domingo, 18 de dezembro de 2016

Ultra-Act X S.H. Figuarts ULTRAMAN SUIT ver 7.2

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Ultra-Act X S.H. Figuarts de Dan Moroboshi, vestido no ULTRAMAN SUIT ver. 7.2, da série em quadrinhos ULTRAMAN, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Dan Moroboshi é um frio profissional, dedicado ao extermínio de criminosos alienígenas. Pouco se sabe sobre ele e menos ainda é revelado sobre seu passado e seus motivos para integrar a Patrulha Científica.

Ele usa o traje ULTRAMAN ver 7.2, codinome "SEVEN", desenvolvido para quem não possui o chamado Fator Ultra no corpo. O traje não possui armas de raios, mas apenas lâminas, como facas arremessáveis e uma espada que emite energia Spacium, a mesma do raio do primeiro Ultraman. Aparentemente está em desenvolvimento um sistema de armas adicionais que podem ser acoplados ao traje.


O ULTRAMAN ver 7.2 é o segundo modelo da linha híbrida Ultra-Act X S.H. Figuarts e traz muitas melhorias em relação ao primeiro, o ULTRAMAN. Ele esteve disponível para venda exclusiva no site da Bandai e pelo visto os outros modelos da linha terão o mesmo destino.

O conteúdo da caixa. Vem com algumas mãos especiais e o número de acessórios é adequado ao personagem.


2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. Uma boa representação do personagem. É usada pintura fosca nas partes prateadas.

Close da cabeça, incrivelmente detalhada e cheia de relevos. Existe uma linha divisória nos lados da máscara, mas até onde vi, ela não é separável. Também não estão incluídas peças para representá-la aberta e o pescoço não é removível.

O visor desta vez é representado com material transparente. A joia da testa (Beam Lamp?) usa pintura metálica.

Existem relevos que lembram circuitos na parte de trás da cabeça, debaixo do que parece ser um radar.

 O tronco tem uma escultura intrincada. Nas costas é possível notar algo que lembra uma espinha dorsal.

A placa peitoral é semelhante à do Ultra Seven original.

As ombreiras e os protetores dos antebraços também remontam ao personagem clássico.

As luvas são parecidas com às do ULTRAMAN. A diferença é que eles não tem disparadores de raios.

E assim como no ULTRAMAN, as partes do traje que seriam maleáveis possuem ranhuras esculpidas.

As couraças vermelhas têm uma camada fosca texturizada.

O protetor da coxa é parecido com o do antebraço e análogo à estampa em forma de "V" do Ultra Seven original. As botas e os protetores das pernas são parecidos com os do ULTRAMAN.

Comparação com o ULTRAMAN. A diferença de altura dos dois personagens é representada nas figuras.

Comparação com o personagem clássico. A distribuição das cores e a placa peitoral em especial são bem parecidas. As figuras têm quase o mesmo tamanho.


3. Articulações

O pescoço sofre certa interferência da gola e dos ornamentos do capacete, mas consegue se inclinar bem par os lados. Útil para se desviar de ataques inimigos.

Um aspecto interessante é que existe uma peça na base do pescoço que se ergue de modo a dar mais mobilidade.

Os ombros à primeira vista possuem abertura limitada...

... mas eles podem ser estendidos e possuem um intrincado mecanismo que dá bastante liberdade de movimentos.

Esse mecanismo permite que o ombro se abra/feche bem. Mas é preciso um pouco de cuidado e estudo, caso contrário ele pode se quebrar, uma vez que o pino que liga ao tronco é bem fino.

Reposicionando a parte de dentro do ombro e girando o antebraço é possível movê-lo para se abrir ou fechar em vários sentidos. Só que no meu exemplar eles são um pouco frouxos na rotação.

O cotovelo é mais simples, com um fechamento um tanto limitado.

Os pulsos também não possuem nenhum sistema especial e a movimentação é um pouco limitada. Mas ainda assim se move mais do que aparenta.

A flexão do tronco é boa, mas sem nada de excepcional.

As articulações das coxas são extensíveis. A abertura é prejudicada apenas pelo formato das coxas. As couraças dos lados se movem, de modo a não interferir.

Sistema de articulação das pernas. Diferente do ULTRAMAN, as pontas dos pés não são muito flexíveis e por isso é mais difícil fazer o modelo ficar de cócoras sem um suporte. No meu exemplar a coxa esquerda é um pouco dura.

Aparentemente a Bandai atendeu aos pedidos dos autores da história em quadrinhos, Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi, que apontaram que os movimentos dos tornozelos do ULTRAMAN eram limitados e implementaram articulações extensíveis. Ajuda bastante, mas ainda assim é um pouco limitado.


