segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

KiraKira☆Precure A La Mode - Informações Preliminares



Em 25/12/2016, a Toei Animation anunciou detalhes da nova série da franquia Precure para o ano que vem. Abaixo seguem informações tiradas do site oficial da Toei Animation e algumas impressões.

(Atualização 05/01/2017) - Incluídas informações sobre as dubladoras.





Sinopse

Ichika Usami é uma estudante do segundo ano do Ginásio e adora fazer doces. Sua mãe trabalha no exterior e ao saber de sua volta, Ichika tenta fazer para ela um bolo de morango, mas ouve uma estranha voz.

"Estou com fome-peko!"

Do céu cai uma mascote chamada Pekorin. Ao mesmo tempo, começam a acontecer misteriosos eventos com explosões de creme e roubo de bolos por estranhos monstros. Eles estão atrás de uma energia especial chamada de "KiraKiral" que existe dentro dos doces que são feitos com sentimento. Os monstros extraem essas energias, deixando os doces todos pretos e o bolo de morango com formato de um coelho feito por Ichika é rico em KiraKiral.

Para proteger o bolo feito para sua mãe, Ichika acaba se tornando a Confeiteira Lendária Precure e assume a forma e o nome de Cure Whip.

Mais tarde ela se encontrará com amigas e juntas irão cuidar da confeitaria Kira Kira Patisserie criando vários tipos de doces, os Animal Sweets, que são os itens-chave da série.


Personagens

Ichika Usami/Cure Whip
"Energia e Sorriso! Let's La Mazemaze!"

Estudante do segundo ano do Ginásio, alegre, empolgada e adora doces. Quando fica contente, tem a mania de dar pulinhos feito um coelho. Ela nunca acerta a mão na confeitaria, mas tem bastante confiança em sua capacidade de fazer decorações para os bolos. Usa mais a intuição e alguma ideia que venha na hora para desenvolver vários tipos novos de Animal Sweets. Ela se torna Cure Whip, a Precure dos bolos e dos coelhos.

Frases de efeito: "Bater, pisar e pular!" e "Tive uma ideia brilhosa!"

O visual me lembra um pouco a Hikaru Usada/Rabi en Rose de Di Gi Charat. Ela parece ser a típica protagonista de rosa da franquia: alegre e um tanto desastrada, que acaba resolvendo as coisas na bamba. Talvez ela tenha algum tipo de poder latente para se tornar uma confeiteira genial.

Ichika será interpretada por Karen Miyama, atriz mais conhecida por seus trabalhos em novelas e no teatro. Miyama está no ramo desde a infância e já foi considerada uma menina-prodígio. Ela conta que ficou surpresa em ser aprovada no exame de seleção, por ser dubladora há apenas um ano. Miyama descreve sua personagem como "uma menina simpática, que conta piadas com trocadilhos".


Himari Arisugawa/Cure Custard
"Sabedoria e Coragem! Let's La Mazemaze!"

Estudante do segundo ano do Ginásio, como Ichika. É baixinha e corre rápido, se parecendo com um esquilo. Normalmente é tímida e retraída, mas quando o assunto é doces, ela fala sem parar. Tem um vasto conhecimento sobre doces e por isso é bem estimada. Se torna a Cure Custard, cujos motivos são o pudim e o esquilo.

Frases de efeito: "Doce é Ciência!" e "Permitam que eu explique!"

Himari parece ser a "inteligente" do grupo, que desta vez é a amarela ao invés da azul. Pela descrição dá para ver que ela é do tipo "nerd", que normalmente fica calada, mas se empolga quando surge um assunto que a interesse. O fato dela ser tímida e baixinha me lembra um pouco a Yayoi Kise/Cure Peace de Smile Precure!.

