domingo, 30 de agosto de 2015

S.H. Figuarts Doras

Vamos passar agora para o Doras.





Doras é uma Neo Forma de Vida criada pelo Dr. Toshiro Mochizuki em uma tentativa de se criar um ser perfeito, que não seria influenciado por emoções ou sentimentos. Ele foi desenvolvido de forma totalmente artificial, sem usar um corpo humano, diferente do Kamen Rider ZO, sendo que sua forma verdadeira é um minúsculo "núcleo", que às vezes assume uma forma semi-humanoide parecida com uma criança. Ele usa seus poderes para reunir pedaços de metal em um depósito de lixo e com isso criar um corpo guerreiro para agir no mundo exterior. Mas Doras tem um ponto fraco: ele precisa se banhar em um poço de nutrientes regularmente a fim de recarregar sua energia. Apesar de tomado pela obsessão, o Dr. Mochizuki percebeu que sua criação havia saído de seu controle e tentou destruí-la, mas já era tarde demais. Doras assumiu o comando, agregando o cientista a uma máquina, exigindo que ele o reconstruísse para que não dependesse mais do poço. E para chantagear o doutor, Doras resolve raptar seu filho, Hiroshi.

Quando Doras era apenas um embrião, Hiroshi mostrou a ele um relógio de bolso que também funcionava como uma caixinha de música, um presente de seu pai. Por isso, ele é suscetível a música. Tanto que os sons emitidos por seus sensores usam notas da canção tocada pelo relógio, que é um arranjo de uma das músicas-tema do filme, 微笑みの行方 (Hohoemi no Yukue, algo como "O paradeiro do sorriso"), do grupo INFIX, que também canta o tema de encerramento. Essa música é belíssima e a versão cantada é tocada em uma das cenas do filme.



Enquanto o Kamen Rider ZO foi desenhado por Shotaro Ishinomori, Doras foi feito pelo diretor e designer Keita Amemiya, assim como seus monstros-servos, o コウモリ男 (Koumori Otoko, "Homem Morcego") e a クモ女 (Kumo Onna, "Mulher Aranha"), sendo que esta última é provavelmente a criatura mais horrenda a aparecer na franquia Kamen Rider. A princípio pensou-se em fazer Doras com a aparência de um "Kamen Rider do mal", como o Shadow Moon, mas acabou optando-se por desenhá-lo como um monstro.

Kamen Rider ZO também teve uma versão em romance literário, intitulado 仮面ライダーZO-闇の少年-(Yami no Shounen, "O Menino das Trevas"), contando mais sobre o que se passava na mente de cada personagem. Lá é revelado o nome completo do Dr. Mochizuki, que não é contado no filme, e que o motivo dele ter tentado criar uma forma de vida perfeita foi a morte de sua esposa. Ele não teria conseguido lidar com a tristeza dessa perda e por isso passou a pensar que um ser perfeito não seria guiado por sentimentos. Também é mostrado que Doras tinha inveja de Hiroshi por ter uma família, algo que ficava apenas subentendido no filme, como em uma cena em que ele se enfurece quando o menino pede ao Rider que salve o cientista. O motivo de Doras ter se rebelado seria porque ele se sentia rejeitado por seu "pai", que o via apenas como um objeto de pesquisa, e que tentou destruí-lo ao ver que sua experiência havia saído do controle. Daí ele teria desejado se tornar um ser supremo, sem nenhuma fraqueza, capaz de sobrepujar a todos. E nessa versão, ele teria uma outra forma, próxima da humana, que seria algo andrógino, misturando características da mulher do cientista com seu filho, Hiroshi. No fundo, apesar de dizer que desprezava os sentimentos, tudo o que Doras queria ter era o amor de uma família.


Diferente do ZO, Doras foi comercializado de forma exclusiva pela loja virtual da Bandai.


O conteúdo da caixa. Vem pouquíssima coisa e infelizmente não tem um monte de itens que poderiam ser usados para representar várias cenas do filme.



Visão de corpo inteiro. A representação é boa, embora as partes em roxo chamem um pouco a atenção. O visual é bem orgânico (tecno-orgânico?), típico dos trabalhos de Keita Amemiya.




Close da cabeça. A representação é incrível, inclusive com os três pontos na fronte. Os olhos usam material transparente. A aparência lembra um gafanhoto e isso vem do conceito original de um Rider do mal.


A escultura do rosto é intrincada, feita com esmero. No filme, existem cenas em que Doras abre a boca. Infelizmente não foi incluída uma peça para representar isso.


As enormes antenas têm detalhes esculpidos na base e no meio. Elas são feitas de material rígido e por isso propensas a quebra. A manipulação da figura tem que ser feita com extremo cuidado.


As antenas são tão grandes que o modelo é acondicionado na caixa com a cabeça virada para o lado.








A escultura é fascinante e a textura é excepcional, lembrando mesmo uma carapaça orgânica (embora seja feita de metal no filme). A pintura também é excelente. Existe até uma camada brilhante que imita o aspecto úmido do original. Muitas partes são assimétricas, mostrando bem que se trata de um corpo feito de peças aleatórias.





