domingo, 9 de agosto de 2015

S.H. Figuarts Cure Black & Cure White (1ª Temporada)

Saudações.

Desta vez vou apresentar as versões S.H. Figuarts das heroínas Cure Black e Cure White, em suas versões da primeira temporada de Futari wa Precure, feitas pela Bandai.





二人はプリキュア (Futari wa PRECURE, algo como "Nós Duas somos Precure") foi exibido no Japão pela primeira vez em 2004 (detalhes aqui e nas versões Max Heart da Cure Black e da Cure White). O desenho começou sem grandes perspectivas, mas conseguiu um inesperado sucesso, gerando uma nova franquia que dura até os dias de hoje, passados mais de dez anos, sendo que a série mais recente é Go! Princess Precure. exibida atualmente nas manhãs de domingo no Japão.

Como "criadora" das séries Precure figura o nome "Izumi Todo". Assim como "Saburo Hatte" (detalhes aqui), esse é um pseudônimo coletivo usado pela Toei em alguns de seus desenhos animados. O nome vem dos estúdios de animação da Toei em Ôizumi: 東映動画大泉スタジオ(Touei Douga Ooizumi STUDIO).




O sucesso das séries Precure motivou o lançamento de figuras pela linha S.H. Figuarts, que até então apenas representava heróis de seriados japoneses, como os Kamen Riders. A primeira tentativa foi com Yes! Precure 5 GoGo!, mas infelizmente foi difícil dizer que eles tiveram sucesso, devido a um produto com falhas de controle de qualidade e até mesmo de projeto. A proporção era ruim e o pior: as personagens não se pareciam muito com as originais. As técnicas foram se aprimorando e para fazer as personagens da primeira série, foi usada uma nova protoforma, com vários melhoramentos.

As versões da primeira temporada do desenho foram disponibilizadas para venda aberta, enquanto as versões atuais (Max Heart) tiveram distribuição exclusiva pela Bandai por tempo limitado.



Os conteúdos das caixas. Vem apenas o mínimo. O número de peças de expressão e de mãos intercambiáveis é bem menor que nas versões Max Heart. E ainda por cima não vem com os mascotes Mepple e Mipple.



Visão de corpo inteiro. A protoforma é a mesma da versão Max Heart. A proporção é um pouco diferente. Mas a representação da Cure Black/Nagisa é fiel.



O mesmo pode ser dito da Cure White/Honoka.





Os rostos que vêm de fábrica são estes, com um sorriso leve. Assim como no original, Honoka tem sobrancelhas grossas.





Estas expressões têm um sorriso com a boca aberta. Nagisa tem um mais maroto, mostrando os dentes e com o olhar levemente voltado para o lado.





Estes são os rostos usados para luta. Honoka não tem o defeito da versão Max Heart, no qual os olhos estavam desalinhados.


A troca das expressões é extremamente dura devido a "travas" nos dois lados do conector, que não existem na versão Max Heart. Experimentei cortar fora e ficou bem mais fácil. A franja sozinha já consegue segurar.






Os cabelos de ambas são bem modelados, com várias reentrâncias e detalhes.


Nas orelhas pode-se notar brincos prateados em forma de coração.



Cure Black usa uma roupa que lembra uma armadura de couro (embora não pareça proteger muito). O laço de fita do peito chama bastante a atenção.


Cure White também tem um enorme laço de fita no peito, com um formato diferente, mais pontiagudo.




A grande diferença da versão Max Heart da Cure Black é que a região ventral é exposta, com o umbigo de fora. E essa parte é estranhamente bem esculpida.



Cure White tem vários detalhes em azul com gradação.







Existem vários adereços em forma de coração por toda a roupa das duas.




Cure White tem vários babados.



As pochetes usadas para guardar os itens de transformação. A escultura é detalhada e tem o símbolo das Precure tampografado. As duas usam as pochetes em lados diferentes.




O pescoço tem boa liberdade de movimentos.



O cabelo da Cure White tem uma parte articulada.





As ombreiras são partes separadas do corpo. Na Cure Black os conectores ficam logo acima do ombro, enquanto que na White ficam na diagonal superior por alguma razão desconhecida. As peças se soltam com facilidade e é preciso cuidado para não perder.




Os ombros possuem um mecanismo que permite projetar os braços bem para a frente. Mas no meu exemplar eles são excessivamente duros e se forem manipulados incorretamente pode quebrar a já frágil articulação.




As articulações dos cotovelos, pulsos e joelhos são muito boas e se dobram bem. Na Nagisa, uma parte da perna é pintada com a cor da pele dela, mas a tonalidade é diferente do resto do corpo.




