sábado, 29 de junho de 2013

Ultra Act Ultraman Ace

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do herói Ultraman Ace, feita pela Bandai.



Ultraman Ace foi exibido em 1972, logo depois do Regresso de Ultraman e foi um dos seriados Ultra que acabaram não passando no Brasil. No seriado, a Terra é atacada por invasores de outra dimensão, os Yapool, que usam como armas os Super Monstros, feras construídas combinando animais e plantas da Terra com monstros alienígenas. Para deter essa ameaça, o Ultraman Ace vem ao nosso planeta e divide sua vida com Seiji Hokuto, um jovem entregador de pão e Yuko Minami, uma enfermeira, que foram mortos no primeiro ataque de Yapool. Aos dois é dado um par de Ultra Anéis e quando o perigo é maior, os dois se juntam para formar o Ultraman Ace.

Seiji e Yuko mais tarde entram para o grupo de defesa da Terra TAC (Terrible Monster Attack Crew). Impulsivo, Seiji tem vários atritos com os outros membros do grupo, mas Yuko é mais ponderada e consegue apartar algumas situações.


A série trouxe vários conceitos novos para as séries Ultra, como por exemplo a presença de um inimigo fixo, Yapool, e o advento dos Super Monstros (超獣, choujuu), que seriam mais poderosos que os monstros regulares (怪獣, kaijuu). Outra inovação foi o de separar o Ultraman Ace em duas pessoas de sexos diferentes, que tem de se unir para formá-lo. Mas essa idéia acabou sendo abandonada ao decorrer da série, quando é revelado que Yuko é uma selenita (habitante da lua), que teve sua civilização destruída por Yapool. Ela então retorna à lua para ajudar seu povo a reconstruir sua terra natal. Parecia existir um romance, ainda que velado, entre Seiji e Yuko e no filme 大決戦!超ウルトラ8兄弟 (Daikessen! Chou ULTRA 8 Kyoudai, conhecido aqui como "Super Herói Ultraman 8 Irmãos" ou "Superior 8 Ultraman Brothers A Grande Batalha Decisiva"), eles aparecem casados.

Curiosidade: O nome do herói deveria ter sido "Ultra Ace" e a música tema até já tinha sido gravada. Mas já existia um personagem com esse nome em um brinquedo da empresa Marusan, que por sua vez era muito parecido com o Ultraman. Mesmo assim, o nome "Ultra Ace" já estava registrado e por isso foi feita a mudança para "Ultraman Ace". E desde então todos os heróis das séries Ultra subseqüentes passaram a ter "Ultraman" no nome. Como o Ultra Seven veio antes, ele acabou ficando de fora dessa regra.


O conteúdo da caixa. Ace era conhecido por usar vários tipos de raios, mas não foi possível incluir todos, sendo que estão presentes só os mais conhecidos.

Visão de corpo inteiro. O Ultraman Ace do seriado tinha um tronco e pernas grossas, mas isso foi melhorado na versão Ultra Act, que tem uma proporção mais "heróica". Há quem diga que ele é "feio", mas eu pessoalmente não acho isso.

"Close" do rosto. Ace é bem diferente dos outros Ultras. Essa forma, semelhante ao capacete de um legionário romano, é única e não foi usada em Ultras que apareceram em outros seriados (embora nas versões em quadrinhos existam personagens semelhantes).

Também é possível ver vários detalhes pontiagudos. Um defeito a se notar é essa linha divisória vertical. Mas talvez não houvesse outro jeito de fabricar a cabeça.

Outra característica do Ultraman Ace é esse protetor peitoral, que lembra o de um gladiador romano.

A Luz de Aviso pode ser trocada por outra para representá-la no vermelho piscante. Devido ao protetor, a troca é um pouco difícil, já que a peça fica bem funda e não sai com facilidade.

O sistema de articulações dos ombros permite que eles sejam colocados em várias posições sem comprometer a silhueta. Mas no meu exemplar, a articulação do ombro direito range ao se mover.

Nos pulsos e tornozelos podemos notar moldes que lembram luvas e botas. Desta vez, a linha Ultra Act decidiu ser um pouco mais fiel ao traje usado nas filmagens.

As coxas têm articulações extensíveis, mas devido ao formato mais musculoso das pernas, a abertura não é muito boa.

Ultraman Ace em sua pose básica de luta. Também existe uma variante com as mãos em forma de "lâmina".

Ace usava bastante as joelhadas...

... e arremessos como o Okuri Nage para derrubar o oponente...

... para partir para a submissão no solo.

Pelo menos até ele ser derrubado por um golpe de cauda ou ser pego pelos tentáculos do inimigo.

Ace usava bastante golpes com a mão em lâmina.

Às vezes ele usava tesouras voadoras.

Seu arremesso mais poderoso era o Ultra Lift, uma variante do Argentina Backbreaker.

Assim como nos outros Ultras da série renovada, o conjunto inclui uma mão com os dedos formando um "V". No caso do Ace, deveriam ter incluído uma mão esquerda nessa posição, o que permitiria reproduzir a pose do Punch Laser, no qual ele dispara um raio da jóia da testa.


Nas costas existe uma peça para esconder o conector para o Brothers Mantle, o manto usado pelos Seis Irmãos Ultra, os maiores guerreiros de M78.

Um pouco mais abaixo, está uma peça que pode ser trocada por outra para ser conectada a uma base com suporte (não incluída).