4. Acessórios


Estão incluídos três pares de mãos: um fechado, outro aberto e outro para segurar objetos. Diferente do ULTRAMAN, a troca é suave, sendo que os conectores não são muito apertados, mas ficam firmes.

Também estão incluídas estas mãos esquerdas com formato especial.

Um item que não pode faltar no SEVEN, a Spacium Sword. Além da espada, está incluída a bainha.

O cabo da espada não tem ornamentos, mas possui detalhes de seguradores anti-deslizantes.

A lâmina também possui pequenos detalhes e a ponta é afiada. Ela é feita de material rígido e fino, que tem certa flexibilidade, mas ainda assim é propensa a quebra se manipulada incorretamente.

A espada pode ser segurada pelo par de mão específicas para isso. A colocação é simples.

A espada pode ser guardada dentro da bainha.

A bainha é presa por esta peça.

Ela se conecta a um dos protetores da cintura e tem uma articulação em dobradiça, que se solta com facilidade. Por incrível que possa parecer, isso mais ajuda do que atrapalha.

A peça então se prende à bainha com uma conexão esférica, que permite que ela possa se mover com certa liberdade.

Ficaria assim. A conexão com a couraça da cintura dá um pouco de trabalho, mas fica firme.

A bainha pode ser segurada por esta mão esquerda específica.

Está incluída uma "faca" arremessável, com um formato semelhante ao Eye Slugger, o bumerangue cortante do Ultra Seven. Só vem uma no pacote.

A escultura é caprichada e a ponta é serrilhada.

A "faca" pode ser segurada por uma mão específica.

Comparação com o Eye Slugger original, que apesar de ter uma escultura simples, é maior e bem mais letal.

5. Ação


- VOCÊ... NÃO É POLICIAL?! QUEM É VOCÊ?!!


- O meu nome... é Dan Moroboshi...



- Sou o Ultraman.



A Spacium Sword consegue cortar uma onda de energia ao meio.


- Estava se achando um criminoso de verdade, atacando humanos inocentes, é? É por isso que nunca vai ser mais que um mero marginalzinho.
Moroboshi não tem piedade com criminosos alienígenas, que ele vê como "bostas que valem menos que vermes".



Fotos com pouca luz combinam com o personagem. Graças aos ombros extensíveis, a figura consegue segurar a espada com as duas mãos.


Usando a peça de efeito que vem com o Ultra Seven.


Algumas com a "faca".


A emblemática pose do personagem desembainhando a espada. Ela é bem chata de se fazer e se algo der errado a espada pode quebrar.


Não pretendo fazer de novo, então tirei fotos de outros ângulos.


- O que seria você? Um "Ultraman Nº 2"?
- "2", não. "7".
Como não tem uma figura do Agente Adad (ao menos ainda), vai essa com o Vasco.


Embainhando a espada depois de acabar com um inimigo.


- Então, eu te pergunto. Quem tem mais a cara do Ultraman aqui?
Moroboshi não se dá bem com Shinjiro, que ele vê como um moleque de coração mole.


- Hora de nos prepararmos para o show também.


Mesmo assim eles colaboram. Moroboshi às vezes dá a entender que se vê em Shinjiro.



Respeito aos originais.


- Qual de nós tem mais a cara do Ultraman aqui?
- Pode ser a cara do Ultra Seven?


O sistema de articulações dos ombros permite que o Moroboshi faça essa pose igual à do original, que não combina nem um pouco com o personagem.


Ia ser interessante se aquela joia da testa disparasse o Raio Emerium.


Ou então se ele tivesse um disparador no braço. Mas creio que "Wide Shot" vai ser o nome de uma das armas do sistema de expansão que ainda não saiu nos quadrinhos (pelo menos até o volume 8).


Em compensação, o SEVEN tem uma habilidade que o original não possui, que é a invisibilidade.


Com estas e a foto de cima acho que completo a cota de fotos com efeitos digitais. Fora estas só usei na primeira desta seção.


Foto com figuras dos personagens do universo de M78 que têm algum correlativo em ULTRAMAN até o volume 8. O Ace está em construção e o Baltan representa o Alien Adacic. Só não tenho alguma para representar o Alien Zetton Edo, o Pigmon e o Agente Adad. E agora que eu vi que me esqueci de um personagem...


Logo deve sair o volume 9 no Japão. Com isso acho que a JBC pode retomar os lançamentos, já que parou nesta cena, que deve ter deixado bastante gente agoniada e ansiosa pela continuação.


