sábado, 22 de junho de 2013

Ultra Act Ultraman Jack

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do Regresso de Ultraman, feita pela Bandai.


Esta é uma matéria que publiquei no Fórum Limited Edition. Fiz algumas alterações e coloquei informações extras.



O seriado 帰ってきたウルトラマン (Kaettekita ULTRAMAN), conhecido aqui como "O Regresso de Ultraman", foi exibido no Japão em 02 de abril de 1971 e conta a história de Hideki Gô, um jovem de grande coragem que sonhava em ser corredor com o Estrela Cadente, um carro projetado junto com seu amigo Ken Sakata. Mas dois monstros atacam a cidade de Tóquio, onde Gô morava e ele morre ao salvar uma criança e um cachorro. Mais tarde, ele é revivido por um ser alienígena que entra em seu corpo e se torna um com ele: o Ultraman. Com isso, Gô consegue grandes habilidades físicas e devido à sua bravura e ao fato de ter voltado da morte, é convidado a se tornar membro do MAT (Monster Attack Team), que no Brasil se tornou o G.A.M. (Grupo de Ataque aos Monstros). 

O Regresso de Ultraman inovou nas séries Ultra por mostrar um herói bastante humano e dando ênfase a seus dramas e conflitos. No começo, Gô se acha especial por possuir os poderes do Ultraman, mas ele percebe que uma vez no G.A.M., ele tem que fazer parte do time e trabalhar em equipe. Gô tem atritos com alguns colegas, mas também tem o apoio de outros, e tudo isso é valioso para o seu desenvolvimento. Também é mostrado bastante de seu cotidiano, como o relacionamento com sua namorada, Aki e o menino Jirô, que o vê como um irmão mais velho. Esse lado dramático tinha bastante densidade e complexidade, mas isso também foi um fator que fez afastar seu público-alvo: as crianças. Por isso, foi feita uma reformulação da série introduzindo monstros vindos do espaço e uma nova arma para o Ultraman, mas sem desviar muito do original, inclusive tocando em temas fortes como o preconceito e mostrando que a vida era difícil. E isso teve sucesso. Por mostrar um herói humano que luta contra as adversidades, a série é lembrada até hoje como uma das melhores do gênero.

Hideki Gô foi interpretado por Jiro Dan, que na época era um modelo que tinha aspirações a ser cantor e é ele quem canta o tema de abertura do seriado. Anos mais tarde, ele cantaria o tema de abertura do desenho ドラゴンクエスト ダイの大冒険 (DRAGON QUEST - Dai no Daibouken), exibido aqui como "As Aventuras de Fly". 

Curiosidade: o nome verdadeiro de Jiro Dan é Hideo Murata. Como já havia um cantor com esse nome e que fazia grande sucesso, o que gerava muita confusão, o ator assumiu o nome artístico pelo qual ele é conhecido agora.


No começo, o seriado foi planejado para ser a volta do primeiro Ultraman à Terra, daí o título. Ultraman entraria no corpo de um jovem chamado Ban e passaria a defender o planeta como antigamente. Mas essa ideia foi descartada, optando-se por fazer uma série com um personagem totalmente diferente do anterior e acabaram deixando o título do mesmo jeito, com o personagem sendo chamado simplesmente de Ultraman. Devido a isso, por muitos anos, o Ultraman que aparece no seriado não teve nome próprio, sendo chamado algumas vezes de 新ウルトラマン (Shin ULTRAMAN ou "Novo Ultraman"), ウルトラマン二世 (ULTRAMAN Nisei, "Ultraman II") ou simplesmente de 帰ってきたウルトラマン (Kaettekita ULTRAMAN). O nome "Ultraman Jack" foi dado ao personagem no filme Ultraman ZOFFY em 1984 e era o nome rejeitado do Ultraman Taro. Desde então esse passou a ser sua denominação oficial, embora existam alguns fãs que não aceitem bem. Eu mesmo sou um deles e acabo chamando de "Regresso de Ultraman", mesmo sabendo que isso não é nome.

