sábado, 31 de agosto de 2013

S.H. Figuarts Shocker Combatman

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts dos soldados Shocker, feita pela Bandai.


Shocker era uma organização do mal, inimiga do herói Kamen Rider, cujo objetivo era o de dominar o mundo utilizando-se de monstros ciborgues e que também contava com um numeroso exército de soldados sem identidade e sem face que serviam como reles buchas de canhão para cumprir seus intentos malignos: os soldados Shocker. Como todo soldado regular de seriado, os soldados Shocker não eram muito fortes, se valendo mais da vantagem numérica. Mesmo assim, sua força era três vezes maior que a de um ser humano comum (a partir de certo tempo sobe para cinco) , o que fazia com que eles fossem uma ameaça à população.


Kamen Rider foi um grande sucesso de público durante sua exibição nos anos 1970 e vários produtos com sua imagem passaram a ser comercializados. Entre eles o mais vendido eram os Kamen Rider Snacks, pacotes de biscoitinhos que vinham com um Kamen Rider Card que tinha fotos dos personagens e informações sobre o seriado, mais ou menos como as "figurinhas" aqui do Brasil. Esses "Cards" se tornaram uma tremenda febre entre as crianças da época e foram os primeiros do tipo a popularizar o formato do cartão colecionável, popular até hoje. Mas as crianças jogavam fora os Snacks sem abrir e ficavam só com os cartões. Isso gerou um tremendo problema social, o que fez com que fossem feitas campanhas para desestimular essa prática de jogar fora os doces.


Em um desses cartões havia dados sobre o que eram os soldados Shocker: eles seriam clones feitos dos restos das pessoas que eram raptadas e transformadas nos monstros ciborgues. Mas em Kamen Rider OOO aparece um ex-soldado Shocker chamado Sendo, que aparentemente é humano e tem personalidade e até mesmo vontade própria. Talvez alguns soldados fossem ciborgues de baixa categoria.


O conteúdo da caixa. É bem simples, incluindo apenas mãos intercambiáveis e dois tipos de armas.


Visão de corpo inteiro. Esta é a versão de soldados Shocker que aparece a partir da versão especial para cinema, no qual eles têm a estampa de um esqueleto pintado na camisa (inicialmente o uniforme é todo preto).


"Close" do rosto, altamente genérico. Retrata bem um soldado sem vontade própria, com o olhar meio "morto". O símbolo na testa e as bordas brancas da máscara são esculpidos e não simplesmente pintados.


A parte de trás tem um molde para representar o ziper do capuz.


O tronco tem a já mencionada estampa em forma de esqueleto. Como a protoforma não tem muitos enfeites, a liberdade de movimentos é grande.


O cinto tem o emblema do Shocker em relevo. A fivela é enorme e dentro dele haveria um minicomputador, um aparelho de comunicação e uma bomba para execução caso o soldado falhasse.


A escultura e a pintura do cinto são fenomenais. Na parte de trás está moldado o fecho do cinto.


As mãos têm moldes que se assemelham às luvas usadas nas filmagens.


Apesar da protoforma ser simples, a modelagem não deixa a desejar. Está moldado até o fecho das botas.


Uma das mãos intercambiáveis segura uma Cell Medal. Isso é para representar uma cena do filme OOO, Den-O, All Rider Let´s Go Kamen Rider, na qual Ankh deixa uma dessas medalhas cair no passado e ela é recolhida por um soldado. Isso acaba gerando uma seqüência de eventos que altera a história da humanidade.


A medalha é bem esculpida, com o símbolo do Falcão. As bordas e a parte de trás também são bem detalhadas, apesar do tamanho.


Uma das armas incluídas é esta faca Kukri com o símbolo do Shocker estampado na lâmina.


A estampa da lâmina é incrivelmente detalhada, apesar de microscópica.


Também está incluído este bastão.


No cabo está esculpida uma cabeça de águia, igual à da espada que vem incluída no Kamen Rider Nº 1.


Falando nisso, é possível equipar o soldado Shocker com essa espada.


Os soldados Shocker são desprovidos de personalidade (com algumas exceções), mas dando armas a eles é possível criar vários personagens, como o "espadachim" e o "usuário de facas".


Também é possível ter um "lutador de karatê" e um "usuário de bastão".


Como eles não possuem muitos adornos, os soldados são bem articulados, podendo fazer várias poses.


- YIIIEEEE!!!

Esse é o grito de guerra dos soldados Shocker. A saudação lembra muito a dos Nazistas da Segunda Guerra Mundial.


Obviamente, eles são ótimos para cenas de luta com o Kamen Rider.


Eles também apareceram no filme Super Hero Wars enfrentando os Super Sentai e por isso podem ser usados em lutas com eles.


Em Heart Catch Precure, os vilões Apóstolos da Desolação usam os Sunakkeys, soldados regulares muito parecidos com os soldados Shocker.


Pelo andar da carruagem, já já vai ter algo assim.


Na verdade, os modelos são mais altos que os de Kamen Riders. Mas acho que isso é normal. Entre os soldados deveria ter um ou dois que eram de fato mais altos que o Rider.


Por outro lado, o tamanho é mais consistente com Ultra Act.


Como é de se esperar, os soldados dão bons subordinados para os vilões.


E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts dos soldados Shocker, feita pela Bandai. São figuras simples e de preço relativamente baixo e por isso mesmo perfeitas para montagem de exércitos. Os acessórios permitem dar características aos soldados ou simplesmente é possível equipar todos com os mesmos armamentos e dar uma idéia de uma "massa uniforme". Comprei dois para formar uma unidade, mas sinto que preciso de mais. Esse é o tipo de figura que poderia ser vendida em pacotes de dois ou três. Em breve será comercializada pela loja da Bandai a versão inicial dos soldados, sem a estampa de esqueleto. E em pacotes de um, três ou seis soldados. Como se tratam de itens de venda exclusiva, esses pacotes serão bem caros e por isso o jeito é ficar com a versão "regular" mesmo. Tanto melhor, afinal os soldados de venda regular seriam mais fortes dentro da ficção. Estas figuras eu recomendo para quem precise de "sacos de pancada" ou "buchas de canhão" para seus heróis e/ou vilões. Por serem bem articulados, é possível imaginar várias poses de derrota para eles.

3 comentários:

  1. Nobre usys! Com quase cinco anos de atraso, estou aqui, finalmente comentando!

    Tem um tempinho que já vinha olhando pra essa figura, pois como sabe, minha intenção é torná-lo um vilão genérico/saco de pancadas para meus heróis!

    Excelentes informações e dá pra ver que é uma figura excelente, além do custo/benefício. Aproveito para recomendar a loja Geekshow, que até hoje (07/11) está com essa figura em promoção! Estou aguardando a minha e as ideias já estão pipocando na mente!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Fui lá dar uma olhadela e aquele na loja é o modelo novo, diferente desse. O preço está muito em conta! Dá vontade de comprar uns dois. O problema é que o orçamento está bem engessado. Se bem que eles colocaram uma foto do modelo antigo (este, da apresentação). Então não dá para saber qual é.

      Mas dá para fazer altas coisas e espero que o seu seja o modelo novo. O tornozelo do antigo tem certas limitações e por isso não fica de pé direito em algumas poses. Percebi isso com o tempo. O novo aparentemente não tem esse problema. Se possível, mostra pra gente um dia!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html