E assim como o Kamen Rider Black, existem várias partes que lembram tecido vivo.


Se o chifre da ombreira fosse transparente ia ficar perfeito. Mas a escultura intrincada compensa.


Os pés são muito bem feitos, com o espinho do lado e as garras em pintura metálica.


No ombro existe a escultura do canhão Merculaser, de onde é disparado um raio disruptor de átomos de longo alcance e de alto poder de fogo.


No peito está o núcleo do Doras, que é um pequeno objeto voador em forma de ovo, com um olho.


No ventre está essa peça em material transparente, que lembra o cinto dos Kamen Riders. Isso também deriva do conceito de se fazer um Rider do mal.






O pescoço tem boa liberdade de movimentos. Não consegue olhar muito para cima, mas se move bem para os lados.



A ombreira é móvel e permite que os braços sejam bem erguidos. O antebraço tem uma articulação giratória.


O ombro tem um mecanismo que permite que ele se desloque para baixo, aumentando sua mobilidade.


Os cotovelos e joelhos se fecham bem.



Assim como no ZO, o tronco se inclina bem para trás, mas não muito para a frente.


A inclinação para os lados é pouca, mas o torso pode ser bem girado.


A abertura das pernas é maior do que se imagina.


Mas o movimento para a frente é prejudicado pelas carapaças das coxas, feitas de material rígido.


Os tornozelos se movimentam bem, embora haja interferência da carapaça.


A cauda pode ser movida na base.



A cauda também pode ser girada na base e no meio.




Ela pode ser trocada por outra peça, que a representa retraída.




As mãos intercambiáveis. A troca é fácil. A escultura é magnífica, com a parte de trás e os dedos envoltos em carapaças e a palma em tecido vivo. A pintura é caprichada, mas é uma pena que o "olho" da mão não seja branco como no original.


O braço não é removível e por isso não é possível representá-lo sendo lançado. E também  não está incluído um braço intercambiável feito de partes metálicas com enormes lâminas no lugar dos dedos que aparece no filme.




No total, a figura se move muito mais do que aparenta.



Ela até faz umas poses mais acrobáticas que o vilão não faz no filme.






Doras constrói esse corpo usando materiais que ele encontra em um depósito de lixo. Nisso é feito uso extensivo de computação gráfica para representar "metal líquido".


O canhão Merculaser do seu ombro dispara um raio capaz de destruir uma torre de energia que está há quilômetros de distância.


Na verdade, ele consegue disparar raios de todo o corpo, causando destruição em massa.


Quando ele quer se mover a uma velocidade maior, Doras voa e reverte para o seu modo "núcleo".


- (Veja! Este é o primeiro homem reconstruído que eu criei. Ele ainda usa um corpo humano e por isso é muito inferior a você!)






A luta com ZO é cheia de reviravoltas.




ZO é ágil, mas Doras é forte e resistente.


Por isso a luta é bem difícil.



ZO consegue vencer a primeira luta. Doras parece ter sido derrotado, mas...


Os dois têm mais um confronto, desta vez decisivo.




Às vezes ZO parece levar a melhor.




Às vezes é Doras quem leva vantagem.





Doras usa tecnologia superior, mas ZO passou quatro anos se fortalecendo absorvendo as energias da Natureza enquanto estava inconsciente. A luta é de igual para igual.



O ZO Punch atravessa o peito de Doras, mas...



- Tio, vou levar o seu corpo.


Doras absorve ZO. Por um tempo o vilão parece ter vencido, mas...





... graças à ajuda de Hiroshi, ZO recupera a consciência e consegue se separar de Doras.







ZO KICK!!!
ZO finalmente consegue vencer a luta.


Uma vez, conversando com um amigo sobre o filme, disse a ele que ia ser legal um confronto de Black e ZO contra Shadow Moon e Doras. Ele logo respondeu "Shadow Moon e Doras?! Com esses dois juntos aí não vai ter pra ninguém!"


Triple Rider
Mas aqui na Casa, o Shadow Moon é um dos heróis, então não tem esse perigo.


O Novos Poderosos do Espaço
Por outro lado, dá para colocar junto com Dark Precure, Ultraman Belial e Vasco Ta Jolokia, os vilões mais terríveis de cada franquia.


Afastando um pouco, dá para notar que tem uma vaga. Ela está reservada para o Mad Galant (se um dia lançarem). Aí não vai ter pra ninguém mesmo.