Ambas possuem boa liberdade de movimentos no tronco.




As saias são feitas de material maleável e por isso interferem pouco no movimento das pernas.



As articulações dos pés são iguais às das versões Max Heart, com as pontas bem articuladas. Os pés são grandes, o que dá boa sustentação. É só que o tornozelo não é muito flexível.



A troca das mãos da Cure Black usa duas peças, enquanto que na White é só uma.



Nagisa vem com duas mãos abertas e uma apontando o dedo.




Honoka vem com uma mão esquerda aberta, uma direita em forma de lâmina e outra apontando o dedo.


Nagisa vem com esta peça que representa as duas de mãos dadas com os dedos entrelaçados, usada no golpe final. O conector da Honoka é um pouco frouxo, mas isso mais ajuda do que atrapalha na hora de colocar.


Fora isso não vem com outros acessórios, a não ser esta base com suporte. Os parafusos são bem apertados e é recomendável soltá-los um pouco.


Uma pena que não está incluída uma peça em que as duas se dão as mãos para a cena de transformação, o Dual Aurora Wave.


- Mensageira da Luz! Cure Black!


- Mensageira da Luz! Cure White!



- Nós Duas somos Precure!


- Para vocês, servos do poder das Trevas!


- É hora de voltar para casa!
A pose de apresentação pode ser feita sem grandes problemas, a não ser as articulações muito duras.


O diretor da série é Daisuke Nishio, das séries Dragon Ball (até o começo da fase do Majin Buu).


Por isso, apesar de ser um desenho para meninas, existe bastante luta corporal.
Obs.: elas não fazem exatamente essas poses na série.



Cure Black tem um estilo de luta mais ortodoxo, usando socos e chutes.



Cure White já usa mais a técnica, com contragolpes e arremessos.


- Black Thunder!


- White Thunder!



- O belo espírito das Precure...


- ... destrói o mal dentro dos corações!



- PRECURE MARBLE SCREW!!!
Este é o golpe final das Precure. Para dispará-lo, elas tem que estar juntas, o que algumas vezes é uma desvantagem.


- PRECURE RAINBOW STORM!!!
Mais tarde Nagisa e Honoka ganham itens de reforço, os Rainbow Braces, que permitem que elas disparem um golpe mais poderoso. Pena que não foram incluídos nestes modelos.


- PRECURE RAINBOW THERAPY!!!
Este outro golpe permite purificar pessoas ou animais que tenham sido possuídos pelos Zakkenna.



A bem da verdade, na maioria dos episódios não tem muita ação e elas logo usam o golpe final.




Mas existem cenas bem bonitas, como esse em que elas usam um arremesso giratório combinado, estatelando a inimiga no chão.


- Está falando da Honoka? É DA HONOKA QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO?! WOOOOOHHHH!!!
Á primeira vista, Nagisa parece ser a mais durona das duas.


Mas por dentro ela é frágil emocionalmente e chega até a ser dependente de Honoka, que é mais resistente. Nagisa também não tem muita convicção de sua missão, enquanto Honoka acha isso interessante. Mais ou menos como a Sakura e a Tomoyo de Card Captor Sakura.


A diferença é que às vezes elas brigam, até por motivos bestas...


... mas sempre reatam, como no episódio 8. Essa construção da relação entre as duas é que é o grande atrativo do desenho.


De fato, assim como o que eu queria ver em Sailor Moon eu vi em Smile Precure!, o que eu queria ver em Card Captor Sakura, eu vi em Futari wa Precure.



Comparação com as versões Max Heart. Não parece, mas ambas têm muitas diferenças no visual.



Os rostos são bem diferentes. É até difícil dizer que são as mesmas personagens.



Os conectores das peças de expressões são totalmente diferentes.


A Nagisa "normal" até consegue usar as expressões da Max Heart, mas fica um pouco esquisito.



O sentido da abertura das ombreiras é cruzado entre as versões.



Os braços das versões "normais" são um pouco mais grossos que as versões Max Heart. Por isso não é possível equipar o Sparkle Brace.


A troca da mão da versão Max Heart da Cure White é feita com duas peças. A versão normal só precisa de uma. O diâmetro dos conectores é diferente e por isso uma versão não pode usar a mão de outra.


É possível colocar a mão da versão "normal" na versão Max Heart da Cure Black. Mas isso não tem muito sentido, já que a Max Heart tem muito mais tipos e ainda por cima alguns são os mesmos da versão "normal".


