domingo, 27 de setembro de 2015

S.H. Figuarts Sailor Saturn

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts da Sailor Saturn, de Sailor Moon S, feita pela Bandai.

Faço esta apresentação atendendo a um pedido do Ronin, do Anime Brilliant Blog, que foi feito na época em que estávamos no Fórum Limited Edition. Demorei bastante, mas aqui está.


Hotaru Tomoe é a filha do Dr. Souichi Tomoe e estudante do primário no Colégio Mugen. Ela é uma garota misteriosa, calada, inexpressiva, mas não é desprovida de emoções ou sentimentos. Pelo contrário, ela é gentil e acaba se tornando amiga da Chibi Usa, a filha de Usagi/Sailor Moon, que veio do futuro. Sua história é bem diferente na versão original em quadrinhos e na versão em desenho animado. Enquanto no desenho animado ela é apenas uma menina de constituição delicada, nos quadrinhos ela teria passado por uma cirurgia ciborgue para poder sobreviver depois de um incêndio causado por um dos experimentos de seu pai.

Sailor Saturn teria a missão de destruir o universo e reconstruir um novo caso a possuidora do Cristal de Prata fosse morta. Por isso, ela seria a Guerreira Sailor mais poderosa de todas, mas usar sua força também significaria sua morte.

Hotaru foi interpretada no Japão por Yuko Minaguchi, que também foi Videl em Dragon Ball Z e Annette nas séries Earnest Evans do Mega CD.

(Atualização) Sailor Saturn irá aparecer na terceira temporada de Sailor Moon Crystal, cuja estréia ainda não foi definida. Detalhes serão divulgados em breve no site oficial.


Mais uma vez aviso que não me lembro de absolutamente nada desta personagem. Por isso, muita coisa será baseada em fotos e material que encontrei. Ela apareceu em uma época em que já tinha perdido um pouco o interesse pela série. Sendo assim, peço perdão caso haja algum erro ou eu seja rude em meus comentários.

Curiosidade: existe uma teoria de que o termo "Moe" teria vindo desta personagem, devido ao seu sobrenome ("Tomoe"). Se escreveria 萌え (moe, brotar) e nesse caso seria um trocadilho com 燃え (arder, queimar), que também se lê da mesma forma. Até então era dito que gostar muito de uma personagem era o mesmo que "nutrir uma paixão ardente" por ela (燃える, moeru), mas esse ideograma era muito agressivo e como essa expressão seria usada para personagens femininas, passou-se a usar o outro ideograma, que seria mais suave. Atualmente, o 燃え é usado para obras de ação ou com robôs, enquanto 萌え é para obras com personagens mais graciosas. Mas não existe ainda uma teoria definitiva da origem desse termo, cujo uso também é bastante confuso, dependendo muito da interpretação de quem o usa.

O conteúdo da caixa. Vem com várias peças de expressão e mãos intercambiáveis, além da arma e da base com suporte.


Visão de corpo inteiro. A roupa é parecida com as outras Sailors, mas tem alguns pontos diferentes. No meu exemplar deu a impressão do pescoço ter ficado afundado.

Close do rosto. Hotaru é, na minha opinião, uma das Sailors mais bonitas (perdendo, é claro, para a Makoto) e isso ficou bem representado. A expressão é neutra, típica desse tipo de personagem.

Mas isso não quer dizer que ela seja desprovida de emoções, como mostra a expressão "B". Boa para ser usada em lutas e vendo bem é até gracioso.

A expressão "C" é mais plácida, com os olhos fechados.

A expressão "D" tem um olhar de determinação. Uma pena que não foi incluído um rosto com ela sorrindo de leve. Com isso não dá para ter interação com a Chibi Usa.

Não dá para ver por causa do cabelo, mas todos os rostos vêm com brincos nas orelhas, com pintura metálica.

Detalhe da gargantilha, com o símbolo de uma estrela.

O broche também tem o formato de uma estrela, mas bem mais complexa.

A fita do quadril, assim como a do broche, é de cor vinho, usando pintura acetinada.

As ombreiras são outro diferencial em relação às outras Sailors. Elas são de material maleável e por isso não interferem tanto nos movimentos.


As botas são bem diferentes, com moldes de cadarços. Apesar do salto alto, não é difícil deixá-la de pé sem suportes.



