domingo, 23 de agosto de 2015

Nendoroid Erica Fontaine & Koubu F2 Set

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Nendoroid da heroína Erica Fontaine e de sua unidade Koubu F2, do jogo Sakura Wars 3, feita pela Good Smile Company.





No final de Sakura Wars 2 o personagem principal, Ichiro Ôgami, é enviado à França para ser o novo comandante de campo da Brigada Floral de Paris. Lá (no começo de Sakura Wars 3), ele se encontra com Erica Fontaine, uma jovem noviça, que à noite atua como dançarina no teatro Chattes Noires. Ôgami até comenta o fato de uma noviça ser dançarina, mas ela diz que faz isso para alegrar as pessoas que estão cansadas depois de um dia de trabalho duro. Ela na verdade é membro do Groupe Fleur da Brigada de Paris e subordinada de Ôgami. Erica é católica e devota de sua religião, sendo que a Bíblia Sagrada é seu livro de cabeceira. Pura e (boba) alegre, ela adora ajudar as pessoas, só que é estabanada e desastrada e acaba mais atrapalhando do que sendo útil, sem se dar conta disso. Mas como membro da Brigada Floral, ela tem poderes espirituais, no caso dela o de curar ferimentos.

Erica na verdade foi abandonada quando bebê e criada pelo casal Fontaine. Mas com o tempo seus poderes se manifestaram, causando medo nas pessoas ao redor e nisso, Erica entrou para o convento. Desde então ela mora em uma capela nos arredores de Paris, sob a tutela de um padre, que está sempre apreensivo, não por causa de seus poderes, mas por sua habilidade em causar acidentes ao tentar ajudar alguém.

Erica também aparece no jogo Project X Zone, feito pela Bandai Namco Games, em parceria com a Capcom e a Sega. Erica faz dupla com Gemini Sunrise, heroína de Sakura Taisen V.

Erica foi interpretada por Noriko Hidaka, que também foi Akane Tendo em Ranma 1/2, Noriko Takaya em Gunbuster, Reiko Hinomoto no jogo Rumble Roses e a Rainha Aphrodite em Suite Precure♪.



Sakura Wars 3 foi feito pela Sega em 2001, como parte de sua série de jogos que fez um enorme sucesso desde o primeiro, de 1996 (detalhes aqui). O jogo foi lançado para o Dreamcast, renovando todo o elenco de heroínas e mudando a ambientação para a Europa dos anos 1920, mas ainda assim sendo uma continuação dos anteriores, que haviam sido lançados para o Sega Saturn. O jogo logo impressionou com sua abertura, de altíssima qualidade, usando efeitos de computação gráfica em algumas partes e é lembrado até hoje como uma das melhores do gênero. O sistema de combate inovou ao incluir elementos de jogos de ação, que davam muito mais liberdade ao jogador para mover cada unidade. O tema de abertura, 御旗のもとに (Mihata no motoni, algo como "Sob a Bandeira") é marcante e é uma de minhas favoritas.


O conteúdo da caixa. Vem com bem mais acessórios que a Sakura.



Visão de corpo inteiro. Erica veste uma roupa de freira de cor vermelha, bem vistosa.



Close do rosto. O desenhista de personagens é Kousuke Fujishima, de Ah, My Goddess!. Isso é bem evidente no formato dos olhos, cuja tampografia é fiel ao estilo do desenhista. Na parte de baixo isso é bem visível.



Assim como Sakura, a segunda expressão é de luta. A boca é muito bem esculpida.




O cabelo  tem vários sulcos para representar os fios e desta vez tem pintura em gradação.


As mechas são muito bem moldadas. A pintura é excelente.



A ponta amarrada pode ser girada.



Erica veste uma variação de uma roupa de freira, com várias cintas. No peito existe um crucifixo moldado.


As cruzes nas ombreiras também são símbolo de sua devoção.



Detalhe da saia, longa, com um forro por baixo. Interessante que tem uma linha do meio que indicaria por onde ela se abre.


No cinto existem esses dois bolsos que servem para segurar cartuchos para a sua arma.



As botas são bem moldadas, com os cadarços e a ponta com pintura diferenciada.



O conector da base com suporte desta vez tem um formato diferente para se encaixar no espaço entre o cabelo e as costas. E funciona, segurando bem o modelo.



O antebraço pode ser girado, mas isso gera uma quebra da linha preta da manga.





A cintura e as pernas possuem articulações multidirecionais Nendoro Joint e com isso tem boa liberdade de movimentos. Pena que nas pernas não estão representados os coldres das armas.




Os pulsos podem ser girados. Erica vem desde o começo com mãos para segurar objetos, nesse caso as maracas.