Curiosidade 2: Entre os fãs famosos do Regresso de Ultraman está Hideaki Anno, um dos criadores de Neon Genesis Evangelion, que ganhou projeção na mídia ao fazer filmes caseiros de animação e de efeitos especiais com o grupo DAICON FILM. Um deles foi uma paródia ao Regresso de Ultraman, que usava miniaturas como no original e tinha até um monstro. Uma pena que não sobrou verba para a roupa do Ultraman e Anno teve que improvisar usando uma jaqueta vermelha e prateada e sem usar máscara. Também foi usado o tema rejeitado do Regresso de Ultraman como música de abertura. 

O conteúdo da caixa. O conjunto inclui vários acessórios que representam as formas do Ultra Bracelete.

Visão de corpo inteiro. A fantasia do Ultraman era usada pelo dublê Eiichi Kikuchi, que tinha o biótipo de um japonês típico: troncudo e de pernas curtas. Mas nesta versão decidiram fazer o Ultraman em uma proporção mais "heroica", com pernas um pouco mais compridas. De certa forma é mais próximo ao biótipo de Jiro Dan, que é mestiço de pai anglo-americano com mãe japonesa. E funcionou. Aqui está o Regresso de Ultraman não da forma como ele era, mas de como nos lembramos dele.

Close do rosto. Muito bem esculpido, mas tem algumas imperfeições, que vejo como representações da máscara usada nas filmagens. Os olhos são feitos de material transparente com uma textura no fundo. Também podemos ver os furinhos por onde o Sr. Kikuchi via através da máscara.

As linhas ao redor das marcas são o grande diferencial do Regresso de Ultraman com o primeiro.

Como é de praxe, é possível trocar a Luz de Aviso para a vermelha. É recomendável usar uma pinça para não danificar a pintura.

Um efeito colateral é que é possível tirar a Luz de Aviso e representar a situação em que ela é roubada pelo monstro ladrão Dorobon em Ultraman Taro.

Nos pulsos podemos ver moldes que lembram as luvas usadas nas filmagens. Nos punhos também é possível notar dobras da roupa de borracha.

A troca das mãos é suave, sendo que elas são fáceis de soltar e ficam firmes ao serem conectadas.

O sistema de articulações é semelhante ao do Zoffy e do Ultraman. Mas no Regresso de Ultraman, elas não são nem tão duras quanto o Zoffy e nem tão moles quanto o Ultraman. Ou seja, é perfeito.

Diferente do primeiro Ultraman, ele não tem as articulações extras para se curvar tanto, mas isso não é necessário, uma vez que o estilo do Regresso de Ultraman é lutar com o corpo ereto.

Isso pode ser notado em sua pose básica de luta.





Melhores Momentos d'O Regresso de Ultraman - Parte 1: A Onda Gigante ataca Tóquio

Uma onda gigante criada pelos monstros Seamons e Seagoras está prestes a engolir a Baia de Tóquio.

Ultraman usa seus poderes telecinéticos...

...e reverte a onda gigante, salvando a baía de Tóquio

Isso gasta todos os seus poderes e ele é derrotado pelos monstros. Mas ele obtém vitória mais tarde em uma revanche.



Assim como nas outras figuras da série, existe uma peça nas costas que pode ser substituída por outra com um conector para uma base com suporte (não incluída).

Com isso é possível representar o Ultraman em sua cena de voo.




Melhores Momentos d'O Regresso de Ultraman - Parte 2: O Chute da Estrela Cadente

Ultraman enfrenta um inimigo de força singular: o Kingsaurus III, que tem uma barreira protetora.

Ao ver que a barreira não protege a parte de cima do monstro, Gô faz um intenso treinamento para superar este obstáculo, mesmo com a perna ferida.

Como resultado, Gô desenvolve o Chute da Estrela Cadente, pulando sobre a barreira e quebrando os chifres do monstro para então derrotá-lo. Esse foi um dos momentos mais marcantes do seriado e de que todos os fãs se lembram.





- Mas, Ultraman. Por que você simplesmente não voou por cima do monstro e atirou um raio nele? O pessoal do G.A.M. fez isso e até estava dando certo.
- Hein?! Bom, eu...