Himari será interpretada por Haruka Fukuhara, que é cantora, atriz e assim como Miyama, está no ramo desde a infância. Ela participou de um programa infantil do ramo educacional da emissora NHK chamado クッキングアイドルアイ!マイ!まいん (COOKIN IDOL AI! MAI! MAIN) como a personagem-título, tanto na versão em desenho animado como nas partes em live-action. E agora ela retorna a um programa com um tema parecido. Fukuhara é fã da franquia desde a primeira série, Futari wa Precure.


Aoi Tategami/Cure Gelato
"Liberdade e Paixão! Let's La Mazemaze!"

Tem a mesma idade de Ichika e Himari. Valente e tem gênio forte, como um leão. Gosta de música e canta em uma banda de rock. Seu estilo de confeitaria usa bastante a força(!). Se transforma na Cure Gelato, baseada em sorvetes e no leão.

Frases de efeito: "Agora eu tô pegando fogo!" "UWOOOOOHHH!!!"

Desta vez a azul é a "selvagem" do grupo. Gostei por ela parecer ser cheia de energia, embora não pareça ter muita inteligência. Mas isso é que é bom. Um pouco dessa vitalidade é vista na Erika Kurumi/Cure Marine de Heartcatch Precure!, mas a orientação parece ser um pouco diferente. Outro ponto interessante é o fato dela gostar de sorvetes apesar de ser uma personagem do tipo "espírito ardente". Engraçado que a frase de efeito é a mesma de Takaharu Igasaki/Akaninger de Ninninger.

Quem interpretará Aoi é Tomo Muranaka, dubladora que fez papéis menores em vários desenhos. Ela é mais conhecida pelo seu papel como Aki Yamato em THE IDOLM@STER CINDERELLA GIRLS. Ela também dublou a Docinho na versão em japonês de As Meninas Superpoderosas (a versão de 2016, não a Z). Muranaka descreve sua personagem como uma menina de gênio forte, que abre seu caminho com suas próprias mãos. Mas essa é apenas uma de suas facetas e com o tempo, mais e mais pedaços de sua personalidade serão revelados.


Yukari Kotozume/Cure Macaron
"Beleza e Sentimento! Let's La Mazemaze!"

Estudante do segundo ano colegial e mais velha que as outras meninas. É fina, mas temperamental como um gato. Altamente habilidosa, ela conseguia fazer de tudo com perfeição sem qualquer tipo de treinamento e por isso sentia um grande tédio. Essa situação mudou ao se encontrar com Ichika e seu grupo e com isso seus dias passaram a ganhar mais cor. Se torna a Cure Macaron, dos macarons e dos gatos.

Frases de efeito: "Interessante" "(risos)"

Yukari é o "gênio" do grupo, que consegue fazer as coisas na facilidade. Como um gato, é provável que ela não dê muita importância ao trabalho em equipe, o que pode ser bom para chacoalhar a trama. Por outro lado, ela pode apenas manter certa distância e se divertir com as trapalhadas das meninas mais novas.

Quem fará a voz de Yukari é Saki Fujita, que é a dubladora que cedeu seus dados vocais para fazer a VOCALOID2 Miku Hatusne. Esta foi a terceira vez que ela tentou um papel na franquia e finalmente conseguiu pegar um papel principal, embora em Go! Princess Precure ela tenha participado como Chieri, a Cure Flora antecessora. Ela conta que ficou tão contente que até teve medo que algo de ruim acontecesse para estragar tudo. Felizmente não aconteceu e agora ela realizou seu sonho.


Akira Kenjou/Cure Chocolat
"Força e Amor! Let's La Mazemaze!"

Akira tem a mesma idade de Yukari. Bondosa e companheira, como um cachorro, sempre ajuda as pessoas e por isso todos confiam nela. Sempre leva chocolates para dar de presente a uma irmã mais nova, que nasceu doente e mora longe dela. Se transforma na Cure Chocolat, cujos temas são "chocolate" e "cães".

Frases de efeito: "Está tudo bem?" "Assim é que se faz."