Por outro lado, a versão "normal" da Cure Black tem uma abertura de pernas bem maior.


As bases com suporte das versões Max Heart são personalizadas com os nomes das personagens.


Youko Honna, a dubladora da Cure Black, foi a "criança ameaçada da semana" em vários seriados de Super Heróis. Agora ela consegue se defender sozinha.



Black & Black



Curiosidade: assim como existe uma canção chamada Black Action, existe também a Cure Action. E ambas são compostas pelo genial Chuumei Watanabe.


- Essas são as minhas meninas!

E assim tivemos a apresentação das versões S.H. Figuarts das heroínas Cure Black e Cure White, feitas pela Bandai. Este é mais um exemplo clássico de projeto bem feito, mas mal executado. A modelagem e a pintura são muito boas. O sistema de articulações é ótimo. O problema é que as articulações são muito duras e ainda por cima usam um material um pouco frágil, que pode quebrar caso seja manipulado de forma incorreta. De fato, elas rangem de forma amedrontadora. Já ouvi relatos de gente que acabou arrancando o ombro da Cure Black por acidente. Um jeito de contornar isso é segurando na articulação na hora de mover. Segurar na extremidade acaba exercendo uma força excessiva no lugar errado, o que leva à quebra. Mesmo assim é bem difícil. A troca das expressões também é extremamente e desnecessariamente dura, devido à trava, mas isso pode ser resolvido sem grandes problemas, fazendo uns cortes nos lados do conector. As ombreiras que se soltam com facilidade podem ser bem irritantes. Outro fator desabonador é a falta de acessórios, como os Rainbow Braces e, mais importante, os mascotes. As versões Max Heart vêm com tudo isso, além de mais pares de mãos e uma peça de expressão extra. Sendo assim, a versão "normal" acaba sendo mais para colecionadores mais ávidos, que queiram ter todas as versões das personagens. Se for possível, aconselho pegar as versões Max Heart (de venda exclusiva), que têm seus problemas, mas são bem mais fáceis de usar. As versões "normais" podem ser encontradas a preços bem baixos em lojas de usados, mas fico na dúvida se posso recomendar. Só se não houver outra opção.









- ... Hum... Não. Precure é uma opção que nem vale a pena considerar.


- Mesmo porque eu já tentei uma vez e não deu certo. Vou sair daqui antes que...


- Aquelas duas são minhas "irmãzinhas". Tinha algum assunto a tratar com elas?

2 comentários:

  1. Mais um belo review!

    Na parte de modelagem, achei as figuras fantásticas, gostei principalmente dos rostos! Outra coisa que gostei bastante foi a peça de mãos dadas, bem interessante.

    Articulações rangendo são assustadoras, tenho até hoje um Sephirot Play Arts que nunca tive coragem de mexer as pernas por causa do barulho e a sensação de "vai quebrar."
    Já não ter acessórios é sempre uma tristeza em articulados, ainda bem que você tem as peças de efeito pra dar uma incrementada.

    Acho que o que mais me chamou a atenção na diferença entre as normais e as Max Hearts é que na normal a Black está com a barriga de fora, e na Max Heart está coberta. Como não conheço a personagem, não sei qual está correta, mas é uma diferença bem chamativa.

    E o Kyubey se ferrou, ninguém mexe com as imoutos de um herói e sai numa boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Mais uma vez, um projeto bem feito, mas com péssima execução. Essa peça de mãos dadas é fundamental e por isso não poderia faltar. As Max Heart vêm com dois tipos diferentes. Um do tipo "aperto de mão" e outra com os dedos entrelaçados.

      Fazer essa apresentação foi um stress por causa das articulações dos ombros. Pior que algumas vezes eu me pegava forçando a articulação. Por isso depois de fazer cada foto eu tinha que parar e respirar um pouco para não fazer nada tresloucado. Fiquei tão preocupado com isso que acabei fazendo mal a iluminação.

      As duas estão corretas. A Black Max Heart tem a barriga coberta mesmo. Foi parte da mudança do visual, não sei se foi por imposição dos pais japoneses (embora depois tenham aparecido mais Cures com esse visual). Há quem diga que foi para vender no exterior e por isso deveria ter um visual mais pudico, mas também não sei se isso é verdade. Mesmo assim existem fãs que preferiam com o umbigo de fora. Acho que o modelador era um deles, considerando o capricho dessa parte.

      Acho que seria pior para o Kyubey se quem desse o corretivo fossem as próprias Cures. Pode não parecer, mas elas são bem mais cruéis que os Kamen Riders.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html