sábado, 25 de julho de 2015

Nendoroid Tomoyo Daidouji

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Nendoroid de Tomoyo Daidouji, do desenho Card Captor Sakura, feita pela Good Smile Company.






Tomoyo Daidouji é a melhor amiga da personagem principal, Sakura Kinomoto. Tomoyo vem de uma família rica e conta com vários recursos para ajudar Sakura na sua missão de recuperar as Cartas Clow, fornecendo roupas e apoio logístico. A razão pela qual ela faz isso é muito simples: é o seu hobby. Tomoyo adora tirar fotos e filmar Sakura em várias situações e depois de saber que ela se tornou uma Card Captor, viu isso como uma oportunidade de acrescentar mais itens à sua coleção de imagens, que ela vê em um Home Theater particular. Outra coisa que ela gosta de fazer é criar roupas para Sakura e agora ela tem uma desculpa para fazer sua amiga usá-las. Algumas dessas roupas possuem um propósito prático, mas a grande maioria é feita apenas seguindo o gosto estético de Tomoyo.

Mas ela não é uma simples menina excêntrica. Tomoyo é muito inteligente e é capaz de desenvolver estratégias para que Sakura consiga alcançar seus objetivos. Ela também tem boa habilidade de conversa e consegue distrair uma pessoa enquanto Sakura corre para selar uma Carta Clow sem ser percebida. E Tomoyo é incrivelmente madura mentalmente, mesmo considerando sua idade, sendo que ela não perde a calma em nenhuma situação e acredita firmemente que Sakura irá dar um jeito. Tomoyo dá indícios de que sente algo mais que amizade por Sakura, mas não revela abertamente pois gostaria que a pessoa que ela ama seja feliz, mesmo que não seja do lado dela.



Vou ser honesto. Eu só tinha duas razões para ver Card Captor Sakura: o Kerberos (Kero) e a Tomoyo. Pois para mim, ela era a personagem mais interessante do desenho, devido às suas excentricidades e à sua grande força interior. Muitas vezes ela já ajudou Sakura quando esta estava à beira do desespero. E providenciava apoio mesmo quando Sakura não estava olhando, como quando ela consola Mei Lin. Tomoyo não era uma "mão na roda" para Sakura. Era um motor para a roda. Uma pena que ela acabou perdendo importância no decorrer do desenho, mas gostava dela.

Tomoyo foi interpretada no Japão por Junko Iwao e no Brasil por Fernanda Bullara, uma de minhas dubladoras brasileiras favoritas que mostrou sua versatilidade ao interpretar uma personagem mais calma, pois até então eu a conhecia de meninas mais ativas como a voz brasileira de Asuka Langley Souryu, de Neon Genesis Evangelion e Sailor Jupiter em Sailor Moon.


O conteúdo da caixa. Tomoyo não é uma menina mágica e por isso não vem com tantos acessórios. Mas o essencial está presente.



O folheto de instruções desta vez vem em japonês e em inglês. Mas não é necessário entender nenhum desses dois idiomas, pois as fotos já dizem tudo.



Visão de corpo inteiro. Para quem não viu o desenho, o visual é um pouco genérico. Mas digo que ela ficou muito bem representada na proporção Nendoroid.



Close do rosto. A expressão 1 é o seu característico sorriso tranquilo. Ela tem um ar bastante adulto, mas se trata de uma estudante do primário.



A expressão 2 é um sorriso de satisfação, que transmite um pouco mais de alegria. De certa forma mostra também a excentricidade de Tomoyo.



A expressão 3 é a mais característica da personagem, com os olhos brilhando de felicidade. Nunca notei, mas ela tem sombrancelhas bem grossas.


Assim como na Sakura, as mechas do cabelo são assimétricas.


A modelagem do cabelo é competente, com todas as pontas e sulcos.



Está incluída uma franja sem a faixa de cabelo.


Ela é usada em conjunto com este chapéu.



Na parte de dentro do chapéu e do cabelo existem imãs que fazem com que eles fiquem bem presos um no outro..



Com isso é possível representar Tomoyo com o uniforme completo.