Elas são usadas na sua icônica "Ohayou Dance", que ela usou uma vez para animar Ôgami (mas só fez ele ficar bastante desconcertado). Existe uma variante dessa dança com um tamborim, mas esse instrumento não foi incluído.




A arma de Erica é esta submetralhadora em forma de cruz, chamada de "Raphael". Na verdade ela teria outra, de dois canos chamada de "Gabriel", que não foi incluída no conjunto.




Estão incluídos braços e mãos para segurar a arma.



Os ombros são um pouco mais fechados que o normal, o que ajuda para segurar a arma mais adequadamente.





Várias fotos com a metralhadora. O braço reto pode ser usado nesses ombros mais fechados.


Os braços dobrados podem ser usados para incrementar a Ohayou Dance.


A última foto, que representa Erica tonta de tanto girar, usa uma peça de expressão da Meiko, do padrão antigo. Só que ela não entra direito. De frente dá para enganar, mas de lado... Isso sem falar que o conector do pescoço é muito apertado e por isso é arriscado fazer esse tipo de troca.



Vamos passar para a armadura mecânica, o Koubu F2. "F" designaria seu país de origem, a França e o "2" a sua versão. Assim como o da Sakura ele é feito de material leve, mas um pouco mais resistente. Ele também possui muito mais adereços.



Os olhos-câmeras se movem de forma independente, mas sinto que eles são um pouco frouxos.




No chassi estão espalhadas estampas em forma de cruz.





Existem vários detalhes em dourado, que dão um ar mais chique, mais europeu para o modelo. O símbolo do Groupe Fleur nas costas é impressionante.



Detalhe dos dissipadores de calor e dos propulsores, muito bem esculpidos.


A arma é uma gigantesca metralhadora alimentada por um cinto, montado no lugar do braço direito.






O detalhamento da metralhadora é caprichado, inclusive com a entrada e a saída do cinto de balas. Uma pena que os canos não possuem buracos por onde sairiam as balas.


As asas, lembrando as de um anjo, são parte dos gostos de Erica. E graças a eles, o Koubu F2 pode voar, embora com um alcance e tempo limitados.



A ombreira esquerda se move bem, dando grande liberdade para o braço.



Mas o mesmo não pode ser dito da ombreira e do braço direitos. Não que seja necessário.




Os braços e pernas se movem, ainda que de forma limitada, graças à articulações multidirecionais Nendoro Joint. O esquema é o mesmo do Koubu da Sakura.




As asas também ficam em Nendoro Joints e podem ser posicionadas em vários ângulos. As articulações convencionais permitem que ela se abram.


Na parte de baixo existe um conector para bases com suporte. Mas o diâmetro é maior do que o do suporte que vem no conjunto, sendo necessário usar outro que esteja disponível.




Algumas fotos com o Koubu F2 em ação.



Assim como na Sakura, o Koubu F2 possui uma "tampa" que revela um conector.


Desta vez está incluído um torso representando Erica em sua roupa de combate, mas não tem o resto do corpo nessa indumentária.




A roupa de combate tem pintura metálica em várias partes e existem moldados os conectores usados quando ela pilota o Koubu F.



É necessário tirar a ponta do cabelo primeiro antes de conectar o corpo à armadura.


Ficaria algo assim. Lembra um pouco um carro alegórico.


As asas ficam em uma posição bem interessante, fazendo parecer que elas são da Erica e não da máquina.


Com isso ela pode lutar com os inimigos que perturbam a paz de Paris.




Esta combinação também é possível.


Essa expressão da Madoka Kaname Maiko Ver. combina bem com ela. Aproveito e adiciono as asas da figma Miku 2.0.


Apesar da arma altamente agressiva, seu golpe especial, o Sacré de Lumière, serve para curar companheiros feridos.


La Grâce du Ciel.


Junto com a Sakura. Aqui dá para ver bem os contrastes entre oriente e ocidente. Colocar uma heroína com uma espada e outra com uma metralhadora foi uma boa idéia para evidenciar essa diferenciação.


Isso aparece bem nos Koubu. Enquanto o de Sakura lembra um samurai, o de Erica lembra um cavaleiro europeu. Mas dá para ver que os dois seguem o mesmo princípio básico.


- O Sr. Ôgami é meu!
- Não! O Sr. Ôgami vai se casar comigo!
Na época era comum obras em que várias garotas disputam o amor do personagem principal.



