sábado, 22 de março de 2014

Nendoroid Madoka Kaname Maiko Ver.

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Nendoroid da personagem Madoka Kaname vestida como uma Maiko, do desenho animado Puella Magi Madoka Magica, feita pela Good Smile Company.




Este modelo é baseado em um desenho da Madoka vestida como uma Maiko, feita para ilustrar o ingresso para o evento Kyoto International Manga Anime Fair 2013 realizado nos dias 7 e 8 de setembro desse ano. Foi lançada então uma figura baseada nessa ilustração em escala 1/8 pela Aniplex a ser vendida nesse evento e esta versão Nendoroid, que teve venda excusiva na Japan Expo 2013 em Paris, França, na Anime Expo 2013 em Los Angeles, Estados Unidos e na China International Cartoon & Game Expo em Shanghai, todas em julho de 2013. A Nendoroid também esteve a venda por tempo limitado no site da Good Smile Company.


Considerando o sucesso que Puella Magi Madoka Magica fez no Japão e mais tarde em vários países entre os fãs de desenhos animados japoneses, a escolha dessa personagem para servir de base para este modelo foi natural, uma vez que todos os eventos em que ela foi comercializada tinham o propósito de difundir a cultura pop japonesa. Vamos ver como ficou.


O conteúdo da caixa. Estão incluídos vários braços e mãos intercambiáveis e mais alguns acessórios bem interessantes.

Visão de corpo inteiro. A compactação da ilustração é muito bem feita, mantendo a qualidade Nendoroid. Vários elementos foram simplificados, mas a personagem ficou bem bonitinha.


A expressão que vem de fábrica é um sorriso aberto. O estilo é mais próximo da desenhista de personagens do desenho, Ume Aoki, do que da ilustração original. feita por Naoto Nakamura. A expressão é bem suave e muito fofinha.


Este é um sorriso com a boca fechada. O olhar é levemente voltado para a direita da figura e para cima.


E a terceira expressão também é um sorriso, com os olhos fechados. Aqui está a prova de que uma menina é muito mais bonita sorrindo. Por que não foi assim no desenho?

As "maria-chiquinhas" mais uma vez são articuladas e podem ser colocadas em várias posições. O enfeite de cabelo também é diferente, com bolinhas protuberantes brancas.

O cabelo é dividido no meio e tem vários sombreamentos.

Detalhe dos enfeites de cabelo, no formato de glicínias japonesas.

Apesar de simplificado, o kimono é cheio de detalhes. Chamam a atenção as estampas de flores. As dobras da roupa também são muito bem esculpidas.


No peito existe uma estampa da lua entre as nuvens e com a sombra de um coelho. Existem lendas japonesas em que coelhos habitam a lua e lá fazem mochi, uma espécie de bolinho de massa de arroz.


A faixa da cintura tem uma estampa de folhas secas (momiji) e um cordão no meio com ornamentos em forma de glicínias japonesas.

Os braços desta vez são seccionados no ombro e no antebraço, gerando articulações giratórias. As estampas de flores são diferentes em cada manga.

Com isso é possível colocar a figura de braços abertos. As mangas podem ser giradas e ajustadas conforme a pose.

É possível ver um cordão com um nó na parte de dentro da faixa da cintura. Normalmente ele não é visível, e mostra o quanto os escultores se esmeraram em fazer os detalhes.

As pernas podem ser movidas para frente e para trás (e até para os lados, mas é preciso reposicionar as articulações na parte de dentro). Os sapatos são aqueles de solado alto, usado por Maikos e Gueixas.


Está incluído um guarda-sol japonês.

O guarda-sol é bem parecido com o que veio na Snow Miku: Strawberry White Kimono Ver., mas com uma estampa diferente. O material é o mesmo, bem frágil.

Também estão incluídos braços dobrados. Para colocá-los é preciso remover as secções do antebraço.

Aí é colocar o guarda-sol em uma mão específica, e é bem mais fácil que na Snow Miku.

Com isso o modelo consegue fazer uma pose semelhante à da ilustração. A diferença é que ela não levanta parte do kimono com a mão esquerda. Mesmo assim fica bem bonitinha.