E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Doras, feita pela Bandai. Eis aqui mais uma figura que me deixa confuso. A escultura, a pintura e as articulações são formidáveis. Tenho agora em minha mesa uma representação perfeita... não, é um pequeno Doras mesmo. Um de meus vilões favoritos está aqui comigo, em estatura reduzida. Mas o grande problema é que não foram feitas partes para representar cenas do filme que foram marcantes, como uma cabeça de boca aberta ou um braço intercambiável mais agressivo, usado no primeiro confronto, ou o seu "núcleo", na forma de uma cápsula. O ZO veio com tais acessórios, como a cabeça intercambiável com os "dentes" à mostra e o gafanhoto mutante. Só não veio com uma placa peitoral queimada, mas aí seria pedir demais. Considerando isso, o conjunto me pareceu incompleto. Mas talvez isso também fosse exigir muito, visto que foi despendido bastante esforço na representação de um personagem de aparência bastante complexa. Outro ponto que considero ruim foi o fato de se fazer as antenas com material rígido, extremamente frágil. Talvez fosse melhor usar um material maleável, menos propenso à quebra, visto que se trata de um modelo caro e de disponibilidade limitada. Recomendo para os fãs do Kamen Rider ZO, mas ressalto que é preciso extremo cuidado para manipular.

9 comentários:

  1. Mais um belo review!

    A modelagem dessa figura está incrível, e a pintura realmente passou a sensação de algo úmido, que é algo que a gente vê muito nesses monstros estilo carapaça.
    Essas antenas gigantes devem dar um pânico, qualquer movimento já é perigoso! Se já dá medo de quebrar esse tipo de peça em estátuas, em articulados deve dar mais ainda, já que tem que mexer na figura.

    Lançar o braço? Então ele tem Rocket Punch?!

    Perigoso esse time de vilões! Só faltou o Kyubey ali no meio hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Essas antenas precisam de bastante atenção. Pior que muitas vezes eu não via e passava o dedo de raspão nelas. Pelo menos não quebrou... ainda. E me assustava toda vem que elas batiam na armação do meu estúdio!

      Ele lança o braço como um Rocket Punch, sim. Pena que não colocaram isso nele. Com o braço removível, daria para colocar outro, maior e com lâminas que ele também usa. E é bem marcante.

      Eu até ia colocar o Kyubey como mascote da Dark Precure, mas pensei bem e o objetivo dele é diferente do desses vilões. O trequinho pode ser um FDP, um PNC e um monte de outras siglas, mas ele não quer dominar o universo. Mas que fiquei tentado fiquei.

      Excluir
  2. Grande Usys!

    Uma coisa interessante sobre o Doras é que ele vai contra aquela ideia de "monstro de borracha" tão comum no tokusatsu. Ele segue a linha americana, estilo Aliens, de monstros gosmentos. Ele ajudou a compor o que eu considero o melhor filme solo de Kamen Rider que vi até hoje. E saber das motivações exploradas em livro apenas enriquece esse grande personagem.

    E parabéns pelo grande trabalho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!
      De fato, o Doras era extremamente caprichado... Na verdade todos os monstros. A Mulher Aranha não sai da minha cabeça. Esse era o aspecto que diferenciava esses monstros dos outros, o que mostra o quanto a produção foi elaborada. Bem observado!
      Infelizmente só li resumos do livro, mas queria pegar para ler um dia. Nele é contado que o Doras simpatizava com o Hiroshi, apesar de invejá-lo. Porque o menino via Doras (embrião) como parte de sua família. Nessa a gente vê que o personagem era muito mais complexo do que se imaginava.

      Excluir
  3. Usys parabéns, teu blog é muito, mas muito bom mesmo, alem de mostrar essas figuras maravilhosas pela quais tenho grande paixão (em especial Sh Figuarts que sou aficionado) a gente tem uma verdadeira aula com seus posts., Sobre o Doras de fato ele é diferenciado,pois foge completamente do esteriotipo de "monstro emborrachado japa",Esse Sh Figuarts apesar da ausência dos acessórios,é uma figura lindíssima, porém eu estava vendo a versão S.I C do Doras e ele possui tudo que faltou na versão Shf,a boca que mexe,o peitoral abre e o braço intercâmbiavel,agora estou na dúvida qual versão pegar,o que vc me diz??achei a versão S.I.C animal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo Knight!
      Doras era um monstro muito bem feito mesmo. Até hoje um dos meus favoritos entre os inimigos de Kamen Rider.
      Agora não sei dizer qual seria melhor, já que não tenho a versão S.I.C. Pior. Não tenho nada de S.I.C. E não é por falta de vontade, mas sim de fundos mesmo...
      Se bem que esse S.I.C. pode ser uma boa, já que vem com o ZO. E ele é bem maior que o S.H. Figuarts. É só que ouvi falar que ele é menos articulado.

      Excluir
  4. Acho esse visual, assim como os do morcego e da aranha, lindíssimos, dia desses quando vi o filme fui pesquisar sobre e descobri que numa quase série do ZO ele seria inspiração para um Kamen Rider maligno, o KAMEN RIDER GAY, eu achei isso fenomenal, pena que não rolou virar série, tinha muitas ideias boas ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os monstros de ZO eram muito bons, usando várias técnicas de efeitos especiais. A Mulher Aranha em especial é impressionante.
      Essa do Kamen Rider Gay eu não sabia. Vou ter que pesquisar um pouco sobre isso. Se bem que o filme não é tão antigo, então deveria ter mais materiais.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html