sábado, 30 de junho de 2012

S.H. Figuarts Cure Black Max Heart Version

Saudações.

Desta vez vou apresentar as versões S.H. Figuarts das heroínas Cure Black e Cure White do desenho Futari wa Precure Max Heart, feitas pela Bandai.


O desenho ふたりはプリキュア (Futari wa PRECURE, algo como "Nós duas somos Precure") foi criado pela Toei Animation e exibido no Japão pela primeira vez em 2004. Esse desenho foi feito depois do fracasso de 明日のナージャ (Ashita no NADJA, exibido no Brasil simplesmente como Nadja) pelo produtor Takashi Washio, que não tinha nenhuma experiência com desenhos para o público infantil feminino e decidiu fazer o que tinha vontade. Para isso, seguindo o conceito de que "meninas também querem lutar", ele chamou o diretor Daisuke Nishio, das séries Dragon Ball e criou a fórmula do que se tornaria uma das maiores franquias de desenhos animados da Toei.


No desenho, as forças das trevas conhecidas como Dotsuku Zone, lideradas pelo malvado Jaaku King, invadem o mundo conhecido como "Jardim da Luz" para roubar as sete Prism Stones que lhe darão o poder de dominar os outros mundos e mergulhá-los na escuridão. Dois habitantes do Jardim da Luz, os mascotes Mipple e Mepple conseguem levar duas das pedras para o mundo real, chamado por eles de "Jardim do Arco Iris" e se encontram com as estudantes do ginásio Nagisa Misumi e Honoka Yukishiro. As forças das trevas logo vêm em seu encalço, mas os mascotes dão às meninas os poderes das guerreiras lendárias conhecidas como Precure. As duas tentam se defender, mas elas logo descobrem que só podem contar com seus próprios corpos e não dispunham de nenhuma arma. Mesmo assim, os poderes Precure garantem a elas enorme força e resistência físicas, o que permite que elas enfrentem as forças das trevas.

Como o diretor era o mesmo das séries Dragon Ball e que também trabalhou em One Piece, as cenas de luta eram altamente dinâmicas e movimentadas, com bastante confronto corporal. E esse foi um dos elementos que garantiram o sucesso da série. A audiência subiu e as vendas de brinquedos e outros produtos relacionados ao desenho também tiveram um lucro que não se via desde Sailor Moon. A primeira temporada do desenho foi exibida nos Estados Unidos sob o título de "Pretty Cure", as palavras que compõem o termo "Precure" (use o mesmo raciocínio de "Pocket Monster" -> "Pokémon"), mas não teve tanto sucesso e por isso nem foi exibido no Brasil.


Esse sucesso inesperado motivou a criação de uma segunda temporada, ふたりはプリキュア Max Heart. Desta vez elas devem recuperar doze fadinhas conhecidas como Heartiel para reviver a Rainha do Jardim da Luz. E as forças das trevas querem reviver o Jaaku King. O desenho continuou com a linha de lutas altamente dinâmicas e trouxe uma nova personagem: Shiny Luminous, que ajudaria as duas Precure e que deve ser protegida por ter um papel muito importante na trama.


Nagisa Misumi é uma estudante de 14 anos no Colégio Verone e é muito boa com esportes (com exceção de esportes na neve e caminhadas em longa distância), mas péssima em estudos. Ela é bastante ativa e altamente popular entre as meninas, mas ela mesma sonha em um dia ter um grande amor com um rapaz bonito. E um forte candidato é Shougo Fujimura, capitão do time de futebol da escola, mas toda vez que ela tem uma oportunidade de se dar bem com ele, acaba metendo os pés pelas mãos e estragando tudo. Ela é a melhor jogadora do time de Lacrosse e em Max Heart se torna a capitã do time. Nagisa vive às turras com seu irmão mais novo, Ryouta e muitas vezes lhe aplica um golpe de luta livre, o Cobra Twist. Mas na verdade, ela dá muita importância ao Ryouta e quando ele foi ferido durante um ataque das forças das trevas, Nagisa demonstrou uma fúria incontrolável.