Akira me parece ser do tipo "calado", que parece fria mas na verdade é a mais bondosa de todas. Ela também pode ser a típica personagem travestida de homem, que faz sucesso entre as meninas. Outra possibilidade é ser a "irmã mais velha" do time, visto o seu lema e suas frases de efeito. Eis aqui uma personagem que pode ser bem popular se for bem aproveitada. Ou pode ser boa no lado cômico...

Akira será vivida por Nanako Mori, que trabalhou na Companhia de Teatro Takarazuka, uma das mais tradicionais do Japão, composta exclusivamente por mulheres. Nessa época ela usava o nome artístico Chihaya Saeki, interpretando papéis masculinos. Ela promete usar a experiência na Takarazuka para interpretar a personagem e por isso boto MUITA fé.


Pekorin

Mascote rechonchuda que gosta de doces. Altamente dependente e está sempre com fome. Suas orelhas mudam de cor de acordo com seu estado de espírito e consegue detectar a energia KiraKiral. Admira as Confeiteiras Lendárias Precure e tenta enfrentar os inimigos, mas sempre acaba sendo rechaçada como se fosse uma bola de borracha. Consegue imitar cachorros e gatos e termina suas frases com "-peko".

A primeira palavra que veio à minha cabeça ao ver a personagem foi "Candy?". Ela é muito parecida com a Candy, a mascote de Smile Precure!. A base parece ser um cachorro, mas é diferente da Pafu de Go! Princess Precure. E não tem aquela fofura explícita de Mofurun, de Maho Girls Precure!, com uma aparência bem diferente. Pela descrição, Pekorin pode atrapalhar bastante, o que é material para várias situações engraçadas.

O nome provavelmente vem da expressão お腹ペコペコ (Onaka Pekopeko), que em japonês significa "barriga vazia".

Pekorin será interpretada por Mika Kanai, dubladora veterana, lendária, extremamente versátil, que sabe interpretar personagens de todos os tipos e idades, desde Wapiko em Kingyo Chuuihou, passando por Suchi Pie, protagonista do jogo homônimo, e até mesmo a misteriosa Vanilla H em Galaxy Angel, no qual ela dublou também o mascote(?) Normad, que era quase a marca registrada do desenho. O uso de atrizes veteranas para interpretar as mascotes é frequente na franquia, vide os exemplos de Ikue Otani como a Candy em Smile Precure! e Kotono Mitsuishi, como a Hummy em Suite Precure.


Para se transformar, as Cures usam um item chamado Sweets Pact, no qual elas instalam um Animal Sweets e depois usam um bastão para misturar. O design e o conceito são muito parecidos com o Smile Pact de Smile Precure!. Os Animal Sweets são instalados como os Cure Decors e são usados para ativar os ataques especiais.

Desta vez escolheram várias atrizes com pouca experiência em dublagem ou desenhos animados, sendo que os trabalhos nesse sentido são poucos no currículo da maioria delas. Sinto que existe uma tendência atualmente de chamar atores de talento comprovado em outras mídias, especialmente o teatro e vejo isso como algo positivo. Funcionou no último Precure All Stars, com Seiko Niizuma e também em Ultraman Orb, com Miyabi Matsuura.


Características e Impressões

O tema desta vez será "Animais" e "Doces", como visto acima. Esses são temas que por alguma razão nunca foram usados por um grupo inteiro de Precures, embora haja um ou outro membro que tivesse algum elemento nesse sentido (ex.: Cure Honey). O lema é "Cozinhar! Comer! Lutar!", o que resume bem a premissa da série.

De acordo com o site oficial, desta vez irão deixar de lado a luta corporal. Ao invés disso, elas usarão poderes especiais para enfrentar seus inimigos. A princípio isso me causou estranheza, pois esse é o grande diferencial de Precure de outras séries para meninas. Mas ao mesmo tempo, percebi em séries mais recentes que às vezes as lutas atrapalhavam o desenvolvimento de algumas histórias ou eram até meros extras, apenas para cumprir uma quota. Talvez tenham resolvido focar nas relações entre as meninas e no desenvolvimento delas ao tentar realizar seus sonhos. E visto que cada uma tem características bem marcantes, pode ser interessante ver como elas irão se tornar um verdadeiro time.