O uniforme da Escola Primária Tomoeda é uma variação do chamado "traje de marinheiro". No antebraço esquerdo está tampografado o emblema da escola.


Os sapatos possuem pintura esmaltada. Fora isso nada muito especial.



Está incluído este braço com uma mão em uma posição especial.


Ele serve para representar Tomoyo com uma das mãos no rosto, uma de suas poses características.


Mudando a iluminação fica um pouco assustador.



Estes dois braços possuem mãos com os dedos unidos.


Isso serve para representar outra pose característica de Tomoyo em que ela mostra que está contente.




Outro braço intercambiável tem um item indispensável para Tomoyo: a câmera de vídeo. A modelagem é incrível, com a lente, o visor e até a alça da mão.



Uma peça da câmera é removível e pode ser reposicionada para revelar o painel LCD da câmera. Um mecanismo muito bem pensado.


Com isso, Tomoyo pode filmar Sakura.


O suporte da base desta vez é bem diferente dos outros. Ele foi feito pensando na escultura do uniforme e levando em consideração o cabelo comprido da Tomoyo, mas na prática ele não é muito firme e bem difícil de conectar. Também me dá a impressão de ser um pouco frágil.



Comprei o meu exemplar direto na loja virtual da Good Smile Company e de brinde veio esta mini-figura do Kero.


Antes é preciso instalar a cauda. É necessário cuidado para isso. O conector do suporte é um pouco duro.



A pose e a expressão são diferentes do Kero que vem com a Sakura.



O pescoço pode ser girado para os lados.


A haste do suporte é mais longa que a versão que vem na Sakura.


O corpo da Tomoyo pode ser usado na cabeça da Sakura. Desta vez o diâmetro da conexão do pescoço das duas figuras é igual.




O chapéu a princípio não se encaixa direito na cabeça, mas trocando uma peça por outra incluída, esse problema se resolve.



Com isso é possível representar Sakura com o uniforme completo. A presença dessa peça do chapéu pode ser um sinal de que não será feita uma "Sakura Kinomoto School Uniform Ver."?


Por outro lado dá para fazer essa "Card Captor Tomoyo".


Não é por nada, mas sinto que a Tomoyo seria uma Card Captor mais competente.


É só que desse jeito Tomoyo perderia toda a sua diversão na vida. E a bem da verdade, acho que esses três já eram um time completo, sem a necessidade de mais gente.


E agora que as duas são Nendoroids é possível realizar umas fantasias da Tomoyo.
- Ai ai ai...
- Não se preocupe, Sakura. Desta vez eu trouxe para nós duas!


Essa combinação ficou muito bem. De fato, por alguma razão acho que combinou demais.


Esse visual de chefe-vilã ficou bom na Tomoyo.


Esta combinação foi levando em consideração a personalidade e a posição da personagem ao invés da cor.


Até agora foi só rosa. Vamos ver uma cor diferente. E Tomoyo quer representar Sakura em todas as formas de arte possíveis.


- Tomoyo. Por que essa roupa de Miko?
- É porque é o meu hobby! E você fica uma gracinha com essa roupa!


Com isso tenho vários uniformes escolares: Primário Tomoeda, Ginásio Nanairogaoka, Ginásio Myoudou, Ginásio Mitakihara e Colégio Ryouou.


Não conheço muitas personagens secundárias que têm seu próprio jogo. E até colocando a personagem principal para escanteio.


Com direito a um pacote de edição limitada com um disco decorado...


... e uma ilustração especial na parte de dentro da caixa que interage com o disco.


Uma das primeiras figuras que comprei em um site japonês foi esta da Tomoyo, feita pela Sega.