Curiosidade: Youko Honna, a dubladora da Nagisa já foi atriz mirim quando criança e apareceu em vários episódios de seriados de super heróis japoneses da Toei, sendo que muitos passaram aqui no Brasil, como Jaspion, Kamen Rider Black, Cybercop, Winspector e Solbrain. Ela também fez o papel principal no desenho 耳をすませば (Mimi wo sumaseba, algo como "Se você ouvir atentamente"), um dos melhores desenhos para cinema do Studio Ghibli.


Ao ganhar os poderes Precure, Nagisa se torna a Cure Black e seu estilo de luta é altamente ortodoxo, usando mais a força bruta com socos e chutes. Ela é a parte ativa da dupla e muitas vezes age antes de pensar. Ela parece forte, mas por dentro ela é uma menina sensível que se machuca emocionalmente com facilidade.

A personagem foi representada na linha S.H. Figuarts nas duas versões do desenho, sendo que a da primeira temporada foi comercializada de forma convencional e a da segunda teve venda exclusiva. A versão da segunda temporada traz algumas alterações e vem com mais acessórios.

Visão de corpo inteiro. O visual é bem próximo à original. A proporção é boa e fiel ao desenho.

Ela vem de fábrica com esse sorriso maroto, uma expressão rara nesse tipo de figura. O rosto é bem esculpido e a tampografia dos olhos é bem feita.

O rosto com um sorriso bem aberto, que representa bem a personagem.

Essa expressão é totalmente oposta às duas anteriores, com um ar mais sério, como que em uma situação antes de começar a luta.

Esta expressão é ideal para se usar em lutas. Uma pena que ela não vem com uma expressão assim com os dentes cerrados, muito usada no desenho.

A modelagem do cabelo é precisa, com todas as pontas. A qualidade é próxima até mesmo das figmas da Max Factory.

Falando em qualidade, eis um aspecto em que a Bandai tem que melhorar muito. A peça do pescoço do meu exemplar veio com um defeito na moldagem e ela não se prende ao corpo, sendo que a cabeça cai a toda hora. Contatei a loja onde comprei a figura e eles estão me mandando uma peça para substituir.

O torso é articulado no peito e na cintura. Podemos notar que ela usa uma placa peitoral, mas que não parece proteger muito.

As articulações dos ombros são bem finas e frágeis e por isso devem ser manipuladas com extremo cuidado. Os conectores das ombreiras ficam na parte de trás e não na de cima nos modelos de Kamen Rider.

O sistema de articulações dos pulsos é a mesma de outros modelos da série. A diferença é que a cobertura da mão é uma peça separada, o que ajuda na hora de trocar.

A saia é feita de material maleável e tem algumas aberturas, feitas para não interferir muito nos movimentos das pernas, mas na prática isso não funciona muito bem.

Esta bolsa, ao menos no desenho, é onde fica guardado o item de transformação, o Heartful Comune, que lembra um telefone celular com uma leitora de cartões. Esses cartões têm várias propriedades especiais, usados para cuidar dos mascotes, algo semelhante ao Tamagotchi.

As botas são bem moldadas, inclusive com detalhes que lembram dobras.

A parte de cima é bem articulada, embora a posição das ombreiras cause estranheza. A parte da cintura para baixo é prejudicada pela saia.

Está incluída esta figura do Mepple, o mascote que dá os poderes à Nagisa. Normalmente ele assume a forma do Heartful Comune, mas essa é sua forma original. Sendo assim ele é mais que um simples mascote, mas sim o próprio item de transformação, indispensável para as Precure. Ele também vive às turras com Nagisa, mas um confia bastante no outro.

Mepple é dublado por Tomokazu Seki, o Glenfire.

Também está incluído o Sparkle Brace, um item de reforço que surge no meio do desenho.

Esta peça representa as mãos das Precure com os dedos entrelaçados e é usada no golpe final, o Marble Screw Max. A colocação é um pouco difícil e fazer as poses também requer bastante paciência.

Assim como a Cure Moonlight, estão incluídas bases com suportes articulados. As duas têm pés grandes e por isso elas não são indispensáveis, mas ajudam em cenas aéreas. Só que é preciso afrouxar um pouco os parafusos das articulações, que são bem duras.

A seguir, a Cure White, com uma análise mais detalhada das articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html