Mesmo assim, existe a presença de um inimigo, que desta vez são mascotes más. E as Cures continuarão a enfrentar monstros, desta vez usando os poderes dos doces. Ainda não se sabe exatamente como vai ser isso, mas a Toei sempre consegue surpreender o espectador. De fato, em Splash Star até foi tentado atenuar a luta, usando-se raios, balas de energia e escudos ao invés de socos e chutes. Talvez vá nesse sentido, embora no final as Splash Stars acabassem partindo para a luta corporal mesmo na segunda metade da série, culminando em uma última luta que parece uma cena de Dragon Ball Z.

A produtora Yuu Kaminoki, da Toei, confirma a ideia de desenvolvimento de relações, descrevendo as meninas como um grupo bastante heterogêneo e irregular, com vários conflitos de ideias e pensamentos. Outra intenção com isso é mostrar que não existe só um tipo de heroína. Todas podem ser uma, seja ela atrapalhada, fofinha, inteligente, um pouco fria ou até parecendo um menino. Cada uma delas é uma heroína à sua maneira.

A direção ficará a cargo de Kouhei Kureta e Yukio Kaizawa. Kureta tem uma carreira mais recente, mais como diretor-assistente, sendo que ele foi Diretor de Série na segunda fase de Saint Seiya Omega a partir do episódio 73, junto com Tatsuya Nagamine e dirigiu alguns episódios de Go! Princess Precure e Maho Girls Precure!. Kaizawa tem uma carreira mais longa, sendo que ele trabalha no ramo desde os anos 1980 nas séries Bikkuriman e mais tarde nos anos 1990 dirigiu Digimon Tamers. Esta é a primeira vez na franquia em que dois diretores atuam ao mesmo tempo. Parte do sucesso dependerá da cooperação de ambos.

O compositor da série será Jin Tanaka, que exerceu a mesma função em Go! Princess Precure, que teve uma história sólida, com um tema bem definido e que foi seguido à risca até o final. Este ano, Tanaka escreveu alguns episódios da série Super Sentai Zyuohger, mas não me pareceu tão afiado, sendo que quem tem conseguido fazer um bom trabalho nesse seriado é a roteirista principal, Junko Koumura. Talvez o mérito do sucesso de Go! Princess se deva à direção firme e determinada de Yuuta Tanaka, na minha opinião o melhor diretor de ação da Toei Animation, que proporcionou as cenas de luta mais bonitas da franquia, como a luta de Cure Beauty e o vilão Joker em Smile Precure!.

O desenho de personagens ficou a cargo de Marie Ino, que auxiliou o lendário Yoshihiko Umakoshi em Cashern Sins. Realmente é possível notar várias influencias de Umakoshi no traço de Ino nas personagens, especialmente nas duas mais velhas.

A trilha sonora foi composta por Yuki Hayashi, jovem de carreira recente, mas já com vários trabalhos, especialmente em novelas. Ele também trabalhou em desenhos animados como Gundam Build Fighters e Boku no Hero Academia. O tema de abertura será cantado por Yuri Komagata e este será seu primeiro trabalho na franquia. O encerramento ficará por conta de Kanako Miyamoto, que fazia isso em Yes! Precure 5 e Yes! Precure 5 GoGo!, com uma voz altamente característica. Miyamoto também foi a Cure Sword em Doki Doki! Precure.

Um ponto curioso a ser notado é a presença de uma "Supervisora de Receitas" na equipe, que é Junko Fukuda, renomada confeiteira e autora de vários livros de culinária. Já foi revelado que haverá um cantinho de receitas na página oficial, atualizado depois de cada capítulo. Gosto de cozinhar e por isso, pessoalmente esse elemento muito me interessa.