O sistema de articulações é igual ao das outras Sailors, ou seja, muito bom. No meu exemplar, o pescoço tem dificuldades de girar.

 Foi feita uma melhoria na modelagem das coxas, agora bem mais natural. Nos modelos anteriores as articulações ficavam muito expostas.
Agradecimentos a Pietro Rabelo por apontar nos comentários!

A partir da S.H. Figuarts Cure Heart, passou-se a incluir um segurador para as mãos intercambiáveis. Isso é bem útil.

Mas não tanto para a Sailor Saturn, uma vez que, assim como todas as Sailors, ela vem com um blister capaz de segurar todas as mãos e até as expressões.

Entre as mãos intercambiáveis está incluído um par nesta posição. Vi vários materiais, mas em nenhuma cena que vi ela faz essa pose com a mão.

A base com suporte personalizada, com o nome e o símbolo da Sailor Saturn.

Também está incluída a foice, Silence Glaive, item representativo da personagem e que a caracteriza como uma "Deusa da Morte".

A foice tem pintura metálica em todo o seu corpo e é incrivelmente detalhada, inclusive em sua característica lâmina.

Obviamente está incluído um par de mãos para segurar a foice.

- Sou a Guerreira da Destruição e do Nascimento, que tem como Guardião Saturno, o planeta da Ruína! Sailor Saturn!
Frase de apresentação da personagem, que é a única que não tem uma sequência de transformação. No jogo Sailor Moon SuperS - Various Emotion para o Sega Saturn até tem uma, mas é bem simplificada.

Utilizando-se todos os acessórios é possível fazer várias poses.

Usagi tenta impedir que Hotaru cumpra seu trágico destino. Mas Hotaru está determinada a ir até o fim.

Saturn possui um escudo de energia, o Silence Wall (no desenho Silent Wall). Usei aquela mão de propósito desconhecido na foto, mas não é assim no desenho.

Um de seus golpes fatais é o Silence Glaive Surprise, que ela quase usou contra a vilã Nehelenia. No desenho animado, esse seria o golpe que poderia destruir o universo ao custo da vida de Hotaru. Mas ela é detida por Chibi Usa.

Nos quadrinhos, esse golpe seria o Death Reborn Revolution, que não aparece no desenho. Em jogos, o golpe é representado como uma onda de choque que corre pelo chão.
Obs.: uma escrita possível do golpe seria Death Ribbon Revolution, visto que surgem várias fitas, mas escolhi Reborn devido à natureza da personagem e também devido à escrita em japonês (リボーン) que é um pouco diferente do usual para representar fitas (リボン).

Silence Buster. Golpe do tipo "projétil" utilizado em jogos de luta baseados no desenho.

Breath Crusher. Também usado em jogos de luta. Seria um projétil que pode ser disparado no ar.

Powerful Purple
Meninas Mágicas de púrpura costumam ser superfortes ou contarem com poderes extraordinários (até apelativos). Uma delas nem tanto, mas...
Obs.: Os efeitos de "rendas" usados nessa foto foram feitos pelo artista Bakusai, do Pixiv.

Junto com as outras Sailors. Hotaru é mais baixinha, já que ela teria uns 12 anos de idade. Aqui no blog ela conta como um "sexto membro" do grupo. Mesmo assim ela tem um ar bem diferente das outras.

No calendário japonês, os dias da semana têm na denominação o sol (日, hi), a lua (月, tsuki) e os cinco elementos do Onmyou Gogyou: Fogo (火,hi), Água (水, mizu), Madeira (木, ki), Metal (金, kin) e Terra (土, tsuchi). Coloquei na ordem de Domingo até Sábado. Hum, então a Sailor Moon é a segunda-feira?