- Mas foi vendo esse capítulo que eu criei coragem e passei na prova de saltar por cima de obstáculo na aula de Educação Física da escola. E com isso eu aprendi a superar as dificuldades. Era isso o que você queria ensinar, não era?
- Er... Ah, sim! Sim! Isso mesmo!

Essa fórmula passou a ser usada com freqüência no seriado, em que o Ultraman primeiro perde para voltar e vencer em uma revanche. Mas isso deu a impressão de que o Ultraman era fraco e por isso foi feita uma reformulação. Essa fórmula voltaria a ser usada em Ultraman Leo. Ultraman apareceria em um capítulo desse seriado lutando junto com o Leo, derrotando um inimigo com um chute cruzado.



O pulso esquerdo pode ser trocado por outro que tem a maior arma do Regresso de Ultraman: o Ultra Bracelete.

O bracelete é bem detalhado e fiel ao original, com vários adornos em forma de losango.

Está incluída uma peça para representar o bracelete no modo Ultra Spark e obviamente uma mão para segurá-la. O problema é que não é possível colocar o Ultra Spark muito fundo e por isso ele não fica firme na mão.

O Ultra Bracelete tinha literalmente mil e uma utilidades. A forma que ele foi mais usado era a do cortador de energia.




Melhores Momentos d'O Regresso de Ultraman - Parte 3: Ultra Seven em ação


Ultraman tem dificuldades para enfrentar o monstro espacial Bemstar e voa para o Sol a fim de conseguir mais força.

Mas Ultraman é tragado pelo campo gravitacional do Sol e quase é destruído. Felizmente, ele é salvo por Ultra Seven.

Ultra Seven então lhe dá uma arma que permitirá que ele enfrente qualquer inimigo em igualdade de condições: o Ultra Bracelete. Com isso, Ultraman consegue derrotar Bemstar.




O Ultra Bracelete podia se transformar em várias armas, como a Ultra Lança, que mais tarde se tornou equipamento padrão dos soldados do Planeta Ultra.

A parte de trás da lança tem o formato do Ultra Spark. O modelo vem com uma mão específica para segurá-la e a lança não precisa ser desmontada para ser colocada nela.

Também está incluída uma peça para representar uma variante da Ultra Lança, a Ultra Cross, usada duas vezes no seriado. Uma foi contra o Alien Bat no último capítulo. Outro foi contra o monstro-vampiro Draculas, em um capítulo que por alguma razão não foi exibido no Brasil.

A cruz é muito bem feita, com adornos esculpidos.

As pontas são arredondadas e as lanças tem certa flexibilidade, mas mesmo assim são frágeis e por isso não devem ser deixadas ao alcance de crianças.

Outra forma é o escudo Ultra Defender.

O escudo tem um segurador articulado, que permite que ele seja colocado em várias posições. O segurador pode ser removido para facilitar a colocação na mão.

O escudo é poderoso e conseguiu até mesmo reverter o gás congelante do monstro Snowgon (conhecido aqui como Nevado).



E na parte de cima das costas uma parte pode ser removida para revelar o conector para o Brothers Mantle. A peça é meio frouxa e pode cair. Se você (assim como eu) não pretende usar o Brothers Mantle nele, recomendo usar uma fita de dupla face.

Está incluída uma peça para representar o Raio Spacium.

Assim como na peça do primeiro Ultraman, o raio é grudado na mão e não pode ser removido.

A peça é igual à que vem com o primeiro Ultraman. É só que o do Regresso tem uma pintura mais caprichada, com alguns detalhes em branco.

Aqui dá para ver que os dois fazem uma pose diferente para disparar o raio. O primeiro Ultraman curva bastante o corpo, enquanto que o Regresso mantém o corpo ereto.

Comparação com o Zoffy e o primeiro Ultraman. Eles parecem iguais, mas na verdade compartilham de poucas partes em comum.

Os três tem diferenças bem discretas nos rostos, mas mesmo assim dá para notar que são diferentes.