E esta foi a apresentação da versão Ultra-Act X S.H. Figuarts do traje ULTRAMAN ver. 7.2, feita pela Bandai. Ela apresenta muitas melhorias em relação ao ULTRAMAN, como o uso de articulações extensíveis nos ombros e nos tornozelos. A modelagem intrincada é outro ponto a se notar e embora não use pintura metálica brilhante, o modelo consegue ser bonito. As articulações dos ombros exigem certa prática e estudo, mas depois de aprender é possível fazer poses bem ousadas, embora sejam frouxas no meu exemplar. É uma figura de altíssima qualidade e que mostra que a Bandai ouve as vozes dos compradores com os aperfeiçoamentos implementados no projeto. Mas mesmo assim hesitei muito em comprar, já que foi lançada uma espécie de "versão completa" do primeiro modelo, o ULTRAMAN e temi que isso acontecesse com o SEVEN também. Outro empecilho foi a venda de forma exclusiva. Encontrei um exemplar usado com um preço e um estado de conservação razoáveis, mas pouco tempo depois, soube que anunciaram no evento Tamashi Nations uma versão com expansões e provavelmente uma cabeça extra com a máscara aberta. Tentei ver se o modelo que tenho pode tirar a cabeça e já vi que não dá. Sendo assim, talvez seja melhor esperar por essa outra versão se não houver pressa. Para quem quiser ficar com esta, posso recomendar sem grandes ressalvas.

Logo vai sair o Ace e pelo visto ele já vem com tudo desde o início, incluindo uma cabeça sem a máscara. A não ser que saia uma "versão completa" com um braço extra...

11 comentários:

  1. Fala, Usys!! Que action figure bacana!

    Essa releitura do Dan Moroboshi do mangá ULTRAMAN ficou bem interessante. É bem distante do cordial Dan da série de TV original. Porém, ele sempre lutou de modo implacável e era aí que o lado mais sombrio e cruel aparecia. Falando nisso, já li comentários de que o Dan em Ultraman Leo mostra uma personalidade muito diferente, que parece outra pessoa. Mas eu acho que em Leo é explorado mais o lado sombrio do personagem. Ele, um dos mais poderosos de sua raça, se viu preso numa frágil forma humana, sem poder se transformar e ainda por cima, mancando. Ele acabou descarregando sua frustração em Leo, mostrando uma faceta bem humana e nada bonita. E ainda assim, foi um mestre e tanto para o herói da série.

    É um personagem que tem história e essa releitura do mangá o posiciona quase como um antagonista do herói. Fazendo um paralelo com o Universo DC dos quadrinhos, é como se, em termos de atitude, o Ultraman fosse como o Superman e Seven, implacável como o Batman.

    Já viajei demais, hein. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      E pensar que a mudança da personalidade do Dan em Leo era porque na verdade ia ser mesmo outro personagem, mas que mudou por exigência do Moritsugu. Mesmo assim teve gente que gostou. Hideaki Anno se baseou nele para fazer o treinador Ohta em Gunbuster.

      E eu também vi isso do Superman e do Batman nos dois. Shinjiro é altruísta ao extremo, sempre tentando ajudar todo mundo, enquanto Moroboshi é mais frio e faz o que é necessário doa a quem doer. Foi um bom contraste e com isso eles formam uma boa dupla.

      Excluir
    2. Sim, bem lembrado. Essa intervenção do ator sobre o enredo da série criou um leque enorme de possibilidades. Ainda penso em fazer uma matéria sobre o Koji Moritsugu, que ajudou a moldar o Ultraseven. E eu sou um dos que gosta dele em Leo. Tem hora que dá vontade de socar ele, mas essa perspectiva da frustração extrema sempre foi algo que eu notei na série do Leo. Quando ele mancava com expressão sisuda, parecia que estava amaldiçoando o destino.

      E voltando a falar da figura: é uma pequena obra de arte, sem sombra de dúvida. E imagino a tiragem limitadíssima dessa action figure, pois é visto apenas em mangá, ou seja, é um público bem mais restrito do que seria se fosse um animê ou tokusatsu.

      Mas acho que é questão de tempo até esse mangá ser adaptado para outra mídia. O material é muito bom e está elevando a mitologia Ultra a um outro patamar e conquistando um novo público.

      Abraço!

      Excluir
    3. Sinto que parte da frustração do Dan é de que ele não conseguiu deter as forças do Alien Magma e ainda teve que envolver o Gen, que nem era do planeta Ultra. E às vezes sinto que ele queria ser terráqueo, considerando que no episódio do Alien Babalou, o Dan decide ficar na Terra para morrer com o nosso planeta se tudo o mais falhar. O Dan era bem "carrasco" com o Gen, mas não dá para negar que funcionou.

      A tiragem da figura foi limitada, mas nesses últimos dias já estão aparecendo alguns exemplares em mercados de usados e em bom estado. O preço tem sido quase o do lançamento. Mas sinto que deve ter gente que acabou quebrando o ombro da figura ao não entender como o sistema funciona.