- Mas por que a Cure Sunny?
- Sabe como é. Ela é minha prima. Até podia ser a Cure Sunshine, mas é que ela não tem o ideograma "日" no nome.
- Akane Hino ao seu dispor. É só que o meu sobrenome se escreve diferente do da Rei.
Obs.: Rei ->火野 Akane ->日野

E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts da Sailor Saturn, feita pela Bandai. A protoforma é a mesma das outras Sailors e por isso não tem (e nem precisa) de melhoramentos. Só uns problemas de controle de qualidade como, no meu caso, a articulação dura de girar no pescoço, que também parece um pouco afundado. A foice é esculpida com perfeição, com vários detalhes e de certa forma é um dos maiores atrativos do conjunto. A figura em si é uma das mais belas das Sailors (com exceção da Sailor Jupiter, é claro) e isso já fez valer a pena ter conseguido uma, mesmo sem me lembrar de como era a personagem. O modelo tem poucos pontos negativos, se houver algum, dependendo do exemplar, e por isso recomendo para os fãs do desenho.








- Vamos lá, Makoto. A Nao e as meninas estão esperando por nós.
- Eu também vou com vocês. Smile Precure parece ser mais divertido.
- OK. Então vamos nessa, Rei.
- Hein?!

- Já terminaram? Vamos, que temos que salvar o mundo de novo.
- Tudo bem, srta. Yuri.
- Ei! A Hotaru também se juntou à Cure Moonlight?!

- Uuuh! Que droga! Todas elas me deixando para trás assim! Elas vão ver uma coisa!

- Mas eu não sei o que eu posso fazer! E agora?!

- Precisa de uma ajuda, Usagi?
- Vocês são...!

4 comentários:

  1. Olá, gosto muito do ver os reviews do blog, em especial das Sailors, parabens!
    Só um adendo, a escultura da perna da Saturn é diferente das outras 5 sailors, elas agora tem bumbum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pietro Rabelo!

      É verdade! Esse detalhe é muito importante e eu não notei! Bom você ter me avisado. Obrigado mesmo!

      Tenho evitado esse tipo de foto esses últimos tempos em consideração ao público feminino do blog, mas não mostrar isso seria desprezar o trabalho dos modeladores, que se esforçaram em fazer isso e sem sacrificar a mobilidade. Então lá vai!

      Excluir
  2. Show de review!

    Sabia que um dia veria a Saturn no seu time de Sailors! Ok, como você mencionou, eu meio que dei um empurrãozinho hehehe...

    Ficou muito bonita essa figura, bacana que mudaram as articulações das coxas para melhor, pena que não fizeram isso antes.

    Gostei bastante dos rostos dela, bem bonitos. Gostei das ombreiras também, que dão um visual diferente. A foice está realmente impressionante!
    O pescoço é a única coisa que parece estranha mesmo, lembro de ter comentado a mesma coisa sobre o pescoço da Mars lá no Fórum LE, que o pescoço é curto. Olhando a foto com todas juntas dá pra notar bem a diferença. Mas ainda bem que não é um problema grave e a figura é muito bonita mesmo assim.

    Altos crossovers de Sailors e PreCure! Um dia quero ver todas elas se juntando para lutar contra um grande vilão xD

    Essa última foto deixou aquele gostinho de "to be continued" tipo as cenas pós-créditos dos filmes da Marvel hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Agora posso revelar o verdadeiro motivo de ter feito o review nesse dia: o anúncio da terceira temporada de Sailor Moon Crystal, em que a Saturn vai aparecer! Achou estranho essa matéria ser postada bem nessa hora? Pois é. Foi tudo combinado com o comitê de produção e com a fabricante de brinquedos.

      Não. Estou brincando. Foi pura coincidência.

      Você estava certo. Eu ia comprar a figura cedo ou tarde. No fim acabou sendo uma boa desculpa para fazer isso. E não me arrependo. Ela ficou bem feitinha. Pena que o pescoço ficou afundado mesmo. Pensei em puxar mais um pouco a articulação, mas fiquei com medo de quebrar. As pernas não ficaram tão perfeitas quanto a figma Miku 2.0, mas melhoraram bastante.

      Crossover é a marca registrada do blog. Sei que tem gente que não gosta e é por isso que costumo deixar no final ou depois da conclusão. Mas acredito que este seja o grande atrativo dessas figuras: poder fazer o que não fazem nas obras oficiais. E agora estou no meio das filmagens da batalha decisiva envolvendo Ultras, Riders, Precures, Puella Magi e um monte de heróis. Trabalhinho penoso! Tentei usar as férias, mas nem sei se vai dar para terminar a tempo...

      A Usagi vai ter sua vingança depois de ser "trocada" tantas vezes. E ela vai ficar completa com a Cure Beat.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html