Com isso é possível representar Ace em sua pose de vôo.

Desde o Regresso de Ultraman foi muito usado o salto com piruetas usando um trampolim.

Está incluída uma peça para representar o golpe fatal do Ultraman Ace, o raio Metalium.

A peça é longa e multicolorida, imitando o efeito usado no seriado.

Não parece, mas a peça é grudada apenas na mão.

Também está incluída uma peça para representar um dos muitos raios cortantes do Ultraman Ace: a Vertical Guillotine.

A peça é grudada em duas mãos e a colocação é bem difícil, sendo necessário cuidado para não danificar as articulações dos pulsos. Estranhamente, a palma esquerda é voltada para fora ao invés de para dentro como no original.

A peça em si é muito bonita, com vários detalhes que fazem parecer bem afiada.

Mesmo assim, não é uma peça que eu vou querer usar muito.

Sabendo posicionar, é possível representar a Horizontal Guillotine. Pela posição das mãos, talvez e intenção original fosse fazer esse golpe.

E é possível criar um golpe anti-aéreo.

Uma outra variante desse golpe era a Circular Guillotine, na qual Ace criava dois cortadores de energia cruzados que voavam em direção ao inimigo.

Obviamente, Ace também podia usar o Anel Cortante (na foto, usando um efeito do Ultra Act Ultraman).

Outra peça que está incluída é a Ace Blade, uma lâmina materializada pela força mental do Ultraman Ace.

A Ace Blade é incrivelmente longa.

Ela pode ser segurada por uma mão específica, mas não entra muito fundo.

A Ace Blade foi usada poucas vezes no seriado. Por isso não sei dizer por que justo essa peça foi incluída. Mesmo assim ela é bonita de se ver.

Outro raio usado por Ace é o Timer Shot, no qual ele lança um raio arco-íris da Luz de Aviso. Essa peça seria bem fácil de se fazer.

Foi em Ultraman Ace que foi consolidado o conceito dos "Irmãos Ultra", que são mencionados no último capítulo do Regresso de Ultraman, sendo que os Ultras de séries anteriores surgem de vez em quando para ajudar Ace (ou são salvos em algumas ocasiões). Mais tarde seria introduzido o conceito da Família Ultra com o surgimento do Pai dos Ultras.

Uma vez, Zophy veio à Terra para salvar Ace e lhe entregou um aparelho, o Ultra Converter, que lhe dá energia e extende seu tempo de ação.

A peça vem com o Ultra Act Zophy, mas o pulso do Ace é muito grosso e o aparelho não cabe nele. Na foto, eu tive que equilibrar o punho no pulso.

Ultraman Ace está entre os Ultras clássicos que vieram para dar apoio ao Ultraman Mebius no filme ウルトラマンメビウス&ウルトラ兄弟 (ULTRAMAN MEBIUS & ULTRA Kyoudai, conhecido aqui como "Ultraman Mebius & Ultraman Brothers Yapool Ataca!").

-Pô! Você tem dois anéis e eu não tenho nenhum item de transformação! Me dá um aí!
O ator Jiro Dan, que interpretava Hideki Go no Regresso de Ultraman, fazia várias piadas durante as filmagens.

Ace também está presente em Super Herói Ultraman 8 Irmãos.

Junto com o primeiro Ultraman, Ultra Seven e o Regresso de Ultraman, está formado o Dandy Four.

No filme Ultraman Saga, Leo se junta ao grupo para formar o Legend 5.


E assim termino a apresentação da versão Ultra Act do Ultraman Ace, feita pela Bandai. Temos aqui mais uma figura de boa qualidade que representa bem o personagem. Ele tem algumas falhas, como a linha divisória na cabeça e as mãos que são um pouco difíceis de trocar, assim como a dificuldade para colocar o efeito da Vertical Guillotine. Mas mesmo assim as qualidades superam os defeitos, visto que ele consegue representar bem várias situações do seriado e dos filmes. O Ultraman Ace é um personagem com características únicas e é neste seriado que foram consolidados vários conceitos que são empregados até hoje nas séries Ultra, o que faz que ele seja fundamental para quem é fã da franquia. Por estas razões, recomendo para os fãs sem grandes ressalvas.


(Atualização 03/05/2020): E vale lembrar a última mensagem de Ultraman Ace quando ele tem de ir embora da Terra depois de revelar sua verdadeira identidade.

"Não abandonem a Bondade. Protejam quem não tem força, ajudem-se uns aos outros e tentem ser amigos até de pessoas de outros países. Mesmo sendo traídos centenas, ou até milhares de vezes. Esse é o meu último pedido."

Há quem diga que nesse episódio o Ultraman Ace perdeu, pois no fim Yapool conseguiu seu intento de afastá-lo da Terra para sempre. Mas o mais importante é que Ace não mudou suas convicções e deixou esta mensagem para os terráqueos. Para que as próximas gerações não se deixem tomar pelas Trevas no coração, que dão força a Yapool. Ou seja, se essa mensagem não for levada adiante, aí sim o Ultraman Ace terá sido derrotado.

4 comentários:

  1. acho que não foi apresentado por causa da ditadura, joinhA , GABRIEL CARVALHO SARAIVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Não sei se foi por isso que o seriado não passou aqui. Uma pena.

      Excluir
  2. mano pq enves do zoffy vir ajudar ace pq nao veio jack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Dilan Assis.

      Talvez porque ele estivesse em alguma outra missão. Difícil dizer.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html