      Koichi Sakamoto mostrou interesse em filmar ULTRAMAN. Espero que deem essa oportunidade a ele, com bastante tempo se for um filme. Se for um seriado, o ideal seria chamar os autores para fazer a composição da série.

      Uma matéria sobre Koji Moritsugu? Não consigo imaginar ninguém mais indicado que você para fazê-la! Vou querer ver, sim!

      Excluir
  2. Figura incrível e review show de bola. Rapaz, estou começando a querer assistir a alguma dessas séries Ultra. Encontrei algumas no Crunchyrol, tentei assistir mas as propagandas infinitas não deixaram. Essa história do Mangá parece ser bem interessante, também! Curti mais o visual da figura presentada antes dessa, do mangá. Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Nos tempos atuais fica difícil voltar àqueles em que a gente tinha que suportar os intervalos na TV. O melhor nesses é ter uma conta Premium mesmo e o bom é que o acervo deles é bem grande. Eles têm o Sakamoto Desu ga completo, até com o 13º episódio!

      Recomendo dar uma olhadela no mangá, sim. Falei dele no Anexo pouco antes do lançamento por aqui (que eu nem sabia que ia acontecer). Acho que você vai gostar o Moroboshi. Todo mundo gosta!

      Bem notado!. Até esqueci de comparar com a outra figura, que tem um metálico mais brilhante.

      Excluir
  3. Show de review!

    Bem legal a caixa imitando a capa do mangá. Até a cor de fundo é a mesma XD

    Pra mim, até agora ele é o personagem mais legal do mangá. A interação entre ele e o Shinjiro é um dos pontos fortes do mangá. E o Motoboshi é badass hehehe!
    Essa figura é extremamente tentadora, mas fica aquela hesitação por causa da exclusividade e o anúncio da nova versão. Mas que capricharam na figura, isso não tem como negar! Curti muito os detalhes e a pintura! Bem engenhosa essa articulação do ombro, possibilita várias poses legais. Só achei as articulações das coxas meio estranhas, mas isso dá para disfarçar com uma boa pose.

    Arrasou nas fotos! A cena com as faíscas no chão é épica! Pena que a pose desembainhando a espada seja complicada de fazer, mas essa não podia ficar de fora hehehe. Por algum motivo, dou risada quando vejo o SEVEN e o Ultra Seven juntos. Talvez porque seja engraçado ver que apesar de eles terem um conceito parecido, o Ultra Seven parece bem mais simpático, enquanto o SEVEN tem aquele jeitão carrancudo XD

    Parece queo Adad vai ser Figuarts ZERO. Uma pena que isso vai impedir ele de interagir legal com as outras figuras de ULTRAMAN, mas mesmo assim tenho certeza que vou ficar tentado, pois acho um dos personagens mais legais hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Moroboshi"! Motoboshi foi boa... Tô louco hahahaha!

      Excluir
    2. Obrigado, Ronin!

      Essa interação contrastante é o grande ponto forte do mangá. Ele fica muito melhor quando o Moroboshi aparece. E digo e repito: todos gostam do Moroboshi, que faz as coisas sem hesitar.

      Pensei. Pensei muito antes de comprar, principalmente depois de ver um modelo de outra linha no De Carteira Vazia, que vinha com as expansões. Tinha certeza de que a Bandai ia fazer o mesmo. E foi só eu comprar que já anunciaram.

      Nesse eu senti o empenho por parte da equipe de projetos, com esses sistemas que possibilitam fazer as poses. Só com o sistema do Shinjiro não ia dar. E por causa do design não ia ser possível usar aquelas articulações esféricas grandes de modelos mais recentes. As extensíveis eram o único jeito da figura ter espaço para poder mover as pernas.

      Tentei mostrar o lado "badass" do personagem nas fotos. Por isso procurei por ângulos em que ele parecesse ameaçador. O bom é que em alguns a luz refletia no visor dando a ilusão de que ele estava aceso. O Moroboshi original era mais bonachão na série clássica, mas era um demônio em Leo. Caracterizar o SEVEN daquela maneira foi uma boa escolha dos autores.

      Adad vai ser Figuarts ZERO?! Que decepção! E uma pena também que não dê para editar os comentários. Nem eu consigo, embora às vezes isso possa ser uma vantagem.

      Excluir
  4. Fantástico review! Tenho acompanhado o mangá publicado aqui no Brasil pela JBC, é muito legal ver os personagens em figuras tão bacanas. Tenho me coçado pra pegar um dos Ultras, vamos ver até quando resisto. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      E finalmente saiu o volume 7! Recomendo o SEVEN, mas é preciso aprender a usar o sistema dos ombros. E fico pensando em por que as figuras do Moroboshi e do Shinjiro ainda não foram lançadas aqui pela PiziiToys. Na página da Bandai disseram que havia possibilidade de lançamento no exterior e até agora...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html