Com ele é possível fazer várias poses e às vezes uma simples mudança de ângulo cria uma foto totalmente diferente.

Junto com a Snow Miku.


E desta vez está incluída uma peça para representar o guarda-sol fechado.

A mão para segurar é a mesma do guarda-sol aberto.

Por alguma razão está incluída esta mão segurando uma Grief Box, uma caixa de produtos feitos pela Gekidan Inucurry, o grupo de animação que fez o desenho das Bruxas e dos Campos das Bruxas.


A representação é bem fiel e a Grief Box é presa à mão, não sendo possível removê-la. A Grief Box esteve à venda no evento Comic Market 82 em 2012, no Japão.

E finalmente estão incluídas estas peças intercambiàveis. 

A peça maior deve ser substituída pela seção abaixo da cintura.

Os antebraços são um pouco maiores que os regulares...

... e permitem estender os braços para a frente.

Aí é colocar as mãos apropriadas.

Com isso é possível colocar Madoka ajoelhada fazendo uma saudação. Dá até para ouví-la dizendo 「いらっしゃいませ」 (Irasshaimase, algo como "Seja bem-vindo (a)").


Com os olhos fechados a reverência parece ser bem mais formal.

A peça intercambiável é muito bem feita e tem as dobras na roupa direitinho.

Essa peça abre outras possibilidades de poses.


Este modelo usa um novo sistema de troca de expressões, no qual é colocada esta peça extra no pescoço. Isso faz com que seja um pouco mais fácil fazer a troca.

Mas a articulação é a mesma e por isso é possível usar as expressões de outras Nendoroids.

Pena que as expressões que vem na Madoka são desse jeito. Por mais que condiga com o desenho, não é uma coisa muito agradável de se ver.

Junto com outras versões Nendoroid da Madoka.

A cor do cabelo é intermediária entre a versão Puella Magi e a versão de uniforme escolar.

As versões Puella Magi e de uniforme vêm com expressões parecidas com as deste modelo, mas aqui podemos ver que elas são um pouco diferentes. Na expressão com o sorriso aberto, a versão Maiko é bem mais suave.

Por outro lado, na expressão com o sorriso fechado, a versão anterior é um pouco mais suave.

A versão Ultimate poderia se beneficiar da expressão com os olhos fechados, mas só está incluída uma única peça de pescoço e deixar essa peça nela faz com que a Maiko não possa usar as outras expressões que seguem o novo projeto.

Uma curiosidade: antigamente eu tinha improvisado esta Madoka de yukata usando peças de figuras da linha Kyun Chara de Lucky Star e Madoka Magica. A cor é próxima, mas as estampas são diferentes. A Maiko tem mais componentes no kimono.

- Ei, Madoka. Vamos aproveitar que estamos em Kyoto e fazer um contrato para você se tornar uma Puella Magi.

- Já disse para ficar longe da Madoka!
- Não dá para entender!!!

Festival Shichi Go San?

- Seja bem-vindo, tio Daigo.

Perto do palácio Kinkaku (a foto do fundo não é de minha autoria).

OK. Esta é em Shizuoka, mas não tem problema (esta é de minha autoria).


E assim tivemos a apresentação da versão Nendoroid da Madoka vestida como Maiko. Madoka nunca apreceu com essa roupa no desenho e nem tem treinamento para ser Maiko, mas quem se importa? A figura cumpre seu intento em mostrar uma personagem de desenho animado paramentado em vestes tipicamente japonesas, o que condiz com a premissa dos eventos em que ela foi comercializada. A figura é incrivelmente fofa, ao ponto de dar vontade de abraçar e o nível de detalhe é incrível, mesmo com as proporções comprimidas. O mais interessante é incluir a miniatura de uma caixa de souvenires que esteve à venda em um outro evento. Eis uma figura que valeria considerar a compra se o prazo de venda não estivesse esgotado. Mesmo assim ela pode ser encontrada em lojas japonesas de usados e a preços nem tão exorbitantes. Uma figura ideal para quem gosta do desenho e para quem curte cultura japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html