A "espinha dorsal" do Regresso é maior que as dos outros dois.




Melhores Momentos d'O Regresso de Ultraman - Parte 4: Quando brilha a Estrela de Ultra

Ultraman cai na traiçoeira armadilha dos Poderosos Alien Knuckle e é levado ao planeta deles para ser executado.

Mas quando tudo parecia perdido...

... o primeiro Ultraman e Ultra Seven surgem...

... e salvam Ultraman com a Operação Estrela de Ultra.

Reabilitado, Ultraman volta à Terra para uma revanche com os Poderosos.

Obs: não consegui encontrar uma figura do Black King (Negrume) e por isso tive que usar um modelo "genérico" (mas igualmente perigoso).

- Você voltou, Ultraman! Mas vai ser derrotado mais uma vez!

- Hein?!

- Shwatch!

- Dyuah!

- Vo... Vocês são...

- Ultra Air Catch!
- Ultra Psicocinese!

- GRAAAAR!!!
- O que?!

- SHEAH!!!
- DYUAH!!!

- !?!?!?!?

- É todo seu, Gô!
- Obrigado, Hayata! Dan!

- SHEAHHHH!!!

- SALTO NO VÁCUO COM JOELHADA!!!

- GWAAAAHHH!!!

- Muito bom, Go!
- Onde você aprendeu esse golpe?
- Ah, sim. Foi quando eu enfrentei Sawamu, o demolidor no capítulo 27. Depois eu pedi para que ele me ensinasse.

- Esperem aí um momento! Não foi assim que aconteceu!

- E vocês venceram usando vantagem numérica! Que covardia é essa?!

- Vamos ver... Você também usou vantagem numérica para me derrotar, lembra?
- Bom, eu...

- Não só isso como matou a minha namorada e o meu melhor amigo para abalar o meu moral e me fez lutar em condições desfavoráveis. E agora vem me falar em covardia?
- Mas... Eu sou o vilão e...

- Hah! Grande vilão! No filme do Ultraman Mebius você veio todo bonzão, mas não passou de um joguete na mão de Yapool! Me diz uma coisa: você não tem vergonha?

- Vamos embora, pessoal. Não adianta ficar aqui discutindo com esse perdedor.
- É isso aí.

- Mas... Mas...

- ......




Finalmente juntos os Irmãos Ultra que fizeram a cabeça da criançada dos anos 1970 a meados de 1980. Esses têm lugar especial no meu coração.



Melhores Momentos d'O Regresso de Ultraman - Parte 5: Os Cinco Juramentos Ultra

Depois de derrotar Zetton e o Alien Bat, Ultraman tem que ir embora. Mas antes, ele tem que se despedir de seus entes queridos.
- Diga os Cinco Juramentos Ultra!
- Não! Eu não quero!

- Se não quiser dizer, tudo bem. Mas quando você crescer, entre para o MAT. Todos eles são pessoas de grande coragem. E você também deve ter essa coragem para enfrentar tudo o que for ruim!
- .......

- Gô!

- 1. Ser educado e cortês!
2. Respeitar os mais velhos!
3. Comer qualquer coisa sem distinção!
4. Estender a mão para quem precisa!
5. Ter coragem para enfrentar as dificuldades!

- Consegue me ouvir?! GÔ!!!

Os Cinco Juramentos Ultra continuaram a ser passados de geração a geração até a época do Ultraman Mebius, mais de trinta anos depois e se tornou a grande máxima para o time de defesa da Terra da época, a Crew GUYS. O Ultraman regressaria à Terra mais uma vez e aparece diante de Mebius quando ele mais precisa, no filme e depois na série de TV. Nesse capítulo apareceu não só Jiro Dan interpretando Hideki Go, como também o dublê Eiichi Kikuchi, como o dono de uma loja de rádios.