Com tudo isso é possível notar que estão fazendo várias experimentações, tentando sair da zona de conforto. Parte disso pode ser visto na troca quase total da equipe de produção, sendo que poucos trabalharam na franquia. A remoção da luta corporal pode ser algo bastante ousado, mas o próprio Takashi Washio, criador da franquia, mencionou que para agradar ao público-alvo podem ser alterados ou até mesmo descartados elementos que sejam desnecessários.

Quando foram anunciados os detalhes, no começo fiquei um tanto descrente e até desconcertado com algumas coisas, mas ao escrever esta matéria percebi que a série tem bastante potencial para se tornar uma boa história de amizade e sonhos, que é a grande premissa, conforme conta o produtor Akira Tanaka, da ABC. Sendo assim, boto fé e fico no aguardo, embora ao mesmo tempo lamente que a série atual, Maho Girls Precure! esteja terminando. Mas é assim mesmo.

6 comentários:

  1. Bela matéria, bem completa e explicativa! Já vou linkar ela no guia da temporada XD

    Interessante que estão tentando seguir um caminho diferente. Às vezes é bom para dar uma revigorada nas franquias. Só tem que tomar cuidado para não desvirtuar demais, mas pelo visto está tudo sob controle, pelo menos visualmente. Se bem que eu não manjo de Precure e não tenho muito como opinar hehehe.

    Essa Cure Chocolat continua me assustando, sem a transformação parece muito um homem hahahaha!

    Bacana essa ideia das receitas, e muito bem pensado contratar uma especialista. Lembro que em Shokugeki no Souma também tinha um chef consultor, deixa o assunto gastronômico muito mais crível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin! Fiz exatamente para isso! Não sei se já existe alguma matéria com essas informações, mas fiz de qualquer jeito... em vários sentidos dessa expressão. Foi meio na bamba mesmo.

      A Chocolat parece seguir a linha da Sailor Uranus. E ela já se tornou bem popular entre os fãs. Mas sendo Precure ela pode acabar se tornando cômica no meio do caminho. Isso acontece bastante. O mesmo pode ser dito da Macaron. Vendo bem a Chocolat tem o mesmo sobrenome do Jaspion...

      É bom dar umas "voadas" no meio do caminho para diversificar e testar outras possibilidades. Mas de fato elas guardam semelhanças o suficiente com personagens de outras séries, como os itens de transformação, e por isso estão bem ancoradas.

      Como se trata de um programa para crianças é preciso tomar medidas de segurança para o caso delas tentarem imitar as personagens. Para isso a consultora é indispensável. Mas não sabia que tinha em Shokugeki no Souma. Por isso aquele "Porco te peguei" funciona.

      Excluir
  2. Fiquei muito triste por causa das lutas ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Miyuki-san love! E por esse nome e esse avatar, já ganhou pontos comigo!

      O preview mostra que cenas de ação vai ter, sim. Então não vai ter problema. Em matéria de Precure, confio totalmente na Toei Animation.

      Só disseram que iam deixar de lado a luta corporal (socos e chutes), mas nada as impede de disparar um raio de energia na cara do inimigo XD

      Excluir
    2. Obrigada por me responder ^^

      Sim eu também confio na Toei mais é meio chato não ver elas lutando porque tipo elas parecem crianças de nove anos(tirando a Yukari e a Akira) e séria legal ver elas lutando mais espero que os poderes delas sejam legais assim pode ser que as lutas não fiquem chatas e tals

      XD

      Excluir
    3. Precure é sempre uma caixinha de surpresas. Quando anunciaram Heartcatch muita gente ficou apreensiva ao ver os designs da Tsubomi e da Erika, mas depois...

      Li uma entrevista com os diretores e eles estão conscientes de que as cenas de ação são o grande diferencial. Mas vai ser algo diferente, mais criativo. Se bem que o pai da Ichika é lutador de Karatê. O que será que isso significa? De qualquer jeito já estreou e pretendo ver.

      Ah, sim. Se tudo der certo, a próxima matéria do blog principal (e deste) pode te interessar, considerando seu nome e seu avatar. Estou trabalhando nisso agora.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html