E com isso tivemos a apresentação da versão Nendoroid de Tomoyo Daidouji, feita pela Good Smile Company. As expressões foram bem escolhidas, e estão incluídos os acessórios necessários para colocar a personagem em suas posesmais características . A modelagem também é competente, assim como a pintura. As falhas ficariam na base. Entendo que o novo suporte foi feito tendo em mente a modelagem da figura, mas ele me pareceu frágil demais. E o pior é que ele não segura direito o modelo, que tem a cabeça pesada e por isso é preciso um pouco de jeito para manter a figura de pé. E no meu exemplar, o visor LCD da câmera também não fica muito firme quando representado fechado. A peça intercambiável no chapéu para poder ser colocado na Sakura foi algo bem pensado, mas para representar as duas de uniforme, seria necessário comprar outro exemplar da Tomoyo. E uma coisa que senti falta foi de uma peça para representar as duas de mãos dadas, como havia na Tsubomi e na Erika. Mesmo assim, como alguém que via o desenho só pela Tomoyo, posso dizer que gostei do modelo. Recomendado para os fãs do desenho.

4 comentários:

  1. Belo reveiw!

    Muito simpática essa Nendo da Tomoyo, eu olho pra esse rostinho com os olhos brilhando e começo a rir, é bem engraçado hehehe!
    Interessante que com uma iluminação diferente ela fica parecendo uma yandere.

    Esse encaixe da base não parece muito bom, parece bem complicado e limitado, esse é o problema com as nendos que têm cabelo muito grande. Acho que no caso da Tomoyo seria melhor a base ser magnética, ou o encaixe ser no cabelo como a nendo Senjougahara.

    Guarda-roupa bem vasto esse da Tomoyo, ela gosta mesmo de garotas mágicas. Junta as fantasias dela com as da professorinha Sawako e já dá pra fantasiar uma escola inteira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Esses olhos brilhando são uma das marcas registradas da Tomoyo. Não sei se foi com ela que começou essa do "olhar de shiitake" (aquele do disco). E de fato, se alguma coisa tivesse dado errado, ela podia se tornar yandere. Não sei se é por causa disso que esse tipo de cara de sorriso e olhos fechados me dá medo.

      Uma outra opção seria fazer um orifício no cabelo e esconder no meio mesmo. Funciona maravilhas com as chibi-arts e não compromete o visual. Estou bem tentado a fazer isso, mas sei que vou acabar estragando a figura... e não me agrada machucar a Tomoyo.

      Tomoyo tem um monte de recur$o$ e ainda por cima a mãe dela é dona de uma fabricante de brinquedos do porte da Bandai. Isso sem falar que ela tem as manhas de fazer fantasias. E acho que só as que têm no desenho já dão para toda a escola.

      Excluir
  2. Mais um review excepcional! Sou seu fã.

    Quanto a Tomoyo, não sou lá fã de nendoroids (embora tenha alguns né...) mas a Sakura me interessou um pouco, se eles tivessem inventado de lançar a tomoyo antes eu teria pego as 2. Como hoje em dia o dólar tá absurdo fica inviável. Acredito que para as mil e uma faces da tomoyo a nendo se sai melhor. Legal ver que elas são compatíveis, triste é ter que comprar 2 sakuras e 2 tomoyos pra deixar as 2 sakuras expostas.

    Essa Tomoyo da Sega é bem rara, bem bonitinha também.

    Quando peguei a SH da Sakura, dei uma leve reprisada nos primeiros episódios de sakura e agora acho que ela é melhor que a sakura como personagem (que vendo bem, dublada é bem chatinha), e ainda é rycaaa, hahaha.

    Parabéns pelo review.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, MadMax! Obrigado mesmo! Você não imagina o quanto eu fico contente ao ler isso!

      Nendoroid é o tipo de coisa que é melhor pegar só das personagens que gosta de fato. Porque elas são um perigo. Colecionar Nendoroid é jogo duro, ainda mais considerando que existem umas quinhentas!

      Eu sempre achei que a Tomoyo é uma personagem muito mais interessante que a Sakura. E ela é do tipo que fica bem como personagem secundária (embora eu diga que ela é "a outra personagem principal").

      Pior que eu consegui essa da Sega bem barato na época. Preço de prêmio mesmo e estava sobrando, pois só tinha ela e não a Sakura. Até fiquei surpreso por ser tão barata. Vi uns preços dela recentemente e me assustei.

      Ah, estou preparando uma matéria sobre a versão figma da Sakura. O chato é que eu não tenho a S.H. Figuarts para comparar. Vou ver se consigo terminar esta semana.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html