E assim tivemos a apresentação da versão Nendoroid de Erica Fontaine e de sua unidade Koubu F2, feita pela Good Smile Company. Podemos notar várias evoluções em relação à Sakura, como a pintura em gradação no cabelo. A adição do torso com a roupa de combate é outro ponto positivo, mesmo não tendo a parte da cintura para baixo. O número de acessórios também aumentou, dando muito mais possibilidades ao modelo. O acabamento e os materiais do Koubu F2 são melhores. Por outro lado, por causa de tudo isso, houve um incremento substancial no preço de quase 50%, mesmo considerando que o modelo anterior é de três anos atrás. A ausência de mãos em estado relaxado me chamou um pouco a atenção, mas sei que isso foi para reduzir o custo, por pouco que seja. No total é um modelo sem grandes pontos fracos. Recomendo para os fãs do jogo e da personagem.

4 comentários:

  1. Que figura espetacular! Não conhecia o jogo pela plataforma, (tive um dynavision na infancia, levou um bom tempo pra pegar um Snes e parou por ai) mas achei a história muito interessante. Uma pena o preço, pois essa daria um custom de uma priest espetacular pra um rpg. (ragnarok, cof, cof [embora tenha a AB em forma de nendo e não peguei ainda, cof, cof²])
    Bem interessante os extras, gostei muito da peça, mesmo não conhecendo a personagem fiquei muito tentado, e olha que tenho um certo preconceito com a linha nendoroid, poucas me atraem.
    Pelo que parece, não da pra montar 2 peças né (uma no robô e outra sem ele), já que faltaria a parte de trás da cabeça (cabelos) correto? Uma pena, já que ambas as formas ficam muito legais e é até dificil escolher, acho que só vejo esse defeito, uma parte de trás da head extra seria excelente.
    A parceira dela é ainda mais bonita, afinal espadachim + roupa oriental é instant win, haha. Deve ser bem rara hoje não?
    Novamente as fotos com effects ficaram lindas, e a peça ficou muito detalhada nas fotos.
    Parabéns pelo review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, MadMax!
      Na verdade, só joguei Sakura Wars até o 2. O 3 vi na casa de um amigo quando fui visitá-lo no Japão. Me lembro que vi a abertura em uma loja e chorei de tão bonita.

      Nendoroid é legal também por ser customizável, já que dá para reutilizar peças de uns nos outros. Tendo os recursos, dá para fazer combinações infinitas. Um exemplo é a Sakura Kinomoto, em que dá para usar vários corpos como "roupas".
      A grande maioria das Nendoroids vêm só com uma peça de cabelo. Uma exceção seria a Homura Akemi, mas nesse caso ela só vem com um corpo. Por isso não dá para representar as duas versões ao mesmo tempo. Uma pena, pois ia ficar legal.

      Pensando bem, eu não costumo encontrar essa Nendoroid da Sakura Shinguuji muito frequentemente. Vi uma vez em uma loja de usados e o preço até que estava bom. Mas só essa vez. Também é uma figura boa, embora não tenha tantos acessórios. Mas o Koubu compensa tudo.

      Excluir
  2. Show de review!
    Essa Erica ficou uma fofurinha, adoro o traço do Kousuke Fujishima e essa Nendo ficou bem no estilo dele mesmo! Por falar em Kousuke Fujishima, Nendos de Ah, My Goddess! seriam muito bem-vindas! Como eu queria uma Skuld!

    Uma pena que só tem dois rostos, mas pelo menos ela compensa no resto, não é sempre que uma Nendo vem com uma armadura de batalha.
    Além de bonita, ela ficou muito bem, feita, os detalhes estão muito bons. Umas mãozinhas relaxadas seriam legais para algumas poses, mas se é pra reduzir custo, então tá tranquilo hehehe.

    Noriko Hidaka, hoje em dia quando vejo o nome dela só consigo me lembrar da Dominator em Psycho-Pass hahahaha!

    Talvez esse Koubu possa ser uma boa arma contra o Kyubey futuramente, com essa metranca dava pra transformar ele em queijo suíço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      É verdade! Por que ainda não lançaram Nendos de Ah, My Goddess!? Ou melhor, de Mini-Goddess? Ia ser um espetáculo!

      Conheci a Noriko Hidaka quando ela era a Akane de Ranma 1/2. E gostava dos berros que ela dava em Gunbuster. É uma dubladora que eu gosto muito e me lembro de que fiquei bem chateado quando comprei Rumble Roses e só tinha as vozes americanas. Nada de Noriko Hidaka...

      O chato é que eu não sei se tem registros do Kyubey ter aparecido nos anos 1920, embora seja provável. Não coloquei porque a Erica já passou da idade de ser alvo do trequinho. Mas nada impede a Homura de desencavar essa armadura, restaurar e aplicar um esquema de cores com preto, púrpura e branco. Só a arma é a cara dela.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html