E assim termino o review da versão Ultra Act do Regresso de Ultraman. Essa é uma figura que eu esperava há muito tempo e ela não me decepcionou. Ao contrário, superou minhas expectativas. A figura é de alta qualidade, mostrando até mesmo as imperfeições do original, como as marcas de luvas e botas e as ranhuras da máscara. Ele também vem com todos os acessórios necessários para representar várias situações do seriado como as transformações do Ultra Bracelete. As articulações são firmes, sem serem muito duras e a troca das mãos é feita sem problemas, fazendo com que o modelo seja bem fácil de usar. Não tenho palavras. Essa figura é perfeita e digo que ela não é recomendável aos fãs do Regresso de Ultraman. Ela é obrigatória.

Este review é dedicado ao meu irmão, que é grande fã da série e que me mostrou os seriados de Ultraman, me fazendo entrar em um caminho sem volta. Também dedico o review a pavlov cesak, usuário do Fórum Limited Edition.

[Atualização 02/04/2021]
Matéria do Blog Sushi POP que é um documento completo d'O Regresso de Ultraman: O Regresso de Ultraman












- Ei, Konata. Os Cinco Juramentos Ultra são: "Não ir para a escola de barriga vazia", "estender o cobertor para secar nos dias de sol", "tomar cuidado com os carros ao andar pelas ruas", "não depender da força de outros" e "brincar de pés descalços sobre a terra".
- Espere, Mirai! Ela está certa!

- Esses são os Cinco Juramentos Ultra que eu deixei em um planeta de seres aquáticos há muitos milênios atrás.
- Puxa! E como você sabe deles, Konata?
- Ah, eu li em uma versão em quadrinhos, a Ultraman Story 0.

- Essas versões em quadrinhos são bem legais. Tem até essa outra aqui, mais antiga e... Puxa! O Gô está bebendo em um bar!
- !

- Isso aconteceu porque o Gô acabou matando por acidente uma criança que foi pega como refém no começo da carreira.
- Como é que é?
- Sim. A pior falha da minha vida.

- Mas depois ele salva uma outra criança que cai na mesma situação.
- ......

- Isso mostra que todos erram, mas sempre existe uma chance para se redimir. E que o importante é não desistir.
- E isso foi o que o Gô e os Irmãos Ultra me ensinaram no filme!

- Que tem vidas que a gente não pode salvar, mas mesmo assim temos que continuar tentando! Isso também foi parte da sua experiência! Agora tudo faz sentido.

- É isso aí! Eu vou treinar duro e um dia vou ser como os Irmãos Ultra!
- Puxa, Konata. Agora eu fico sem jeito para dizer para ele que aquela versão em quadrinhos mais antiga foi ficcional e que o erro foi ter deixado eles fazerem aquilo comigo.
- Ih, sem problemas. Pelo menos isso vai dar mais entusiasmo ao Mebius.

4 comentários:

  1. Olá, Usys

    Muito bom review! Legal a curiosidade do nome "Shin Ultraman" e interessante que ele só tenha sido batizado como "Ultraman Jack" em 1984. Não lembro se na série Ultraman Taro ou Ultraman Leo ele é chamado simplesmente de "Shinman".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, UltraGT!

      No Taro, no episódio com o Dorobon ele era referido apenas como "Ultraman". Já no Leo era "Kaettekita Ultraman". Em um episódio do Ace já vi como "Ultraman Nisei". Depois de tanta confusão tinham que achar um nome para ele e acabaram decidindo por "Jack". Eu já não consigo usar esse nome porque me lembra o Great (Jack Shindo).

      Excluir
  2. olha essa imagem cara https://www.google.com.br/search?q=ultra+act+ultraman+powered&rlz=1C1CAFB_enBR709BR709&espv=2&biw=1280&bih=869&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjGhNutrLLQAhWCk5AKHWa2A_kQ_AUIBygC#imgdii=MrlMhlr-5DzB_M%3A%3BMrlMhlr-5DzB_M%3A%3BWiri3hTFKamEmM%3A&imgrc=MrlMhlr-5DzB_M%3A voce pode provar se isso é fake porque parece que é fake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Dilan Assis!

      Esse não é fake. É um protótipo exibido em um evento pela Bandai, mas que acabou não sendo comercializado, o que é uma pena. Talvez saia em S.H. Figuarts no futuro...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html