mais ou menos assim. Até a personagem era parecida.


O torso é bem flexível, de modo que o modelo pode fazer a pose do 宇宙キター!(uchuu kita!, que eu adaptei como "Pro Espaço eu vou!).



Os pés têm várias articulações, o que dá bastante estabilidade ao modelo. A sola também é moldada.


- Eu sou Gentaro Kisaragi!


- Aquele que vai ser amigo de todos nesta escola!

Essa é sua apresentação quando ele não está transformado.




A fazer um novo amigo, Gentaro troca com ele seu "aperto de mão da Amizade".



Nos braços e pernas podemos notar símbolos de um círculo, um quadrado, um "X" e um triângulo (por alguma razão, os mesmos dos botões de controles de aparelhos da linha Play Station da Sony).




A maior característica do modelo é que os braços e pernas podem ser desmontados e no lugar deles podem ser instalados acessórios especiais.


Isso serve para representar a habilidade do herói de equipar acessórios especiais, chamados de "Modules" (módulos), nos braços e pernas ao acionar os Switches.


Um dos módulos incluídos é o Rocket Module, que tem o formato de um foguete. O módulo é bem moldado com vários detalhes, mas o delineamente em preto é um pouco forte demais.


O módulo é equipado no braço direito. Ele é um pouco pesado e às vezes o braço não consegue sustentar por muiot tempo.


O foguete permite que o herói voe a longas distâncias e com grande velocidade. Com ele, Fourze pode usar um de seus golpes, o Rider Rocket Punch.


O conector fica na diagonal e por isso é preciso ter um pouco de jeito para colocar.


O outro módulo incluído é o Drill Module, uma broca para a perna esquerda. Assim como o Rocket, ele é bem moldado e cheio de detalhes, mas o delineamento também é forte.


Assim como no seriado, esse módulo é um pouco desajeitado.


Combinando com o Rocket Module, é possível representar o golpe fatal do Fourze, o Rocket Drill Kick.


E com isso tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do herói Kamen Rider Fourze, feita pela Bandai. É uma figura muito boa, que representa bem o personagem. Para segurar os custos, foram omitidas várias mãos intercambiáveis, mas a figura consegue reproduzir com perfeição as características do personagem, como os acessórios e até as poses. No meu exemplar as articulações das coxas são um pouco duras, assim como a do peito, mas isso não chega a ser um grande problema. Recomendo para os fãs do seriado.



A seguir, a motocicleta do Kamen Rider Fourze, a Machine Massigler.

2 comentários:

  1. Cara, estou tão feliz de ver um conteúdo desses em português! O nível de detalhes é como os dos blogs japones de figures. Parabéns está perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, gokai30102!

      Tem várias coisas por aqui. Espero que se divirta bastante!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html